sexta-feira, 17 de junho de 2011

TRAGÉDIA EM REALENGO: VISÃO DE UMA EDUCADORA

 
Encaminhando...
Às Autoridades deste país,
Li tudo que pude, publicado até o presente momento, a respeito da tragédia acontecida na escola do Realengo, no Rio de Janeiro.
E meditei muito antes de tomar a decisão de escrever este pequeno texto.
Não gostei, de forma alguma, de nenhuma das declarações: da Exma. Sra. Presidente da República, do Exmo. Sr. Ministro da Educação e do Exmo. Sr. Governador do Rio de Janeiro.
Da Presidente Dilma, em quem votei, discordo da afirmação de que o acontecimento não faz parte da cultura brasileira.
Do Ministro da Educação, discordo de sua declaração, agora, após este acontecimento, de que a Educação brasileira está de luto.
Do Governador do Rio de Janeiro, discordo de sua qualificação sobre o assassino dos estudantes como um animal.
Minhas refutações:
Ø  a Presidente só tem razão quanto à forma e não quanto ao conteúdo: a forma do assassinato coletivo em escolas, à moda norte-americana, de fato, não era usual em nossas práticas sociais, até agora. Mas quanto ao conteúdo, Sra. Presidente, ignorar que a violência está presente no cotidiano de nossas escolas, é tapar o sol com a peneira. É retórica. A violência está presente, há muito tempo, nas escolas, sob as mais diversas formas: agressões entre alunos, de alunos contra professores, e, mesmo em escala menor, de professores contra alunos.
Ø  Em decorrência, acho que está refutada a fala do Ministro. Por que só agora, quando a tragédia é coletiva, o Sr. Ministro vem a público para dizer que a Educação está de luto?  Faz muito tempo, décadas, que a Educação brasileira está de luto, não apenas pela violência que grassa no meio escolar, mas também pela omissão dos nossos governantes ante a própria educação.
Ø  Sobre a fala do Sr. Governador do Rio de Janeiro: é muito fácil achar um bode expiatório e – desculpem a expressão – “tirar da seringa”. Neste discurso, a fala oficial quer atribuir a um indivíduo – autor material do crime - toda a culpabilidade. Assim fazendo, escamoteia-se a responsabilidade dos governantes.
A Escola vem sendo um dos mais expressivos espaços de violência de nossa sociedade. Tanto a pública quanto a privada. Basta ler os noticiários.
A Educação, notadamente a pública, aquela apenas à qual pode aceder a grande parte da população brasileira, está no abandono. Reconheço que não faltam políticas públicas para uma série de aspectos a ela referentes, como cursos para qualificação de professores, cursos direcionados para o respeito às diversidades, cursos direcionados para os Direitos Humanos, etc etc etc, mas faltam medidas efetivas para garantir a segurança nas Escolas, de  alunos e professores; faltam políticas fortes e concretas de combate às drogas (um dos maiores, senão o maior, fatores da violência escolar).
Faltam políticas fortes para criar valores moralmente sadios na infância e na juventude. Por que? Porque a sociedade contemporânea, nutrida diariamente por anti-valores humanos, como o consumismo desenfreado, a competitividade destrutiva, o individualismo exacerbado, vem sistematicamente implodindo valores necessários à produção/reprodução de uma sociedade: um mínimo de direcionamento para a existência humana como referência fundamental e magnífica – a vida como valor; de cooperação societária, de perspectiva e engajamento coletivos.
O magistério, essa outrora profissão respeitada - e essencial a qualquer sociedade para que se concretize a transmissão do patrimônio cultural de uma geração a outra, para que a geração mais nova possa elaborar, no seu tempo histórico, o seu patrimônio cultural – vem sendo desqualificado, conspurcado, aviltado, desrespeitado pelos vários segmentos sociais, a começar de nossos governantes. Não precisamos ir longe: vários estados brasileiros (leia-se: seus governantes), estavam se recusando a pagar um piso salarial para os professores da Educação Básica, sob a alegação de que as contas dos estados e municípios não suportariam os custos e de que o piso salarial seria inconstitucional. . Mas ... a União, os estados e municípios suportam (!!!) os custos de empreguismo sem concurso de parentes e aderentes, de falcatruas com o dinheiro público, de licitações direcionadas e tortuosas, de não obediência dos dispositivos legais sobre gastos públicos, .... contra isto, os governantes não se indignam. Ao contrário: posam de virgens imaculadas.
Quando uma professora do Rio Grande do Sul foi agredida, recentemente, fato amplamente divulgado pela mídia, por um aluno com uma cadeira, o Ministro da Educação não se pronunciou. Tantos episódios de agressão nas Escolas! E o Sr. Ministro da Educação não se pronunciou. Por que o fez agora? Por que o assassinato da Escola do Rio de Janeiro não só foi coletivo como, principalmente, reverberou na mídia fortemente ... e na mídia internacional. E aí, a preocupação parece ter sido muito mais o arranhamento que isto possa produzir na imagem do Rio de Janeiro com vistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Do que o fato em si. Porque as imagens mascaradas da realidade, nestes discursos, parecem valer mais do que a própria realidade.
Aí, só ai, a Educação se fez de luto? É brincadeira, Sr. Ministro. Não nos tome por idiotas.
Igualmente. Sr. Governador Sérgio Cabral, não nos tome por idiotas.
Quando li sua infeliz e preconceituosa declaração sobre o assassino, o primeiro cuidado que tive, foi tentar saber quem ele era. Suspeitei que era alguém cuja vida seria uma dessas vidas – tantas vidas jovens! – desperdiçadas deste país. Por falta de Educação. E é. Somente olhando para o rosto do jovem e depois lendo o bilhete de despedida que deixou, muita coisa pode se analisada. Primeiramente, apesar da declaração de sua irmã, de que ele seria professo do islamismo, não coloquemos a pecha maldita sobre esta religião que tem uma profunda e admirável relação com a divindade, tanto quanto outras religiões. Cuidado com nossos preconceitos de estigmatizarmos o Outro, especialmente quando o Outro nos agride, como neste caso. Nunca paramos para pensar que nós também agredimos o Outro, porque é mais cômodo.  Porque o recado final do trágico assassino fala em Jesus, portanto ... porque a figura de Jesus é mais própria de nossa cultura ocidental do que da cultura islâmica. Cuidado com qualificativos de primeira hora.
Ademais, Sr. Governador, é muito fácil, como eu já disse, achar o bode expiatório e se eximir das responsabilidade dos gestores públicos: o assassino entrou na escola como bem quis, sem controle de segurança. A maioria esmagadoríssima das escolas desse país não tem esquema de segurança. Nem as elites estão a salvo em suas escolas privadas.
Agora, chamar o assassino de animal pode ser alvo de várias contestações, inclusive judiciais. Talvez a intenção de Vossa Excelência tenha sido atribuir ao assassino a falta de razão que os animais não teriam. Porém, deixo aqui alguns modestos questionamentos: 1º) Vossa Excelência ofendeu aos animais, cujo reino nos pode transmitir muita sabedoria, para a qual, infelizmente, o ser humano não atenta; 2º) Tem muito ser humano desprovido de razão, por uma série  de justificativas, entre as quais, porque não foi educado para usar a razão; 3º) Muitos seres humanos auto-considerados racionais, auto- carimbados de racionais, especialmente porque vêm de classes dominantes e têm diplomas universitários e são nossos governantes, cometem desatinos que animais não cometeriam, como permitirem que pessoas se instalem em áreas de risco ambiental, sem regras e sem freios de dispositivos legais públicos, causando tragédias a exemplo das acontecidas no Morro do Bumba (Angra dos Reis), em Petrópolis e Teresópolis. E tantos outros exemplos, em cada um dos estados brasileiros.
Animal? Quem é animal?
Quem é animal no sentido da desrazão?
Só pode ter desrazão quem tem a razão como qualificativo ontológico do seu ser. Esse assassino suicida pode não ter tido a chance da razão na sua vida.
Mas muita gente que se acha, que acha que teve e tem a razão, continua confundindo que tem (equivocadamente) a razão, quando o que tem, não passa de uma miopia.
O assassino dos estudantes da escola do Realengo carrega muita gente para a morte.  E não são, apenas, os estudantes que, efetivamente, morreram por ele assassinados.
Que destas mortes, oxalá, emerja uma cáustica reflexão sobre os nossos erros em relação à educação brasileira. Que esses estudantes mortos e seu assassino brotem em flores, como flores, de uma outra educação, mais igualitária, emancipatória, igualitária.
8/04/2011
Rosa Godoy
Universidade Federal da Paraíba

156 comentários:

  1. Aluno: Ewerton Felipe de F. O. Andrade/ nº:19
    Turma: 1º Ano F
    turno: Tarde
    A precariedade nas escolas do Brasil não é referente aos professores, e sim com os governos,que entram e saem, mas ainda continuam pedindo paciência e nada fazem para melhorar a situação dos professores e dos alunos em salas de aula. Pois quem ensina as novas gerações e quem explica as coisas são eles. Que com esse salário desprezível de apenas R$: 930,00, onde pra poder multiplicar esses valores tem que ser “930” de manhã de tarde e de noite e ainda assim não conseguem nem se alimentar corretamente e conseguir pagar uma prestação de um carro onde muitas vezes falta o dinheiro do combustível. Além do aumento do salário também deve ser feita uma reforma nas escolas, não em sentido de mudar professores, mas no sentido de melhorar a infra-estrutura, higiene e a alimentação das crianças.
    Uma situação que também tem que mudar é o acompanhamento de psicólogos com crianças que sofrem ou sofreram bulling para que essas possam seguir suas vidas a diante para que não aconteça novamente no Brasil o que aconteceu em Realengo. Que foi um fruto de uma vítima que sofria um bulling muito severo e não teve ajuda de ninguém para poder superá-lo e colocar a vida para frente e por isso desejou se vingar de uma forma que não é justificável, mas uma forma de chamar a atenção para mostrar o que ele sofreu e tentar “revidar”, se defender do que lhe foi causado em sua infância.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Dandara Souza Silva, n°14
    Turma: 2° A - manhã - Geo Sul

    Ambas as alegações feitas sobre a educação só nos mostram como nosso país não investe em tal necessidade. Esses foram apenas dois casos, entre tantos outros, que ocorrem todos os dias no Brasil. Ao discordar da forma como o governo diz dar atenção à educação e tentar buscar melhorar esse quadro, tudo o que conseguem é um pedido de espera, é um discurso elaborado cheio de ditos, mas e cadê os feitos? O nosso país precisa de uma educação exemplar, tanto para evitar os conflitos internos como para mostrar ao mundo uma posição melhor. Mas como conseguir tal posição se o salário de um educador é tão baixo? Um salário baixo assim chega a desprezar a profissão, que é tão importante e necessária. O que o Brasil precisa é de um governo que dê prioridade a educação, que procure suprir as necessidades desse direito que está em falta.
    Com relação ao que aconteceu em Realengo, foi apenas mais um resultado da educação precária. Um caso de bulling que chegou a esse ponto só nos mostra o enorme "interesse" que o governo tem em educar as pessoas que povoam sua nação.

    ResponderExcluir
  3. aluna: Gabriela Maia
    tuma,numero e turno: 2 ano f tarde,18

    o que tem em comum, nos relatos das professoras, Amanda Gurgel e Rosa Godoy,é que ambas lutam pela uma edução melhor, de qualidade,mas isso é o sonho de todos os professores e professoras.todos querem condiçoes melhores,respeito e um trabalho mais reconhecido.

    ResponderExcluir
  4. Aluno:Alysson dos santos onofre
    n:01 2 ano f tarde



    O tema fundamentado na educação é retratado segundo Amanda Gurgel e rosa Godoy de uma forma real e que necessita ser melhorada em diversos aspectos. A dificuldade é mostrada como sendo geral no ensino publico uma vez que, a dificuldade do transporte dos alunos e a merenda que lhes é oferecida não chegam a suprir suas necessidades. A educação segundo as professoras é ignorada há muito tempo e, a professora Rosa Godoy afirma com convicção que a omissão dos governantes do nosso país no que diz respeito ao aspecto educacional ocasiona fatos horríveis como o ocorrido na escola do bairro realengo no rio de janeiro. A crítica ao discurso dos políticos e feita de uma forma magistral em que este é apresentado de uma forma errônea em que a educação se encontra de uma forma precária e que as autoridades tentam mascarar essa realidade afirmando que ela é visível e não precisa ser mostrada. Mostra também a questão salarial, onde a categoria luta por vários anos para ter um pequeno aumento o qual não seria para esbanjar mais sim, para trazê-los mais conforto e melhorar a sua situação social no que diz respeito às necessidades básicas (alimentação, moradia, transporte entre outras.

    ResponderExcluir
  5. GEO SUL.
    SÉRIE: 2° ANO F
    TURNO: TARDE
    ALUNA: AMANDA PAIVA COSTA
    N° : 02



    O tema abordado por Amanda Gurgel e Rosa Godoy,é a realidade deste país,que poucos tem a coragem de retratar com tanto realismo o descaso com que o Governo (seja federal, estadual ou municipal) trata o problema da Educação do Brasil, os baixos salários, a carga horária alta e etc.

    ResponderExcluir
  6. Geo Sul
    2º ano F Tarde
    Italo Giovanni
    Nº20

    Ambos os textos falam sobre a falta de compromisso no que se diz da valorização da educação no Brasil. As autoridades brasileiras são abordadas no texto da Profª Drª Rosa Godoy,pela sua incompetência perante os fatos ocorridos na tragédia de realengo.
    No vídeo de Amanda Gorgel as autoridades são alertadas pela sua falta de compromisso com a educação no Brasil. Tanto do ponto de vista do professor (melhores condições de vida,respeito no trabalho e etc.),quanto na questão do aluno (direito de ter uma educação de qualidade.)
    As autoridades são sim responsáveis pelos fatos citados,pois cabe a elas a responsabilidade de promover uma educação decente para o pais,quanto uma boa formação como cidadãos. Independente do ocorrido é clara a falta de interesse por parte dos nossos governantes,oque resulta em fatos lamentáveis.

    ResponderExcluir
  7. Geo Sul
    Turma E 2ºano
    Danrley Santos Felix
    Nº10
    Manhã

    O Texto da Rosa Godoy e o vídeo da Amanda do GEO retratam algo que já não é mais novidade em nossa sociedade, o pouco investimento na educação. Mas se este assunto é tão repetitivo em nosso país, por quê é que os governantes não demonstram interesse em melhorar tal necessidade?
    Na verdade o governo pensa mais na qualidade populacional ou na economia? Se eles preferem a economia então isso significa que, se eles fazem campanha contra o bullying não deixaria de ser uma pouca falta de ironia,pois para combater este mecanismo, primeiramente deve-se ter investimentos nas escolas,aumentando o salariado dos professores,e a segurança nas escolas melhorando,então,o padrão de vida de nossa sociedade. Se não temos tais privilégios é provável que isto traga como consequência a violência, drogas, bullying e etc.
    Com o tema que foi abordado devemos concluir que se um aluno ou professor cometer atos imorais,não podemos julgá-los apenas por estes tipos de atitudes,porque isso vai além da pssicologia humana.

    ResponderExcluir
  8. Hemmily Ferreira da Silva Melo 2º D
    GEO SUL

    O texto da Rosa Godoy mostra a realidade das escolas públicas do país, que não tem segurança. Assim como a Amanda, ela pede reajustes, melhorias na educação.

    ResponderExcluir
  9. GEO Sul
    Anatil Meaux n°4
    2°B- Manhã

    Rosa Godoy mostra claramente, em seu texto, a situação da educação pública brasileira com fortes argumentos em relação a opiniões defendidas por autoridades nacionais.

    ResponderExcluir
  10. Órion Winter de Lima - nº 43 - 2º B
    GEO SUL

    O texto retrata, como no anterior, tanto quanto no video, a calamidade das escolas, retratando mais nas escolas públicas, mas também tendo nas particulares. Nesse ele critica mais a qualidade da segurança, dando exemplo do assassinato em massa que teve no Rio de Janeiro, além de falar que uma das causas que levou o assassino a fazer o que fez foi a baixa qualidade do ensino nas escolas.

    ResponderExcluir
  11. GEO SUL
    Vítor Gomes Passos - n°49
    2°Ano A - Manhã

    Rosa Godoy e Amanda Gurgel debatem sobre uma questão há muito conhecida por todos nós, e que está sendo cada vez mais banalizada: a precariedade da educação brasileira. Ambas deixam claro que a precariedade do sistema educacional do Brasil é grave e evidente.
    Um desses problemas, abordado pela professora Rosa Godoy é a violência diária que é vivenciada principalmente nas escolas da rede pública.
    Já a professora Amanda Gurgel aborda, em sua crítica, as péssimas condições à que os professores precisam se submeter para lecionar.
    As duas, acertadamente, atribuem tais problemas aos nossos governantes. Nós brasileiros, entretanto, não devemos apenas concordar que a situação está ruim, mas também devemos lutar por esse direito tão importante e necessário que é a educação.

    ResponderExcluir
  12. GEO SUL
    Aluna :Nicole Fernandes Teixeira;Série:1ºE;Nº31

    A Rosa Godoy ,aborda um assunto muito importante.Mais um dos problemas de noção nação ,que é bastante preocupante .
    Ela relata a sua opinião sobre a fala das autoridades a respeito do acontecimento da escola do Rio de Janeiro em Realengo .Onde questiona a falta de atenção na educação .Como queremos ter um país desenvolvido desse jeito ?A educação é a base de tudo ,simplesmente !
    Conclui , que deseja ter uma educação igualitária e que só acontecendo tragédias desse porte ,é que os nossos representantes vêm com outros olhos a situação de nosso país .

    ResponderExcluir
  13. Lara Maria 1ºB Geo Sul M

    “Em nenhum governo, em nenhum momento da história desse país, a Educação foi uma prioridade.” Com apenas essa frase, Amanda Gurgel fascinou e desmascarou muitos. Os amantes da Educação, que lutam todos os dias para sobreviver fazendo o que gostam e receber respeito, agora vão ter alguma esperança a mais. Poucas pessoas conseguem ter a franqueza e a coragem que a professora Amanda teve.
    Wodem Madruga, com um artigo muito bem escrito, reforça os pontos que Amanda disse. E acrescenta sua semelhança com Nísia, outra defensora, de 150 anos atrás.
    Rosa Godoy, com uma crítica mais do que acertada, toca em nossas consciências e nos abre os olhos para uma verdade: nenhum homem é uma ilha. A tragédia ocorrida no Realengo aconteceu. Mas por mais terrível que tenha sido, nos chamou atenção para vários problemas, muitos que Rosa citou. Problemas com várias causas. Inclusive algumas do próprio governo. Problemas na Educação, não só escolar (que nesse país é privilégio ter uma boa escola), mas sim familiar. Se Wellington tivesse uma família, uma base, mesmo sem a mãe, com outros parentes, teria 12 crianças assistindo aula, sem saber que poderiam estar mortas. Por isso temos que honrar a memória dessas crianças com uma boa educação: familiar e escolar. Com mais segurança. Com mais generosidade com as pessoas. Com mais respeito. Com mais tolerância e menos fatalismo.

    ResponderExcluir
  14. João Vítor
    1ºE Geo Sul - Manhã
    Nº:14

    A tragédia em Realengo com certeza foi algo que atingiu muitos brasileiros desapercebidos, porém, não é só porquê este fato foi repercutido em peso na mídia nacional e internacional, que nós devemos dar prioridade somente a ele, há vários outros casos de bullying de várias outras maneiras. A "prioridade" dos Exmos. governantes foi um "egoísmo" da parte deles, ignorando outros casos que já vem acontecendo no Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Geo Sul
    Débora Andrade nº:17
    2ºD Manhã

    Em seu texto, Rosa Godoy fala sobre as condições precárias das escolas públicas que não tem segurança para alunos e professores. Ela faz um apelo para as autoridades pra tentar reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  16. Geo Sul
    Danilo Silva n:13
    2ano:F Turno:Tarde

    Nunca paramos para pensar que nós também agredimos o Outro, porque é mais cômodo. Porque o recado final do trágico assassino fala em Jesus, portanto ... porque a figura de Jesus é mais própria de nossa cultura ocidental do que da cultura islâmica.

    ResponderExcluir
  17. Bianca Araújo do Nascimento nº10
    2º ano C GEO SUL

    Rosa Godoy nos mostra a realidade da educação brasileira, pois os governantes não investem de uma maneira correta, não visando o acompanhamento dos estudantes em seu crescimento como cidadão, não se preocupando com as suas idéias éticas formadas em um ambiente, em que muitas vezes deveria ser de educação, não apenas em termos de aula, mas para o aprendizado da convivência de um para com o outro. A história de Wellington é muito semelhante a várias situações de crianças que sofrem bullying, e que muitas vezes não é do conhecimento nem da família nem da instituição, destruindo o ser, e possivelmente ocasionando danos em seu futuro, seja ele pessoal ou profissional.

    ResponderExcluir
  18. Armstron pereira n :5 2 ano f , tarde

    A discórdia da educadora em relação da afirmação de que o acontecimento não faz parte da cultura brasileira fudamenta – se quando ignoramos que a violência está presente cotidiano nas escolas (bullying) e pela omissão dos nossos governantes na educação.

    ResponderExcluir
  19. Beatriz de C. Bessa nº8
    2ºd-manhã Geo Sul

    A professora Rosa Godoy mostra que a culpa do homicídio não é totalmente do Wellington. Pertence também aos governantes que não investiram na segurança e na educação das escolas. Ela sugere que algumas causas e facilidades que levaram o jovem a isso, poderiam ter sido evitadas por ações do Governo.

    ResponderExcluir
  20. Rafael Figueirêdo de Medeiros-Nº34
    1ºE GEO SUL
    Rosa Godoy passa a imagem da educação brasileira nos tempos atuais,VIOLÊNCIA,DESRESPEITO e em algumas vezes TRAGÉDIAS,o que Rosa diz é que no brasil a violência entre professores e alunos sejam de escolas privadas ou públicas só aumenta,e que ao decorrer disto,resulta na má formação mental de alguns jovens,que podem chegar a cometer um crime ou algo fora da lei.

    ResponderExcluir
  21. Aluno:William Guedes
    número:43
    Turma:2 Ano F
    Turno:Tarde
    Escola:Geo Sul

    Assim como Amanda Gurgel,Rosa Godoy faz declarações iguais com a de Amanda Gurgel,falando da educação,falta de segurança nas escolas,salários baixos que não dá pra aproveita quase nada,e que esses políticos so sabem prometer,prometer e não cumprem nada,é isso que elas tão querendo reivindicar.

    ResponderExcluir
  22. aluno: Wamberto da Cruz Barbosa Júnior
    Número: 49
    Turma: 1°ano D
    Turno: Manhã
    Escola Geo sul

    a partir das declarações feitas pelas professoras podemos perceber que a situação de trabalho e de socialização na escola não é unica em apenas uma região e sim em todo o brasil. A educação necessita de atenção e cuidados para que os alunos tenham melhore condições de estudos e o governo fingi-se de cego.

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Walleska Sales Braga
    Número: 57
    Turma: 2° ano E
    Turno: Manhã
    Escola: Geo Sul

    Em ambos os casos, contestam sobre a desvalorização da educação brasileira. Amanda Gurgel questiona os péssimos salários pagos aos professores, que são a base do Brasil. Da mesma forma Godoy. Comenta o fato da recusa do estado a pagar um piso salarial. O fato de o assassino ter invadido a escola vai além de questões religiosas; o assassino não teve acesso a uma boa educação e se eximem da responsabilidade.
    Exigem outra educação. Exigem respeito, objetividade de imediato, porque necessitam de imediato.

    ResponderExcluir
  24. Isadora Túlia Nóbrega de Sá Rocha
    n°20 1 ano D Geo Sul

    Essa tragédia de Realengo foi um acontecimento horrível no Brasil. Um dos motivos da tragédia foi o bulling, sem educação adequada será que isso poderá continuar?

    ResponderExcluir
  25. Geo Sul
    1° E - Manhã
    Aluno: Lemuel Lopes - N°: 21

    As educadoras Amanda Gurgel e Rosa Godoy se pronunciaram sobre assuntos diferentes, porém com uma crítica em comum: a situação educacional no Brasil. Amanda direciona o foco às condições trabalhistas dos professores, como salários baixos e indiferença por parte das autoridades, já Rosa repreendeu a falta de segurança nas escolas e os pretextos usados por alguns políticos.

    ResponderExcluir
  26. Isabelle F. Cavalcanti
    1ºano D nº18
    GEO SUL

    Concordo com a professora Rosa Godoy,pois, fácil é julgar o assassino,mas buscar o porque e como ele fez isso é muito difícil até porque eles sabem que uma das maiores razões disso ter acontecido foi a falta de segurança da escola.
    E é como tenho comentado com minha mãe esses dias,se não tomarem providencias vai virar "moda" isso que o Wellington fez digamos que "baseado" nos norte-americanos.Espero que não demore muito para o governo abrir os olhos para a vida real e sair do conto de fadas que eles estão criando nas suas próprias cabeças.

    ResponderExcluir
  27. Guilherme Costa
    Turma: 2 E
    Número: 19


    O texto retrata a realidade da nossa nação que ver aumentar os índices de violência nas escolas e mesmo com esse aumento , o governo não toma uma iniciativa para combater esse problema.O governo não investe nas escolas como é nescessario tanto na educação com na segurança , assim acontece problemas como esse que prejudicam o funcionamento das escolas.
    Este problema foi criticado com muita coragem e discilina por Amanda Gurgel e Godoy

    ResponderExcluir
  28. Guilherme Costa
    Turma: 2 E
    Número: 19


    O texto retrata a realidade da nossa nação que ver aumentar os índices de violência nas escolas e mesmo com esse aumento , o governo não toma uma iniciativa para combater esse problema.O governo não investe nas escolas como é nescessario tanto na educação com na segurança , assim acontece problemas como esse que prejudicam o funcionamento das escolas.Este problema foi criticado com muita coragem e discilina por Amanda Gurgel e Godoy, Amanda Gurgel é uma mulher muito corajosa e muito inteligente e determinada que soube se impor na tribuna ,e falo a realidade da educação brasileira e também a desvalorização do governo aos professores , pois os professores q formam o futuro do país , e não recebem seu devido valor. Ele destcada também a possibilidade de amanda gurgel ser um reencarnação de Nísi e Ele destcada também a possibilidade de amanda gurgel ser um reencarnação de Nísia pelo fato de ter características físicas e morais parecidas com amanda.

    ResponderExcluir
  29. Ulisses José
    Turma: 2 E
    Número: 54

    A professora Rosa Godoy mostra que a culpa do homicídio não é totalmente do Wellington. Pertence também aos governantes que não investiram na segurança e na educação das escolas. Ela sugere que algumas causas e facilidades que levaram o jovem a isso, poderiam ter sido evitadas por ações do Governo.

    Contudo, o texto da Rosa Godoy mostra a realidade das escolas públicas do país, que não tem segurança. Assim como a Amanda, ela pede reajustes, melhorias na educação.

    ResponderExcluir
  30. Victor Diego
    Turma: 2 E
    Número: 56
    GEO SUL

    O texto fala do dia-dia da nossa nação que vem aumentando os índices de violência nas escolas e mesmo com esse aumento , o governo não toma uma iniciativa para combater esse problema.O governo não investe nas escolas como é nescessario tanto na educação com na segurança , assim acontece problemas como esse que prejudicam o funcionamento das escolas.

    ResponderExcluir
  31. Geo Sul
    Thalita Raquel Lisboa de Mesquita
    1ºano A - manhã - 56

    Foi uma triste história de crianças sendo mortas e sangue por tudo que é lado, e que na minha opinião o assassino deveria morrer, até porque poderia ser que ele não tivesse tido amor ou uma infância muito boa, mais matar crianças que não tem culpa de nada, mais morrer por causa de u
    m assassino que não sabe viver ou melhor não sabe o que é ser feliz.

    ResponderExcluir
  32. Tatyane Targino Morais, n° 53
    1 ano A, Geo sul

    Quando ouvi essa notícia pela primeira vez foi muito impactante. Nós nunca esperamos que uma tragedia dessa vá acontecer em uma escola. Mas, infelizmente, essa não é a primeira vez que isto ocorre, já aconteceu em algumas escolas nos EUA. Esse texto deixa claramente que a culpa não é somente de Wellington, a culpa também está nos governantes e na falta de segurança das escolas.Chegamos então a conclusão, o texto começa a se aproximar com a fala de Amanda Gurgel, onde mostra a necessidade da melhoria do ensino brasileiro.

    ResponderExcluir
  33. Aluno: Breno Ferreira Da S. Simão
    Série: 2º - ano D Geo Sul Nº: 10

    Concordo plenamente com tudo que ela falou e ainda digo mais , o culpado maior disso tudo são os políticos ,pois , com tantos exemplos nos outros países porque eles não criaram uma medida para prevenir isso?? Como a rosa disse : "Que destas mortes, oxalá, emerja uma cáustica reflexão sobre os nossos erros em relação à educação brasileira."

    ResponderExcluir
  34. Maria Paula Medeiros Gonçalves,n°31
    1°ano C, Geo Sul
    A educação no Brasil esta muito precária, as violências só fazem aumentar tanto nas escolas públicas como nas privadas, falta segurança para os alunos como para os professores. A injustiça é muito grande enquanto algumas pessoas que não fazem "nada" ganham dinheiros absurdos,já os que passam o dia inteiro dentro das salas, cansados, trabalhando dia e noite ganham salários injustos.
    O planeta terra é nossa mãe, sem ela não conseguimos viver, ultimamente está tendo muita desigualdade social, as pessoas não ajudam mais os outros, só pensam em si, no que é melhor para cada um, temos de mudar esse pensamento, temos de ter um coração mais humilde, para que possamos mudar essa situação.

    ResponderExcluir
  35. GEO SUL
    Aluna: Marina Freire Araújo
    N°: 36 1° ano B manhã

    Rosa Godoy aborda a questão na qual a violência é decorrente da péssima educação oferecida à maioria da população desse país. Ela refuta claramente o posicionamento de algumas autoridades brasileiras, as quais em seus pronunciamentos tentam de alguma forma explicar, nesse caso a tragédia de Realengo, sem que seja botada “em cheque” a falta de investimento dos mesmos em nossa educação. Quantos outros acontecimentos proporcionados pela falta de estrutura desse setor não ficam conhecidos publicamente?
    Mas agora não adianta mudar o passado, e sim ir em busca de um prospero futuro.

    ResponderExcluir
  36. Ana Paula de Miranda Lopes
    1º ano D/ Geo Sul/ Manhã/ Número: 2

    Concordo com a Rosa Godoy, realmente a educação brasileira sempre esteve de luto. Sempre houve briga de professores com alunos e de alunos com os próprios alunos. Só que nunca foi divulgado, a mídia não foi tão forte quanto à tragédia acontecida na escola do Realengo (Rio de Janeiro). Não podemos colocar toda culpa no homem que matou as crianças, pois se tivesse segurança no colégio, talvez não tivesse acontecido isso.

    ResponderExcluir
  37. aluno ryan cysneiros aranha/ 2 ano E/GEO SUL/MANHÃ/NUMERO:51.


    Com base no texto, é retratado a realidade da nossa nação que vem aumentando altos índices de violência nas escolas e mesmo com esse aumento , o governo não toma iniciativa para combater esse problema.O governo não investe nas escolas como é nescessario tanto na educação com na segurança.problemas como esse que vem prejudicam o funcionamento das escolas e os ensinos dos alunos.Este problema foi criticado com muita coragem e discilina por Amanda Gurgel e Godoy, Amanda Gurgel é uma mulher muito corajosa e muito inteligente e determinada que soube se importa na tribuna e acabou demostrando a realidade de nosso país na educação brasileira e também na desvalorização de alguns dos professores,que apesar de ser um professor dedicado a levar conhecimento aos alunos tambem passa por varias dificuldades como pegar onibus lotado o muitas vezes nao ter dinheiro para colocar combustivel para ir as escolas ou tambem muitas vezes ficar com fome por que algumas merendas escolares nao possibilitam merendas escolares para professores só para alunos e o salario e muito pouco pra sobreviver.

    ResponderExcluir
  38. Aluna:Rhayane Aires; Série/Turma:2ºanoE; nº:50

    A base de tudo é a educaçãoo e a base da educação são os professores que muitas vezes não recebem seu devido valor, recebem um salário precário e ultimamente são até agredidos por alunos.
    Realmente a educação está abandonada, se tornou algo banal, sem importância. O governo já não toma mais as providências necessárias pra melhorar a educação.

    ResponderExcluir
  39. Geo Sul
    Danilo Henrique Medeiros de Oliveira; N°:12
    2°Ano-B Turno: Manhã;
    Rosa Godói associou, neste texto, os problemas enfrentados pelos professores e os crimes que ocorrem no Brasil. E ela tem razão uma vez que são os professores os formadores das futuras sociedades, e por isso, deveriam ter mais atenção dos governantes.

    ResponderExcluir
  40. GEO Sul
    Marcelo Sousa Reis
    Série/Turma: 1º ano D
    Nº: 31

    Rosa Godoy foi muito coerente com seu texto publicado, fez críticas corretas sobre as escolas e a educação no nosso país. Tem muita relação com o que declarou a prof. Amanda Gurgel, ambas abordaram o mesmo assunto de formas semelhantes em áreas um pouco diferentes. Rosa Godoy falou mais diretamente sobre a tragédia em Realengo, que poderia ser evitada caso as autoridades estivessem feito algo antes do acontecimento, como a melhoria na segurança das escolas. A sociedade já está cansada de ver casos de violência que ocorrem nas escolas. Esses problemas necessitam de soluções a curto prazo, que infelizmente são muito difíceis de acontecer. E desse jeito as coisas vão de mal à pior.

    ResponderExcluir
  41. Iasmin Castro, Número 22, Primeiro ano B, Manhã.

    Retratando o descaso com que o Governo tem com a educação no Brasil, Amanda Gurgel e Rosa Godoy, mostram em seus depoimentos como podem ocorrer as melhorias necessárias para que finalmente crianças e jovens tenham direito a um aprendizado melhor, e os profissionais possam ter uma remuneração justa, levando este caso realmente a sério.

    ResponderExcluir
  42. Geo Sul
    Mário César Soares
    1º ano A - Nº 38 - Manhã

    Amanda Gurgel e Rosa Godoy, mostram soluções para a precária estrutura de ensino do Brasil, que de certa forma ameniza todo tipo de violência e para que jovens possam ter uma educação de qualidade e digna; e os funcionarios tenham uma remuneração digna.

    ResponderExcluir
  43. Raphael Domingues
    1° A-N°49

    Esses são os verdadeiros professores que lutam por uma educação melhor e não fazem de sua profissão uma obrigação.Se tivessemos mais professores com essa visão o Brasil não estaria assim.

    ResponderExcluir
  44. Geo Sul
    Douglas Ruan C. da Silva
    2ano B n: 14

    E a realidade da nossa educação,os professores querendo almento pra teren melhores condições de trabahlho e os politicos dis que não a verbas,mas ficamos sem segurança dentro e fora dos colegios. E mostrado a realidade , tendo que se envestir mais e ver quais os são os eros para concertalos.

    ResponderExcluir
  45. Ronaldo Cardoso
    Geo Sul
    1ºano C

    Esses professores que estão certos, pois querem melhorias para a esducação e msotram que ficamos sem segurança nas redondesas da escola e dentro também.

    ResponderExcluir
  46. Geo Sul
    Driely Biase, nº 19
    2ºD, Manhã

    Rosa Godoy faz um apelo as autoridades a respeito da falta de segurança nas Instituições Públicas do Brasil. Depois do caso no Realengo nenhuma autoridade tomou atitude, as escolas do Brasil não recebem nenhum tipo de proteção, onde é preciso uma maior atenção, não são prioridades nos assuntos tradados nas reuniões das autoridades.

    ResponderExcluir
  47. Geo Sul
    Amanda Araújo, nº 4
    2ºD, Manhã

    A professora Rosa Godoy solicita as autoridades, mais segurança aos alunos e aos professoas nas redes públicas do País.

    ResponderExcluir
  48. GEO SUL
    Ademim Almeida Rodrigues Júnior Nº1
    1ºano "B" Turno: Manhã


    O texto retrata a realidade atual do nosso país onde a violencia chegou ate mesmo nas escolas, onde ate então tinhamos uma ideia de que era um lugar seguro, o depoimento de Rosa Godoy e Amanda Gurgel apresentam propostas nas quais poderiam resolver tal situação mas o governo deveria tomar tal iniciativa, e investir mais na educação, e na segurança do nosso país o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  49. Geo Sul
    Augustto Pinheiro de Menezes
    nº.:6, 2º Ano C

    As duas professoras, tanto a Rosa Godoy, quanto a Amanda Gurgel, tiveram uma coragem pouco vista atualmente. Enfrentar os deputados, secretario e até mesmo a presidente, "pessoas de poder", destemidamente, diante de todo o país; expondo os vários problemas exitentes na nossa educação, e os apontando,com toda razão, como principais responsáveis.

    ResponderExcluir
  50. Geo Sul
    Augustto Pinheiro de Menezes
    nº.:6, 2º Ano C

    A professora Amanda Gurgel ficou conhecida nacionalmente por expor a realidade cruel enfrentada pelos professores do nosso pais de uma forma, corajosa, educada e inteligentemente. Em seu depoimente, ela critica diretamente as autoridades presentes, apontando os problemas desde os baixos salários dos professores, à segurança dos alunos.

    Em se tratando do depoimento da professora Rosa Godoy, podemos observar que esta questiona a posição dos governantes em relação ao acidente ocorrido em Realengo, que de fato, mostra a falta de segurança nas escolas do nosso país.

    ResponderExcluir
  51. thales luan bezerra formiga 1anoB n:48 geo-sul
    comentário(3):tragédia em realengo:visao de uma educadora.

    Os argumentos e sugestoesfeitas pela professora sao relacionadas á incompetencia dos governadores de um espaço local para o global onde essas altoridades julgam o principal culpado o assacino.Sim ele é o fato, mas o que encandeou a essa situaçao porque eles nao pensaram numa educaçao digna!

    ResponderExcluir
  52. Rebeca Xavier
    1°D, Geo Sul,N°41, manhã

    A professora Rosa Godoy em seu texto critica educação na sociedade brasileira ,na qual, o ambiente escolar é um espaço de violência tanto entre alunos, quanto em relação a alunos e professores. Os governos não devem se eximir de suas responsabilidades e sim priorizar esse problema, e mostrarem atitude, invés de pedirem paciência. Assim como disse Amanda Gurgel em nenhum momento em nenhum governo a educação foi prioridade e para que o Brasil se desenvolva tanto no aspecto social e econômico é preciso que isso ocorra.

    ResponderExcluir
  53. Victor de Medeiros
    1° D
    Geo Sul - N°47

    Rosa Godoy retrata em seu texto, sobre a questão da grande tragédia que chocou todo o país no dia 07/04/2011, na escola no bairro do Realengo no Rio de Janeiro,ela acredita que a escola é sim um espaço de violência e alega que faltam políticas fortes para criar valores sadios na juventude e na infância de hoje em dia. Já a crítica da professora do Rio Grande do Norte,vai para o governo que deveriam investir na educação, melhorar o salários do professores que realmente é vergonhoso, enfim,duas mulheres, cada um falando de assuntos que podem ser considerados dois assuntos ''diferentes'' mas cada uma com argumentos e opiniões fantásticas.

    ResponderExcluir
  54. Geo Sul
    Lais fernanda,n°26,1°'D'

    A Rosa Godoy e Amanda Gurgel sita todos os problemas que o nosso país ta passando,a questão da violencia,educção,salarios baixissimos.Mas por mais que nos falem as precariedade da nossa nação eles não vão resolver,as duas foram um exemplo de pessoa não só pra nos,mas pra eles tambem que são da alta sociedade,

    ResponderExcluir
  55. Lucas Werner , 1 ano F , Número : 30

    Bem, este fato é lamentável para o Brasil porque mostra como está a qualidade tanto da segurança quanto da educação nas escolas, todo mundo sabe o que fazer mas ninguém quer por em prática, não sei o motivo pois, se a violência está dentro das escolas então a coisa tá feia, a Professora Rosa Godoy está certa em encaminhar esse texto ao governo para que eles possam acordar.

    ResponderExcluir
  56. Antonio Ricardo C. Filho,1ºC GEO SUL-Nº02
    Rosa Godoy aborda de forma clara e objetiva os problemas que são refletidos na educação brasileira e como o acontecimento na escola do Rio de Janeiro mostra não um problema isolado,mas uma violência que está presente em nossas escolas.

    ResponderExcluir
  57. Antonio Ricardo C. Filho,1ºC GEO SUL-nº02
    Os três argumentos abordam um tema que aparentemente não desperta interesse nos governantes brasileiros,a educação e os problemas que ela enfrenta como a violência nas escolas,a falta de investimentos e de segurança e os professores que não tem condições de ensinar nessa situação precária em que eles se encontram.

    ResponderExcluir
  58. Lucas José Macêdo Freire
    Número: 34
    1 ano A
    Geo Sul

    Rosa Godoy falou sobre um tema importante e de causa nacional que é a violência presentes nas escolas.Ela mostra com isso,o desinteresse das autoridades com a segurança nas escolas.

    ResponderExcluir
  59. Pedro Aquino de Alcântara.
    Número: 38.
    Turma: 1°ano C.
    Turno: Manhã.
    GEO Sul.

    Admiro muito a posição tomada pela professora Rosa Godoy, comentando sobra a tragédia da escola do Realengo no Rio de Janeiro. Não foi preciso nenhum tipo de confusão, para ela mostrar realmente o que os políticos brasileiros estão querendo. Como exemplo, o comentário feito pela presidenta Dilma ao dizer que o acontecido não fazia parte da cultura brasileira, o que também foi questionado pela professora.

    ResponderExcluir
  60. Tatiana Maria Bandeira de Morais - 1º ano E - num. 43 - geo sul
    A professora universitária comenta e descreve a hipocrisia das autoridades brasileiras em relação a educação no Brasil. Infelizmente todos eles são sensacionalistas, ocorrendo que só expressam a situação de calamidade e violência quando algo grave ocorre.

    ResponderExcluir
  61. GEO SUL
    OTTO VICTOR FERREIRA DA CRUZ BATISTA
    1ºANO - C Nº37

    Em todos os contextos abordados, fica evidente que a maioria das escolas públicas são deficientes em inúmeros aspectos e precisam da atenção por parte dos seus governantes e da sociedade. Enquanto a educação não for vista como um pilar no desenvolvimento do país, ela permanecerá frágil e continuará a desencadear maiores conflitos neste âmbito.

    ResponderExcluir
  62. Rafael Franklin
    1°D - Geo Sul
    N° 40

    Rosa Godoy retratou a mais pura verdade em seu texto, atualmente, a escola está sendo realmente um dos maiores palcos de tragédias e brigas, tem que haver uma mudança nos valores dessa juventude, para que não ocorra mais nenhum acontecimento como o do Realengo.

    ResponderExcluir
  63. Heitor Cavalcante
    1° D - Geo Sul
    N° 15

    Concordo com o posicionamento de autora Rosa Godoy, realmente tem que haver alguma mudança, pois se continuar acontecendo essas tragédias, aonde vamos parar? O que aconteceu no Realengo serviu apenas de alerta, para os pais e educadores tomarem alguma providência.

    ResponderExcluir
  64. GEO SUL
    Stéfanny de Queiroga T. Souza – N° 41
    Série: 2° ano F

    O posicionamento de Rosa Godoy é totalmente franco e cabível com as atuais condições de educação brasileira. Achar um bode espiatório é não se preocupar com os sinais da tragédia do Realengo. Devemos levar em conta que com este epsódio percebemos o quão frágil está a segurança dos alunos, o quanto precisa ser feito. O que acontece uma vez pode acontecer novamente, e espero,sinceramente, que o governo tome as medidas necessárias para evitar mais uma catastrofe.

    ResponderExcluir
  65. Thainá Nunes- n° : 49
    1° ano - C

    A professora Rosa Godoy entre outros assuntos fala também na realidade das escolas públicas , que não está sendo mais um lugar para se obter conhecimento e informações , está servindo apenas de ambiente para gerar a violência entre alunos , de alunos contra professores e como ela mesma diz , em escala menor de alunos contra professores .
    Ela expõe com clareza , firmeza , e muito detalhadamente seus argumentos contra a Presidente da República , o Governador do Rio de Janeiro e o Ministro da Educação , denuncia as atitudes tomadas por eles .

    ResponderExcluir
  66. Aluna: Geovana Lacerda Linhares
    Série: 2°ano C - Manhã
    N° 20
    Geo Sul

    A professora Amanda Gurgel, falou em nome do país o que muitos não têm a coragem de falar; Infelizmente, tudo o que ela falou não passa de uma simples verdade, não é normal os problemas que a nossa educação está enfrentando, só quem convive,sabe falar isso com propriedade. Seria mais do que obrigatório, uma tomada de decisão séria, e comprometedora dos nossos representantes, afinal não tem como estudar de barriga seca, não a como estudar se não a uma boa educação, até mesmo da parte dos professores, pois, muitos deixam de ensinar porque não estão recebendo seu péssimo salário. Hoje em dia, é muito comum a violência nas escolas, um fato que deveria ter a total assistência do Ministro, por exemplo. Não são raros, os assassinatos de alunos em escolas, de professores sendo ameaçados por alunos e vive-versa. Não cabe a um grupo de representantes pedirem paciências aos professores. Com a má educação, não só se compromete a forma como os alunos estão aprendendo (o conteúdo), como também inclui o grande número de adolescentes envolvidos com drogas, deveria sim existir políticas fortes e concretas contra as drogas; E além de todos esses constrangimentos o Ministro muitas vezes não se preocupa como o problema em si, e sim como vai sair nas mídias o seu papel como governante. É infelizmente muito precária a situação da educação em nosso país; Um fato tão importante por sinal.

    ResponderExcluir
  67. Amanda Jeniffer
    1º ano F,Tarde,Geo Sul

    Em relação a educadora Rosa Godoy, ela espressa suas ideias que são:A educação no brasil é precaria e que essa tragedia tem sim haver com nossa cultura.Ela esplica que este páis pecisa de uma educação, mais igualitária, emancipatória e que alguem tem que fazer algo.
    Em relação a professora Amanda Gurgel ela fala que a educação neste país infelizmente não é prioridade e que ela trabalha para ganhar apenas 930 reais ao mês.Ela cobra isso do governo e espera que essa realidade mude.

    ResponderExcluir
  68. Amanda Jeniffer
    Professor o meu nº é o 03 é o comentário anterior

    ResponderExcluir
  69. Rafaela Sales Pereira Roxo - n°48
    1º ano A - manhã- Geo Sul

    Falando do texto de Rosa Godoy que faz alta critica com os conceitos errados tomados pelos nossos governantes. O governo, sem dúvida nenhuma, deveria aumentar a segurança do Brasil, mas não apenas pelo incidente ocorrido no Rio de Janeiro, mas pelo segurança da população em geral que sofre muita repressão ao sair de suas casas, com o medo de ser violados sem ter como se defender. O culpado não teve realmente culpa, pois ele não foi realmente educado para usar sua razão. Assim como nossos governantes que, geralmente, não usam a razão quando fazem suas leis e etc. O Brasil do "futuro" jamais existirá se eles continuarem como esse estilo de governo. O Brasil do presente continua e continuará tento esse modo arcáico de ver as diferenças.

    ResponderExcluir
  70. Artur Silva Fernandes-n°10
    1ºF

    o que tem em comum, nos relatos das professoras, Amanda Gurgel e Rosa Godoy,é que ambas lutam por uma edução melhor, de qualidade,é o q pensa todos os professores querendo maior remuneração para seu trabalho que requer muito sacrifício.

    ResponderExcluir
  71. NATALEE PEREIRA DE MELO / Nº 40
    2º ANO B

    algumas pessoas que ouviram o discurso da professora Amanda, tacharam-na de explosiva e uma pessoas que queria aparecer ou ainda, lançar-se na carreira política. mas a verdade esmagadora, é que só quem aguenta durante anos, o estado decadente pela qual a educação brasileira se encontra, é que pode e tem propriedade para falar tal qual esta professora discursou. já fui estudante da rede pública e sei bem como é querer assistir aula e não ter professor. ou melhor, às vezes até ter... mas sem qualificação. sei o que é ter um sonho e ver que na escola pública, não há apoio para que o mesmo possa ser concretizado. pior, saber que sua família paga impostos, vota em um representante na política, vai trabalhar todos os dias, para no fim, aquilo que deveria ajudar a milhões de jovens, na realidade só faz desestimular. como foi citado pela professora da UFPB, a educação brasileira encontra-se em estado luto a bastante tempo. mas infelizmente, em nossa cultura, em nosso país... a precariedade só é notada, quando algo grotesco usurpa nossa atenção.
    é precisa que surja no comando de nosso país ou ao menos, no comando de nossa educação, alguém que de fato lute pelo direito de todos estes alunos e que com toda veracidade, ponha-se em nosso lugar, para que assim, tome conhecimento de que enquanto não valorizarem estes professores, os maiores prejudicados serão nós, os alunos.

    ResponderExcluir
  72. Agora sim a fragilidade da seguranças em nossas escolas, a falha educação do Brasil e defeitos sociais, que aparentemente, não existiam aqui. Mas para as autoridades máximas deste país está tudo normal, que foi um caso isolado, causado por um "animal". Mas, será mesmo que eles não percebem que o bullying ocorre não só nos Estados Unidos, pois no Brasil também existe. Além disso, vemos escolas sem segurança para alunos e professores, se esses estão sujeitos a qualquer tipo de ameaça dentro de uma escola, como podemos querer que o mal "se corte pela raiz"?
    Se são os professores que cuidam dos "futuro deste país", enquanto estes estão na escola, eles deveriam receber pelo menos um salário digno, até porque hoje o professor precisa trabalhar tanto para conseguir o seu sustento, que acaba sem reconhecer nem o nome do seu aluno, imagine algum problema que ele tenha. A verdade é que deve-se investir pesado em educação e segurança escolar, para que no futuro terem orgulho de falar: "Sim, eu sou brasileiro".

    Luis Ernesto Clementino Roldão, 1º Ano E, nº 25, GEO Sul

    ResponderExcluir
  73. Andressa Araújo Maia (nº1) 1º ano C – GEO Sul
    A situação educacional sempre foi um problema em todo o nosso país. Percebemos que esta é uma questão que atormenta toda a sociedade, pois é na escola que os jovens aprendem seus valores, percebendo seus direitos e deveres, e afastam-se da violência, que atualmente é bastante encontrada na maioria dessas instituições, além de terem boa formação e aperfeiçoarem seus futuros. Para obter-se uma educação mais qualificada, é necessária a especialização dos professores, além de novos recursos, que as professoras mostram que é muito difícil de existir, mas é extremamente necessária, se o objetivo é acabar com este problema. Se o Brasil contasse com a ajuda de políticos mais justos e éticos, talvez esse fosse um problema a menos em nosso país. O texto de Leonardo Boff compara nossa Terra a uma aeronave dividindo a população (passageiros) de uma forma extremamente verdadeira, de acordo com cada classe social. O texto também nos faz perceber que devemos ver a Terra como mãe e que cabe a nós então sermos bons filhos, de certa forma, devendo cuidar da mesma. É muito fácil perceber que nossa “mãe” está a cada dia sujeita irresponsabilidades e descuidos, muitas vezes humanos.

    ResponderExcluir
  74. Geo Sul
    Aluna: Rayana de Lima Almeida - nº46
    2° ano C - Manhã

    A historia da TRAGÉDIA EM REALENGO nao é culpa dos Educadores e sim da nossa Sociedade. Os políticos só tentam tampar o sol com a peneira, e varias pessoa não tem coragem de opinar. O que a escritora Rosa Godoy diz, é a pura verdade, é a realidade do nosso Pais. Isso mostra de que Brasil ainda existe pessoa que não tem medo que falar o que pensa, e de reivindicar os seus direitos.

    ResponderExcluir
  75. GEO SUL
    Yasmin Carvalho Diniz
    1° ano "E" - número 50 - matutino

    Um caso isolado? É isso que a mídia nos mostra. Mas, como sempre... A verdade é tapada sob 7 camadas de mentiras e parcialidades. Fora a mania irresistível que nossos políticos têm de retirarem de si a devida culpa. É isso que a professora universitária Rosa Godoy nos mostra claramente. A tragédia em Realengo (RJ) não foi um acontecimento simples, tampouco unusual. Há tempos que casos de extrema violência ocorrem nas escolas do Brasil e são ocultados pela subordinada mídia. Há tempos esse amontoado de, -desculpe-me a expressão-, lixo vem crescendo e se manifestando das piores formas possíveis. A começar, o bullying é uma consequência de uma série de anti-valores humanos que vêm implodindo em nossa sociedade. Que faria você numa tentativa de inclusão social? Que faria você sob tanta pressão causada pelos colegas?
    Pois bem, o dinheiro que aos nossos governantes é dado para que comprem seus caríssimos ternos, e para que metade de nosso monetário é extraviado para paraísos fiscais, poderia ser empregado tanto na segurança do país, como na educação brasileira. Especialmente, a segurança de saber que a escola é um local de elevação espiritual, em vez de um lugar onde sua autoestima é levada para "sob o subsolo" e seu intelecto somente atrofia.
    "A educação brasileira está de luto." - Percebemos clara e explicitamente no texto da profª. Godoy a hipocrisia implantada por nossos políticos. Tantos anos que o erro se repete, por que medidas ainda foram tomadas? Discursos tirados da seringa.
    O governo e a mídia nos afogam com tamanho sensacionalismo... Para ocultar seus (mal)feitos.

    ResponderExcluir
  76. Flávia Kelly - N° 11
    1° ano “D” - Geo Sul
    A Rosa Godoy fez algumas críticas sobre a educação e a segurança nas escolas do Brasil e também as atitudes tomadas pelos governantes.Ela abordou mais a tragédia no Realengo,que poderia ter sido evitada,se os governantes tivessem debatido o assunto da segurança das escolas anteriormente.Mais eles não podem fechar os olhos para uma realidade que está se tornando cada vez mais rotineira.Já estamos cansados de ver alunos agredindo ou até matando os professores,por causas fúteis e também uma agressão ou mortes entre alunos,causadas na maioria das vezes pelo Bullying .
    Também podemos relacionar esse assunto abordado pela Rosa Godoy com o ato de coragem da Professora Amanda Gurgel.

    ResponderExcluir
  77. Amanda de Andrade, Geo sul.
    Numero: 53, manhã, 1 ano "C"

    A Rosa Godoy não falou nada além da verdade, as pessoas fingem não ver o que acontece com a educação em nosso pais hoje em dia, os governantes dizem não ter dinheiro suficiente para aumentar o salario dos professores, mas tem dinheiro para comprar roupas e gastar dinheiro com obras desnecessárias. O crime do Realengo foi uma junção de fatores, a violência na educação já existe a muito tempo mas as pessoas só vieram perceber isso agora e insistem em dizer não saber o que fazer. Talvez quando todos acordem e percebam onde nós estamos chegando, quando adolescentes e professores não se respeitarem mais, ai sim, talvez seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  78. Geo Sul
    Breno Feitosa da Silva
    1° ano A

    A Rosa Godoy faz algumas críticas a educação no Brasil desde do ensino me escolas públicas até a educação que se aprende nas escolas e a formação do jovem. Não que aquela tragédia fosse culpa do colégio mas ajuda pois o homem que cometeu o crime foi educado nessa escola e resolveu agradecer o ensino recebido. É nesse ponto que as escolas devem melhorar e também a segurança brasileira que é falha em diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  79. Comentário geral:
    O assunto geral destes três últimos textos é sem dúvidas sobre as condições da educação no Brasil, que por sinal não estão tão boas como os nossos governantes pensam. Professores recebendo muito pouco, segurança deficitária e um futuro com "sombras". A professora Amanda Gurgel disse o que poucos tem coragem de dizer, a Rosa Godoy fez comentários felicíssimos sobre a tragédia de da Escola de Realengo e podemos perceber que muitos pessoas, desde tempos atrás, lutam por boas condições de trabalho e repeito para os professores. E compreendemos qeu devemos lutar junta com essa classe de trabalhadores que gera todos os outros empregos.

    Luis Ernesto Clementino Roldão, 1º Ano E, nº25, GEO Sul

    ResponderExcluir
  80. Geo Sul
    Laylla M O Fernandes - 2 ano D - numero: 30

    A visão de Rosa Godoy em relação ao fato é bem diferente de alguns representante do governo, e isso é mostrado em sua carta. A indignação esta no fato das afirmação que isso faz parte da cultura brasileira, que a edução brasileira esta de luto (só agora!), e da comparação do assassino com um animal. " Mas muita gente [...], continua confundindo que tem (equivocadamente) a razão, quando o que tem, não passa de uma miopia"
    O objeto de estudo, mais uma vez, é a vontade de outra educação mais igualitária e emancipatória.

    ResponderExcluir
  81. geo sul
    1 ano G
    aluno Matheus Monteiro Firmino

    Rosa Godoy disse que tudo que acontece na educação do Brasil é ignorado, fingem que não aconteceu mas quando o mundo inteiro está falando sobre isso as autoridades tem que dar um discurso dizendo que foi um caso isolado, que as chanches de acontecer são baixas e dizer que o assassino é um louco, um animal para não mencionar a falta da segurança que algumas escolas tem no Brasil.

    ResponderExcluir
  82. Atualmente no Brasil, as condições da educação estão extremamente baixas e os governantes mal fazem algo para melhorá-la.As criticas de Rosa Godoy são verídicas, pois em que momento a violência não faz "parte da cultura brasileira"?
    Os nossos governantes deveriam perceber que a culpa dessas tragédias não é somente dos professores,de quem comete esses crimes mas também deles mesmos, pois são eles os maiores culpados pela falta de segurança,educação de péssima qualidade nos dias de hoje.
    Eloisa Maria Mendes Dantas, n°16, 1°ano A, Geo Sul

    ResponderExcluir
  83. Geo Sul
    2° ano D manhã
    Aluno:Julio Augusto
    n°:29

    A triste verdade retratada no texto por Rosa Godoy é que as autoridades não estão dando importância as escolas públicas desse País, esperam o extremo acontecer para dar algumas palavrinhas e esperam que acabe por isso. Vemos que existem pessoas procurando um país mais igualitário.

    ResponderExcluir
  84. Júlia Gomes de Andrade, nº30, 1º ano A, Geo Sul.

    Rosa Godoy critica com toda razão a segurança das escolas devido a tragédia que ocorreu em Realengo. Ela comenta que o que aconteceu não vem somente dos dias atuais, pois isso já ocorreu em várias escolas a única mudança foi a quantidade de alunos mortos. Ela está procurando soluções para a violência escolar e para a péssima qualidade da educação brasileira.

    ResponderExcluir
  85. Geo Sul
    Lidie Anne Diniz Viégas
    n° 31
    2°ano B
    Rosa Godoy apresenta seu ponto de vista em relação a fala de três importantes autoridades quanto à tragédia de Realengo, mostrando que não é de hoje a presença da violência nas escolas.

    ResponderExcluir
  86. Larissa Silva de Siqueira Figueiredo
    Geo Sul 2º ano B
    A professora Rosa Godoy tem rasão em criticar a posição das nossas autoridades em relação a tragédia do Realengo,pois há tempos que a educação é deficiciente em nosso país,o que aconteceu na escola foi um triste exemplo dessa realidade,nada que seja afirmado pode retirar a culpa do meliante,porém a culpa não recai simplesmente sobre ele, recai também sobre as nossas autoridades e a falta de atenção com nosso sistema educacional.

    ResponderExcluir
  87. Júlio César de Almeida Llarena
    1°Ano F

    A relação existente entre os dois textos é, sem sombra de dúvida,a abordagem feita concernente a situação deplorável em que se encontra a situação brasileira no atual momento(apesar de terem mostrado mudanças significativas). Rosa Godoy trata a questão de uma maneira bem teórica criticando de forma irônica as ações dos responsáveis pela educação ante as situações vergonhosas que esta passa.Amanda trata de uma maneira bem chocante pelo fato de ser uma professora e faz os ouvintes "acordarem" para a educação.

    ResponderExcluir
  88. Geo Sul
    Aluno: Juan Carlos De Almeida Silva
    nº 26
    2ª ano C

    O texto de Rosa Godoy e o vídeo de Amanda Gurgel mostram a triste realidade das escola brasileiras e principalmente o descaso do governo brasileiro com a educação. Esse que nunca foi um prioridade para o governo que não ver a educação como a principal forma do país avançar no futuro. Rosa godoy comenta o caso da tragédia do realengo que como Amanda Gurgel falou nas escolas brasileiras não possuem segurança e nem material necessário para um bom estudo e tudo isso possibilitou que aquela tragédia ocoresse.

    ResponderExcluir
  89. Geo Sul
    Aluna: Kamila Lopes Da Silva
    Nº 27
    2ª ano F

    Amanda gurge e Rosa Gdoy esponhem a triste realidade da educação brasileira que sofre com a falta de compromisso e desinteresse do governo, onde professores recebem mal, ocorre a falta de segurança, alunos não possuem respito pelo educador , entre outros.Esses fatos são escondidos pelo governo com o objetivo de não perder votos, porém duas professoras( Amanda e Rosa) tiveram a coragem de denunciar como são seus trabalhos e em que condiçoes o desempenham.

    ResponderExcluir
  90. Geo Sul
    Everton Felipe n°10
    1° ano D turno: manhã
    Rosa Godoy critica explicitamente as declarações das autoridades, pele tentativa de isolar esse caso e, de certa forma, a desconsideração do quadro atual de violência das escolas, nas quais não estão recebendo maiores modificações para reter tal violência

    ResponderExcluir
  91. Aluno:Ademberg Arleff nº02
    2ºanoC GEO SUL

    O texto acima fala de uma realidade do nosso país, ou seja, a precariedade das escolas públicas e a falta de segurança para os alunos e professores e quem teve coragem de expor isso foram duas professoras, Amanda Gurgel e Rosa Godoy.

    ResponderExcluir
  92. Nathalia Ferreira Lisboa- 38
    1° ano F





    A educação do Brasil como sempre foi precária, apenas temos pessoas poucas pessoas que lutam por uma educação melhor como a Amanda Gurgel e Rosa Godói onde ambas fazem protestos reclamando da nossa educação, de suas condições de trabalho, segurança e salários.
    O protesto da professora Amanda Gurgel, foi muito interessante, para podermos perceber como o anda o estado da situação pública do Brasil, esse problema não deve está apenas restrita a quem convive com essa situação e aos ministros da educação, que o tempo todo tenta esconder essa realidade, que poucas vezes vem a ter repercussão na mídia, apenas quando há protestos desse tipo.

    ResponderExcluir
  93. Júlio César de Almeida Llarena
    1° Ano F
    A relação existente entre os dois textos é, sem sombra de dúvida, a abordagem feita concernente a situação deplorável em que se encontra a educação brasileira no atual momento(apesar de ter mostrado mudanças significativas). Rosa Godoy trata a questão de uma maneira bem teórica criticando de forma irônica as ações dos responsáveis pela educação ante as situações vergonhosas que essa passa. Amanda trata de uma maneira bem chocante pelo fato de ser uma pessoa que vive nessa situação e faz os ouvintes "acordarem" para a educação brasileira.

    ResponderExcluir
  94. Jordy Allyson | 1ºG | Nº16 | Geo Sul

    A posição da educadora da UFPB nos faz conscientizarmos de como está andando o rumo da educação deste país, e que nao devemos nos conformar com isto temos que dentro dos limites de cada um lutar pelo futuro do nosso país.

    ResponderExcluir
  95. Italo Palma Barbosa-1ºano F-Geo Sul
    O texto da professora Rosa Godoy fala sobre a situação precária da educação no Brasil e faz uma relação com o acontecido em Realengo.Ela diz que o acontecido tem haver com a falta de estrutura das escolas e acompanhamento,embora tenha iniciativas para prevení-las.
    Já a Professora Amanda Gurgel faz uma relação com a falta de qualidade na educação e no desprezo que o governo tem com os professores.
    Os dois textos tem um único objeto que é alertar os governantes de que a educação está precária no nosso país e que ela tem que ser revista.

    ResponderExcluir
  96. GEO Sul
    Aluna: Jhaynne Farias nº: 14
    1º Ano G

    Rosa Godoy da mesma forma que a professora Amanda Gurgel teve a coragem de mostrar em seu texto a situação da educação e da violência nas escolas. É triste saber que alunos, professores e funcionários estão correndo perigo todos os dias por tais consequências causadas pelos políticos, que não vêem, ou pelo menos fingem que não vêem, a realidade. Aproveita o recente fato da tragédia em Realengo para se inspirar e fazer com que as pessoas, principalmente políticos, reflitam sobre essa situação, fazendo com que eles acordem e faça com que esses acontecimentos só tenham a diminuir.

    ResponderExcluir
  97. PAULO JOSÉ LEANDRO
    NÚMERO 39
    GEO SUL
    1° ANO D

    O texto da professora Rosa Godoy é sem dúvida polêmico. Ela retrata a "tragédia de realengo" em uma visão inovadora e diferente das demais apresentadas até o presente momento.
    Vale salientar que essa nova visão é extremamente correta e coerente por se tratar de um posicionamento que não deixa dúvidas sobra a veracidade dos fatos apresentados.
    É muito fácil e comodo para todos encriminar indiscutívelmente o assassino das crianças da escola em Realengo, principalmente para o governo que com essa sacada tenta influenciar a população a crer que a responsabilidade é toda do assassino e que eles como sempre estão ao lado da educação dando todo o apoio as crianças.
    Mas, se formos fazer uma análise mais detalhada do ocorrido chegaremos a mesma visão da Professora da UFPB. A educação não "ficou de luto" , como disse o ministro. É impossível haver um luto atual de uma coisa que já está morta há muitas e muitas décadas, e vou mais além, de uma coisa que nem se quer nasceu.
    O governo tenta a qualquer custo convencer a população que a tragédia de realengo foi um caso muito isolado e que a educação brasileira é de ponta e altamente segura, tanto no aspecto de conhecimento acumulado, quanto na segurança em si nas escolas. Não precisa nem ser feito um comentário a esse respeito, pois os fatos que aconteceram e que vem acontecendo falam por si só.
    É preciso um empenho maior do governo, não só na disponibilização de material e estrutura física, mas também de um acompanhamento dos alunos, nos aspectos pscológicos, familiares e etc.
    O mais impressionante é a explicita capacidade do governo de utilizar a mídia a seu favor. Quando se acontece um fato trágico como esse, se espera que se busque uma solução e uma causa para esse problema, mas no Brasil as coisas caminham de forma diferente. O prestígio e o poder falam mais alto e até nos veículos comunicacionais a verdade dos fatos é mascarada e descaradamente modificada afim de elevar o estado, sendo ele o "moçinho bondoso e prestativo que ajuda as criançinhas desemparedas".
    Esse foi apenas um breve aviso, e um retrato bem verídico do caos vivido na educação. Esse fato não é isolado, nem tão pouco anormal. Ele é uma consequencia do descaso e da falta de investimentos de um estado omisso e despreparado.

    ResponderExcluir
  98. GEO SUL
    aluna: Taís Carpintero n°49
    2° ano D - manhã

    O assunto abordado nos dois textos mostra com clareza a situação que se encontra a Educação no Brasil, algo que deveria ser considerado prioridade para os políticos , mas infelizmente não é, e quem está sofrendo com tudo isso são os estudantes. Rosa Godoy, cita como exemplo o fato ocorrido na escola do Realengo, a falta de organização e segurança nas escolas brasileiras, falta de respeito dos alunos diante dos professores e até mesmo entre eles. São coisas como essas que resultam em tragédia.

    ResponderExcluir
  99. GEO SUL
    Núbia Abdallah de Sá Mendes, nº 42
    2º ano B, manhã

    A crítica da professora Rosa Godoy sobre a tragédia em Realengo foi a importantes nomes de nosso país, pela falta de compromisso com as escolas do Brasil. A carência na segurança das escolas e a "falta de educação" passada para as crianças nesse ambiente foram os principais motivos pelo ocorrido, segundo a educadora. E eu, particularmente, concordo com sua posição.

    ResponderExcluir
  100. ALUNA: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES. N°: 47; 2° ANO D; GEO SUL.


    A professora Rosa Godoy, escreve neste texto que não foi após da tragédia em Realengo, que apareceram todos os problemas na educação brasileira, e sim que já faz tempo que a educação brasileira sofre, e está de luto. Este texto faz diversas criticas aos governantes do nosso pais que se pronunciaram, e que deixam a educação brasileira à míngua.

    ResponderExcluir
  101. Ítalo Ferreira de Lima,2º ano B,nº 27,Geo Sul

    Rosa Godoy critica a situação das escolas brasileiras em relação à violência.Comparando com o ocorrido fato na escola de Realengo,relatando a falta de segurança nas escolas, um problema que não é de hoje.

    ResponderExcluir
  102. Eluiziane Hévelly - nº16
    2º ano F - Geo Sul

    O texto “A nova estrela da educação” fala sobre o pronunciamento feito pela professora Amanda Gurgel, que podemos constatar vendo o vídeo. O texto “Tragédia de Realengo” retrata sobre o acontecimento, e o que possivelmente tenha levado a esse desfecho. Podemos observar que há semelhança entre esses textos, retomam o fato deque a educação não está “na lista de prioridades dos governantes”, que tentam obscurecer a todo custo esta triste situação de descaso.

    ResponderExcluir
  103. Luana de Souza Menezes (nº26)
    1º C
    Professoras como essas que o nosso pais devia dá valor ,educadores que buscam por uma melhora do nosso país.
    Muitos frequentam as escolas dizendo que ensinam , mas não sabem eles que estão com um futuro em suas mãos.

    ResponderExcluir
  104. Geo Sul
    Aluna: Erika Dias Pinto Bombinho
    Número: 17
    2° ano B
    Rosa Godoy expressa sua indignação quanto ao estado da educação brasileira, baseando-se no ocorrido em Realengo. Suas idéias estão claras e consistentes e têm como objetivo alertar a população e o governo sobre precariedade da nossa realidade, atentando para medidas sociais e para que os gestores do país ajam da forma que lhes foi imposta a partir do momento em que se candidataram a seus cargos.

    ResponderExcluir
  105. Geo Sul
    1º ano C - Manhã
    Maria Eduarda Cavalcanti de Araújo - nº: 29

    Rosa Godoy esclarece em seu texto sua indignação com as mascaras usadas por nossos políticos, especialmente a Sra. Presidente da República, do Sr. Ministro da Educação e do Sr. Governador do Rio de Janeiro. Da parte de nossa então presidente ela critica a forma como ela fala do caso, pois de certa forma a violência faz sim parte do cotidiano das escola púbicas, do ministro da educação a forma como ele se expressa, pois na verdade esse não é o primeiro nem o ultimo caso de violência em nossas escola e porque só agora com a repercussão da mídia ele veio se pronunciar e quis demonstrar o luto em nossas escolas, talvez pela má impressão que seria causada em nosso pais, já o governador do RJ fala como se a culpa fosse exclusiva do assassino quando na verdade a culpa também é de nossa política que muitas vezes não dá a educação necessária para que nossa população tenha idéia do que é a razão e tê-la pois hoje nossos políticos já não dão valor a nossos professores que passam muitas vezes valores a população.

    ResponderExcluir
  106. Giuseppe Filho
    2°A Número 25 Geo Sul

    Rosa Godoy leva em seu nome uma revolucionária. Rosa Luxemburgo além de mulher era defensora da igualdade, assim como a professora Rosa Godoy. Ao fazer uma relação incrível entre a tragédia no Realengo e a crise política e educacional que nosso pais infelizmente vive, ela nos mostra que precisamos melhorar muito até chegarmos a um estado de normalidade

    ResponderExcluir
  107. Geo Sul
    Aluna: Ingrid Lira Leal de Oliveira - nº 13
    1ºano E- manhã.

    A segurança do país é precária, e principalmente em escolas, esses foram apenas dois casos, que ocorrem diariamente no Brasil. O governo tenta esconder o que está realmente acontecendo, com discursos prontos. O texto da Rosa Godoy mostra o quanto está frágil a segurança das escolas públicas e diz que a culpa do homicídio não é totalmente do Wellington. Pertence também aos governantes que não investiram na segurança e na educação das escolas.

    ResponderExcluir
  108. LAYLA SERRANO DE LACERDA
    1 G GEO SUL N:18


    Rosa Godoy mostra realmente o que acredita e é verdadeira,o que mostra sua honestidade.Aceito e concordo completamente com o que foi relatado,nao se pode dizer que a educação está de luto agora,quando na verdade isso vem ocorrendo a muito tempo,pois fatos cada vez mais absurdos ocorrem nas escolas em geral.Não se pode ignorar a violencia,nem muito menos dizer que ela não está presente no nosso cotidiano.Assim como também nao podemos chamar o assassinho de animal.Devemos respeitar cada opiniao,isso é verdade,mas nao significa que devemos aceitar o que eles dizem,foi isso que Rosa fez e está certíssima por expressar sua opiniao.

    ResponderExcluir
  109. Aluna:Ana Beatriz Maciel Marinho
    2ºano c nº06 geo sul

    Rosa Godoy afirma que a situação do nosso país é precária.Vale salientar que nossa visão é uma e a do nosso governo já é o contrário,é tão simples mostrar,mas não é tao simples não.É preciso um empenho maior do governo, não só na disponibilização de material e estrutura física,mas em outras possibilidades em geral.

    ResponderExcluir
  110. Alexandre Cavalcante Diniz Júnior
    2 ano d
    manhã número 02

    esse comentarios dessa mulher deve ser seguido pelos governantes e tem que ter prioridade com a educação e tomar cuidado para esse negocio de bullyng acabar ocorrendonovos casos

    ResponderExcluir
  111. Aluna: Bruna Rabêlo Carvalho
    2º ano B, nº 8

    Rosa Godoy faz uma crítica ao discurso de autoridades do nosso país a respeito da tragédia de Realengo. Expondo que a violência nas escolas não é um problema recente e esse não foi um caso a parte.

    ResponderExcluir
  112. Matheus Felipe 1º A nº 40
    GEO SUL

    Rosa Godoy fala sobre um incidente que aconteceu na escola de realengo.Falando sobre as violencias e que esses problemas nao eram pra serem esquecidos

    ResponderExcluir
  113. Aluno: Anderson de Almeida
    Nº - 05
    2º ano B
    Tarde

    Há muito se fala em educação de qualidade, entretanto, a que vemos são políticas educacionais voltadas apenas para satisfazer as estatísticas dos governantes. Talvez por isso, tenha ocorrido a fala de desabafo das professoras Amanda Gurgel e Rosa Godoy.

    ResponderExcluir
  114. Crislayne Kaline Alves de Oliveira
    2º ano D - manhã - nº: 14 - Geo sul

    O texto feito por Rosa Godoy e o vídeo da educadora Amanda Gurgel falam da necessidade imediata da melhora das escolas públicas, onde há falta de segurança, e que estes assuntos precisam ser tratados com prioridade.

    ResponderExcluir
  115. José Marcelo Honorio Ferreira Barros
    segundo ano F
    NÚMERO: 26



    Através de sua “carta” ela retrata o descaso das autoridades com o ocorrido na escola em Realengo, onde a mesma discorda de Presidenta que afirma de que o acontecimento não faz parte da cultura brasileira; do gorvenador ela discorda de sua qualificação sobre o assassino dos estudantes como um animal; e do Ministro da Educação ela discorda de sua declaração, agora, após este acontecimento, de que a Educação brasileira está de luto.
    A professora fala que “a escola vem sendo um dos mais expressivos espaços de violência de nossa sociedade”.
    O governante tem que se pronunciar não só em fatos que atraíam a mídia amplamente, mas também em ocasiões onde a menos repercussão como o fato da professora agredida no RS; e quando falam que o Brasil está de luto por este fato não é verdade, pois o Brasil está de luto há muito tempo com toda a violência, corrupção, descaso com a saúde, e a falta de respeito com a educação de nosso país.
    Os valores tem que ser repassados de geração em geração para que acontecimentos como esses não ocorram mais.

    ResponderExcluir
  116. Nayara Louise Floriano dos Santos, 2 ano D ''Manhã''24 de junho de 2011 às 16:44

    Por carta, a professora Rosa Godoy, demonstra que o Wellington não é único culpado da morte das crianças. Pois se o mesmo tivesse tido uma boa base de educação, com acompanhamento desde cedo, tal fato poderia não ter ocorrido; pois a base de todo cidadão é a educação, a mesma tão precária em nosso país, não havendo os investimentos necessários.

    ResponderExcluir
  117. Victor Dhaamon Maia Pessoa
    2 ano B
    N° 54
    Geo Sul
    Os depoimentos feitos pelas duas professoras (Amanda Gurgel e Rosa Godoy) são muito parecidos quanto a temática geral que é a crítica a situação pela qual a educação brasileira está arremetida. Rosa Godoy comenta mais quanto a presença da violência nas escolas do Brasil e a relação com a tragédia em Realengo, no estado do Rio de Janeiro declarando que a educação brasileira se encontra de luto e que a necessidade de segurança nas escolas é imediata assim como todos os setores relacionados com a educação.

    ResponderExcluir
  118. Hugo de Moura Costa
    Nº 25
    2º B

    A professora Rosa Godoy diz que o culpado não é apenas o Wellington, pois os governantes também podem ser considerados culpados, por não terem investido na segurança e na educação das escolas. Bastaria o governo se “mexer” que certamente não iria acontecer esses problemas.

    ResponderExcluir
  119. David Lucas Amorim Lopes, 1°ano A, n°: 11

    3)O texto de Rosa Godoy e o de Amanda Gurgel ambos falam sobre a educação precária do Brasil. Rosa Godoy fala que a violência sempre esteve presente nas escolas como os alunos batendo nos professores, bullying entre alunos mas o mídia só mostrou a violência na escola depois do assassinato.Ela critica com clareza a declaração da presidenta Dilma, do ministro da Educação e do Governado do Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  120. Matheus Alves Gomes N°20
    1°ano G Tarde Geo Sul
    O texto acima faz uma série de cristicas abordando a educação no nosso país,onde a violéncia aumenta progressivamente no meio escolar,falando da falta de Interesse e omissão dos politicos em prol do seu aprovamento ou regresso tratando de forma 'nua e crua' a realidade da educação motadamente a pública que hoje se encontra abandonada e que abrange maior parte da população.

    ResponderExcluir
  121. Isabella Brito n°26
    2°ano B - Manhã
    Geo Sul

    A professora Rosa Godoy aproveita toda a ênfase no caso do Realengo e se pronuncia através de uma carta direcionada as grandes autoridades do nosso país. Ela faz uma crítica com fortes argumentos sobre as “desculpas” que essas autoridades deram para o acontecimento do caso do Realengo

    ResponderExcluir
  122. Rayane Batista de Figueiredo
    1ª ano G - Tarde
    nº 23

    Esse tipo de situação descrita no texto Da Rosa Godoy e no da Professora Amanda Gurgel já não é mais uma novidade nas escolas do nosso país, diariamente tenho visto na mídia casos semelhantes a o do Realengo. E que a verdade seja dita, não podemos culpar uma só pessoa(o assassino), mais devemos cobrar das autoridades desse país que tomem providência em respeito da segurança nas escolas(sem exceções) e uma melhor condição de trabalho para os educadores.

    ResponderExcluir
  123. Maria Izabel M. D. Pimentel
    2°A - Número 33 Geo sul
    A realidade é que a violência aumenta cada dia mais nas escolas,como foi mencionado e descrito por Rosa Godoy,além de ser mostrado com frequência pela mídia,isso tudo por falta de incentivo e infraestrutura na educação do nosso país,falha nossa primeiramente ao eleger certos candidatos,e falha deles, por prometer e não cumprir,não pensar no futuro e na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  124. Matheus Alves Gomes nº20
    1ºanoG Tarde Geo Sul
    Comentario acerca do objeto de estudo:
    Todos os texto citados,falam de formas distintas mas tangencialmente,a respeito da educação,ocorre a crítica a educação brasileira,que desde os primordios,não tem sido feitos os devidos investimentos,para que o ensino prevalesce e prosperace em nosso país,esse é um dos poucos fatores que nos afasta do 1ºmundo,devido a alta repercurssão e insistência no assunto,talvez,em um futuro não tão distante,os políticos concedam as seguintes atenções e providências para com a educação,para que um dia ela seja uma das mais altas prioridades na nação brasileira,venhamos e convenhamos,e não mais estádios de futebol.

    ResponderExcluir
  125. MANUELA MARIA PATRÍCIO CUNHA
    2º D nº 35
    A professora Rosa Godoy crítica determinadas autoridades do nosso país, desmascarando-as. Autoridades que são responsáveis por melhorar a educação brasileira, mas que na verdade não se interessam por isso. Vangloriam-se quando causam algum beneficio nessa área – como reforma de escolas, o crescimento do nível da educação pública brasileira, etc. – mas, quando provocam uma tragédia, não têm coragem o suficiente para assumir a culpa, e sim, como descreve a professora, arrumam um “bode expiatório”. Se eles são os responsáveis pelos melhoramentos na educação, pelos acertos, porque se esquivam dos erros e colocam a culpa numa criatura que foi vítima da descriminação e preconceito dentro da própria escola? Não há justificativas para não terem parte da culpa da tragédia que ocorreu no país.

    ResponderExcluir
  126. Geo Sul
    Aluno: Manoel Pio CHaves Nº: 34
    2º ano D- manhã

    Os discursos das duas professoras é o retrato do que é a educação brasileira hoje, uma total desorganização, e quem perde com isso são os alunos, os mais prejudicados nessa falta de interesse na melhoria das escolas. Amanda Gurgel e Rosa Godoy estão completamente certas, porque se o governo se houvesse mais empenho do gorverno em melhorar nao tinha acontecido a tragédia no Realengo, onde estava a segurança da escola na hora em que o rapaz entrou. O Brasil quer se tornar país de primeiro mundo, mas tem que se mudar muito inclusive a educação.

    ResponderExcluir
  127. Rafael Xavier Martins 2ºC

    Os depoimentos da Amanda Gurgel e da Rosa Godoy falam sobre a situação precaria da educação brasileira.A Amanda gurgel fala sobre a incompetencia dos politicos para com a educação. E a Rosa Godoy fala sobre a violência q existe nas escolas.

    ResponderExcluir
  128. Matheus jerfferson de Lima
    Turma: 1º ano "A"
    número: 41

    Observamos que a professora Rosa Godoy faz uma critica aos comentários das autoridades de nosso país, de fato, não podemos tratar o ocorrido em realengo, episódio em que assassino invade escola e mata crianças, como um caso isolado ou algo desmotivado, a violência na escola existe a muito tempo e não pode ser ignorada, são necessárias mudanças sérias quanto as atitudes tomadas pelas instituições de ensino para controlar a violência.

    ResponderExcluir
  129. Geo Sul
    Maynara Castro n°38/ 2° ano B

    A Prof. Rosa Godoy confronta, através de uma carta, as declarações das autoridades à respeito da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro.
    Confronta A necessidade dos governantes em se isentarem da culpa do ocorrido, colocando toda a culpa no assassino. Mas temos que considerar que todo o sistema brasileiro de educação é falho, e que as autoridades estão mascarando a verdadeira realidade. Tentando fazer com que acreditemos que o que aconteceu não faz parte do que é o nosso país, pensando nos futuros eventos que o rio de janeiro sediará. Mas é de conhecimento de todos que a violência sempre fez parte do Brasil. E a professora coloca tudo em pratos limpos, auxiliando o povo brasileiro a ver a situação com ela é realmente, sem máscaras.

    ResponderExcluir
  130. Geo Sul
    Aluna: Rafaela Alves Dantas
    N° : 44
    2° B

    A professora Rosa Godoy que fala sobre a tragédia na escola em Realengo, leva-nos a refletir sobre a presença constante da violência dentro das escolas. Ela afirma que a violência está presente no cotidiano das escolas, a educação está de luto há muito tempo e que os governantes também são culpados pelo que aconteceu, discordando das declarações feitas pela Presidente Dilma, pelo Governador do Rio de Janeiro e pelo Ministro da educação.

    ResponderExcluir
  131. O acontecimento foi realmente um desastre para toda a população brasileira,mais infelizmente isso é uma realidade nas escolas brasileiras de todos os tipos,pois esse fato so ocorreu por conta do bullyng que esta acontecendo em todos os lugares.A violência e os preconceitos esta presente na população, é a triste realidade

    ResponderExcluir
  132. O acontecimento foi realmente um desastre para toda a população brasileira,mais infelizmente isso é uma realidade nas escolas brasileiras de todos os tipos,pois esse fato so ocorreu por conta do bullyng que esta acontecendo em todos os lugares.A violência e os preconceitos esta presente na população, é a triste realidade

    Aluno:Joelson Leiros Meira
    Numero:28
    Turma: 1 ano A
    o textp acima eu esqueci de por meu nome,hehehe

    ResponderExcluir
  133. Josenildo Carlos L. Júnior
    nº:29 2°B

    Rosa Godoy diz que a culpa da tragedia não é só do Wellington é também das autoridades que não investem o suficiente na segurança das escolas. Ela mostra como conclusão que algumas causas e facilidades que levaram o jovem a isso, poderiam ter sido evitadas por ações do Governo.
    Rosa Godoy fala da infeliz realidade das escolas públicas do país.

    ResponderExcluir
  134. Thayse Targino Morais , n° 57
    Geo sul , 1 ° ano A

    Os dois textos feitos por Amanda Gurgel e Rosa Godoy falam sobre a situaçao precaria da educaçao no Brasil, e se o Brasil continuar como está ,a violencia só vai aumentar cada vez mais como disse a Rosa godoy e ainda que a educaçao brasileira está de "luto" e não vemos nenhuma mudança em nada.

    ResponderExcluir
  135. Aluno: Gabriel Andrade
    Série: 1ª ano A N: 17
    Na tragédia de realengo, o governo ficou jogou a “culpa” um para o outro, e diz que o assassino é um “animal”, a verdadeira culpa é do próprio governo que insisti em não investir na segurança e na educação, em quanto isso nós temos que nos “acostumar” com essa situação que está cada dia mais frequente e ninguém toma uma atitude.

    ResponderExcluir
  136. Geo Sul
    André Victor nº6 2ºD
    Tando no texto anterior, quanto no video.O texto retrata a calamidade das escolas, tanto particulares quanto publicas. Ele critica qualidade da segurança, dando exemplo do assassinato em massa que foi mostrado no Rio de Janeiro, além de falar que uma das causas que levou o assassino a fazer o que fez foi a baixa qualidade do ensino nas escolas.

    ResponderExcluir
  137. Aluna: Elina Alice A. de L. Pereira
    2º ano D - manhã - nº 21

    A professora Rosa Godoy, tenta explicar a tragédia de Realengo, sem colocar a culpa exclusivamento no assassino, e sim demonstrar que a autoridades tem total responsabilidade em propiciar uma maior segurança nas escolas públicas.

    ResponderExcluir
  138. GEO Sul
    Letícia Ferrer - nº 35
    2º ano E

    Lamentável toda esta situação precária que o Brasil enfrenta. A Rosa Godoy falou muito bem a respeito do caso em Realengo, e de tantos outros fatores que os governantes tentam cobrir.
    Concordo que a violência nas escolas não é de hoje, como também não existe só nas escolas, mas sim em casa, e até mesmo na rua. E como tem!
    Hoje já não podemos sair com segurança, e com a certeza de que voltaremos bem para nossas casas.
    Não só a educação e saúde estão precárias, porém, a segurança também está. E o fato do governo não estar melhorando a situação, por causa das grandes corrupções que existem, fica muito difícil tirar nosso país da lama que está.

    ResponderExcluir
  139. GEO SUL
    Melissa Machado Lima, nº39
    2º ano B

    Dia após dia assistimos a triste situação que nosso país vivencia, mas assim, como a grande maioria, ficamos calados apenas como espectadores. Porém, nos últimos dias essas mulheres de coragem nos emprestaram suas vozes falando a verdade que se passa no Brasil.
    Amanda Gurgel, com sua espontaneidade, relatou de forma clara a mínima atenção concedida à educação desse país, onde profissionais responsáveis pela formação de uma próxima geração são menosprezados e desvalorizados. Em contrapartida, seu feito só teve valorização necessária quando difundido através da internet, como relata o artigo de Wodem Madruga, a qual compara Amanda Gurgel a Nísia Floresta, uma mulher que em sua época igualmente lutou por ideais.
    Rosa Godoy falou tudo que temos vontade de dizer àqueles que nos representam, que sempre usam algo que repercute fortemente na mídia como culpado de todos os pecados e faltas de uma nação deturpada secularmente.

    ResponderExcluir
  140. Geo Sul
    Nome: Fernanda Rodrigues Paulo
    Nº: 20
    Turma: 2º ano B

    A professora Rosa Godoy comenta sobre as declarações dos políticos em relação a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, mostrando sua indignidade devido colocação de cada um como se o acontecimento fosse um fato que retrata a educação apenas recentemente.

    ResponderExcluir
  141. Acire Marques n°53
    1°ano D
    Geo sul
    Primeiramente, concordo plenamente com os depoimentos. A educação no Brasil vai de mal a pior, tanto em escolas particulares quanto em escolar publicas, um exemplo disso foi o que aconteceu em realengo no Rio de Janeiro. A Prof. Rosa Godoy critica muito bem a educação desse país, e sei que além de mim muitos ficaram a favor dela, pois isso faz abrir nossos olhos
    sobre a realidade do nosso governo, que nem a capacidade teve de expor o víde, que com certeza teve medo da perda de votos. Eu acho sinceramente que nós temos a agradecer a ela por ter feito essa denúncia, e que o governo criar vergonha na cara e melhore a qualidade de segurança nas escolas e educação no país.

    ResponderExcluir
  142. Davi Cavalcanti Luna
    1ºano A Geo Sul
    O texto fala que a tragédia de realengo não é toda culpa do Wellington.Parte da culpa é dos governantes do Rio de Janeiro que não investiram na segurança da escola e principalmente na educação de qualidade.E muito errado foi o governador do Rio de Janeiro em colocar a culpa no jovem,sabendo ele que também tem parte da culpa do acontecimento

    ResponderExcluir
  143. Gabriela Dantas Medeiros
    1º ano B
    Nº 17
    Fica claro no texto a indignação de Rosa Godoy em relação à educação do Brasil, que se encontra num estado crítico. Ela se baseia inicialmente na tragédia em Realengo e critica o posicionamento da Presidenta Dilma, do ministro da educação e do Governador do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  144. Geo Sul
    Angélica Palitot nº6 2ºB

    O comentário de Rosa Godoy é bastante esclarecedor e trata nos mínimos detalhes as diversas visões dos vários setores públicos envolvidos com a segurança dos cidadãos e educação. Concordo plenamente com tudo que a mesma diz, pois o governo deveria investir mais em segurança e educação e não procurar bodes-expiatorios para fugir da suas responsabilidades.

    ResponderExcluir
  145. Aluna: Bruna Lívia Lima de Almeida
    Série: 2ºD Manhã Nº11

    A professora Rosa Godoy critica de forma concisa o que a falta de investimentos na educação, principalmente por parte das nossas autoridades, podem ocasionar, comparando-se a tragédia do Realengo, isso prova que a carência da segurança pública no nosso país está enorme. Logo, a culpa não é apenas do assassino e sim dos nossos representantes que deveriam lutar por uma sociedade mais justa, começando obviamente por eles.

    ResponderExcluir
  146. Larissa Villar Silva
    1º ano D
    n º 28
    Esse texto trata da situação da violência presente nas escolas públicas e privadas do brasil e o descaso do governo em relação a essa situação. Tragédias como a qual aconteceu no Rio de Janeiro traz ao público essa questão chamando a atenção de todos para a necessidade de uma reflexão sobre atitudes que venham a mudar esse quadro caótico em relação a educação Brasileira.

    ResponderExcluir
  147. Beatriz Linhares do Egito Andrade,2°ano"A",n°:5

    A professora Rosa Godoy como nossos representantes não souberam falar sobre a tragédia acontecida no realengo e como eles deram ênfase a essa tragédia e não se deram conta de como nossa educação esta na realidade.

    ResponderExcluir
  148. Daniela Maria Fernandes Tavares,2° ano A,n°:15

    No comentário de Rosa Godoy fala sobre como nossa educação estar declinado a cada dia e os nossos representantes só dão importancia ao que da polêmica na mídia e eles falam que isso não é da nossa cultura,que a pessoa que comenteu a tragédia é um animal mais niguém sabe o que o levou a fazer isso.

    ResponderExcluir
  149. Fabiano Jorge
    2º ano B
    N° 18

    (Desculpas pelo atraso mas, a hora do blog esta errada.)

    Este texto da professora Rosa Gody consolida a atual situação da educação brasileira, assim como a da professora Amanda Gurgel. Consolida-se que a educação precisa de mais atenção dos governantes de mais empenho, ela cita o caso Realengo como base, uma tragédia que na situação que encontra-se a educação no país era inevitável. A violência nas escolas tem se tornado parte do cotidiano dos estudantes.

    ResponderExcluir
  150. Geo Sul
    Eduarda Marjorie Nº 15
    2º ano F Tarde

    As professoras abordaram a educação com focos diferentes, mas esclarecendo fatos importantes e o descaso dos governantes pelas mudanças necessárias. Amanda Gurgel acordou quem fingia dormir, falando sobre a educação precária existente no Brasil há tanto tempo e os baixos salários dos professores. Já Rosa Godoy retrata a violência nas escolas, citando o caso acontecido em Realengo, e o posicionamento dos governantes, criticando-os por só se pronunciarem em ocasiões com maior repercussão na mídia. “outra educação, mais igualitária, emancipatória, igualitária” essa é a educação desejada não só por essas duas professoras.

    ResponderExcluir
  151. Robéria Viana nº 43
    Geo Sul, 2º ano A

    A professora Rosa Godoy, relata em seu depoimento, um das maiores problemáticas brasileiras: a educação.Vemos todos os dias em jornais, revistas, noticiários, a violência cada vez mais crescente nas escolas, de todas as classes sociais. Temos que reagir e cobrar de nossos governantes uma solução para este problema, pois a causa de todo esse transtorno é a falta de educação,pois uma coisa é investir em escolas, outra totalmente diferente é investir em educação!

    ResponderExcluir
  152. Aluna:Amanda Priscila R. Amaral
    Serie: Segundo ano A
    Turno: Manhã
    Número: 2

    A professora Amanda Gurgel e Rosa Godoy falam do mesmo assunto, mostrando como esta precária a educaçao no Brasil e as autoridades nao fazem nada para melhorar essa situaçao. Como a Amanda gurgel falou nao tem como um professor sobreviver com um salario de 930 reais, que era para ser uma classe mais valorizada. Era para o Brasil valorizar mais os professores ja que para todas as profissões todos tem que passar por eles e ao contrario é uma das classes menos desvalorizadas. Ja em respeito a violencia nas escolas a cada dia esta aumentando mais, e ninguém faz nada para melhorar está situação, o bulling está sendo pior. Alunos agridem professores, alunos brigam com alunos e ainda as autoridades falam que a educaçao no Brasil nao precisa ser mudada. É triste esses acontecimentos que vem acontecendo no Brasil, mas se as autoridades querem eles podem mudar, o Brasil precisa de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  153. Matheus Roque
    2º ano A
    Nº 36
    (Só pude postar hoje, pois meu provedor de internet ficou fora do ar a semana inteira.)

    Concordo com a educadora Rosa Godoy, não adianta procurar cupados para a trajédia que aconteceu, temos que ver onde a sociedade está errando, para que não ocorram casos assim em nosso país e no mundo no futuro. Se a resposta é investir em educação, invistam, se é para investir em saniamento básico, invistam. Não importa qual é a área onde irão gastar nosso dinheiro, contanto que seja para melhorar nosso país.

    ResponderExcluir
  154. GEO SUL
    ALUNA: RÍZIA CÂNDIDO PAZ TRAJANO DE ARAÚJO
    SÉRIE: 1º ANO E Nº: 40

    A violência nas escolas é um retrato real. E a visão de muitos tem sido distorcida por razões de não acreditarem que a falta de educação qualitativa desde a infância, têm alcançado a maioria dos brasileiros em níveis alarmantes. e isso vem acontecendo já há algum tempo. Eis o motivo do descaso e violência que tem alcançado os jovens.

    ResponderExcluir
  155. Gabriel Wilson
    Segundo Ano E
    GEO Sul

    A Rosa Godoy relacionou a tragédia ocorrida em realengo com o modo com que a educaçao é tratada por nossos representantes políticos, e diz que isso nao é nada mais do que uma simples consequêcia da qualidade da nossa educaçao. A crítica realizada pela professora Amanda Gurgel e pela Rosa Godoy vem de situaçoes diferentes mais atingem o mesmo ponto específico que é a falta de preocupaçao que a sociedade de forma geral tem com a educação do nosso país.

    ResponderExcluir
  156. Ana Beatriz Eufrauzino de Araújo
    1º ano B Manhã
    Geo Sul
    As duas professoras, falam do mesmo assunto: A educação desse país.
    Elas mostram que a precariedade da educação do Brasil é uma realidade que não pode ser esquecida nem deixada de lado, Amanga Gurgel, fala sobre a realidade que os professores enfrentam, Rosa Godoy, fala sobre o que os alunos enfrentam, mesmo que, o episódio em Realengop não seja uma "Rotina" nas escolas Brasileiras, mas existe sim, a violência nesses lugares.
    As duas brilhantes mulheres, mostram que, os governantes desse país apenas falam em melhorar a educação e eoutros setores importantes para o desenvolvimento do país, mas os mesmo, não fazem nada, e se fazem, não dura muito tempo devido a corrupção por parte dos mesmos.

    ResponderExcluir