quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Terra como Gaia - Leonardo Boff

AvaliaçãoAvaliaçãoAvaliaçãoA Terra como Gaia - Leonardo BoffFeb 11, '08 6:50 AM
para todos
Categoria:Outro
A vida não está apenas sobre a Terra e ocupa uma pequena parte dela, a biosfera.
A própria Terra, como um todo, se revela como um macroorganismo vivo. Ela possui um equilíbrio tão sutil em seus elementos físico-químicos, como o oxigênio e o carbono, que somente um ser vivo pode ter.
Da mesma forma a salinização dos oceanos, o regime de chuvas e secas, a direção dos ventos e das correntes marinhas – tudo forma um sistema de equilíbrio sutilíssimo que perdura e se renova há milhões de anos, tornando as condições gerais propícias para a vida.
O que as mitologias dos povos originários do Oriente e do Ocidente testemunhavam acerca da Terra como a Grande Mãe – a Mãe dos mil seios para significar sua indescritível fecundidade – vem mais e mais sendo confirmada pela ciência experimental avançada. Ela tomou uma deusa grega, Gaia, como imagem para expressar o fato de a Terra ser viva e mãe de todos os viventes.

A Terra como nave espacial

Terra e humanidade podem ser comparadas a uma nave espacial em pleno vôo. Essa nave tem recursos limitados de combustível, alimentos e tempo de transcurso.
1% dos passageiros viaja na primeira classe com todo o conforto da super abundância de meios de vida.
4% dos passageiros vão de classe econômica com recursos suficientes para todos.
95% dos passageiros se encontram amontoados junto às bagagens passando frio e necessidade.
Esse é o fato real e brutal do estado da Terra.
Reparando-se bem, pouco importa a situação social e econômica dos passageiros. Todos estão dentro da mesma nave e correm a mesma ameaça de vida pelo esgotamento dos recursos disponíveis.
Se não fizerem um acordo de repartir eqüitativamente os recursos escassos, todos poderão ter o mesmo trágico destino. Pouco importa se estão na primeira classe, na classe econômica ou junto às bagagens.
Por que não fazemos esse acordo já, enquanto temos tempo, e assim poderemos continuar a viagem com o suficiente e o decente para todos os seres humanos, bem como para os demais seres vivos da natureza?
Desta vez não há alternativa: ou nos salvamos todos ou todos pereceremos.

A Terra, objeto de amor

A terra transformou-se atualmente no grande e obscuro objeto do amor humano. Damo-nos conta de que podemos ser destruídos. Não por algum meteoro rasante nem por algum cataclismo natural de proporções inimagináveis. Mas por causa da irresponsável atividade humana.
Duas máquinas de morte foram construídas e podem destruir a biosfera: as armas de destruição em massa e a sistemática agressão ecológica ao sistema Terra.
Como meio para salvação da Terra é invocada a ecologia. Não no seu sentido convencional, como o gerenciamento dos recursos naturais escassos, mas como um novo olhar sobre a realidade, como um novo paradigma de relacionamento com todos os seres – pelo qual consideramos o ser humano parte e parcela da natureza, os seres todos interdependentes e cúmplices na preservação e co-evolução de todos e a própria Terra como um super-organismo vivo, chamada pelos cientistas de Gaia, a Grande Mãe dos antigos, que tudo gera e sustenta.
Estamos aprendendo a amar a Terra como a nossa mãe, aquela que nos deu vida e nos alimenta.
Leonardo Boff

136 comentários:

  1. BOFF, HA MUITO TEMPO VEM CONTRIBUINDO NESSE SENTIDO; RESPEITO REAL Á MÃE GAIA.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo -1º ano (a)

    hssksks

    ResponderExcluir
  3. Lara 1º ano B (Sul)
    A Terra sendo Gaia remete a uma lenda tão antiga quanto, a de Cybele, a deusa mãe, representada por abelhas e muralhas. De qualquer forma, sendo teoria ou mitologia, a Terra, nosso planeta, merece nosso respeito e zelo, não só porque é o nosso espaço, mas porque cada ação que fazemos volta para nós. Ao degradarmos a natureza, degradamos a longo prazo, futuras cidades e futuras vidas.

    ResponderExcluir
  4. Eloisa Maria Mendes Dantas
    1° ano A (Geo Sul)
    Esse texto compara a Terra como uma nave espacial com a globalização mundial, na qual apenas uma pequena parte da população tem recursos o suficiente para viver bem e com tranquilidade, outra pequena parte com as pessoas de classe média, que possuem recursos para viver bem e a grande maioria da população mal tem recursos para sobreviver.
    O texto também cita o descaso humano com sua propria casa, devido a falta de interesse humno em mantê-la "bem".

    ResponderExcluir
  5. Ana Lúcia....1°ano A...manhã...Geo Sul
    A Terra é local onde nós devemos respeitar,pois é uma criação magnífica.
    A terra comparada no texto como sendo uma nave, nos faz lembrar que todos nós estamos juntos,apesar de parecer que estamos longe,pois caso está nave caia todos nós morreremos.
    O texto mostra também que temos de ser responsáveis pelos nossos atos, e começar a cuidar mais dessa terra que moramos,para todos conseguirem salvar suas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Andrade
    1º ano A (Geo Sul) manhã
    A terra está sendo destruída e as pessoas não estão nem ai, pensam que os recursos, alimentos, energia, vão durar para sempre e não é verdade.
    Nós temos que fazer algo para reverter essa situação enquanto nos ainda existe tempo, temos que ter respeito e não usar mais os materiais que prejudiquem o meio ambiente, usar apenas recicláveis e dividir tudo igual para todos, por que ninguém é melhor do que ninguém para ter algo a mais.
    Apenas assim teremos um mundo e uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  7. Vinicius Felismino
    1°ano A(Geo Sul) manhã
    A terra é um local de grande importância para a vida dos seres vivos,por isso devemos cuidar muito bem dela.A terra e comparada no texto sendo uma nave para mostrar que nela há grandes desigualdades sociais,mais ainda tem tempo de mudar isso dividindo-se de igual pra igual.A terra deve ser bastante tratada para que um dia ela nao possa se acabe por inresponsabilidades humanas.

    ResponderExcluir
  8. David Lucas (11) 1°ano A Manhã (Geo Sul)
    A terra é como se fosse a nossa mãe e por isso temos que cuidar dela.Mas não é isso que esta acontecendo hoje em dia,as pessoas não sabem dividir ou tem pessoas com muito ou com nada, essa desigualdade social que esta acabano com o nosso planeta mas a também outras coisas como:a produção de armas que destroem cidades inteiras.
    Para mudar essa situação temos que ser mas humildes, gentis, amorosos, respeitadores, com paz no coração, ajudando o próximo sem pedir nada e troca e varias outras coisas que podemos fazer para salvar o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  9. Joelson Leiros (28) 1°ano A Manhã (Geo Sul)

    Temos que cuidar melhor da terra,pois sem ela nos não vamos conseguir viver,temos que ajudar uns aos outros e deixar de lado a classe social da humanidade e sim ver as consequências que podemos ter se não cuidarmos melhor da terra.Devemos olhar a terra como uma coisa grande e importante e não ver ela uma coisa sem importância.

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Lopes Martins 1º a manhã (geo Sul)
    O problema do mundo seria em grande parte a desigualdade social existente em todo mundo e a sua auto destruição através da criação de armas de destruição em massa que juntas poderiam destruir a terra varias vezes.

    ResponderExcluir
  11. Narah Berthyse
    1° ano A - manhã - Geo Sul.

    A terra não vai diferenciar o pobre do rico quando os recursos dela se esgotarem. Por isso nós, como seres humanos, devemos cuida-la e saber dividir aquilo que ela produz igualmente. A terra é a nossa mãe, sem ela nós não existiríamos, então devemos dar valor à ela, cuidar de seus recursos, não construir armas que a possa prejudicar. E no dia que a Terra tiver um arrasante problema natural, ela não irá destingir o pobre do rico, estamos todos no mesmo barco, temos que cuidar da nossa “mãe” enquanto existe tempo, pois ela é o espaço onde vivemos e convivemos com as pessoas, e esse espaço merece todo e qualquer tipo de zelo e amor.

    ResponderExcluir
  12. Amanda Toscano
    1º ano A - Manhã - Geo Sul

    O texto fala da importância de cuidarmos da terra e não vir a inventar meios que venham a destruí-la. Estamos todos juntos, o que vier a prejudicar um irá prejudicar o outro, então temos que deixar de lado questões sociais porque não há uma pessoa melhor que a outra, a terra é nossa “mãe” então temos que cuidar muito bem dela, antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  13. Ítalo Andrade Silva 1º Ano B(Geo SUL)

    De acordo com Leonardo Boff o planeta gaia ou a "biosfera" é um conjunto formado pela atmosfera, hidrosfera e litosfera.
    Esse conjunto deve ser cuidado,amado e tratado como um organismo só e cuidar apenas parte dele não adianta pois um sisitema é preciso ser cuidado como um todo para que ele funcione, portanto devemos preservar a natureza para que dela possa retirar os alimentos como também posamos respirar um ar fresco sem poluição.

    ResponderExcluir
  14. Luis Ernesto Clementino Roldão, 1º Ano E(Geo Sul), Nº:27

    Já que não existe amor igual ao de uma mãe, então deveríamos dar de volta, pelo menos, um pouco de amor e carinho que recebemos dessa nossa Grande Mãe, como não vivemos sem consumismo pode-se consumir de forma sustentável, para que além da nossa geração, populações mais pobres e futuras gerações possam usufruir do que Gaia( Terra ou biosfera) nos dá; tirando o que precisamos da natureza com consciência, responsabilidade e dando tempo para que Gaia posso “gerar mais filhos” para suprir a ausência dos “perdidos”.

    ResponderExcluir
  15. Hiago Dantas Medeiros, nº: 21.
    1°ano D, matutino, GEO SUL.

    O texto nos mostra que devemos preservar a Terra, pois assim como nossa mãe ela é de grande importância para nós. Mas não é o que acontece, pois ao invés de preservarmos estamos é destruindo a nossa mãe “terra”, desde promover a desigualdade social, até destruir o meio-ambiente, enfraquecendo-a cada vez mais com o passar do tempo, e se continuarmos nesse ritmo perderemos a nossa “GAIA” e o que ela tem de melhor para nos dar. Porém temos como impedir basta preservá-la.

    ResponderExcluir
  16. Mariana Castelo~~1°ano A
    A terra esta sendo destruída pouco a pouco, e ninguém faz nada pra melhorara, temos que preserva-la pois do geito que esta vamos perder a nossa 'GAIA'.

    ResponderExcluir
  17. Mariana castelo~~1° ano A ( GEO SUL) ***^

    ResponderExcluir
  18. Paulo José Leandro,nº:45
    1ºanoD,Manhã,Geo Sul

    O texto retrata a importância e as dificuldades enfrentadas pela nossa grande “Gaia”; a Terra, que além de ser viva, também é mãe de todos que nela habitam. O autor compara a Terra a uma grande aeronave espacial, de modo que enfrentamos os mesmos tipos de dificuldades em relação à divisão social e econômica das classes. No juízo final de nossa “mãe” não haverá distinção entre ricos e pobres.Nossos recursos são finitos e, portanto descartam privilégios de qualquer natureza, para quem quer que seja. Estamos na mesma situação, todos somos iguais perante a força maior e ao meio, então temos os mesmos direitos e deveres. Dentre nossas principais obrigações está proteger e preservar a natureza acima de todas as coisas, pois se começarmos a degradá-la desenfreadamente , além de causarmos um grande desastre natural , iremos nos auto-destruir.

    ResponderExcluir
  19. Micael Barbosa Bezerra Vieira N° 41 1°ano ´D`, manhã. Geo sede(sul)

    o texto evidência a situação em que se encontra a terra, o planeta, onde estamos vivendo atualmente,enfrentamos por nossa culpa e irresponsabilidade todas as respostas da terra a nossas agressões, só ela, criatura toda perfeita nos disponibiliza a chance de vivermos tão bem ainda sim estragamos a oportunidade.Nossos recursos naturais ão finitos e o dizimamos como se fossem infinitos e nunca acabassem, como numa nave estamos dividos em classes sociais e subdivisões, sendo que na hora que os nossos recursos acabarem, a classe que fica nas bagagens e a classe executiva sofrerão juntas, então a única chance é se nós nos agregarmos sem divisões e salvarmos o nosso planeta terra.Gaia a mãe de todas as criaturas.

    ResponderExcluir
  20. Gabriel Leal Rolim,1°ano E(Manhã),n°10,Geo Sul

    O texto mostra que a maioria da população do mundo vive deploravelmente , e o texto nos leva a pensar que está tudo conectado,então o ser humano explorando muito a terra estará automaticamente se destruindo ,pois como no texto diz que Gaia é a mãe de todos os seres vivos ,pois assim o planeta irá se abalar com a perda de varias dependências com a ''Mãe'', no caso , Gaia.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Caio Matheus 1º ano-b Sul
    O segundo parágrafo retrata sobre a água o combustível necessário para nossa sobrevivencia. Ele fala também que de toda água presente no mundo apenas 1 por cento é potável, 4 por cento é doce, mas não é totalmente consumível e 95 por cento é água salgada.Já o último paragrafo fala das maneiras como nós estamos matando a "GAIA". Uma delas e eu acho que é a principal é a agressão ecológica.
    Os políticos brasileiros eram para ser os mais enteressadoos em preservar suas riquezas naturais,porque se você parar para pensar bem o Brasil é um dos países que tem maior recurso natural e alguns políticos não estão nem se importando com a natureza local.Eles deviam pensar que sem a terra nós seres humanos não conseguimos viver.

    ResponderExcluir
  24. José Thiago Lins Bezerra, 1°ano E, N°16, Geo Sul

    Terra ou Mãe Gaia é a mãe de todos os seres, na qual há um ser racional, que por sua vez está fazendo algo errado, ele esta acabando com o mundo em que vive e com sua espécie para o seu bem estar, mas ao afetar o mundo, terá como consequencia afetar a sí mesmo, pois a Terra é sua casa e a casa de todos os seres.

    ResponderExcluir
  25. Miguel Xavier Bezerra Barbosa,Número:31
    1º ano F Tarde (Geo Sul)

    Leonardo Boff faz uma relação muito interessante do mundo com uma deusa grega,Gaia(siginifica Mãe da Terra).Ele comenta que a nossa suposta Gaia está sendo aos poucos destruída,não importando com as classes sociais,nem com seus objetos de valor.No mundo devemos tentar utilizar o necessário,por exemplo,passamos horas no chuveiro disperdiçando água.Os governos deveriam se preocupar mais com a ecologia do planeta,deixando de lado a construção,por exemplo,no Brasil,de estádios para a copa do mundo.Enfim Devemos Cuidar Mais De Nossa Gaia.

    ResponderExcluir
  26. Yusef Richard 1ºano-E manhã Geo sul

    O texto trata do planeta terra, de tudo o que nela pode ser encontrado, sentido e visto. Compara a situação da população nela existente com um meio de transporte onde todos passam por uma classificação de hierarquia de classes. Des-taca também a importância de se passar por uma transformação onde haja um equilíbrio moral e ético. Muitos estão aprendendo a compreender a importância que a mãe terra, mitologicamente chamada Gaia tem sobre todos,incentivando uma mudança de hábitos.

    ResponderExcluir
  27. Beatriz Santiago 1º B19 de abril de 2011 às 16:28

    O Texto em todas as suas partes reflete sobre a triste condição da terra, entregue nas mãos dos homens e mulheres, ou seja, entregue a destruição. Ao mesmo tempo, o texto mostra esta terra como nossa grande mãe, utilizando a expressão da mitologia grega: ”GAIA”, e chama a atenção para a urgência que temos de salvá-la de nós mesmos. Neste ponto, revela que já não adianta nossas divisões, precisamos nos unir em favor daquele que é o nosso único lar: a terra.
    Este lar sempre pronto a nos acolher tão bem, encontra-se ameaçado por nossa irresponsabilidade. Como mãe, nave, macroorganismo, etc, não importa. Todos que estão dentro dela, se não se unirem, irão cair juntos, não importando a situação socioeconômica. Por causa da nossa irresponsabilidade, pagaremos o preço. O mesmo desenvolvimento que gera avanços e tecnologia, contraditoriamente influencia essa “autodestruição”. O que fazemos ao planeta, fazemos a nós mesmos.Precisamos cuidar da nossa grande mãe Terra.

    (Beatriz Santiago 1º B)

    ResponderExcluir
  28. Mário César - 1º Ano A - nº 38 - ( Geo Sul)

    O texto expõe a terra como uma grande mãe, que tem por natureza, o objetivo de sustentar os todos os seres viventes. Apesar de disponibilizar serviços para todos; uma pequena parte privilegiada usufrui desse valioso bem enquanto todo o resto de sustem com pouco.
    A mãe Gaia nos cede inúmeras coisas, mas o ser humano não retribui adequadamente. A terra está sendo destruída pelo próprio homem, armas de destruição em massa, poluição desmatamento... Tudo isso acaba prejudicando o próprio homem. Mas para tudo há solução e para isso os verdadeiros hérois deste mundo estão agindo. Ecólogos, geógrafos, biólogos, todos articulados em um único objetivo, salvar a mãe terra, e porque não dizer salvar a mãe Gaia.

    ResponderExcluir
  29. Matheus Trajano Duarte, Nº40, Turma: D
    1°ANO(manhã) SEDE(SUL)

    O texto aponta o planeta Terra como principal parte das evoluções e existências dos seres vivos, se comparando como mãe de todos. Dando como exemplo um avião que tem suas divisórias de Classes A,B,C. A Terra no texto é chamada de GAIA por causa que ela é mãe de todos os seres vivos e o homem tem que proteger as espécies e ajuda-lás para não entrar em extinsão...

    ResponderExcluir
  30. Manuella Rocha Moury Fernandes Barros e Silva Nº:25 ---> 1º ano F- Tarde ---> Geo Sul

    O texto fala sobre a Terra, que seus recursos devem ser preservados pois nossa vida depende dela, a Terra tem todo um sistema complexo, e se pelo menos um deles falhar o TODO irá se prejudicar. No texto ela é comparada com uma nave espacial, que tem recursos limitados para que todos consigam sobreviver, se não houver uma boa administração os recursos serão esgotados e todos os seres que dependem disso serão extintos.

    ResponderExcluir
  31. Igor Palma Barbosa- n°16 -1° ano F- Geo Sul- Tarde

    O texto procura retratar, principalmente, a relação que os terráqueos (principalmente os seres humanos) têm com o ambiente em que vivem.A abordagem feita aqui nada mais é que um conselho para melhorar a situação do planeta,formando uma espécie de corrente entre todos os homens habitantes dessa imensa “mãe”,incluindo desde a camada mais rica até a mais pobre,tendo em vista que todos estão no mesmo barco.O que o homem não entende é que destruindo o meio em que vive estará destruindo a si mesmo e é o que vem fazendo ultimamente.Porém se todos se empenharem nessa árdua tarefa,ainda haja uma solução! Os governos precisam investir mais em ecologia e reeducar a sociedade para esse grande problema!

    ResponderExcluir
  32. ALBERTO MAGNO M. A. PALMEIRA - 1ºano B (geo sul)

    A terra como GAIA,como mãe,como nave espacial,possui elementos em perfeito equilíbrio,mas uma pequena parte dos seus "viajantes" está explorando de tal forma esses elementos ,que nossa "mãe" nos oferece,que está pondo em risco não somente a parte,mas também está pondo em risco "o todo" ,visto que o espaço em que vivemos é sobre tudo um produto das nossas ações SOBRE Á NATUREZA.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Ewerton Felipe de França Oliveira Andrade/ N°.:13/Turma:1°ano/Turno: Tarde

    O texto fala sobre como nós devemos agradecer mais a terra e a comparar em principio como uma nave espacial, que sem cuidados e sem manutenções ela não vai ter mais como nos sustentar. Esse é o ponto principal, pois a maioria dos seres humanos não está ajudando a fazer a "manutenção” necessária para que a nossa GAIA possa nos manter vivos e nos suprindo de alimentos e vida e se nós não cuidarmos dela os seus suprimentos e sua vida acabarão.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Larissa Monteiro Dias Pinto - Nº.:22 - Turma: 1º F - Turno: Tarde - Geo Sul
    -------------------------
    O texto nos alerta sobre a importância do espaço onde vivemos, pelo fato de que ele é vivo como nós e deve ser bem tratado.Leonardo Boff compara a Terra com uma nave espacial e também como nossa "mãe", em ambas as comparações ele diz que nós devemos cuidar dos poucos recursos presentes em nosso planeta, buscando dividí-los igualmente e de uma forma que não agrida a natureza.

    ResponderExcluir
  37. Lucas Werner F. Almeida/ Nº:24/1º F - Turno: Tarde - Geo Sul


    O texto faz várias comparações da terra,entre elas comparando a deusa grega com a terra pelo fato da fertilidade.Leonardo Boff procura dizer que temos que cuidar melhor da nossa terra , porque se continuar assim ,não vamos morrer de 2012 ou qualquer mentira que andam inventando mas sim, com as armas e objetos nucleares, vale se alertar no combate dessas armas e do desmatamento exagerado .

    ResponderExcluir
  38. Italo Palma Barbosa-1ºano F-Tarde-nº17-Geo Sul
    O texto no começo faz uma relação da terra com a deusa gaia(mãe da terra)que busca mostrar que gaia era a fonte da vida.Já na segunda parte ele dar um exemplo de uma nave espacial em vôo retratando as diferenças sociais entre a população mas com o intuito de mostrar que todos caminhão para um mesmo destino.Já no final ele passa uma mensagem de amor a terra.

    ResponderExcluir
  39. Bárbara Rachelli Farias Teixeira,Número:05
    1ºano F Tarde(Geo Sul)

    A terra é um sistema interligado.Entre a mitologia é considerada Gaia (Mãe),lugar de fertilidade, berço do surgimento da vida.Onde se projeta todo e qualquer ser à evoluir-se a partir dela.Somos todos unidos a ela,apesar de todas as diferenças culturais éticas e sócias,e sofremos o mesmo problema, o esgotamento de recursos essências a vida.Se não procurarmos preserva “GAIA”, estaremos aos poucos acabando com toda a vida presente nela, em conseqüência estaremos destruindo todo e qualquer ser vivo. Temos que aprender a preservá-la em conjunto, para que haja uma real modificação das ações humanas, resultando em recursos a todos.Temos que aprender a pensar não só em nós, mas na população mundial como um todo que é interdependente.

    ResponderExcluir
  40. Jorge Junior Santana Menezes, Número 18
    1°ano F Tarde (Geo Sul)

    O autor (Leonardo Boff) fala que a terra e como uma espaço nave,que tem seus recursos limitados e que os seus passageiros tem uma divisão social,mais com isso embora seja diferentes estão indo para o mesmo destino, pois a nave esta ficando sem ''recursos'' para ambos passageiros,e com isso os passageiros irão acabar morrendo com a falta de recursos,e que com isto teremos que cuidar mais da nossa mãe terra pois se continuar assim isto ira acontecer cedo ou tarde.

    ResponderExcluir
  41. Wamberto da Cruz Barbosa Júnior, 1° ano D ensino médio, matutino,número 56, sede GEO sul

    terra como Gaia transmite o que é a vida do planeta, trazemos de certa forma a natureza como algo religioso e espiritual que merece de cuidados sendo assim o lugar em que vivemos e o lugar que devemos manter conservado, como nós também morremos a natureza um dia também morre.

    ResponderExcluir
  42. Thales luan bezerra formiga,1°anoB ensino médio
    número 51 geo sul:

    "Terra como um super-organismo vivo, chamada pelos cientistas de Gaia, a Grande Mãe dos antigos, que tudo gera e sustenta."A mae natureza a que tudo criou está ameaçada por todos seres humanos até por aqueles que a ela o ajuda.Comparamos a terra como o tudo que da origem á coisas mais complexas e subjetivas.Nao podemos danificar aquilo que nos sustenta devemos sempre pensar nisso, pois ela nos ajudou mo passado mas como desta vez não a ajudamos ela retribuio e como!

    ResponderExcluir
  43. Larissa de Lima Ramos,1°ano D,Nº:33,Manhã,Geo Sul.
    A Terra um macroorganismo de tantas belezas físicas e naturais. Uma "Mãe-Viva", gerando seres. Comparada a uma "Aeronave- Espacial", onde a Terra está sendo "dividida" de forma desigual, onde alguns estão sendo privilegiados e outro não. Temos como principal obrigação proteger a Natureza, o ser que geme todas as coisas, caso contrário estamos nos auto-destruindo.

    ResponderExcluir
  44. Themir Candeia Quintans, 53º, 1ºanoB, Manha, Geo Sul
    A Terra ou “Gaia”, ou seja, a nossa mãe Terra, que com uma combinação de fatores precisos que nos propicia a vida. No entanto a espécie humana vai desperdiçando esse privilegio, a única coisa que nos foi designada foi repartir de forma igual os recursos naturais que a própria Gaia nos fornece, para que assim a vida se perpetue na Terra, mas há uma grande desigualdade social e ainda uma forte degradação ambiental, e por a Terra ser um “Macroorganismo” podemos dizer que estamos matando-a, e com isso todas as espécies que nela vivem também vão tendo mesmo destino. Mas nem tudo está perdido, a humanidade, ou parte dela vem se conscientizando, e percebem que por suas próprias criações a terra e nos vamos sendo destruídos. Então que re-surge a Ecologia como criação daqueles que tem esperança na salvação do planeta, e que por seu amor por ela tentam conscientizar as demais pessoas de que nossas vidas e a da Gaia depende exclusivamente de nos.

    ResponderExcluir
  45. Vanylk Sousa - Nº47 - Turma E - Sede Geo Sul

    Por que não podemos viver em equilíbrio com o mundo sem excluir ninguém? Deveríamos viver com harmonia sem destruir o planeta e sem prejudicar consequentemente as futuras gerações, seria nosso papel como cidadãos da Terra aproveitar o que o mundo tem a nos oferecer sem destruir a natureza, a biosfera, pois quem pode pagar um preço alto pelos nossos erros são nossos filhos, netos, etc. É mais ou menos a ideia do texto no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  46. Victor Wagner nº56 1ºano b-geo sul


    Mãe-terra brada por amor dos seus filhos que em muitos anos estam ajudando para a sua destruição.Para isso não ocorrer devemos nos unirmos não dando importância a uma divisão social para um bem comum nesse caso a sobrevivência da terra.

    ResponderExcluir
  47. Gabriel Pereira - Nº20 - Turma A - Sede Geo Sul.

    A terra é a nossa riqueza , é nela que encontramos as coisas boas, e é ela que nós devemos zelar, cuidar , para que no futuro não possamos ser surpreendidos com algumas reações que não gostaremos, passar a tratar a terra como se trata o seu melhor amigo, também conscientizar as pessoas. E assim viver bem com as pessoas e com a terra de um jeito bom e que não possa sofrer nenhuma consequência.

    ResponderExcluir
  48. Victor de Medeiros - 1° D (Manhã) - Geo Sul - n° 54.

    O que pude compreender do texto, é que já que a terra é mãe natureza, (daí o fato de gaia ser a sua imagem), ela mantém um equilíbrio com seus elementos e nós, como bons cidadãos temos o dever de se concientizar cada vez mais, ajudando a preservar a natureza, fazendo assim com que seu equilíbrio permaneça.

    ResponderExcluir
  49. Karina Fernandes(Nº 30) Turma D / Geo Sul

    Como uma mãe a terra dá aos seus habitantes as mais diversas riquezas que somente eles podem desfrutar.E as desiguildades sociais como o centro do universo , onde o rico tem mais poder que o pobre ,tendo mais privilégios, e os pobres que cada vez mais vem se tornando a maioria se afudando mais em um mundo sem conhecimento e subordinado , mas para a sobrevivencia das presentes gerações e desenvolvimento das futuras é preciso a união das classes pela luta contra a destruição da terra, pois não havera divisão entre pobres e ricos caso haja o esgotamento dos recursos todos irão sofrer as consequencias , é preciso manter o equilibrio e dá tranquilidade a Mãe terra!

    ResponderExcluir
  50. Thalita Raquel - N° 56 - Manhã - A - Geo Sul.

    "Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos... Que a fome mata e a miséria humilha. Eu sonho ver um mundo mais humano, Sem tanto lucro e muito mais partilha."
    O texto quer retratar que o mundo tá se acabando aos pouco sem ninguém perceber, e que nos também fazemos parte dela, se acabarmos com ela também morreremos, então por isso precisamos preservar o meio ambiente. A terra como nave fala que nos temos que se juntar e fazer tudo que está ao nosso alcance para salvá-la e transformá-la numa terra limpa e protegê-las contra os perigos de quem quer destruí-las.

    ResponderExcluir
  51. Ana Talita-n°1 / 1°ano E (Geo Sul)

    O texto de Boff fala sobre a nossa querida "Mãe Terra",nós demonstra o quanto ela é fundamental em nossas vidas e o quanto somos leigos em não repararmos essa importância.
    Ele nos apresenta o atual problema sofrido por Gaia, sua exploração inconsciente e desvalorização tem acabado com seus recursos os quais, vale salientar, foram a "base" de varias gerações, mas se não cuidarmos e continuar como estar, poderá deixar de ser a das futuras gerações.
    Homem e natureza formam um meio, o qual precisa ser analisado de forma que ambos ganhem,pois, um depende do outro,precisamos da "terra" e de seus recursos para sobreviver e ela necessita de nós para se manter, uma verdadeira relação de Mãe e filho onde um depende do outro para sobreviver.

    ResponderExcluir
  52. Diogo Ventura Dantas N° 13 1°ano ´D`, manhã. Geo sede(sul)

    O texto fala sobre o a grande importância da terra e da maneira que os seres humanos a tratam, com o passar do tempo o homem vem destruindo a terra pouco a pouco sem controle acabando com os recursos naturais apenas por ganancia sempre atrás de mais dinheiro de mais recursos de mais status sociais de mais desenvolvimento mais isso tem um limite os recursos naturais da terra tem um limite e se o homem continuar assim eles logo acabaram, o texto faz uma analogia as classes sócias existentes hoje em nossa sociedade onde poucos possuem muito e muitos possuem pouco recursos mais no final isso não ira valer de nada pois no ritmo que a devastação ao planeta esta a terra não suportara e os seres humanos irão perecer, devido a isso teremos que entrar em um consentimento e começar a preservar a terra pois se todos se unirem passaremos por mais essa dificuldade junto assim salvando a nossa amada mãe terra Gaia.

    ResponderExcluir
  53. Thayná Galvão
    1ºANo D (Geo sul)

    Esse texto fala sobre uma diferença da terra como um ser vivo,colocando na frente dela
    a globalização mundial,e recursos ilimitados como:Allimentos.
    A terra se tornou um obejto do ser humano onde pode ser destruida por ele a
    qualquer momento de qualquer forma, sendo teoria ou mitologia,
    a Terra, nosso planeta, merece nosso respeito

    ResponderExcluir
  54. Ana Beatriz Eufrauzino de Araújo/ n° 3/ 1° ano B Geo sul

    O texto nos mostra que independentemente de nossa condição financeira e social, se estamos num elevado nível na sociedade, ou em um baixo nível, de qualquer forma, tudo que acontecer afetará a todos, os acontecimentos não escolhem raça, cor, região, eles acontecem. E muitos deles, por irresponsabilidade humana, ainda temos tempo de mudar esse quadro.
    Se todos nós nos juntarmos e passarmos a cuidar de Gaia, nossa mãe Terra, podemos reverter, e previnir, escapar de catátrofes que logo, logo iram acontecer.

    ResponderExcluir
  55. Nathalia Ferreira Lisboa N°-32.1°ano F(tarde). Geo Sul.



    O texto mostra que todos nos estamos em uma mesma situação na terra, qualquer coisa que aconteça afetara a todos, mesmo sendo de uma classe econômica mais elevada a uma mais baixa, essa situação no texto é comparada a terra com uma nave mãe que todos nos estamos dentro de uma mesma nave com os mesmos recursos. Precisamos cuidar melhor do planeta e da natureza (Gaia “grande mãe") para que ele continue em seu perfeito equilíbrio e seja desfrutado por gerações futuras.

    ResponderExcluir
  56. Andressa Kelly da Silva Nunes 1ºanoD,Nº:08,Manhã,Geo Sul

    Entrar em harmonia com a "Mãe Terra",não é tão difícil basta cada um fazer a sua parte cuidando do que é mais essencial em nossas vidas,são atitudes indispensáveis que devem ser iniciadas desde já.Não importa a qual grupo social você pertença,o importante é que todos juntos lutem para o bem em geral.

    ResponderExcluir
  57. Matheus Lima Moura De Araújo, nº: 28, 1 Ano "F", Tarde, GEO SUL.

    Leonardo Boff associa a deusa grega gaia ( mãe da terra) com o mundo. Ele faz outra comparação, onde ele diz que a "Terra e a humanidade podem ser consideradas a uma nave espacial em pleno vôo e que essa nave tem recursos limitados de combustível, alimentos e tempo de transcurso". Ele comenta que a terra atualmente esta sobre o comando do ser humano e que ela pode ser destruída, não por algum meteoro ou catástrofes naturais, e sim pelo próprio “filho” da mãe da terra, o ser humano. O ser humano hoje em dia se preocupa mais em melhorar a sua vida sem se preocupar com o meio ambiente e suas conseqüências. O que todos nós deveríamos fazer era considerarmos a terra como nossa verdadeira Gaia ( mãe da terra) e cuidarmos e preservamos nossa “mãe” , aquela que nos dar a vida, moradia, e nos alimenta.

    ResponderExcluir
  58. Ana Paula M Lopes(4) 1° D, Manhã. Geo Sul.
    Segundo Leonardo Boff,a terra transformou-se atualmente no grande e obscuro objeto do amor humano. Pois estamos sendo destruídos por nos mesmo, por causa da irresponsável atividade humana.

    ResponderExcluir
  59. Colégio:Geo Sul
    Aluno:Matheus Alves Gomes
    SÉRIE:1ºano G tarde
    A Terra se manteve em equilibrio que perdura a mais de milhões de anos,com seus recursos,que na atuaçao situação se encontram de forma instável e limitada,hoje se encontra em situação alarmante sendo usufruídos de forma diferente pelas mais variadas classes.Na atual situação todos devemos colaborar para uma maior preservação ambiental visto que, estamos inseridos em um mesmo espaço, com isso um feito realizado em qualquer lugar do mundo repercute em uma escala global , devido a uma maior interdepedência e unitariedade mundial.

    ResponderExcluir
  60. GABRIELA MEDEIROS FORMIGA MOREIRA 1º ano B geo sul

    É abordado inicialmente o fato de que a Terra não se trata apenas daquilo que está ao alcance de nossos olhos , mas trata ainda mais da relação de combinações que proporcionam a vitalidade dos seres que nela residem. Estende-se a abordar a desigualdade social, presente em todas as dimensões e que representa um ponto negativo para a vivencia social e apesar do relatado não deixa de destacar que todos tem direitos iguais sobre os recursos desta gigantesca morada e que com o esgotamento(causada pela não preservação)todos terão o mesmo fim independentemente do nível social a que pertença .Em particular , posso concluir ainda que a parte que representa um maior destaque seria: A Terra, objeto de amor - que é amada pela humanidade de forma duvidosa e totalmente mal esclarecida, já que com o passar dos tempos percebemos que somos totalmente dependentes desta "mãe superior" e continuamos a não preserva-la e que querendo ou não se este fato não for revertido causará o nosso indesejável fim, o que podemos concluir independentemente do nosso nível de intelectualidade , já que se cuidarmos ela continuará a existir , caso contrario não mais poderemos dispor de sua matéria e catástrofes a nossa espécie acontecerá.

    ResponderExcluir
  61. Júlia Simas(Nº26) Turma 1ºD / Geo Sul

    Certamente o que Leonardo Boffe citou não é uma grande novidade para todos ou alguma parte do total.Mas mesmo sabendo disso e com plena convicção dos nossos atos agredimos dia pois dia ''nossa mãe Gaia'' sem medo de resultados,porém hoje ja conseguimos observar as nossas consequencias tanto naturais como humanas.A feichando os olhos para a situação e agredindo mais e mais a nossa''casa''

    ResponderExcluir
  62. Marina Freire Araújo,Geo Sul(1ºB,Nº38)

    Terra , um planeta em risco

    O nosso planeta vai muito além do que imaginamos, ele é muito mais complexo. E esse fato já começa ocorrer pela sua denominação.
    Por que um planeta que é composto de aproximadamente 70% de água recebe o nome de Terra?No meu ponto de vista, podemos levantar a hipótese, que isso é decorrente da significação para os antigos gregos, que viam na deusa Gaia(terra), uma grande acolhedora de todos os seres, uma majestosa “MÃE”.Desse modo, temos que o nosso maior lar é o planeta em que vivemos, é dele de quem retiramos os recursos necessários para nossa própria sobrevivência, mesmo muitas vezes cometendo excessos desnecessários.
    Essas atitudes tomadas por muitos, nos levarão a um verdadeiro “efeito dominó”, começando com a escassez de componentes do meio ambiente, ocasionada pela degradação do mesmo, que acabara acarretando em catástrofes climáticas e a um verdadeiro caos, que não afetara somente a base da pirâmide social e sim toda ela.
    Por isso precisamos realmente levar a sério o modismo em relação à conscientização ambiental, porque somente alterando nossas ações e pensamentos, poderemos ter um futuro em que haja maior estabilidade e garantias de em relação à continuação da espécie humana.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo disse...
    Júlia Simas(Nº26) Turma 1ºD / Geo Sul CORREÇÃO

    Certamente o que Leonardo Boffe citou não é uma grande novidade para todos ou alguma parte do total.Mas mesmo sabendo disso e com plena convicção dos nossos atos agredimos dia pois dia ''nossa mãe Gaia'' sem medo de resultados,porém hoje ja conseguimos observar as nossas consequencias tanto naturais como humanas.A humanidade está sim feichando os olhos para a situação e agredindo mais e mais a nossa''casa''.

    20 de abril de 2011 17:29

    ResponderExcluir
  64. ISABELLE NASCIMENTO DE FARIAS
    1° D manhã - Geo sul

    Há pessoas que se preocupam com a Terra mas não tomam atitude nenhuma para conservar o planeta. Precisamos agir, afinal, somos nós o causador de tantos problemas. E com todos esses problemas, já que não agimos, as concequências voltará pra todos.

    ResponderExcluir
  65. LAYLA SERRANO DE LACERDA
    1°G tarde-Geo sul N° 16

    Concordo plenamente com a opinião e o ponto de vista do autor,pois ele demonstra muito bem a realidade e o que nós seres humanos em geral{pobres ou ricos}estamos fazendo com a natureza e o que mais achei interessante foi a sua colocação com relação a solução para o problema citado no texto,devemos nos unir de fato,em prol de um único propósito:a continuação da nossa existencia,elaborando assim metas de preservação que resolva ou pelo menos amenize os efeitos maléficos que causamos ao planeta Terra.

    ResponderExcluir
  66. LARISSA DE MELO PEREIRA 1º B -GEO SUL

    A terra um local onde vivemos e aprendemos.O grande problema da terra é a desigualdade social ,na qual a maioria é pobre e a minoria é rica,esse quadro poderia ser invertido caso todos resolvessem ajudar,pois só há duas soluções:ou nos salvamos ou morremos.Mas a desigualdade social não é o único fator,existem muitos outros dentre eles:o uso de armas e a degradação da terra,da da mãe terra e quanto mais rápido resolvermos esse problema mais rápido salvamos uns aos outros.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Carla Andréa Mendonça n° 12
    1° - d ( MANHÃ ) geo SUL
    O texto aborda a difícil tarefa da preservação do meio em que vivemos. A mãe terra ou gaia a fonte da vida humana sofre com a destruição, feita pelas pessoas de diferentes situações sociais que ao prejudicar a mãe terra não percebem que estão prejudicando a si mesmo pois todas as conseqüências nós que iremos sofrer. Precisamos apreender a se unir para poder salvar a nossa fonte de vida onde as diferenças entre a população seriam deixadas para trás e assim conseguiríamos ter mais consciência e responsabilidade sobre nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  70. Larissa Maria Montenegro de Vasconcelos, nº 34
    1º ano B, Geo Sul

    A terra é a nossa vida em si, mas temos que arcar com conseqüências que podem ser resolvidas mas com cada um fazendo a sua parte.
    Como Leonardo Boff diz: "pouco importa a situação social e econômica dos passageiros. Todos estão dentro da mesma nave e correm a mesma ameaça de vida" Eu acho que independentemente de nossa classe social depois da morte todos vamos pro mesmo local, porque não existe ninguém melhor que ninguém.
    Podemos perceber que o mundo atualmente vem se tornando cada vez mais diferente, além de sabermos que corremos perigo pelas famosas armas, também temos a natureza indefesa que está "revoltada" com os nossos atos, o pior é que só agimos contra os indefesos. A melhor e unica opção que nos resta é cuidar da natureza pra conseguir salvar nós todos.

    ResponderExcluir
  71. Gabriela Dantas Medeiros, 1º ano B, Geo sul

    A terra nos dá, sempre deu, e vai continuar nos dando tudo que precisamos se soubermos utilizá-la da melhor forma possível, se conseguirmos atuar com princípios básicos para uma boa relação com o mundo e com todos. A terra com Gaia, a Terra como um ser vivo! Se tratamos um indivíduo da melhor forma possível, com respeito, provavelmente seremos correspondidos. É exatamente isso que acontece com a mãe natureza, estamos tratando-a cada vez pior, e consequentemente, seremos tratados cada vez pior. Se não mudarmos nossa atitude diante da terra, essas catástrofes que vimos e ouvimos quase toda semana, serão cada vez mais freqüentes e atingirão a todos independentemente da classe social. Temos que mudar nossas atitudes desde já!

    ResponderExcluir
  72. GEO - Sul
    ANA LUIZA RIBEIRO ALVES. Nº: 06.
    1º ano D, MANHÃ.

    Em “A Terra como Gaia”, temos a terra como aquela que tudo gera e sustenta, e que possui um sistema de equilíbrio que sempre se renova. No texto ela é comparada a uma nave especial, onde as pessoas se dividem em classes sociais, assim como nos dias de hoje, não havendo distinção no que diz respeito ao fim de tudo e de todos. Como salvação, é (re)apresentada a ecologia, com um novo olhar para a realidade, sem mais qualquer forma de agressão contra a natureza, onde o ser humano faz parte e precisa aprender a amar e valorizá-la, pois é ela quem nos dá a vida.

    ResponderExcluir
  73. Igor Espínola winkeler 1°E-GEO SUL

    A Terra é local onde nós devemos respeitar,pois é uma GRANDE CRIAÇÃO com muitos detalhes. Na qual devemos preservar e compartilhar o que temos com os outros... Aos poucos ela está sendo destroida pelos humanos com os bens retirados dela! E modificados pelo homem para o mal, além de atitudes impensadas aos poucos vai destruindo a nossa Mãe terra... PENSE MAIS CONSUMA MENOS!

    ResponderExcluir
  74. Davi Cavalcanti Luna 1ºano "A" Nº10 Geo Sul

    O texto fala que a Terra está em sutil equilíbrio. É aquilo que da origem a tudo, que se não cuidarmos bem dela, todos nós sofreremos as conseqüências independente da classe econômica e social.Fala que precisamos dar valor a ela, pois é ela que nos alimenta e que nos deu vida

    ResponderExcluir
  75. Demétrio Carlos Pereira 1° G - Geo sul

    A compulsividade humana impera no nosso mundo, a vontade de ter mais e mais a cada dia, a falta de sapiência de que o futuro não haverá com esse descontrole com essa destruição das materias-primas, resultará na destruição da nossa mãe terra.

    ResponderExcluir
  76. Matheus Oliveira 1ºB Geo Sul
    A Terra , a Nossa Gaia, a nossa Mãe ,nós devemos amá-la , porque , é ela que nos sustenta , devemos , preservá-la, e usufruir dela , da melhor maneira possível , de uma forma ,onde todos possam ter os mesmos direitos, não importando , a sua cor se é pobre ou rico , a Terra, é uma só e é de todos nós , então ,vamos tomar consciência e cuidar melhor dela, não devemos fechar nossos olhos para tudo isso que está acontecendo , com a nossa Terra, a Nossa Mãe , devemos acordar pois ainda há tempo , e se nos unirmos e mudarmos nossas atitudes em prol de um bem maior, que é a nossa Terra, com certeza , venceremos a grande batalha.

    ResponderExcluir
  77. Aluna: Caína Marinho Patriota
    Turma: 1º B GEO SUL

    Tudo que está relacionado na terra ou o que acontece nela, não causa o efeito só mente na mesma, mas também na biosfera, pelo fato de ser considerada como o todo..
    As populações no geral, englobando as diferentes classes sociais, estão situadas no mesmo planeta logo os riscos ocasionados pelos homens na terra passa a ser de interesse de todos, devendo assim tomar as devidas soluções que é estabelecer um relacionamento com todos os indivíduos de forma harmoniosa e imediata para que o declínio em relação as agressões ao meio ambiente fique estável.

    ResponderExcluir
  78. Juliana Regis Finizola
    1º ano D - nº 28 - manhã - Geo Sul
    Só com a existência de deuses pode-se comprovar a projeção da Terra. Como o nada poderia coordenar um planeta? Não podemos acreditar só no que vemos, até a ciência vem comprovando tais crenças.
    Tudo corre em nosso favor mas nós damos contra-partida. Queremos ser tão inteligentes que esquecemos que nossas futuras gerações estão todas condenadas à fome, falta d'água, escassez de oxigênio(resultante do desmatamento) e ao lixo que nós mesmos produzimos. É preciso perder para dar valor, infelizmente.

    ResponderExcluir
  79. Isadora Túlia
    1 ano D geo sul

    A Terra foi um presente o qual nos não estamos conservando, viver apenas nela não basta temos que ajuda-la para agente viva nenhuma sociedade melhor.Tudo hoje em dia deveria está voltada a ela mesmo com tudo que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  80. Lucas Nascimento Lustosa - Nº 36
    1º Ano D - Manhã - Geo Sul

    Um texto que acredito que nos obrigada a fazermos uma rápida reflexão.
    Em todo e qualquer lugar é notório que o planeta não durará mais muito tempo se a humanidade continuar no mesmo ritmo, o texto faz uma notória referência a isto, usando vários “meios”.
    Houve um momento do texto que me chamou muita atenção, A Terra como nave espacial, pois acho que é um exemplo muito prático mais realista e de uma melhor compreensão, penso que foi o momento que o autor melhor soube expressar o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  81. Vanessa Larissa Camilo Araujo - Nº 55
    1º Ano B - Manhã - Geo Sul

    Sabemos muito bem que o tema “Terra” já vem sendo abordado,discutido e criticado há um bom tempo.Mesmo assim,a sociedade faz questão de não dar importância,de “esquecer” que fazemos parte de um grande ciclo.
    Estamos unidos em uma relação de interdependencia,onde sua posição social ou economica é o que menos importa.É uma ligação tão delicada e tão arriscada que ate mesmo um pensamento egoista,é capaz de colocar todos nós em risco.O tema é de tanta importancia que podemos notar a ciencia confirmando a mitologia,quando essa trata a Terra como a Grande Mãe,uma deusa,a Gaia.
    Chegamos a um patamar em que se não houver acordo, as consequencias atingirão a todos,sem restrição.E quando a situação chegar a esse ponto,todos irão lembrar da Terra,lembrar que deveriam ter se importado com ela antes.A melhor solução é honrar o que diz a sabedoria Grega,vamos cuidar,amar e respeitar a nossa Mãe,que nos deu a vida,enquanto há tempo.

    ResponderExcluir
  82. Juliana Emyle O. Silva Nº27 Turma:1ºano D Turno: Manhã Geo Sul

    O texto nos mostra que as proprias pessoas que vive nela nao esta cuidando nem um pouco isto quer diser que estamos destruindo o nosso proprio planeta que é a nossa "MÃE TERRA". Como é que pode o homem criar armas para a propria destruição? isto acaba só mente com nós mesmo!
    Temos que cria a conciencia de que o nosso planeta é o melhor e fazer de tudo para nao o destruir.

    ResponderExcluir
  83. Lais.Fernanda-N°32
    1°Ano´D`-Manhã-Geo.Sul

    A terra como Gaia significa dizer que ela e nossa mãe e, como mãe, não queremos que ela morra. Mas, certamente, não estamos ajudando a terra, pois estamos deixando a mesma ir embora aos poucos e por isso podemos compara-la com uma nave espacial, além de existir também o fato da desigualdade social e as indeferenças entre as classes.
    Enfim, a terra está morrendo por causa de nossa irresponsabilidade, pois nos como filhos da Gaia deveriamos cuida-la e não apenas cutivar o que ela tem, sem deixar de lado a ecologia.

    ResponderExcluir
  84. Jhaynne Farias C. Lopes - nº 12
    1º Ano G, tarde - GEO Sul

    Todos nós sabemos que a Terra vem sendo prejudicada por causa da imprudência de muitos humanos, e como consequência disso estamos passando por momentos trágicos, que muitos consideram como coisas da natureza, outros como o fim do mundo, mas seja o que for, isso é irresponsabilidade de todos. O autor considera a Terra como Gaia, e afirma que deveríamos ajuda-lá, e mostra também que não é isso que está acontecendo, mesmo assim, temos que aprender a ama-la. Então, como o autor coloca no texto, a alternativa que temos é salvar a natureza, sendo assim, ajudar-nos.

    ResponderExcluir
  85. No texto, Leonardo Boff trata da terra em três aspectos: como a mãe de todos nós, com sua “indescritível fecundidade”, uma nave espacial em pleno vôo, onde as diferentes classes do avião são relacionadas com as desigualdades sociais nessa triste viagem. E também como o objeto de amor, mas um amor que pouco a pouco destrói. Sintetizando, o autor tenta nos passar a mensagem que a terra, seja como for, sofre, e espera a nossa mudança de atitude em relação a ela. Espera que podemos retribuir com carinho o amor que ela tanto nos devota.
    Tatiana Maria B de Morais - número 50, 1º ano B - Geo Sul

    ResponderExcluir
  86. Iasmin Gomes da Silva Castro, Série: 1º B, número: 23. Turno: Manhã. # Geo S
    Terra e humanidade podem ser comparadas a uma nave espacial em pleno vôo. Onde essa nave tem recursos limitados de combustível, alimentos e tempo de transcurso com diferentes proporções e com iguais importâncias culturais, regionais por estar dentro de um único todo, a nossa gaia, o qual é precisa ser preservado para ter as devidas condições de sobrevivência, em um sistema de equilíbrio de todos pela nossa auto preservação, é recíproco, poluímos o meio ambiente, e o meio ambiente nos responde as vezes de forma tão brusca, precisamos nos conscientizar a amar a terra, para que de fato possamos ter a nossa vida.

    ResponderExcluir
  87. Julio Cesar de Almeida Llarena, 20, 1 Ano F Tarde Geo Sul
    Este é um texto bastante interessante. Ao contrário do que alguns pensam a Terra não é algo que independentemente do que se faça ela não sofrerá com isso. O texto deixa isso bem claro, a Terra é um ser vivo e gera tudo o que há de mais complexo sendo por isso chamada de mãe não somente na antiguidade mas também nos dias atuais. O texto faz uma analogia bem interessante com uma nave espacial, explicando que, assim como ela, a Terra não é uma fonte inesgotável de alimentos e de combustível. Isto é uma verdade absoluta, certo que a Terra é imensa e que seus recursos são abundantes( levando em consideração a quantidade e não a necessidade)dando para nós tudo o que há de mais maravilhoso mas, a forma irracional como o homens explora esses recursos é que deve ser revista pois, se continuarmos assim, a nossa "nave" perderá o combustível que nos sustenta. Outro ponto interessante é a crítica do texto à desigualdade social . Uma verdadeira hierarquia na qual quem está no topo são os privilegiados economicamente. Mas o texto também deixa bem entendido que embora haja uns com mais e outros com menos é bom deixar claro que ainda há uma certa igualdade, afinal, todos estão na mesma nave e que, portanto,se acabarmos com nosso combustível todos caíram sem importar mais os privilégios.Então a alternativa é cuidarmos para que esse "combustível" dê para todos. Leonardo também faz questão de relembrar o que tenho certeza que todos já sabem que a Terra poderá ser destruída, não por ela mesma( através de catástrofes) mas pela ação humana juntamente com suas "máquinas".Aí então é que devemos voltar nosso olhar para a ecologia, não para sua teoria, mas para que sejamos adeptos de suas práticas.

    ResponderExcluir
  88. Matheus Carneiro
    1º ano B/ Manhã/ Geo Sul

    A Terra precisa ser cuidada, pois sem ela não vamos sobreviver, o que nós estamos fazendo não é certo, estamos tratando ela como se fosse algo inútil. Precisa-se ser conservado o meio ambiente, a destruição do planeta começa por esse meio, as pessoas pensam que a Terra é indestrutível, mas não sabem elas que o que estão fazendo é acelerando a destruição.
    Cuide do seu planeta, faça sua parte, e de aconselho as pessoas que não faz a sua.

    ResponderExcluir
  89. Kassia karoline da silva,nº:31, 1ºano D -manhã
    Geo Sul
    Bem,o texto retrata que a terra é um meio de ser vivo onde está acabando aos poucos atraves da irresponsabilidade das atividades Humanas.Que o ser humano não está sabendo cuidar desse "MÃE",que nos dar nossa vida e nos alimenta,sem comprar nada.Que essa GAIA(terra) sustenta e gera tudo , e nossas ações só está atrapalhando o desenvolvimento desse ser vivo.Então,para isso acabar só precisamos preserva-la e ajuda-lá nessa batalha contra nosso pensamento e atos de destruição .

    ResponderExcluir
  90. Daniele Pereira Cavalcanti de Morais - Nº 7
    1º ano E - Geo Sul (Manhã)


    O texto retrata a atual situação do planeta terra. Vivemos numa era de transformações aceleradas que desencadeiam sérios problemas em todos os níveis, tanto do reino animal, como no vegetal e mineral.
    Acredito que os grandes causadores dos problemas do planeta terra são os seres humanos, que não tem a consciência no seu dia-a-dia de preservar a terra. E não sabem que os mais prejudicados são os mesmo, os seres humanos.
    A terra tem as suas limitações, ou seja, um dia os recursos que ela nos oferece irá acabar, e nós não estamos nem aí com o que pode acontecer. As pessoas tem um pensamento pequeno de que fazendo a nossa parte não estaríamos ajudando em nada se os outros não fizerem também, só que estão completamente enganados, pois é fazendo a nossa parte que construímos um mundo melhor.
    A verdade é que a terra está em nossas mãos, e temos a obrigação de ajudá-la. A natureza precisa de um lugar sem poluição para viver, sem as florestas o que será de nós? Na verdade dependemos bastante da natureza, pena que o egoísmo humano não veja isso.

    Estamos aprendendo a amar a Terra como a nossa mãe, aquela que nos deu vida e nos alimenta.

    Desta vez não há alternativa: ou nos salvamos todos ou todos pereceremos.
    É isso!!

    ResponderExcluir
  91. Nome:Jaime Eduardo Padilla Aranha nº 11
    Escola:Geo Sul,1ºano G.

    Ele nos mostra que embora a terra seja um sistema em equilibrio a humanidade está provando que esse equlibrio pode ser quebrado e que não importa a classe social do individuo todos sofreram as consequencias da mesma maneira.
    Eu concordo com o que ele diz sobre todos podemos sofrer com nossos atos não importando a condição social e concordo tambem com o que ele diz para que o equlibrio da terra seja mantido pois se somos os ''filhos'' da terra temos que cuidar de nossa ''mãe'' para que a vida possa ser mantida em equilibrio como deve ser.

    ResponderExcluir
  92. Rafaela Sales Pereira Roxo (48)-1° ano A - manhã-Geo Sul
    --------------------------------------------------
    A Terra está sendo aos poucos destruida pela ação do homem que não está tomando nenhum tipo de "prevenção". O homem domina a tecnologia e deveria usa-la para beneficio de todos,e principalmente da Terra. Por exemplo criando materias biodegradaveis. Mesmo com a desiqualdade social que impossibilita uma parte da população ter acesso á esses tipos de materias, deveriamos fazer de tudo para salva-lá,pois sem ela não somos nada.

    ResponderExcluir
  93. Flávia Kelly Dantas Leite, N° 16, 1° ano “D” ,Manhã, Geo Sul

    A terra possui um equilíbrio tão perfeito que o homem hoje em dia está procurando uma forma de descobrir essa perfeição.E de tanto procurar essa perfeição o homem está acabando com a nossa “mãe”, por isso tem que haver uma mobilização social e global para mostrar a sociedade que por mínima ação que essa pessoa faça poderá refletir positivamente como também negativamente na terra,e com essa mobilização poderemos evitar que o nosso bem natural mais precioso se acabe.No texto o autor compara a terra com uma nave espacial por conta das desigualdades sociais que há nesse mundo e que a população tem que perceber que não importa a classe social que esteja mais sim ,que você tem que perceber que se você não cuidar da terra todos nós iremos ter o mesmo fim .

    ResponderExcluir
  94. Caio Vinicius Silva Costa / Nº11 / 1°ano D / Geo Sul

    Como o texto fala a terra não e um simples planeta mas o planeta com toda uma exuperância de beleza, com muitos recusos porém tem recursos limitados e que um dia irão acabar e quem irá sofrer com isso somos nos os habitantes da terra que mesmo sendo rico ou pobre, não irá escapar da destruíção do mundo; E só há uma forma de acabar com esta destruição em massa é conscientização da raça humana.

    ResponderExcluir
  95. Sabrine Isley Souza Pontes - nº 36
    1º ano F - tarde
    Geo Sul

    O texto fala sobre a Terra, e que todos nós a destruimos sem nem perceber que somos os próprios causadores, é importante termos a consciência de saber se estamos fazendo o certo ou errado, pois os elementos da natureza um dia acabarão e vão nos fazer falta. A terra é também comparada à uma nave, onde uma pequena porção de pessoas ficam na parte especial, ou seja, tem uma boa qualidade de vida; e a maioria, na classe inferior, ou seja, a população pobre. Por fim, o texto nos mostra que não importa de onde viemos ou quem somos, todos um dia vamos ter o mesmo fim. A sociedade precisa parar pra refletir sobre isso e dar valor as coisas mais simples, pois essas juntas, formam o real e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  96. Jully Karinne de França Freitas n°21 1°ano F tarde-Geo Sul
    O texto mostra que o ser humano aos poucos está acabando com a Terra e que não há diferenças de raças,ou até mesmo social,os mais ricos não são privilegiados.Todos devemos nos juntar em pró da existência do nosso planeta que no texto Leonardo Boff cita como "GAIA".

    ResponderExcluir
  97. Thayse Targino Morais , n°57,1° ano A,geo sul

    Eu concordo com o texto ,a Terra está sendo destruida aos poucos pelos proprios homens,que não tem conciantizaçao de eles só estão prejudicando a si mesmos e no final somos nós que vamos sofrer as consequncias,ou seja , a terra é a nossa casa e nossa mãe devemos proteje-la.

    ResponderExcluir
  98. Aluna: Shirlaynne Medeiros Uchôa - Geo Sul 1 ano G numero 24
    o texto compara a terra com uma nave espacial,pois ambos possuem recursos limitados. Na terra se fala na desugualdade social, já que a população, independente de classe, é ameaçada
    com o risco desses recursos acabarem pois como já disse antes os recursou são limitados. As pessoas precisam aprender a repartir igualmente esses recursos já que no futuro todos terão o mesmo destino. Temos que amar e cuidar da terra como a nossa mãe.

    ResponderExcluir
  99. Tatyane Targino,n°53,1°ano A,Geo Sul.
    ----------------------------------------------- O texto compara a terra como uma grande mãe, que oferece condições de sobrevivencia à todos os seres que a habitam. Mas, infelizmente, com a desigualdade social que existe, apenas uma minoria privilegiada tem mais acesso a isso, enquanto outra grande parte vive com poucos recursos. Porém esses recursos um dia iram se esgotar (não só para a classe social com menos condições,mas também para essa pequena parte com mais privilegio)e isso será devido as criações do homem como: armas de destruição em massa e a agressão ao ambiente.Para isso se resolver, tem que haver uma conscientização, e a população passar a amar mais o planeta, a nossa casa.

    ResponderExcluir
  100. Bruna Marques Di Lorenzo Oliveira - 1º ano F , Geo Sul


    Terra , casa de todos nós. O que o texto nos passa primeiramente é que a Terra abrigada todos o que nela vivem oferecendo tudo o que precisamos. O texto explica também que a Terra foi comparada à uma nave espacial , que transporta todas as classes econômicas , assim como a Terra , que serve como habitação para todas as classes sociais.

    ResponderExcluir
  101. Adrielle Maria Marques Carneiro - N° 2 - 1° Ano F - Geo Sul

    Mais uma vez, mais uma pessoa, mais um texto com o objetivo de conscientizar e principalmente alertar o quão importante é o nosso papel em relação a nosso planeta, mostra que as nossas atitudes, mesmo não causando nenhum mal agora, um dia fará mal a outras pessoas, até mesmo alguém de nossa família. O texto também compara em especial a grande inversão de valores, quando poucos tem muito e muitos tem pouco.

    ResponderExcluir
  102. Pedro Matheus De Melo Benevides Pessôa - 1ºE,nº35,Geo Sul.

    A terra com certeza pode ser chamada de gaia, a mãe de todos, ela fornece tudo que é necessário para a sobrevivência de seus filhos, nós seres humanos, que como filhos ingratos se aproveitam de tudo que é dado por sua mãe e em troca não lhe dão o que é preciso, o seu equilíbrio, que ela só obtém através das boas ações ecológicas e humanitárias que temos de desenvolver, e como uma mãe desgostosa a Terra vai morrendo a cada gesto negativo de seus filhos, o que resta para nós filhos é mudarmos as nossas atitudes , pois elas serão necessárias na manutenção da Terra, para que no futuro ela possa ser mãe de outras gerações.

    ResponderExcluir
  103. Rennan dos Santos Silva de Oliveira - 1°ano F(GeoSul)

    O texto fala da terra,e que ela oferece recursos e condições de sobrevivencia para todos os seres que aqui estão,porem nós estamos destruindo a terra sem percebermos e estamos esgotando seus recursos,e não dividimos eles igualmente (poucos ficam com muito,e muitos ficam com pouco).O texto tambem compara a terra como uma nave espacial e que estamos todos juntos aqui,devemos usar seus recursos para o bem de todos,se continuarmos a agir gananciosamente como estamos a terra será destruida com todos nós.

    ResponderExcluir
  104. Caroline Costa Dos Santos - N° 9 - 1° Ano F - Geo Sul

    Modificamos o espaço natural para construirmos algo para o bem do ser humano, ao fazermos isso destruimos cada vez mais a biosfera natural. E futuramente não poderemos mais solucionar esse problema. A solução é cada um fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
  105. Rebeca Xavier L. Silva, 1ºD(manhã),Nº 47, Geo Sul

    No texto, pode se concluir que nós, seres vivos somos totalmente dependentes da terra,assim como um filho depende de sua mãe, e temos a obrigação de preservá-la, pois se assim não for feito todos irão sentir as conseqüências desse desrespeito e que independentemente de classes serão atingidos.

    ResponderExcluir
  106. Ana Karina Caminha (GEO SUL) - 1º D / manhã

    Nesse texto percebemos a tal importância da Terra, que por tantas vezes passa despercebida por nós no nosso cotidiano. Tendo em vista nosso planeta como nossa mãe, temos a missão de cuidar dele, de salvar o planeta enquanto é tempo. Temos a missão de cuidar de todos os seus recursos para que assim continue dando suficiente para todos viverem na Terra, não só nos preocupando quando for tarde demais, mas, nos precavendo enquanto há possibilidade de retomar e tentar reassumir o estado de controle da nossa Terra-Mãe.

    ResponderExcluir
  107. * Ana Karina Caminha, Nº05 (GEO SUL)-1ºD /manhã

    ResponderExcluir
  108. Breno Feitosa da Silva 1° ano A geo sul n°5

    O texto acima fala sobre a Terra, que quando os recursos que elas nos oferecem acabar, ela não vai poder diferrenciar as classes sociais das pessoas, por isso esde agora devemos cuidar da Terra para desfrutar das belezas e recursos que elas oferecem.

    ResponderExcluir
  109. Ademim Almeida Rodrigues Júnior n°1
    1° "B" GEO sul manhã .

    Bem , o texto retrata uma triste realidade que vem ocorrendo com o nosso planeta , onde nínguem para um só intante para pensar como vai estar o nosso planeta daqui a 50 anos. Os problemas que vem ocorrendo com a Terra é reversivel , porém tem que começar a agir a partir de já , pois o planeta vai começar a se revelar contra todas essas ações prejudiciais que o ser humano vem causando. Todos nós vamos ser afetados , não importando se for rico ou pobre , teremos um único destino se nenhuma atitude for tomada.

    ResponderExcluir
  110. Ingrid Lira Leal de Oliveira - Nº 14 - 1º ano E -Geo Sul
    A terra é comparada com uma nave ou uma mãe que nos alimenta com seus recursos, ela é responsável por um sistema equilibrado que mantém a vida de todos os organismos do planeta, isso já perdura por milhões de anos; porém todos que habitamos está nave, vivemos os mesmos perigos: o esgotamento de recursos disponíveis não importando, a classe social e econômica dos passageiros. Portanto, devemos amar e cuidar daquela que nos deu a vida, a partir de uma consciência ecológica.

    ResponderExcluir
  111. Maria Eduarda Prima Dantas - Nº31 - 1º ano E - Geo Sul

    Leonardo Boff relaciona a Terra como Gaia, pois ele tenta explicar que a Terra é tão viva e mãe de todos os viventes, tanto quanto a deusa grega: Gaia.
    Atualmente o homem não dá tanto valor ao que a Terra nos fornece, os poucos que dão muitas vezes interferem em sua forma natural, na qual isso acaba modificando negativamente o que as vezes poderia ser apenas um fator favorável.
    Ainda resta ao Leonardo Boff uma esperança que aos poucos o homem irá aprendendo a amar a Terra como sua mãe.

    ResponderExcluir
  112. Giovani Lopes Cavalcanti de Andrade - N°22 - 1°ano A - Geo Sul

    A terra é a nossa casa,ou mesmo como diz no texto a nossa nave.O maior problema que nós,os habitantes ou passageiros dessa “nave mãe” enfrentamos é a inconsciência da maioria dos seres humanos,grande maioria da população age como se os recursos fossem ilimitados,sem pensar nas futuras conseqüências,ou as vezes pensando nessa conseqüência,porem imaginando que sua condição social vai livrar-lhe dessas conseqüências.

    ResponderExcluir
  113. Yasmin Vilar 1ºano G - Geo Sul Nº 27

    O texto fala de como a Terra fosse a nossa mãe na qual temos que cuidar, mais do jeito que as coisas andam hoje em dia, as pessoas destroem árvores, queimam matos, poluem os "oceanos", etc. As pessoas acham que a Terra não sofre com as devidas alterações feita nela, mais muito pelo contrário, assim como nós seres humanos sofremos, ela também sofre muito.

    ResponderExcluir
  114. YASMIN CARVALHO DINIZ, Nº 50 - 1º ANO "E" - GEO SUL

    A Terra, no contexto, é como um organismo vivo, pela sua capacidade de equilíbrio, exatamente como um corpo que tem suas limitações e seus recursos.
    Como sempre, há os que se beneficiam de tais recursos - os humanos.
    O que é realmente atraente e interessante na analogia proposta pelo autor é que ele a trata [a Terra] como uma mãe de carne e osso, capaz de amamentar e gerar outras formas de vida, mesmo as que não a fazem bem. Leonardo Boff aborda a Terra como um ser passivo à erros de seus filhos, passivo à destruição. E, por fim, um ser que perambula pelo universo com combustível, e, vida esgotável.

    ResponderExcluir
  115. GUSTAVO SOUTO H.CAMPELO 1°ano B (GEO SUL)

    A terra como gaia,como mãe,nos oferece um ambiente perfeitamente em equilíbrio,permitindo a manutenção e até mesmo a perpetuação das espécies que nele vivem.Nesse ambiente podemos destacar a espécie humana ,pois uma parte dela,parte egoísta, efetivamente usa e abusa dos recursos que nossa "mãe" nos oferece. Colocando o "todo",ou seja,todos os habitantes da terra em risco,mas hoje felizmente a ecologia está conseguindo mudar essa infeliz realidade que é a degradação do meio ambiente,mostrando uma nova realidade,realidade de preservação,de preocupação com o "todo".

    ResponderExcluir
  116. Eloyze Darlla Izidoro do Nascimento-N°7,Geo Sul-1º ano G
    O texto fala sobre a terra,a mãe de todos.Que temos que cuidar dela,como se ela fosse nossa verdadeira mãe.Devemos preserva-la e cuidar.A grande diferença da Terra como Gaia é que ambas são mães e estão sempre presentes.Não percebemos o que ela nos dá, o que esta ao nosso redor,o que é naturalmente inacabado.Temos que entender que a MÃE de tudo isso é a natureza,é a terra, se não começarmos a cuidar dela hoje,amanhã não nos restará mais nada.É aquela que é responsável por todos os habitantes,se acabarmos com ela iremos esta nos auto destruindo também.Então,vamos começar a partir de hoje a desfrutar das coisas que a terra nos oferece e acabar com o desmatamento e nunca esquecer que ela é a nossa mãe natureza,precisamos dela para viver,respirar.Não somos nada sem essa mãe.

    ResponderExcluir
  117. Edilberto Fernandes 1ºano G - Geo Sul n°6

    O texto fala da Terra como nossa mãe, e como seu equilíbrio que é duradoura e que se renova a milhões de anos, tornando agradável para se viver e se estar. Ele também cita a Terra comparando com uma nave, e se vermos de certo ponto é verdade, pois existe a desigualdade social, e seus recursos são limitados. Por tanto se deve equilibrar essa desigualdade social que já acontece há anos e em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  118. Maria Luisa Palitot R. Alves. 1° ano G - n° 18 - Geo Sul

    Só agora a nossa terra mãe, Gaia, aquela que nos sustenta e dá vida, está começando a ser devidamente respeitada para que no final todos nós sobrevivamos. A verdade é que estamos no mesmo barco sem diferença de classes, em que a sobrevivência das espécies que aqui habitam é o que realmente importa. Já passou da hora de retribuirmos a dedicação que Gaia teve por nós apesar de todos os nossos erros.

    P.S.: Llarena, peço desculpas pela demora devido à quebra do computador de minha casa e só agora eu ter tido acesso para postar esse comentário, e espero que ainda aceite embora o prazo ter sido extrapolado.

    ResponderExcluir
  119. ANA BEATRIZ 1°A -GEO SUL
    O texo fala como podemos ver e classificar a terra de modos diferentes. A terra como Gaia foi usada para explicar na antiguidade o que se acontecia , porque dela nascia tudo era uma mae. A terra como nave destaca as diferenças sociais marcantes ao longo d globo . E a terra como objeto de amor fala que nós mesmos estamos provocando nossa destruição.
    PS: NESSE FERIADO SAI MUITO , SÓ FAZENDO O TEXTO AGORA SABADO ;/ ... ESPERO QUE ACEITE

    ResponderExcluir
  120. GABRIELA AKMEIDA 1° A- GEO SUL


    O texto fala sobre como foi a criaçao da terra "Gaia" que ela foi feita igualmente para todos , mas que com o passar do tempo tem se transformado negativamente , sendo destruida pela ação do proprio "morador", o homen vem pensando apenas nele acaba prejudicando havendo desigualdade, que isso so acontece por nossa culpa.Porisso devemos tratar a Terra como objeto de amor algo que nos pertence que sem ela nao sobreviveriamos ela é como uma grande casa onde todos querem estar , e que ela esteja bem devemos trabalhar juntos , porque somos iguais .

    Ps:ME desculpe por nao ter postado antes, tive muitos conpromissos, nao tive tanto tempo em casa.Espero que aceitei.

    ResponderExcluir
  121. Sarah Liz Medeiros Rendeiro,1°A,n° 52,geo sul
    O texo está comparando a terra com uma nave espacial q todos estamos embarcando nela.A tera é como um tudo , todos estamos nela , como uma nave espacial que esta dividida entre as classes sociais. Nao importa a situaçao social e economica de cada pessoa sendo rico ou pobre temos q salvar a terra pq ela é nossa 'mae',é nela que vivemos,que moramos,mais estamos destruindo-a pouco a pouco e se nao revertermos isso,criaremos um problema muito maior.

    Ps: Professor eu viajei para o interior e não tive nenhum acesso a internet,so pude acessar hoje,me desculpe,espero que o senhor aceite!

    ResponderExcluir
  122. Laís Nóbrega Vieira, nº 31 - 1º ano A ( geo sul)
    O texto compara a Terra em dois sentidos: como gaia e como nave espacial.
    No sentido de gaia retrata um mito antigo, onde a Terra é nossa mãe e temos que ter zelo por ela, pois sem ela nao viveremos.
    No sentido de nave espacial seria como se nós estivessemos embarcados na nossa nave, a Terra, e não importando a nossa localização temos os mesmos valores.
    Temos que cuidar do nosso planeta, pois ainda nos resta esperança de reverter esse processo de degradação do ambiente.

    Obs: Llarena peço desculpas por não ter postado antes, pois meu computador estava com vírus e tive que leva-lo para formatar, so pude ter acesso a internet hoje, espero que aceite.

    ResponderExcluir
  123. Maria Luisa Soares Rocha - Geo Sul - 1 ano D - N 38
    O objetivo central do texto são as referencias de algumas relações da terra e como ela esta sendo afstada. Primeiramente, a Deusa Grega Gaia, Mãe da Terra referenciando sua natureza sutil de nos ter proporcionada a grande riqueza de nossa morada, embora, algumas pessoas não tenham evolução de pensamento para poder preserva-lá. Depois a analise da terra como uma espaço nave, mesmos com muita tecnologia os problemas de abastecimento poderá gerar intervenções e aumentará a desigualdade social entre os habitantes. Por fim, a terra como amor que pode está sendo destruído por atividades causadoras do desequilíbrio da Terra,por outro lado estão surgindo algumas pesquisas como reequilibrar a natureza mas relacionado ela as necessidades dos homens.

    ResponderExcluir
  124. Michelle Medeiros Cruz Fidelis - 1º A - Manhã - Geo Sul
    _______________________________________________

    O Leonardo Boff compara a Terra como sendo uma grande mãe para todos os moradores dela. Como nave espacial, ele quer dizer que a maioria dos moradores carregam o que as classes mais altas produzem, como que os que mais sofrem são os que menos produzem. Como objeto de amor, diz que estamos destruindo a terra cada vez mais e que temos que aprender a ama-la como sendo nossa mãe(Gaia) que nos cria e que nos dá nosso alimento.

    ResponderExcluir
  125. Jordy Allyson|1ºG|Tarde|Geo Sul|Nº 14
    ------------------------------------------------
    Segundo Leonardo Boff a terra é como uma mãe para os seres viventes que nela habitam. Quando ele compara a terra a uma nave em pleno vôo quer dizer que os habitantes da terra estão em constante mudança. Ele também cita a ecologia como forma de ajuda para preservar o meio em que vivemos, para que se viva em harmonia.
    ------------------------------------------------
    Obs: Professor espero que o senhor aceite, desculpe-me pela demora pois neste feriado tive que viajar e para aonde viajei não possui acesso a internet, agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir
  126. Gabriel Elias Silva Rios
    1°ano B(Manhã)
    Leonardo Boff compara a terra como biosfera,sistema perfeito para manter a vida,a Deusa grega Gaia,uma mãe da vida,dona dos recursos.Ele tambem faz analogias a terra em sua sociedade(o mundo globalizado),comparando a organização social humana na terra como uma viagem em uma nave,onde os recursos finitos para todos os passageiros e escassos para a maior parte.Ele diz ainda que a ecologia é um meio do homem tentar "amar" a mãe terra como forma de buscar sua salvação depois de tanto tempo de agreções a quem deu a luz e amamentou a vida durante todo o sempre.

    ResponderExcluir
  127. Matheus Jerfferson de lima Nº 42 1º ano "A"

    Comentário:

    é interessante observar que nosso planeta, nossa terra, não pode ser vista como geradora de recursos inesgotáveis, axo que poderiamos fazer uma comparação entre a mãe terra e uma mãe que dá de mamar ao filho pequeno, cedo ou tarde, seu leite irá acabar, e no caso da terra não teremos uma caixinha no supermercado para comprar.
    Boff nos mostra a situação da terra, a situação precária dos passageiros na nave, os recursos limitados e também nos conta a lenda de Gaia.
    A terra não é apenas nossa mãe, é também nosso lar, estamos totalmente conectadas a ela, e os nossos problemas sociais acabam sendo espelhadas na situação do nosso planeta, numa reação em cadeia que dificilmente pode ser parada, há um risco quase iminente de acabarmos tornando nosso planeta fértil, em um deserto como vênus, que a priori em sua descoberta achassem que fosse tão fértil que deram-lhe o nome da deusa da fertilidade, devo lembrar-lhes que não temos outro, não temos um refugio caso nossa moradia seja finalizada pelos nossos atos mesquinhos, destruição, poluição, guerras, desigualdade social...

    Talvez não duremos muito mas gostaria de frisar que é possivel revertermos esta situação, basta cada um ter consciencia de seus deveres para com à mãe terra.

    ResponderExcluir
  128. O texto mostra a terra por vários ângulos, mostra como a terra é perfeita, e nos não sabemos aproveitar, que se não cuidarmos melhor dela, não importa a situação econômico, iremos acabar com os recursos. Também trata a terra como Gaia, mostrando que a terra tem recursos pra todos, mas não usamos bem, e da desigualdade social, que esta presente em todo globo.

    Vinícius Cavalcante 1º B Nº 57

    ResponderExcluir
  129. Larianne de Sousa Moisés
    1°b (manhã) n° 31

    A Terra é compara com uma nave espacial, onde os tripulantes dessa nave representa as classes sociais, não importando quem seja melhor que o outro, todos ali estão pelas mesmas condições, tem o mesmo destino, devemos nos juntar e formar uma sociedade justa e igualitaria ja que temos o mesmo fim, e esse fim que é criado por nos mesmos, com a armas criadas pelo homem e com a falta de cuidado com o nosso proprio meio ambiente.

    ResponderExcluir
  130. Cecilia Maria V. Monteiro de Lima
    1ºano "B"
    O texto nos mostra a importância da terra para todos nós, temos que preserva-la pra que não se acabe. Pois caso isso aconteça nós seremos muito prejudicados não importa se estamos na parte de conforto ou de insuficiência de recursos necessários pra nossa sobrevivência o que importa e que temos que agir juntos pois senão morreremos juntos também.

    ResponderExcluir
  131. Camila Maria De Oliveira Soares
    1ºB

    O texto retrata sobre a Terra Gaia "Grande mãe" o que devemos analisar é que independentemente do modo em que vivemos seja com conforto ou sem, se não começarmos a olhar o mundo de outro modo todos nós iremos morrer de uma forma trágica causada pela terra como diz Leonardo Boff "Desta vez não há alternativa: ou nos salvamos todos ou todos pereceremos".

    ResponderExcluir
  132. Larissa Kelly Conserva 1°ano B (Geo Sul)

    O texto retrata sobre a importância que devemos ter com com a Terra, pois pode acontecer algo de ruim com toda a humanidade se nós não se mobilizarmos para que a Terra não se desgaste mais e acabe acotecendo ua tragédia maior.

    ResponderExcluir
  133. Elisa de Oliveira Pereira - 1º A - Manhã - Geo Sul

    Boff faz uma comparação de uma nave espacial e a Terra, nos lembrando que temos que ter respeito um pelos outros, pois estamos numa única nave, a Terra. E é essa Terra que devemos cuidar e preservar para que ela um dia não se acabe, e para que os recursos naturais não sejam só uma lembrança daqui a alguns anos. O autor diz que a Terra é nossa mãe, e por isso temos que retribuir, ajudando a preservação dela.

    ResponderExcluir