segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMANDO DA ATIVIDADE PARA COMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO QUALITATIVA

GEO SUL 2011
COMANDO DA ATIVIDADE PARA COMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO QUALITATIVA (2º BIM.)DOS 1º E 2º ANOS DO GEO SUL

1.LEIA ATENTAMENE O MATERIAL: DOIS ARTIGOS E UM VÍDEO
2. FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE CADA UM DELES (200 CARACTERES, NO MÁXIMO).
3. FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO ENVOLVENDO O OBJETO DE ESTUDO DOS TRÊS.
4. ACEITAREMOS OS TRABALHOS ATÉ ÁS 23h59 DE SEXTA-FEIRA, DIA 25/06/2011.

122 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mateus Leite Tavares de Lavôr
    n.42 2 EM D GEO SUL
    A professora Amanda Gurgel, que ficou conheçida nacionalmente por conta de um video, em que a mesma reclama/questiona/solicita tanto a secretaria de educação, como o ministro de educação indiretamente. Ela fala da condição deplorável de trabalho para o professor, em que o mesmo tem um salario muito baixo, e para "aumentar" tem que "comandar" até três turnos, da falta de estrutura nas escolas públicas e da culpa que os professores estão "carregando" de fazerem greve (que é um direito de todo trabalhador, com exeções) e deixarem os alunos sem aulas, o que não é bem assim. Esse fato não acontece apenas no estado do RN, mas sim em todos os demais, que é uma coisa bem comum em um grande número de municipios.

    ResponderExcluir
  3. Hemmily Ferreira da silva Melo
    nº: 26
    série: 2º ano D
    GEO SUL

    Tanto a Amanda Gurgel como a Rosa Godoy, falam sobre a situação precária da educação no Brasil. A Amanda, fala sobre o baixo salário que recebe, que para poder multiplicar, muitos professores trabalham de manhã, de tarde e de noite para poder ter uma vida melhor. Fala que sozinha, apenas com um giz e um quadro não pode mudar o quadro em que se encontra a educação no país. A Rosa fala mais sobre a falta de segurança nas escolas, da violência que está presente no dia-a-dia em sala de aula, tanto de aluno com professor quanto de aluno com aluno. Fala que a Tragédia em Realengo é apenas mais um caso de violência nas escolas, que enquanto não houver reajustes e melhorias na educação o Brasil vai continuar como está.

    ResponderExcluir
  4. GEO Sul
    Anatil Meaux n°4
    2°B- Manhã

    Amanda Gurgel em seu vídeo, abrange de forma radical a realidade vivida pelos professores e alunos das universidades públicas brasileiras. Enquanto a educadora Rosa Godoy mostra sua forte opinião em relação a tragédia de realengo, onde a mesma fala a sua visão a respeito de muitas citações defendidas pelo Ministro da Educação, a Presidente da República e o Governador do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Geo Sul
    Aluna: Thaís F. de Almeida
    Número: 52
    2º ano E - Manhã

    A professora Amanda Gurgel, em uma oportunidade de debate, reinvindica o seu salário e fala da precária condição que os professores vivem. Além de uma longa jornada de trabalho, chegando até três turnos, o que torna totalmente cansativo, também falta de estrutura nas escolas públicas. Já a Rosa Godoy abrange a falta de segurança nas escolas, assim como também as atitudes violentas, que estão cada vez mais presentes, como temos exemplos de alunos agredindo professores, brigas entre os próprios alunos. Diz que a Tragédia em Realengo é somente mais um, dos muitos casos de violência nas escolas. Tem que se fazer mudanças e reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  6. Geo Sul
    Aluno: Diogo da Camara Medeiros
    Numero: 15
    2ºc- manha

    Em seus discurso, a professora debate um polemico assunto que como a própria diz,os políticos escondem cada vez mais, e aceitam tal fato sem buscar nenhuma solução,e acabam banalizando a questão da educaçao no Brasil. Ela fala dos principais problemas que os professores sofrem hoje para conseguir seus respectivos salários, estes já baixos quando relacionamos à sua carga horária. A Rosa Godoy trata do mesmo assunto, e ainda fala da violência nas escolas nos dias de hoje, além do fato dos políticos não tomarem posições concretas em relação a esse fato.

    ResponderExcluir
  7. Geo Sul
    Aluna:Sarah Duarte Gomes
    Número:49
    2°Ano B- Manhã

    A professora Amanda Gurgel mostra a realidade de professores que ganham pouco e trabalham muito,que param triplicar o valor que eles ganham você tem que trabalhar 3 expediente:Manhã,Tarde e Noite.Que os secretários ganham o salários deles só “sentados” na boa e que eles só sabem pedir paciência e a paciência um dia perde de vez e não é eles que pegam de 2 a 3 ônibus para trabalhar por dia.Na visão da educadora a violência estar e sempre esteve presente nas escolas com agressões entre alunos, de alunos contra professores, e, mesmo em escala menor, de professores contra alunos.

    ResponderExcluir
  8. Geo Sul
    Aluno:Matheus Batista Monteiro dos Santos
    Número:33
    1 ano F- tarde
    O vídeo da professora Amanda Gurgel e o comentário da Rosa Godoy falam da realidade da educação do brasil que sempre teve em situação crítica e a cada
    ano vai piorando muito mais.Os dois textos criticam
    as autoridades, fazendo um apelo, falando dos maus
    salários, faltam coisas para trabalhar com os alunos tirando do bolso da professora, as escolas acabadas.O texto da Rosa Godoy fala sobre os professores, a tragédia da escola de realengo que
    foi vítima dessa massacre, ela fala muitas coisas comuns da Amanda Gurgel que fala também da falta de segurança que os professores tem nas escolas desse país.A Rosa Godoy discorda da atitude da presidente, fala das autoridades que tinham que fazer alguma coisa , ela como Amanda fala assuntos que nem qualquer pessoa fala, falam a verdade sobre os políticos desse país.Os dois textos são muito importantes para melhorar a educação desse país.

    ResponderExcluir
  9. armstron Pereira n° 5 2 ano f , tarde


    Professores , jornalistas e a população se revolta , fazendo didaticamente uma denúncia grave sobre a educação brasileira, expondo fatos que são abafados e esquecidos pelos órgãos públicos , utilizando fera mentas da internet para mostrar tal idginaçao .

    ResponderExcluir
  10. GEO sul

    NOME:Rogério Alves Teodosio

    SERIE:2ºF

    NÚMERO:38

    A professora Amanda Gurgel, que visitou recentemente o nosso estado, levou a tona o problema vivido por muitos estudantes e professores brasileiros.O Brasil sofre com uma educação pouca assistida, há decadas, e agora que o nosso país vive um desenvolvimento economico é hora de investir mais na educação básica e na qualificação dos professores. É dever de nós, cidadãos, e dos políticos pensar que cada cada centavo investido hoje na educação, s~~ao milhares de reais poupados na segurança pública e nas politicas assistencialistas, no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Geo Sul
    Maria Luisa Palitot R. Alves
    1º F, s/n, Tarde

    O 1º texto é analizado pela jornalista Wodem Madruga, que faz referência à repercussão do depoimento da professora do RN, Amanda Gurgel. A jornalista escreve sobre o incansável discurso das autoridades deste Estado em que é preciso paciência sobre a situação da educação. Amanda Gurgel vai a frente e fala da condição precária em que se encontra a educação e também da remuneração indigna dos professores. Estes impossibilitados muitas vez de fazer um bom trabalho quando são praticamente obrigados a trabalhar nos três turnos para multiplicar o seu salário para assim conseguir pagar as contas no final do mês. Deixa claro que dentro todos os governos a educação nunca foi uma prioridade, e que não aguenta mais, assim como os seus colegas, a repetida fala da Secretária Betânia Ramalho, que diz não ser possível ter uma melhora imediata. Mas há, porque quando o Governo Federal libera a verba e esta sendo usada devidamente, o processos de melhora seja na educação, saúde, infraestrutura melhoram consideravelmente. É claro que a educação não melhorará repentinamente. É preciso muitos anos para isso; mas se não existe uma iniciativa, não vejo motivo para tal comovente discurso se não despertou de alguma forma os governantes para a reverter situação precária da educação. A carta de Rosa Godoy às autoridades do país a respeito da tragédia em realengo se assemelha com o depoimento de Amanda Gurgel pela preocupação da educação nas escolas. Esta carta preocupasse principalmente de como é tratada a violência pela Exma. Sra. Presidente da República, Sr. Ministro da Educação e o governador do Rio de Janeiro. Critica a repercussão dessa tragédia por ter sido um assassinato coletivo no Rio de Janeiro, prestes a sediar os Jogos Olímpicos, ou seja, a imagem do país e não a segurança dos que habitam aqui. E assim descartam com banais os casos de violência isolados que acontecem pelo país.

    ResponderExcluir
  12. Emanuella F. de Lacerda Vieira (n°13)
    2° ano B, Geo Sul

    Essas mestras me fizeram refletir que a educação é a base para fazer do Brasil um país desenvolvido, com uma distribuição de renda igualitária e parque industrial avançado e tecnológico, pois a educação é a via de formação de mão de obra qualificada e grande mercado consumidor, então, é uma prioridade para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Gabriel Guilherme De F. C. Diniz
    Número:13 Geo Sul Manhã

    A professora Amanda Gurgel mostra sua insatisfação para com o governo vigente e os antigos que não valorizavam a classe mais importante da sociedade, os professores, que hoje, estão em situação difícil, pois os investimentos da educação vão pra outras áreas.
    A Rosa Godoy mostra uma forte opinião sobre as atitudes do governo para com a tragédia do Realengo, ela alerta que a violência escolar não é um caso isolado, e sim, um preocupação emergente, pois está em todos os estabelecimentos de ensino.

    ResponderExcluir
  14. Hiago Dantas Medeiros-n° 16
    1ºano 'D'/Geo Sul /matutino.

    O primeiro texto mostra o comentário de um jornalista do RN, Wodem Madruga sobre o excelente e corajoso pronunciamento da professora Amanda Gurgel na Assembléia Legislativa de seu estado, no qual faz referência a deplorável situação da educação brasileira, a começar pela desvalorização dos mestres/professores que trabalham duramente o dia todo para ganhar R$ 930,00 ( exemplo de Amanda Gurgel), e no final do mês mal dar para pagar suas contas, e que trabalham com o objetivo de melhorar o futuro do nosso país educando os vindouros governantes da nação, para que o Brasil não continue nas mãos de pessoas que não põem a educação em primeiro plano.
    O vídeo dessa professora foi um dos mais acessados no You-Tube no período de sua postagem, pois são fantásticas e ao mesmo tempo chocantes as falas da professora que luta/reivindica pelos direitos não só seu, mas de todos os seus colegas de trabalho que sofrem com a triste situação da educação brasileira que é de importância para todos nós.
    As palavras da professora Rosa Godoy comentando sobre a atitude de nossas autoridades que querem mascarar a horrível situação educacional do país com a tragédia de Realengo, é mais uma prova da falta de respeito dos nossos governantes com os professores, alunos, em si com todos os brasileiros, deixando claro que uma copa ou olimpíada é mais importante do que o fator que move a sociedade que é a educação.
    Assim sendo todas essas informações só nos esclarecem ainda mais a péssima qualidade educacional do país, que tem tudo para se tornar desenvolvido, mas falta o principal fator de todos que nós sabemos qual é.

    ResponderExcluir
  15. Geo Sul
    Aluno: Matheus Bezerra Gomes
    Nº: 32 Série/Turma: 1º ano C

    No texto de Rosa Godoy, está perceptível a importância de se ter atenção e maiores investimentos em educação e segurança; Wodem Madruga nos mostra como é importante que expressemos nossas opiniões; A profª Amanda Gurgel nos faz pensar se é certo um professor especializado ganhar para sobreviver um salário base de apenas R$930,00.
    O vídeo e os dois textos só mostra o quanto o Brasil tem para crescer, em questão de desigualdade, segurança e principalmente educação, que será a principal formadora dos "donos do futuro".

    ResponderExcluir
  16. Aluno:Lucas Oliveira Lisboa
    Nº39 Série:2°E



    O wodem madruga fala da repercusão do video da professora amanda gurgel e fala tambem da forma clara e sincera que ela expõe suas ideias.
    A professora Amanda gurgel ela fala de um tema que a varios anos é super discutido no brasil educação,e ela não mede palavras ela vai direto ao ponto e fala realmente qual o verdadeiro estado da educação brasileira nesse momento precaria,educação é a base de uma pessoa ou seja como podem exigirem um pais melhor,se não dão uma educação de qualidade para a sua população,pois educação de qualidade são poucos os que tem.
    Ja a professora rosa godoy fala da educação ja citada acima e de outro gravissimo problema do nosso pais a violencia,que assim como a educação estam sendo banalizadas,os governantes fecham os olhos para o que estão acontecendo,e todos os anos na eleições todos teem o mesmo discurso melhoria na educação,violência entre outros temas,e cadê as melhorias?ou seja o foco tanto para educação brasileira como para a violência tem que ser dado com mais ênfase para se obter resultados cabiveis para um pais como o Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Geo Sul - Manhã
    Aluno: Matheus Bezerra Gomes
    Nº: 32
    Série/Turma: 1º ano C

    No texto de Rosa Godoy, está perceptível a importância de se ter atenção e maiores investimentos em educação e segurança, isso não é de hoje, mas há bastante tempo que o nosso país precisa repensar o processo de educação. Faltam políticos honestos e comprometidos que tenham a coragem de defender os valores da sociedade. É inadmissível que dentro das escolas, não exista segurança para que os alunos possam estudar tranquilos sabendo que este local é seguro e que só tem a oferecer um futuro melhor para cada jovem. Quanto à Wodem Madruga, este nos mostra a importância de expressarmos nossas opiniões e exalta a capacidade da professora Amanda Gurgel de abordar com tanto realismo a verdadeira educação que se tem no Brasil e enfrentar aqueles que são os principais responsáveis por esse descaso. A professora Amanda Gurgel nos faz pensar sobre a triste realidade que os professores enfrentam em meio a uma série de riscos e responsabilidades, convivendo com alunos de todas as camadas sociais, às vezes precisando passar a noite em claro corrigindo provas ou elaborando aulas, para ao final do mês receber um mísero salário que mal dá para atender suas necessidades básicas.
    É importante que nós tenhamos a mesma coragem que a professora teve, para reivindicar nossos direitos e tentar construir um país melhor.
    Tanto o vídeo como os textos nos mostra o quanto o Brasil tem problemas sociais, causando além da desigualdade entre as pessoas a violência, presente cada vez mais na vida dos jovens. Não que a educação sozinha, consiga resolver os problemas do país, mas com certeza aumentando a qualidade deste setor já estaremos dando um grande passo.
    (Comentário válido para a avaliação)

    ResponderExcluir
  18. Geo Sul
    Aluno:Raul Ponce de Leon Rocha
    Num.:48 Série:2ANO D Manhã

    Este conteúdo nos mostra a realidade de um país ocultado pela mídia e pelo governo.São pessoas como estas que nos fazer perceber o contexto em que vivemos.
    Tanto Rosa Godoy quanto Amanda Gurgel , apesar de falarem de pontos diferentes , referem-se ao descaso do governo à educação brasileira , que apesar da constante negação mostra-se péssima.

    ResponderExcluir
  19. Geo Sul
    Mariana Batista Coutinho
    N°39 2° ano D


    O assunto em pauta nos conteúdos aqui mostrado é a educação no Brasil. As educadoras Amanda Gurgel e Rosa Godoy deixam bem claro que acontecimentos e fatalidades ocorridos nas escolas brasileiras, tanto com alunos ou professores, sejam expressos com violência ou baixa remuneração, são devidos a intolerância que grande parte do Governo tem com a educação do nosso país. O Brasil precisa de educação, alunos e professores precisam de incentivo, um lugar decente para aprender e ensinar. Um salário honesto, para que possam sorrir em vez de desesperar-se ao darem aula. Uma educação e segurança decente, para que as escolas gerem cidadãos e não assassinos.

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Eduardo Farias Rodrigues
    Turma: 2ano C
    Número: 17
    Geosul

    Amanda Gurgel e rosa Godoy comentam um tema muito importante e muito polemico, que é a educação no Brasil, e fala que esse assunto de tamanha importância,muitas vezes é ocultado pelos políticos que não tomam nenhuma atitude em relação a isso. Mostram a luta dos professores para ganhar seus salários, seu ganho de vida, de modo que está se tornando uma profissão mais e mais difícil de conseguir professores, pois com os salários baixos e as várias horas de trabalho, os profissionais acabam abandonando essa profissão e buscando outros meios de viver que vão lhe dar melhores condições sociais. Então elas mostram a importância para um Brasil se desenvolver, tanto educacionalmente, quanto em igualdades sociais, é muito comum ver a diferença entre um aluno e outro, alguns tem mais “sorte” de estudar em escolas mais preparadas do que outras e também retrata as violências que vem ocorrendo em escolas citando o exemplo do realengo.

    ResponderExcluir
  21. Geo Sul
    Aluna- Isabela Felix Serafim Nº:22
    Série: 2ºano E Turno: Manhã

    O artigo de Wodem Madruga elogia a coragem de Amanda Gurgel a se pronunciar sobre a educação brasileira.
    O vídeo de Amanda Gurgel é uma critica para a educação brasileira, onde ela fala sobre as condições precárias do seu trabalho, sobre o comportamento dos alunos, sobre o seu salário que não dá pra sustentar sua família.
    O pequeno texto de Rosa Godoy faz uma critica a escola e aos políticos brasileiros porque depois de acontecer uma tragédia eles se pronunciam como se não tivessem a menor culpa, vem dizendo que a educação não está de luto por causa das vitimas de realengo não a educação ta de luto pelas condições precárias do Brasil hoje em dia.
    A relação entre os três temas abordados é a situação precária da educação brasileira.

    ResponderExcluir
  22. Karoline Lacerda Soares
    2º E, nº 31
    GeoSul
    O depoimento da professora Amanda Gurgel retrata a realidade da educação no Brasil, que tem problemas acumulados, envolvendo desde merenda escolar até salário dos professores. Esse caos na educação é algo que os governos estão querendo passar por cima, e por causa dessas atitudes hoje nós temos um dos piores casos de violência noticiados em escolas, o que aconteceu na Escola de Realengo. Mais cedo ou mais tarde algo assim iria acontecer para abrir os olhos da população para como a educação está sendo tratada. Esse episódio foi apenas um reflexo da grande violência que já vem acontecendo no dia-a-dia dos colégios em âmbito nacional.
    Enfim o Brasil hoje se preocupa mais em cobrir o sol com a peneira que resolver os problemas. Para os governos o que mais importa é a imagem do Brasil no exterior. Mas vale ressaltar que a peneira está se desgastando e os problemas estão vindo cada vez mais à tona.

    ResponderExcluir
  23. Matheus Lima , n34 , 1 ª F TARDE


    O vídeo da Amanda Gurgel juntamente com o texto da Rosa Godoy e do Wodem Madruga, e muitos outros comentários, mostra a realidade que o Brasil vive. O sistema de educação brasileiro é muito precário, chega a ser uma vergonha para um país com tanta tradição. O tema abordado pelos três objetos de estudo é muito polêmico e não é de hoje que depoimentos, reclamações como essas são feitas.
    Não adianta termos bons professores sem ter uma boa estrutura de ensino e salário digno, pois são eles que ajudarão a formar o cidadão do futuro.
    Cabe ao governo brasileiro colocar as cartas na mesa e resolver esse assunto que só empobrece a imagem do Brasil. Não adianta termos bons professores sem ter uma boa estrutura de ensino e salário digno, pois são eles que ajudarão a formar o cidadão do futuro

    ResponderExcluir
  24. Geo Sul
    Aluna: Ingrid Lélis R Cavalcanti
    N°21 Turma: 2ano C manhã

    Só após a movimentação causada com o desabafo feito pela professora Amanda Gurgel, o país se mostrou interessado por uma causa que há muito tempo tem sido uma geração de problemas. Sim, uma geração de problemas, pois a precariedade na educação tanto publica quanto particular tem sido uma geração de problemas, devido à impossibilidade de condições de manter até a alimentação dentro dos colégios, devido à violência que vem nascendo dentro de sala de aula, devido a falta de respeito do governo com os sistemas de ensino. Esse foi o motivo desse desabafo feito por Amanda, como o país pode cobrar educação se em várias escolas nem livros tem?
    E essa situação nos colégios é o que leva a violência. Só depois da barbaridade ocorrida na escola do Realengo é que o Brasil se deu conta que existe violência nas escolas. Foi isso que a Rosa Godoy quis mostrar em seu posicionamento sobre o assunto, que esse episodio foi um de vários que já ocorreram e não são mostrados na mídia.

    ResponderExcluir
  25. Luiz Felipe Souza Moscoso Maia
    nº: 37
    série: 2º ano C
    GEO SUL

    A jornalista Wodem Madruga fala sobre a coragem de uma simples professora, Amanda Gurgel, que diz verdades em uma audiência pública onde possuía deputados, que foram silenciados pelo seu discurso crítico. A professora fala da importância da educação e o descaso que o governo faz dela, tentando explicar a situação atual do Brasil. O governo brasileiro precisa analizar novamente seus investimentos e reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  26. Aluno:Miguel Xavier Bezerra Número:37
    Série:1 ano F- Tarde

    1)Artigo e Vídeo de Amanda Gurgel: O artigo de Wodem Madruga fala sobre uma mulher do nordeste Amanda Gurgel, que comenta sobre a educação não apenas de seu estado do Rio Grande do Norte, mas de todo o Brasil, sobre um tema muito polêmico a Educação. Como o próprio o autor comenta são poucos que falam daquela maneira com seu próprio governo. Devemos possuir mais pessoas com essa atitude, para o Brasil nao ser conhecido apenas no futebol, carnaval.

    2)Artigo de Rosa Godoy: Rosa Godoy apresenta lados positivos e negativos do comentário dos políticos sobre a tragédia do Realengo.Apenas um exemplo: "Presidente só tem razão quanto à forma e não quanto ao conteúdo: a forma do assassinato coletivo em escolas, à moda norte-americana, de fato, não era usual em nossas práticas sociais, até agora." e um negativo:"Mas quanto ao conteúdo, Sra. Presidente, ignorar que a violência está presente no cotidiano de nossas escolas, é tapar o sol com a peneira. É retórica. A violência está presente, há muito tempo, nas escolas, sob as mais diversas formas: agressões entre alunos, de alunos contra professores."

    3) Relação entre o texto de Rosa Godoy e o debate de Amanda Gurgel:Amanda Gurgel, esta focada em um único problema na sociedade atual, que é a Educação.Amanda Gurgel declara, em uma parte de seu debate, que os governantes dizem que são os professores, os causadores das situações precárias, mas não são eles e sim o governo que nao investe na educação faz um bom tempo e que os professores tem que trabalhar os três turnos para poder se alimentar e viver de uma maneira melhor. .A Rosa Godoy destaca uma parte interessante em seu texto que é nessa frase de seu texto:"...estavam se recusando a pagar um piso salarial para os professores da Educação Básica.", ela está afirmando a mesma coisa de Amanda Gurgel, em que os professores tem que trabalhar muito para viver de um forma agradável.Outro aspecto interessante no texto de Rosa Godoy é que ela comenta que os governantes de nosso país vem se preocupar agora com a educação, depois do acontecimento na escola do Rio de Janeiro.Enfim, está faltando um reconhecimento da escola de aconselhar os jovens sobre determinados assuntos, que não é pela sua falta de informação e sim pelo governo que não aceita esses projetos propostos pela escola. O Brasil, melhorou em vários sistemas, faltando um que deve ser o mais importante, que é a Educação.

    ResponderExcluir
  27. Trabalho de Geografia

    Aluno: Ewerton Felipe de F. O. Andrade; Nº: 19

    Turma: 1º Ano “F”; Tarde

    Professor: Marco LLarena


    Comparação do vídeo da Prof.ª Amanda Gurgel com o texto da Prof.ª Dr.ª Rosa Godoy:


    A precariedade nas escolas do Brasil não é referente aos professores, e sim com os governos,que entram e saem, mas ainda continuam pedindo paciência e nada fazem para melhorar a situação dos professores e dos alunos em salas de aula. Pois quem ensina as novas gerações e quem explica as coisas são eles. Que com esse salário desprezível de apenas R$: 930,00, onde pra poder multiplicar esses valores tem que ser “930” de manhã de tarde e de noite e ainda assim não conseguem nem se alimentar corretamente e conseguir pagar uma prestação de um carro onde muitas vezes falta o dinheiro do combustível. Além do aumento do salário também deve ser feita uma reforma nas escolas, não em sentido de mudar professores, mas no sentido de melhorar a infra-estrutura, higiene e a alimentação das crianças.
    Uma situação que também tem que mudar é o acompanhamento de psicólogos com crianças que sofrem ou sofreram bulling para que essas possam seguir suas vidas a diante para que não aconteça novamente no Brasil o que aconteceu em Realengo. Que foi um fruto de uma vítima que sofria um bulling muito severo e não teve ajuda de ninguém para poder superá-lo e colocar a vida para frente e por isso desejou se vingar de uma forma que não é justificável, mas uma forma de chamar a atenção para mostrar o que ele sofreu e tentar “revidar”, se defender do que lhe foi causado em sua infância.
    Fontes:
    vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA
    Texto: TD apresentado em sala pelo Prof.º Marco LLarena

    ResponderExcluir
  28. Só após a movimentação causada com o desabafo feito pela professora Amanda Gurgel, o país se mostrou interessado por uma causa que a muito tempo é geradora de problemas. Pois é visto que a precariedade na educação tanto publica quanto particular tem sido um problema , devido à impossibilidade de manter condições de até a alimentação dentro dos colégios, devido à violência que vem nascendo dentro de sala de aula, devido a falta de respeito do governo com os sistemas de ensino. Esse foi o motivo desse desabafo feito por Amanda, como o país pode cobrar educação se em várias escolas nem livros tem?
    E essa situação nos colégios é o que leva a violência. Só depois da barbaridade ocorrida na escola do Realengo é que o Brasil se deu conta que existe violência nas escolas. Foi isso que a Rosa Godoy quis mostrar em seu posicionamento sobre o assunto, que esse episodio foi um de vários que já ocorreram e não são mostrados na mídia.

    ResponderExcluir
  29. GEO SUL
    Aluna: Marina Freire Araújo
    N°: 36 1° ano B manhã

    A educação brasileira vem sendo cada vez mais questionada e debatida. Influenciando os demais setores públicos, tomando como exemplo a segurança, a saúde e etc. Ela e indispensável para se obter o estimado titulam de país desenvolvido. Sem uma educação de qualidade o futuro da nação fica meio que a mercê da sorte, pois e preciso começar mudar a base para que adiante se alcance o topo.

    ResponderExcluir
  30. Aluno:Higor Ernesto de Andrade
    Turma:2 ano "A"
    Número:26




    A professora Amanda Gurgel ficou conhecida no Brasil todo depois de silenciar os políticos na assembléia legislativa no Rio Grande do Norte numa audiência pública sobre os problemas da Educação no Estado,no qual ela fala o que remalmente se passa por trás da situação da educação no nosso país.Falando das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários.E a professora Rosa Godoy critica os comentários feitos pela presidente Dilma,pelo ministro da educação,e pelo governador do Rio de Janeiro,sobre a tragédia na escola de Realengo,dizendo que foram comentários equivocados e apenas reafirmando a falta de "atitude"dos nossos políticos em relação á nossa educação.Tanto no texto da professora Rosa Godoy como no pronunciamento da professora Amanda Gurgel,são ressaltadas a falta de consideração e de respeito dos políticos para com os nossos professores,estes,que exercem uma função tão importante na nossa sociedade,como também no mundo todo,que é a formação do profissional do futuro,mostrando que os nossos políticos não estão dando o devido respeito á educação do nosso país.

    ResponderExcluir
  31. GEO SUL
    Marcelo Sousa Reis
    Série/Turma: 1º ano D - Nº: 31

    - Relação entre os dois textos e o vídeo

    A prof. Amanda Gurgel e a prof. Rosa Godoy tratam do mesmo assunto, que é a precariedade da educação brasileira, as péssimas condições que são submetidos os educadores, e a falta de segurança nas escolas. Wodem Madruga mostra sua satisfação com o discurso de Amanda Gurgel.

    ResponderExcluir
  32. Geo Sul
    Danilo Henrique Medeiros de Oliveira; N°:12
    2°Ano-B Turno: Manhã;
    A situação precária da educação do país (como por exemplo, baixos salários e as péssimas condições de trabalho) tem que mudar, e isso só é possível através de medidas políticas, que já deveriam terem sido postas em pratica à muito tempo.

    ResponderExcluir
  33. Breno Machado Vasconcelos Alves
    2º E Manhã Nº 4 Geo Sul


    O Protesto feito pela Professora Amanda Gurgel foi importante para esclarecer a realidade da Educação no Brasil. Principalmente quando ela diz que a Educação nunca foi prioridade no nosso país. Além disso, critica a falta de respeito com os professores, o baixo salário entre outros.

    A consequência disso aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro, onde mais de 10 crianças foram assassinadas dentro da escola, sobre isso a professora Rosa Godoy encaminhou uma carta criticando as defesas utilizadas pelos governantes e explicando que isso é apenas um reflexo de como a violência nas escolas vem sendo tratada.

    Concluímos que o nosso país têm sérios problemas a serem resolvidos quando o assunto é a Educação. E não podemos simplesmente "varrer para debaixo do tapete" pois assim, incidentes como o de Realengo voltarão a acontecer. É importante que essa denuncia feita pela professora Amanda Gurgel, seja tida como um exemplo para que mais professores criem coragem para defender a sua profissão e exigir os seus direitos.

    ResponderExcluir
  34. Larianne de Sousa Moisés
    1° ano b Geo Sul n° 30

    Como um exemplo de uma profissional exemplar, Amanda Gurgel relata TODA REALIDADE que um professor sofre no seu dia-dia. Uma parte muito interessante é quando ela mostra o contra cheque (até com especialização) que é de 930 reais... O professor é a base da sua educação, ele influi na sua formação, o mínimo que a Amanda Gurgel falou naqueles poucos minutos é a realidade que ela vive dentro e fora da sala de aula. O mínimo que o professor sofre nesse trabalho sofrido e duro é um salário digno e respeitoso, pena que os nossos governantes não pensam assim, só pensam em esconder todo o problema do Brasil debaixo do tapete, como relata o segundo texto, o da Rosa Godoy, o que os nossos governantes passam para nossa sociedade é justamente que um fato azilados dos outros nunca vai se repetir. MAS SE TIVERMOS ESSA CONCEPÇÃO PRIMITIVA QUE MAIS UMA VEZ "A FALHA" NA EDUCAÇÃO É UM CASO A PARTE, VAMOS CONTINUAR TERMOS A VISÃO DOS OUTROS PAÍSES DO BRASIL, que o Brasil não liga para educação, mas sim pela está ligeiramente preocupado de expor o Brasil como um país bonito de se visitar COM UMA EDUCAÇÃO MUITO PRECÁRIA, e que os nossos governantes não se locomovem para que essa situação seja resolvida.

    ResponderExcluir
  35. Marcones Ferreira
    1º C - manhã

    A professora Amanda Gurgel depois de dar sua opniao sobre oq acontece de verdade no Brasil ficou bastante conhecida ,como a mulher que nao tem medo de dizer os problemas que estamos enfretando que estão cada vez mais presentes, e que ela luta para que as pessoas percebam que esse é um começo para a melhoria do nosso país.E já a Rosa Godoy comenta sobre as cituaçoes vividas em relengo que passam por problemas semelhantes.

    ResponderExcluir
  36. Midiã Amaral
    1º C - manhã n: 34

    No Brasil hoje em dia é bastante precária a educação, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso, no mínimo, educação básica. Um dos maiores problemas é a desvalorização do professor, vemos vários professores trabalhando o dobro para ganhar um mínimo que uma pessoa que não possua renda deveria ganhar para sobreviver. Amanda Gurgel fala sobre o seu salario que ganha e aos deputados não conseguiriam se manter com um salário daquele, assim os colocando contra-parede. Esse comentário foi bastante interresante para alertar o governo sobre as condições de trabalho dos professores brasileiros. Os governates escondem a falta de educação nas escolas.
    ­

    ResponderExcluir
  37. Amanda e Rosa fizeram o que tenho certeza que é a vontade da maioria de nós brasileiros que é " tocar na ferida" , que é a educação brasileira , que hoje , infelizmente está um caos,e que pelo menos , pelo que vimos , sobre os discursos da nossa Presidenta, do nosso Ministro da Educação , e o governador do RJ , está longe de mudar ,é necessária a criação de políticas públicas , que possam "arrancar o mal pela raiz" , que possam mudar a realidade da educação brasileira, que pro Brasil, um país forte , e influente dentro da comunidade internacional , e que muito em breve será um país de 1º mundo , tem uma educação de um país de no mínimo 5º mundo. Minha Crítica? Dura , mas necessária , eu assim como a Amanda e a Rosa , somos brasileiros indignados e queremos ser ouvidos pela sociedade , pra que isso possa servir de alerta pra todos nós.


    Aluno : Matheus Henrique Oliveira
    1ºB , Geo Sul , Nº 39

    ResponderExcluir
  38. Gustavo Souto - Geo Sul - 1º ano B - Nº20
    PROPOSTA 3:
    É bastante fácil perceber que todas as discussões apresentadas buscam por a educação em evidência(nesse caso,negativamente),e,mais especificamente,as deploráveis condições das salas de aula e dos profissionais que carregam nas mãos o destino do país: os professores. Enquanto isso,os políticos apenas..."relaxam e gozam".
    _______________________________________________
    PROPOSTA 2:
    Amanda Gurgel,após seu brilhante discurso,pode ser considerada uma vertente no que se refere a luta por direitos,além de ter deixado os políticos sem resposta.Era muito fácil para eles(os políticos) ignorarem o argumento de um grupo de professores,mas agora,a mídia está do lado certo!E contra a mídia,a dificuldade de ignorar se eleva exponencialmente.
    Já a também brilhante professora Godoy abordou uma situação diferente na forma,mas igual no conteúdo em geral.A educação precisa sofrer alterações.Já.

    (professor,infelizmente não pude fazer a contagem dos caracteres...de qualquer forma,boas férias!)

    ResponderExcluir
  39. Gabriela Medeiros F. Moreira22 de junho de 2011 às 20:34

    Gabriela Medeiros F. Moreira 1ºano B Geo sul Nº18

    2:
    A professora Amanda Gurgel, teve um ato nobre e corajoso, praticando seus deveres de cidadã e profissional , ao deixar explicito perante diversos governantes e de uma gravação logo após apresentada a todo o país, toda a verdade sobre o estado desprovido , em que a educação pública brasileira encontra-se, pois ela vive cada um dos momentos de transtornos e vergonhosos entre professores(não respeitados) , entre alunos(não valorizados) e entre professores e alunos (abandonados ) , devido a isso ela tem todo o direito de apresentar a realidade a qual a mesma é testemunha.A Rosa Godoy , inteligentemente busca informações sobre o caso deprimente em Realengo, e aponta de forma direta sua opinião sobre os pensamentos dos governantes do país, que julgam como único culpado o assassino , dizem que nunca tivemos caso parecidos , esquecendo de diversos e incontáveis fatalidades com mesmo local escolar que não tiveram destaque na mídia .

    3.:
    Os debates apresentados por Amanda Gurgel e Rosa Godoy deixam claro , de forma verídica como é precária a educação brasileira, chegando a envergonhar , pois a falta de compromisso com professores e alunos é inaceitável , onde o salário é baixo e a falta de segurança , coloca em risco a vida de diversos inocentes.

    ResponderExcluir
  40. Geo Sul
    Aluno: Mário Gomes de Lucena 2°B Manhã °37




    Amanda Gurgel e Rosa Godoy explicam como está a situação da educação no Brasil.Num dos momentos,Amanda fala que recebe um baixo salário,e que tem que trabalhar o dia todo para poder ganhar melhor e ter uma vida mais confortável.Ela fala também da segurança nas escolas e da violência que ela presencia no dia-a-dia em sala de aula.No fim,ela diz se não houver mudanças na educação o Brasil ficará do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  41. Elisa de Oliveira Pereira
    Geo Sul
    1° ano A - manhã - 15

    A professora Amanda Gurgel fez um discurso corajoso e claro a respeito da situação da educação do país, que é precária. Ela também questiona os políticos, que ficaram sem fala, sobre o comportamento deles diante dos problemas da educação. Ela estava representando uma parte da população, os professores, que são um dos mais importantes na sociedade. Com certeza esse vídeo não vai ser esquecido por um bom tempo. Já a professora Rosa Godoy mostra o comportamento dos políticos em relação à tragédia de Realengo e como a educação precisa também ter a máxima atenção dos políticos.

    Com o desabafo das duas brilhantes professoras, podemos refletir a situação da educação e como há brilhantes pessoas que ainda tem chances de fazer o país se desenvolver da maneira certa.

    ResponderExcluir
  42. Maria Emília Chaves Tenório n° 40 2º ano E

    "Pede-se tolerância" é um trecho do discurso impactante da Amanda Gurgel que graças a tecnologia alcançou nivel nacional. Todos nós sabemos da péssima educação das escolas brasileiras mas não procuramos mudança, nem mesmo quem deveria fazer a mudança, os políticos. Isso prejudica muito o desenvolvimento do Brasil. Até quando estaremos em desenvolvimento? Temos exemplos reais de que educação anda de mãos dadas com o progresso, a Coreia do Sul. E por que então não faz parte de nosso cultura o investimento em educação? Não é interessante para os políticos que exista gente pensante, para não decobrirmos que somos marionetes e assim querer derubá-los do poder. Eles querem apenas votos não mentes conscientes e por isso não prestigiam o sofrido professor que ganha pouco para o tamanho de sua missão, formar o futuro da nação. Tema também abordado pela Rosa Godoy. Em relação a violência nas escola, é apenas um reflexo da falta de respeito por parte de toda a sociedade pelos professores e no caso do bullying entre alunos é a questão de inversão de valores comentada também pela Godoy, que não deixa de ser também reflexo da falta de orientação por parte dos pais e dos educadores que são transformados que apenas vendedores de conhecimento pois não disponibilizam de tempo para acompanhamento dos alunos pois estão trabalhando os três horários para o pão de cada dia.

    ResponderExcluir
  43. Ana Luiza Alves de Albuquerque Silva - nº 5
    2º ano D


    Ambas educadoras comentam em seus veículos de discussão, a situação precária do Brasil, em relação à educação.
    1) Amanda Gurgel se aprofunda na questão do professor, que mal ganha trabalhando em três períodos, que pegam três conduções para chegar ao loca de trabalho e ainda ter que lidar com situações de precariedade nas escolas. Levantou também o contexto de que os governantes pouco se importam com isso, acham que isso dever ser aplicado em longo prazo, ela e todos os brasileiros, as necessidades são imediatas.
    2) Agora, a Rosa Godoy se pronuncia na questão da segurança nas escolas. E que a Educação brasileira está de luto a muito mais tempo do que os governantes afirmam. Ela critica os comentários da Presidente da República, do Ministro da Educação e do Governador do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  44. Vanessa Laureano Albuquerque
    Série/ Turma: 2º ano E
    Nº 55
    No primeiro "A nova estrela da Educação" comenta sobre o vídeo da professora Amanda Gurgel, no qual retrata com realismo o descaso com que o Governo federal, estadual ou municipal trata o problema da Educação em relação seja ao salário, violência, segurança, condições de trabalho, etc. Se todos os nossos representantes tivessem a metade da visão e da coragem dessa professora, o povo estaria sendo muito bem representado. Já no "TRAGÉDIA EM REALENGO: VISÃO DE UMA EDUCADORA" mostra que violência está presente nas escolas com várias formas: agressões entre alunos, de alunos contra professores ou vice-versa. Um recente fato foi a respeito da tragédia acontecida na escola do Realengo, no Rio de Janeiro. Não faltam intenções públicas para referentes, como cursos para qualificar os professores, mas efetivas medidas faltam para ter uma segurança garantida nas Escolas.
    Os três juntos retomam o fato do descaso em relação a Educação, mostrando uma revolta seja por qualquer motivo, que não apresenta nenhuma melhora em relação as autoridades.

    ResponderExcluir
  45. Geo Sul
    Aluna: Nayra Luíza Vilarim Pereira
    2° ano B ; N°41

    Na audiência pública sobre o cenário atual da educação no Rio Grande do Norte, a professora Amanda Gurgel com o seu breve e improvisado discurso - que falava sobre o sucateamento da educação e da luta diária enfrentada pelos professores, bem como seus baixos salários - conseguiu 'calar a boca' de deputados e da secretária de educação.
    Em artigo, o jornalista Wodem Madruga comenta a postura da professora que agiu com verdade, coragem e naturalidade perante à assembleia, chegando a compará-la a grande Nísia Floresta. Nele, ainda critica o fato do discurso só ter sido registrado pela imprensa local somente 8 dias depois, em razão da explosão do vídeo deste nas redes sociais.
    Em relação a tragédia ocorrida em Realengo, no Rio de Janeiro, Rosa Godoy faz uma crítica as autoridades, devido a postura por elas assumidas e lembra que a violência faz, sim, parte do cotidiano das escolas, seja pública ou privada.
    Com isso, percebemos a falta de interesse e de investimentos das três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) na educação, esta que deveria ser tratada como prioridade, já que influi diretamente no desenvolvimento de um país, sobretudo de uma nação.

    ResponderExcluir
  46. Caro professor ,
    O Blogspot já esta bastante desatualizado , peço que o senhor mude para o wordpress , irá ficar mais facil para o senhor e para nós ,alunos , os comentarios serão melhores administrados e os post's organizados da forma correta , se quiser ajuda eu deixo o meu e-mail : caio_dowlod@hotmail.com
    o WordPress ira fazer a importação de todos os post's e comment's para ele ficando mais organizado
    att
    Caio Lüders

    ResponderExcluir
  47. Tatiana Maria B de Morais - 1º ano E - num. 43 - Geo sul
    O três textos abordam os problemas da educação brasileira. Violência entre alunos, entre professores e alunos, péssimas condições de trabalho e estudo. Todos os três discutem um modo de tornar melhor o nosso país, começando pela reforma da educação, o meio mais importante para mudar a cultura e o modo de vida de um povo.

    ResponderExcluir
  48. GEO Sul
    Leoni Antunes de Queiroga Vasconcelos
    Nº 32
    2º ano D
    Tanto no discurso da professora Amanda Gurgel quanto na carta da Rosa Godoy, observam-se falas de coragem, com o objetivo de tornar a escola, nesse país, como um lugar melhor á frequentar. Na carta da Rosa Godoy, ela procura analisar e discutir sobre as afirmações da Presidente, do Ministro da Educação e do Governador do Rio de Janeiro, ressaltando que todos foram infelizes em suas declarações sobre o massacre do Realengo.O objetivo dessa carta seria de que os envolvidos nessas declarações pudessem tomar alguma atitude sobre a educação brasileira, pois só percebemos o quão crítica ela está quando algo de muito ruim acontece.
    Quanto ao texto "A nova estrela da Educação" e ao vídeo da Amanda Gurgel, são bem semelhantes em seus discursos, no texto ele exalta a figura da Amanda Gurgel ao ato extremamente corajoso de ter feito aquele discurso, procurando apontar os principais erros da educação brasileira. Portanto, o que não falta na educação do nosso país são coisas á melhorar e esses textos e vídeos procuram justamente ressaltar isso!

    ResponderExcluir
  49. Caio Lüders de Araújo , 10
    Colegio Geo Sul , 23/06/11
    1ª B


    A explosão de acessos do video da professora Amanda Gurgel mostra varios fatos que estão acontecendo na sociedade atual :
    1º a velocidade da noticia na internet
    2º o interrese da população em "descer o pau" nos politicos
    3º a grande memoria da população , que depois de 1 mes ja esqueceu o ocorrido

    Espero que a população não esqueça do estado que esta a educação brasileira , e que a Amanda Gurgel não deixe de lutar e que outros adiram a causa.

    ResponderExcluir
  50. Geo Sul
    Mateus Dantas Hardman nº41
    2ª D
    No texto "tragédia em Realengo", Rosa Godoy procura demonstrar seu ponto de vista sobre as declarações da presidenta Dilma, do ministro da educação e do governador do Rio de Janeiro e procura também, fazer uma crítica a segurança das escolas do Brasil.No pronunciamento de Amanda Gurgel na Assembleia Legislativa, ela faz uma crítica a profissão de professor que não é muito valorizada no Brasil e faz críticas também ao sistema de ensino brasileiro, procurando uma forma de consertá-los.

    ResponderExcluir
  51. GEO SUL
    Stéfanny de Queiroga T. Souza – N° 41
    Série: 2° ano F

    No vídeo, Amanda Gurgel retrata as condições dos professores, tanto em sala quanto em relação ao transporte, ao mesmo tempo em que faz uma critica aos governantes sobre a falta de planejamento erlacionado as escolas. Rosa Godoy faz criticas de algumas declarações sobre a tragédia da escola do Realengo, também faz uma critica aos governantes sobre a falta de segurança nas escolas, principalmente nas públicas.

    ResponderExcluir
  52. Thainá Nunes - n° : 49
    1° ano - C

    Amanda Gurgel , fala sobre a má qualidade da educação brasileira , assunto esse também abordado pela professora Rosa Godoy , que fala nas consequências geradas por essa má qualificação , e se posiciona muito bem em relação ao pronunciamento das autoridades em sobre á tragédia em Realengo . Tanto Amanda Gurgel como Rosa Godoy , tem uma grande preocupação com a qualidade da educação brasileira . Amanda Gurgel tem sua coragem transformada em um texto publicado pelo jornalista Wodem Madruga , que se mostra um grande admirador dessa jovem professora .

    ResponderExcluir
  53. Sarah Liz Medeiros Rendeiro
    1°ano A,n° 52 -Geo Sul-manhã

    2. O que a Amanda Gurgel fez foi um ato de coragem, ela mostrou de uma forma bem resumida todo o sufoco, o sacrifício, tanto de professores como alunos, para poder ter e dar uma educação de qualidade. E ela mostra tambem como a educação esta sendo deixada de lado pelos "políticos",que não estão tomando-a como prioridade,só estão tentando esconder os problemas da educação.Mais isso ja não está sendo possível,e essa falta de competência é uma das coisas que Amanda Gurgel tenta transmitir.Já a Rosa Godoy fala tambem da péssima qualidade da educação,falta de segurança e do aumento de violência nas escolas,tomando como base a tragédia de Realengo, falando que certos "políticos" não souberam se expressar,colocando comparações entre animais e o "assasino",por exemplo.

    3. Então, elas relataram a crise que o Brasil esta enfrentando na educação e na segurança.Onde as autoridades não valorizam o esforço dos professores,não percebem que em escolas não deveria existir violência,superlotação,falta de educadores,falta de carteiras,entre outros fatores.

    ResponderExcluir
  54. Jean Claude B. Pinto de Moraes
    2º ano A, Nº28 -GEO Sul-manhã


    Amanda Gurgel mostrou que os professores passam sufoco, assim como os alunos para ter uma boa educação.
    A Rosa Godoy fala do aumento da violência e falta de segurança nas escolas, usando como referencia tragédia do Realengo

    ResponderExcluir
  55. Aluno: Rayan Kleber Pessoa Firmino
    Número: 36
    Serie e turma: 2°ano F
    Turno: Tarde
    Coégio: Geo Sul

    Tanto a professora Amanda Gurgel como Rosa Godoy criticam como causa da decadência brasileira, em especial no setor da educação, a corrupção política, cada qual com a sua própria opinião. Rosa Godoy nega todas as afirmativas feitas pelas autoridades políticas, ratificando a qualificação sobre o assassino, dizendo que a escola é um dos lugares mais propícios a violência no país e que a educação brasileira está de luto muito tempo antes do assassinato no realengo; Enquanto que Amanda Gurgel fala das condições precárias a que está submetida, citando a falta de recursos das escolas como também as condições de vida dela e de outros professores, colocando como exemplo o seu próprio salário.

    ResponderExcluir
  56. Amanda Gurgel ficou conhecida nacionalmente pelo seu pronuncionamento feito na assembléia falando sobre a educação precária nas escolas públicas. Rosa Godoy fala da violência nas escolas tanto publica como privada que já existia e veio ser "percebida" agora por causa da tragédia em realengo.
    Ambas retratam a situação precária nas escolas brasileiras em relação à falta de segurança, os baixos salários que professores recebem e o respeito que eles não têm.

    Laís Nóbrega Vieira
    1º ano A
    nº - 31

    ResponderExcluir
  57. Os textos das duas professoras relatam sobre a situação precária da educação brasileira e dos professores das escolas públicas.
    Segundo Amanda os professores não podem e não aguentam mais esperar por melhores condições de trabalho,por um aumento de salário,um reconhecimento maior por essa profissão.
    Na minha concepção é a mais importante de todas,porque é a partir do conhecimento compartilhado entre o professor e o aluno que conseguimos arranjar um bom emprego.

    ALUNO: Caio Matheus de Souza Lopes
    Série: 1º ano-B
    nº-11

    ResponderExcluir
  58. Geo Sul
    aluno:Rohan Braz de Melo Laudelino
    2 ano B
    numero:48


    A professora Amanda Gurgel mostra a realidade da educaçao no Brasil que no entanto não vem sendo eficaz devido aos encarregados de nosso país que tem como dever achar uma solução, mais ao contrário disso tenta acobertar esse tema como se fosse algo já resolvido ou fácil de se resolver.Ela também mostra a situação precária de um professor no Brasil que era para ter um salário mais elevado,pois a arte de educar não é para qualquer um.
    A Rosa Godoy coloca em debate que a violência é presente no dia a dia nas escolas e que nenhuma providência e investimento e tomado em relaçao a esse problema.

    ResponderExcluir
  59. Nome:Alexsandro Junior
    N°:03
    Turma:2°D
    GEO SUL
    Nos textos e no video a professora Amanda Gurgel retrata como é difícil ser professor em nosso país(principalmente os baixos salarios e a má qualidade do trabalho)e tambem o descaso da maioria dos nossos políticos com a nossa educação.

    ResponderExcluir
  60. Geo Sul
    Aluna: Rayana de Lima Almeida - nº46
    2° ano C - Manhã

    O texto Wodem Madruga falando da professora Amanda Gurgel e da Nísia Floresta Brasileira Augusta, o texto da Rosa Godoy falando sobre a TRAGÉDIA EM REALENGO e principalmente o vídeo da professora Amanda Gurgel falam infelizmente sobre a realidade no posso pais, a realidade é dura mais é a verdade. Tenho uma grande admiração por todos eles, pela a coragem que falar, criticar e opinar sobre esses fatos.

    ResponderExcluir
  61. Igor Palma Barbosa n°22
    1° ano F Geo Sul

    O depoimento da professora Amanda Gurgel acusa o descaso das autoridades em relação a qualidade da educação, pondo em evidência a qualidade do trabalho dos professores e da estadia dos alunos nas escolas de sua cidade.Ela critica os salários oferecidos a esses profissionais que garantem a formação do futuro desse país, tendo estes tendo que trabalhar os 3 turnos para multiplicar seus salários. O texto de Rosa Godoy faz uma crítica também ao descaso das autoridades para a educação, porém retrata a violência na sala de aula,o que na maioria das vezes não é dado a mínima atenção.Questiona a posição das autoridades quando se preocupa apenas com o caso de Realengo e esquece os inúmeros casos que já viam acontecendo. Alegando esta que eles estariam preocupados apenas com a imagem que o RJ ficaria para a Copa do Mundo que irá acontecer em 2014.

    ResponderExcluir
  62. Aluna: Rafaela Menezes de Paiva N° 45
    2º ano B manhã Geo Sul
    Expondo suas opiniões essas mestras promovem uma reflexão sobre a situação da educação no Brasil.Os governantes não estão dando a devida importância a educação, não estão vendo que investir na educação é investir no desenvolvimento pois uma boa educação acessível a todos gera mão de obra qualificada , uma distribuição de renda mais igualitária ou seja um grande passo para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  63. Geo Sul
    Heloisa Dantas Alves
    Número: 22 Turma:2°B

    Nos textos fala-se sobre a realidade da educação hoje no brasil.A professora Amanda Gurgel demonstra sua indignação com a realidade dos professores,que não são valorizados pelos governantes e ela passou a ser admirada pelo seu discurso que em poucas palavras fez um discurso tão impactante sobre a educação e calou os governantes. Já Rosa Godoy expressa que a educação é base para determinar como uma criança vai ser no futuro e que os governates precisam investir nisso para termos um Brasil melhor.

    ResponderExcluir
  64. Maria Mariana Araújo F. de Freitas
    Nº 36
    1 ano A
    Geo Sul

    A professora Amanda Gurgel acusa o descaso das autoridades brasileiras em relação a educação do nosso país. Ela reclama dos salários e da situação precária das salas de aula, que muitas vezes os alunos precisam levar as carteiras para assistirem as aulas. Rosa Godoy reclama que as autoridades só estão se importando com o caso do Realengo e esquecendo dos outros problemas da nossa sociedade e tenta alertar da violência dentro das escola de todo o país.

    ResponderExcluir
  65. Dayanne Claudino dos Santos
    N°12
    1 ano A
    Geo Sul

    Amanda Gurgel fala sobre a situação dos professores, expondo suas opiniões sobre a educação brasileira. Ela critica os salários oferecidos a esses profissionais, que por terem estudado tanto receber o que recebem hoje, e ela acha injusto pois eles não merecem. E na maioria das vezes o professor que é o errado. A arte da educação não é para qualquer um e deveria ser maior o salário deles. E Rosa Godoy diz que as autoridades só se importam com o caso de Realengo esquecendo os outros problemas.

    ResponderExcluir
  66. Aluna: Mariana Pereira Dantas N°35
    2º ano B manhã Geo Sul
    As mestras Amanda Gurgel e Rosa Godoy demonstram sua indignação com a realidade hoje vivida pelo Brasil no setor da educação.Mostram o descaso para com a educação, e os governantes tentam encobrir isso dizendo que investem na educação,mas como mesmo disse a professora Amanda gurgel,em nenhum governo a educação foi verdadeiramente investida como deve ser.Os governantes nã estão dando a devida importância a educação no nosso país.

    ResponderExcluir
  67. Amanda de Andrade, numero: 53
    Geo Sul, manhã, 1 ano "C"

    A professora Amanda Gurgel retrata como a educação está hoje em dia e como os professores tem que se acostumar a trabalhar em ambientes precários. Rosa Godoy fala sobre como a já existe há muito tempo violência na educação e como às pessoas fingem não ver.

    ResponderExcluir
  68. Geo Sul
    Aluno: Diego patrício de Araújo Alexandre número:17
    1ºano F
    No texto de Wodem Madruga ele elogia Amanda Gurgel pela coragem e sinceridade de falar todos os grandes problemas da educação brasileira.Ele também faz uma comparação entre Amanda Gurgel e Nísia Floresta Brasileira dizendo que as duas tem o mesmo biotipo e como ambas se rebelaram contra o péssimo tratamento que os professores recebem.Ele fala também das péssimas condições de trabalho dos professores.No texto de Rosa Godoy ela critica o ministro da educação, o governador do Rio de Janeiro e até mesmo a presidente Dilma Roussef pois, todos eles dizem que agora a educação está de luto, que isso não faz parte da educação brasileira quando na verdade a violência nas escolas está presente no brasil a muito tempo, muitos professores e alunos tem sido violentados e só quando ocorre algo como no Realengo há destaque nacional.No vídeo Amanda Gurgel critica os ministros e deputados ao dizerem que é exagero dos professores coisa que não é pois, o salário dos professores é baixíssimo só 930 reais e as condições de trabalho são péssimas alguns tem que pegar 3 ônibus só para chegar a escola pra quando chegar lá a escola está toda acabada e ser desrespeitado por alunos e uma violência sem fim.Nos dois textos e no vídeo eles criticam as condições de trabalho dos professores,o salário baixíssimo a péssima infra estrutura das escolas e como ass pessoas não ligam para os professores tratam como se professore não fosse humano e que a cada ano menos pessoas querem ser professores pois é como ser escravo.

    ResponderExcluir
  69. Ana Karina Caminha de A. Silva /nº 57
    Geo Sul - 1º ano D.

    Os textos citados tem como foco as opiniões de duas educadoras, uma focando a prioridade de melhoria na educação e outra a violência nas escolas. Amanda Gurgel e Rosa Godoy, ambas corajosas e de opiniões polêmicas, se posicionam diante de grandes políticos e pessoas influentes para expressar as suas causas e mostrar que o país só poderá ir pra frente quando tomar por seu foco a educação e todo o campo que a abrange.

    ResponderExcluir
  70. Geo Sul
    1 ano G
    Aluno Matheus Monteiro Firmino

    o que os textos tem em comum é principalmente a verdarde que quando é dita geralmente não é repassado ou até escondido, mas outra coisa que fala é o que as autoridades fazem sobre isso ,nada eles não fazem nada mas quando é algo muito grande eles falam algo para tirar a culpa de cima deles que não investiram nas escolas para ter segurança o bastante para evitar tragédias como a que aconteceu em realengo
    ou então aumentar os salários dos educadores que tem que dar aula de segunda a sábado, manhã, tarde e noite, indo de ônibus para manter a família, mas eles continuam sem fazer nada a respeito e é sobre isso que os textos tem em comun.

    ResponderExcluir
  71. Isabelle Nascimento de Farias - nº 19
    1º ano "D" .

    A relação clara entre os dois textos é a educação, vista de pontos de vistas diferentes, um sob o olhar de Amanda Gurgel e o outro visto pela Rosa Godoy, mas os dois vistos como problema chave da sociedade. As duas educadoras brasileiras tem como objetivo em seus textos e seu vídeo deixar claro a ideia de que a educação de qualidade no país, é o único meio de progressão.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Geo Sul Turma: 2ª F
    Cinthia Maciel

    Já era mais do que na hora dessa polêmica vir a tona.Os argumentos dessas professoras foram fundamentais para isso.Elas conseguiram mostrar a realidade da educação no nosso país,o que a muito tempo vem sendo "maquiada" , deixada de lado, sendo só alvo de desvio de verba de muitos políticos.A tragédia do Realengo também serviu para mostrar que a violência nesse campo é muito preocupante, deixando em risco a vida de professores e alunos.Os textos e os vídeos estão ai, mostrando o quadro da educação no nosso país, agora é hora de mudar essa situação, queremos ver resultados,pois se continuar assim, não vamos aguentar por muito tempo.

    ResponderExcluir
  74. Valter Félix da Silva Filho - nº 52
    1º ano D - manhã

    A educação vem sendo assunto de discussão nos textos postados, Rosa e Amanda, professoras de instituições públicas/federais demostram sua, digamos assim, revolta ao governo tanto municipal, estadual e federal, que ao ver os problemas da educação preferem fechar os olhos e acabam cometendo grande equívoco pois falham em não perceber que com uma educação digna, qualificação das escolas, é que o país ira crescer, pois como Amanda Gurgel citou na audiência "a educação nunca foi prioridade em nenhum governo[...]" e não adianta tentarmos mascará a verdade, é importante que o governo tome medidas eficazes e sólidas para que haja realmente uma melhora significativa.

    ResponderExcluir
  75. Tanto a Amanda Gurgel como a Rosa Godoy, questionam e reclamam da educação do Brasil.
    A professora Amanda Gurgel fala da condição de trabalho para o professor, que o mesmo tem um salário muito baixo, da falta de estrutura nas escolas públicas e do esforço que muitos professores fazem para sustentar sua família trabalhando por vários turnos. A Rosa Godoy fala insegurança na escola e dentro da sala de aula, da violência existente do aluno para com o professor e de aluno agredindo outro aluno. Na tragédia ocorrida no Realengo nos mostra que a Escola vem sendo um dos mais expressivos espaços de violência de nossa sociedade e nos mostra que isso tudo é uma realidade, que está acontecendo no nosso país, perante nossos olhos, e o governo deve tomar uma atitude.


    aluna : Brenda Luiza da Silva
    Turma : 1 ano E . n : 03
    Geo Sul .

    ResponderExcluir
  76. Geo Sul
    Lidie Anne Diniz Viégas
    n° 31
    2°ano B
    Amanda Gurgel é direta ao apresentar a precária situação dos professores e alunos de escolas
    públicas, mostrando que para uma boa educação não é necessário apenas o interesse do aluno,
    precisa-se também de boa estrutura nas escolas e os professores precisam de um salário digno.
    Enquanto Rosa Godoy critica a posição das autoridades em relação a tragédia de Realengo,
    que tomam posição quanto à violência nas escolas só depois de um acontecimento que tem
    possibilidade de afetar a imagem do brasil, mostrando que a falta de segurança nas escolas
    é um assunto que acontece há muito tempo num lugar onde as crianças e jovens deveriam estar
    seguros.

    ResponderExcluir
  77. Geo Sul
    1° ano D turno: manhã
    Everton Felipe n°10
    Tanto a professora Amanda Gurgel ,quanto Rosa Godoy chamam a atenção da gravidade dos transtornos nas escolas, no qual são desconsiderados pelas autoridades resposáveis na distribuição de recursos. Além disso, a dificuldade de alguns em tocar nesse assunto, em que somente a repercução pública tráz declarações de autoridades sobre tal.

    ResponderExcluir
  78. PAULO JOSÉ LEANDRO DE OLIVEIRA
    NÚMERO 39
    GEO SUL
    1º ANO D

    O objeto de estudo dos 2 artigos e do vídeo em geral é o mesmo. Todos eles retratam as péssimas condições da educação na atualidade, porém cada um a seu estilo.
    O primeiro texto relata a visão de um jornalista sobre as palavras de Amanda Gurgel, expressando o orgulho e o preparo dessa professora que luta por uma educação melhor.
    O segundo é o próprio vídeo de Amanda Gurgel em que ela relata a sua revolta que se faz presente na realidade não só dela, mas de todos nós, apresentando a todos a verdadeira face da sala de aula e do salário vergonhoso recebido por ela, que é colocada como "redentora do país", sem ter sequer as condições primárias para ser rotulada como tal.
    O terceiro texto é o comentário da professora Rosa Godoy, em que ela da sua opnião sobre a tragédia de realengo, sendo extremamente correta e coerente em seu pronunciamento, indicando as verdadeiras causas da tragédia e a real intenção do governo. Seu comentário se baseia na insegurança das escolas e na falta de investimento governo que é omisso e altamente desinteressado nos fatores que dizem respeito a educação.

    ResponderExcluir
  79. Geo Sul
    Aluno: Alan Lopes de Oliveira - nº: 01
    2º ano D - Manhã

    Os assuntos abordados nos 3 textos nos informam aos apelos que a professora Amanda Gurgel faz ao nosso governo diante de uma questão muito séria que é a Educação deste país que ainda há muitas etapas a serem concluídas como a valorização do professor quanto ao seu salário de forma justa, quanto aos materiais de sala de aula, os alimentos distribuídos e a segurança.
    Outro fator super importante é a questão da violência nas escolas no qual deve ser combatido dentro e fora de sala de aula pra não continuar essa imagem que nós temos de nosso país diante a emprensa internacional.

    ResponderExcluir
  80. ALUNA: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES. Nº: 47; 2° ANO D; GEO SUL.



    Dentre as três postagens só há um único objetivo: mostrar a coragem, e a destreza da professora Amanda Gurgel, assim como a da professora Rosa Godoy, em expor as autoridades deste país o descaso destas, com a educação e com os educadores brasileiros, principalmente com relação aos salários, comparando-os com os dos deputados, e mostrando que os salários dos professores podem aumentar, levando assim abaixo as desculpas dadas pelos governantes, para não o fazer.
    Mostra também a grande presença da violência nas escolas tanto públicas quanto particulares; criticando as autoridades por não fazerem nada quanto a isso, e fazendo valer seus direitos, como verdadeiras educadoras, e cidadãs.

    ResponderExcluir
  81. Aluna: Taisa Del Pino Lino
    Nº: 44
    2ª A

    Tanto Amanda Gurgel, como Rosa Godoy, abordam a educação, mostrando a sua falta e as consequências dessa falta. Os temas abordado são impactantes, no primeiro link, do qual é um texto relatado por um jornalista, as palavras de Amanda Gurgel indicam a verdadeira aula de cidadania, e educação, dada às autoridades, mostrando que é necessário mudança, no que for referente a educação no brasil.No segundo link, podemos ver Amanda Gurgel no vídeo que fora citado pelo jornalista, tendo assim as confirmações das palavras ditas por Amanda Gurgel referente a educação. No ultimo link, Rosa Godoy faz um comentário, abordando sobre a educação pública, da qual afirma estar em abandono, e ainda mais, que a segurança dentro das escolas é precária.
    Num âmbito maior, é claro que "este" sistema educacional, necessita de mudanças, para que possa educar verdadeiramente os alunos, para que eles não comentam barbaridades, maldades, que possam ferir e denegrir, pessoas boas.

    ResponderExcluir
  82. Aguinaldo Aranha Marques Neto
    2° ano A / N° 01 - Geo Sul

    A professora Amanda Gurgel silencia os deputados com o seu brilhante depoimento, onde ela dá ênfase a precária situação da educação brasileira e exige respeito dos deputados para com todos os professores. Já a professora Rosa Godoy relata sobre a violência que ocorre nas escolas, tanto particular como estadual, questionando os depoimentos dados por autoridades sobre a trajédia em Realengo. Ambos os textos mostram a falta de descaso das autoridades com a educação brasileira.

    ResponderExcluir
  83. Ítalo Ferreira de Lima,2ºano Bº,nº 27,Geo Sul

    Ambas as mestras Amanda Gurgel e Rosa Godoy criticam a situação em que a educação se encontra.Ambas as professoras mostram os problemas enfrentados no dia-a-dia de alunos e professores,como a violência,o desinteresse nas salas de aula tanto pelos alunos como pelos professores,a falta de recursos e ainda os baixos salários que os professores recebem.Isso tudo pelo desinteresse das autoridades com a educação,mostrando que a educação nunca foi prioridade.Já que a educacação é o principal elemento para mudar o país.

    ResponderExcluir
  84. Aluna: Gersica Maria Gomes Almeida
    2º ano - geo sul - turma B - nº21

    As duas professoras abordam um tema muito polêmico no Brasil- a situação da educação. A professora Amanda Gurgel da um depoimento falando da situação precária das escolas, do quão desvalorizado é essa profissão base de todas as outras. Como um professor poderia mudar o futuro de uma criança se no Brasil a educação nunca foi uma prioridade? O depoimento da professora Rosa Godoy fala em poucas palavras um verdade! Que a violência é uma realidade muito presente nas escolas. Não apenas um caso a parte como as autoridades destacaram. Essa duas educadoras mostraram o quão sem prioridade a educação perante as altoridades está.

    ResponderExcluir
  85. Geo Sul
    Aluna: Erika Dias Pinto Bombinho
    Número: 17
    2° ano B
    A educação é um dos fatores mais importantes para se garantir o desenvolvimento de um país. É a partir dela que surgirão cidadãos capazes de dirigir uma nação e terem uma qualificação à altura do mercado internacional.
    A partir dos textos e dos videos apresentados, nos aproximamos da realidade do país, relembramos as dificuldades que os nossos professores passam para entrar em sala de aula todos os dias; descobrimos também que temos voz, sim, e que qualquer um pode expressar suas opiniões - de forma comedida e educada, claro - a respeito das injustiças que fazem parte do nosso cotidiano e que o governo, principalmente, tenta negar ou fingir que nada aconteceu.

    ResponderExcluir
  86. Aluna: Maria Eduarda Prima Dantas
    1° ano E - Turno: Manhã - Unidade: Geo Sul

    Tanto a Amanda Gurgel, quanto a Rosa Godoy fazem referência as críticas de seus textos em relação a educação na escola. Onde a professora Amanda Gurgel relaciona os malefícios dos professores que por muitas vezes, buscam trabalhar vários turnos a procura de melhores condições a sua família.
    Já a Rosa Godoy questiona a falta de segurança nas escolas e aproveita para colocar em questão o fato ocorrido na escola do Realengo, onde ambas estão a espera de uma atitude do governo.

    ResponderExcluir
  87. LAYLA SERRANO DE LACERDA
    1 G GEO SUL N: 18

    O objeto de estudo dos 3,fazem referência a uma só realidade e buscam uma resposta para solucionar ou pelo menos amenizar o grande caos que aconteçe na educação de hoje.Valorizo muito as colocaçoes feitas neles e quero muito que recebam uma resposta positiva.Todos mereçem uma educação de qualidade,e,claro condiçoes de trabalho melhor,assim como também um sálario digno.Os professores devem ser mais valorizados e reconhecidos pela sociedade,já que contribuem tanto para a formação da mesma pregando valores que deveriam ser seguidos.Só tenho a agradeçer a essas pessoas pelo que contribuem para a sociedade e pedir aos governantes que tomem providençias e façam realmente valer à pena seus papéis.

    ResponderExcluir
  88. Aluno:PEDRO MATHEUS DE MELO BENEVIDES PESSÔA
    1ºE,Nº33,GEO SUL


    O texto do jornalista Wodem Madruga exalta o discurso da professora Amanda Gurgel, que em plena Assembléia legislativa do estado do Rio Grande do Norte protesta contra as más condições de trabalho e os baixos salários que são realidade em seu estado e também no país. A professora Rosa Godoy segue a mesma linha de pensamento de sua colega de profissão, mas, se baseando na tragédia ocorrida em realengo, e fala como os políticos brasileiros tentam minimizar os erros cometidos pelo governo, que tem como obrigação investir em educação e não o que realmente acontece.

    ResponderExcluir
  89. Aluna: Bruna Rabêlo Carvalho
    2º ano B, nº 8

    Tanto Amanda Gurgel, como Rosa Godoy apresentam problemas constantes na nossa sociedade e o descaso do governo e das autoridades em relação a isso. Em uma educação admiradora, elas protestam as condições de trabalho no ramo da educação e o modo como os responsáveis tratam ou destratam a situação em que o país se encontra.

    ResponderExcluir
  90. GEO - SUL
    1º ANO D, MANHÃ
    ALUNA: ANA LUIZA R. ALVES Nº 01


    Os textos são protestos de professoras em meio a uma sociedade e principalmente, a um poder público injustos para com a educação brasileira. A Amanda Gurgel, fala de questões enfrentadas por muitos professores, que são os salários baixos e as péssimas condições para se dar aula. Já a Rosa Godoy, fala da falta de segurança e da violência nas escolas. São autoras diferentes, mas com uma mesma busca: melhorias na educação e uma sociedade mais igualitária.

    ResponderExcluir
  91. GEO - SUL
    1º ANO D, MANHÃ
    ALUNA: LARISSA DE LIMA RAMOS Nº27


    O depoimento de Amanda Gurgel mostra um problema enfrentado por muitos professores, que é o baixo salário que recebem e a má qualidade para ensinar. Já o depoimento de Rosa Godoy fala da violência e da falta de segurança em escolas. Ambos voltados para problemas que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. Que mereciam uma prioridade de resolução, mas que não a tem. Ambos nos mostram uma realidade, a da educação brasileira.

    ResponderExcluir
  92. Jose Marcelo Honorio Ferreira Barros
    segundo ano F
    NÚMERO: 26
    GEO SUL


    Os textos e vídeo mostram a realidade da educação do Brasil, através de baixos salários pagos a estes profissionais que tem a missão de educar um povo e ao descaso dos políticos com os acontecimentos que não tem tanta visibilidade por parte da mídia.
    “O magistério, essa outrora profissão respeitada e essencial a qualquer sociedade para que se concretize a transmissão do patrimônio cultural de uma geração a outra, para que a geração mais nova possa elaborar no seu tempo histórico, o seu patrimônio cultural desrespeitado pelos vários segmentos sociais”.

    ResponderExcluir
  93. Geo sul
    1º ano c - Manhã
    Maria Eduarda Cavalcanti de Araújo - nº: 29

    Amanda Gurgel discute sobre o mizero salário
    dos professores e o sistema precário da educação, ela discute ainda o fato de que os políticos fingem não a ver a situação escolar brasileira e tentam passar para a população a idéia de que a educação é a prioridade de nosso país quando na verdade, como a própria Amanda Gurgel diz, a educação nunca foi prioridade e essa sua afirmação se associa ao texto produzido por Rosa Godoy , que fala sobre o acontecido na cidade de Realengo, no estado do Rio de Janeiro, ela comenta sobre a pouca sinceridade que os políticos tiveram ao fazer seus comentários em relação ao caso, em relação a nossa presidente (Dilma) ela critica a forma como a própria fala do caso, afirmando que o caso não faz parte da cultura brasileira pois de certa forma a presidente está errada, a violência sempre esteve presente nas escolas de nosso país, já do ministro ela critica o fato de ele afirmar que a educação está de luto logo quando o caso teve repercussão na mídia, e não nos outros casos relacionados a violência nas escolas brasileiras, do governador do Rio de Janeiro ela critica a afirmação do mesmo ao colocar apenas a culpa no causador da tragédia. Essa é a semelhança entre as duas: a indignação que as duas mostram ter pelo descaso que nossos políticos dão aos problemas relacionados a educação brasileira e todos os fatores que a envolvem.

    ResponderExcluir
  94. Larissa Kelly B. de Melo
    2ºano E
    Numero: 32

    Tanto o depoimento de Amanda Gurgel como o texto feito pela professora Rosa Godoy apesar de se apresentarem em episodios diferentes fazem a mesma crítica em relação a educação no nosso país.
    No depoimento Amanda reclama do salário ridículo que é obrigada a receber como professora com especialização,com objetividade ela relata a angustia de quem esta em sala de aula,resumindo ela tenta mostrar uma realidade que os politicos tentam mascarar, que é a Educação precária de nosso pais.
    No texto de Rosa Godoy,professora universitaria,analisa e faz crítica aos governantes em relação a educação tomando como partida o acontecimento na escola do Realengo.Discorda de varios governantes inclusive da presidenta que diz que o ocorrido nao faz parte da cultura brasileira e faz sim porque relata o pessimo estado da educação,pela falta de segurança e investimentos.

    ResponderExcluir
  95. Gessiane Karla da Silva Lira
    2º ano A

    A educação do Brasil, como nós sabemos, é de péssima qualidade e os professores estão sendo cada vez mais desvalorizados, e uma prova disso é mostrada na declaração da professora Amanda Gurgel. Os estudantes não possuem estímulos por parte dos educadores e da própria escola, que deveria ser um lugar onde eles se sentiriam protegidos, e que ,porém, não há segurança. Rosa Godoy, em seu texto, critica os governantes em relação a educação do país, pela falta de investimentos. O que aconteceu no Realengo, foi apenas um “alerta” do que já vem acontecendo há tempos, e se tornou algo normal de se conviver.

    ResponderExcluir
  96. Alícia Coeli Targino Pereira
    2º ano C
    nº 53



    Não é novidade que a educação brasileira está uma crise e que não pode mais continuar assim, pois se há uma coisa que um país emergente precisa é de uma educação sólida e de qualidade. No vídeo da professora, uma prova de que essa situação de descaso não está dando mais para agüentar e que está causando um sentimento de revolta, contra os salários,a falta de respeito,descaso; causando também ao mesmo tempo um sentimento ,no período de divulgação, de apoio à classe(professores) e revolta ao mesmo tempo com os governantes que nada fazem.O episódio do Realengo veio para expor as falhas nas escolas e a violência presentes nelas; e infelizmente no Brasil medidas só são tomadas depois algo maior acontece, como, exposição da falta de consideração com os professores , bullying , e precária estrutura das escolas públicas.

    ResponderExcluir
  97. Aluno: Luiz Eduardo Pita, n° 32 2°A
    No 1° texto, a jornalista relata odiscurso da professora Amanda Gurgel, mostrando-se impressionada com a mestra pela sua coragem, segurança, semelhança com Nísia Floresta e pela divulgação que suas criticas receberam. Importante relatar a indignação da autora com a mídia, pois essa não se interessou de imediato com a fala da professora, só quando viu que isso geraria repercussão após a fama na internet.
    No 2°, com muita sabedoria a professora Rosa Gody nos faz refletir sobre os discursos irregulares da Presidenta, do Ministro da Educação e do Governador do Rio de Janeiro, nos mostrando que a violência não é um ato isolado e momentâneo, mas sim ato que já vem há tempos e ocorre em todo Brasil com regularidade.
    No vídeo, com coragem e confiança a mestre Amanda Gurgel critica os governantes e expõem a péssima qualidade de sua vida, de amigos e das escolas, generalizando-as por todo o país, mostrando que a educação não é interesse, nem priorizada por nossos governantes.
    Generalizando, a educação brasileira continua ainda em um estado primitivo e inativo, devido ao fato de nunca ter sido prioridade de nossos governos. Ela se mostra precária em varias situações, seja pela regular violência, comentado por Rosa Godoy, ou seja pela péssima situação da vida de professores, alunos e da própria escola, relatados por Amanda Gurgel. Importante tocar que, ao menos, a população está acordando para essa realidade, visto a divulgação impressionante do vídeo de Amanda Gurgel pela internet e pela mídia, mesmo que tardia.

    ResponderExcluir
  98. a professora Amanda Gurgeo e uma das poucas pessoas que tem coragem de falar o que pença sobre a educaçao brasileira,ela falou que educaçao numca foi prioridade no brasil,e que o os professores trabalham muito e com um salario baixo em relaçao ao o dos deputados.no texto de Rosa Godoi, ela fas critica aos governantes em relaçao com a educaçao brasileira tomando como exemplo o acontecimento na escola do realengo.ela discorda da opiniao da prasidente Dilma. e fala que o que aconteceu nao e culpa do criminoso e sim da pessima educaçao que lhes envolve.
    CICERO MATHEUS LINHARES DE LUCENA
    2ANO ´E´
    NUMERO 9

    ResponderExcluir
  99. Maria Izabel M. D. Pimentel
    2°A - Número 33 Geo Sul

    Todos sabem da situação do Brasil em relação a educação,ou a falta dela.
    Nosso país não tem redes escolares decentes,fala estrutura, há violência, falta de material, professores desvalorizados,enfim nossa realidade é realmente de fazer pena e sentir vergonha.
    Tanto os artigos como o vídeo relatam sobre tal situação, as professoras, Amanda Gurgel e Rosa Godoy, que são pessoa que atuam na área e vivenciam essa situação,mostram a sociedade e as autoridades políticas a necessidade de que todas as promessas feitas pelos políticos sejam cumpridas.

    ResponderExcluir
  100. Aluna: Christianne Emmanuelle Andrade Pires Brilhante
    2 ano A, n 13.

    Para comecar uma boa reflexao sobre o que se trata ambos relatos temos que perceber que o Brasil se encontra em uma situacao extremamente preocupante, com pessimo ensino, e para completar agora com essa onda de violencia que so tende a crescer.
    Bem, a Amanda Gurgel da foco de uma maneira radical a triste realidade brasileira nos setores da educacao publica.
    E a Rosa Godoy claramente mostra sua indignacao com as falas da Presidenta como de outros Ministros, tais que falam que essa situcao do Rio de Janeiro foi um ato isolado e momentaneo. Isso nos faz perceber como tais politicos, assim como algumas pessoas, fecham os olhos para certos problemas e fazem como se nada estivesse acontecendo. Pois o que mais vemos na midia sao casos de violencia, e falar que foi algo isolado, uma mentira sem pe nem cabeca. Essa situacao que o Brasil vive me frusta bastante, pois as mais impactantes atitudes infelizmente vem de cima, dos grandes lideres, com grandes projetos, mas nesse caso eles nao existem, ou pelo menos nao atuam.

    ResponderExcluir
  101. Geo Sul
    Maynara Castro n°:38/ 2° ano B

    As três fontes do nosso trabalho falam de um assunto comum e que vem sendo bastante discutido: a precariedade do sistema educacional brasileiro. A prof. Amanda Gurgel fala da perspectiva dos professores, mediadores do conhecimento a ser transmitido aos alunos, que sofrem com as condições de trabalho e de salário. Já a Prof. Rosa Godoy, fala as possíveis consequencias desse descaso da parte dos governantes para com a educação dos nossos jovens, o modo como os nossos políticos tentam mascarar a sua culpa. Creio que o texto complementa o vídeo. A educação é totalmente dependente dos professores, se eles não possuem boas condições de trabalho, quem dirá as condições dos estudantes. E o texto do jornalista afirma o nosso apoio e admiração pelas pessoas que lutam por melhores condições e que lutam pelo melhor da educação no Brasil

    ResponderExcluir
  102. Pablo Da Fonsêca Guedes Pereira Máximo|1A |Nº47

    Foram únicas pessoas que tiveram coragm de retratar a realidade da educação no Brasil e mostrou que a educação é deixada para trás.E essa critica ao governo alertou a população onde muita pessoas está criticando e pressionando o governo.

    ResponderExcluir
  103. Thamires Martins Marques Alves. N°:53
    2° ano E
    Os depoimentos da professora Amanda Gurgel como o da Rosa Godoy,critica a educação em nosso país...Amanda com toda sua simplicidade e humildade faz com que todos entendam o sofrimento em que ela como também outros professores passam,em que um educador tem um salário baixíssimo onde precisa sustentar sua família.
    A professora universitária Rosa Godoy critica os nossos governantes no setor da educação em que diz a presidenta que o fato ocorrido não faz parte de nossa cultura brasileira,que isso foi por falta de 'boa educação'.

    ResponderExcluir
  104. Aluna: Natália Dantas de Aguiar
    2º A - nº39

    _No primeiro link, encontramos a ligação da professora Amanda Gurgel à Nísia Floresta. Duas mulheres tão fortemente ligadas à educação e por isso em sua suma defesa; seria consequentemente duas mulheres que lutam para que o seu país consiga se afastar do que o diminui.
    _No segundo link, observamos no discurso da Amanda Gurgel um fato levado em consideração por ela à todo momento: "Estamos aceitando a condição precária da educação como uma fatalidade?"
    _No terceiro link, a Rosa Godoy questiona regularmente as autoridades presidente, ministro e governamentais pelo posicionamento dito por ela errônio e indevido sobre a tragédia ocorrida na escola do Realengo.
    Ou seja, quando vemos a apresentação desses recursos dessa forma tão revoltada e com razão; implementamos em nosso meio, um aspecto de dúvida a respeito de quem pode mudar a imagem educacional do nosso país. Não depende de um simples aluno ou uma professora apenas, depende de quem nós elegemos corretos para nos fornecer a qualidade.

    ResponderExcluir
  105. Geo Sul
    Aluna: Rafaela Alves Dantas
    N° : 44
    2° B

    Tanto Amanda Gurgel e Rosa Godoy falam do estado que se encontra a educação brasileira. É necessário que a educação passe a ser prioridade e que se façam muitas mudanças, porque está de uma maneira inadmissível. Verdadeiramente abandonada. Amanda Gurgel ainda faz uma comparação do salário que os professores recebem com o dos políticos, mostrando como a educação foi esquecida. E Rosa Godoy fala sobre a falta de segurança das escolas, tendo como maior exemplo o caso da escola em Realengo, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  106. Nome:Nathália Kelly Viegas - Série:1° Ano A - N°: 46
    Geo Sul

    Tanto a professora Amanda Gurgel como os artigos, sintetisam muito bem a situação de não apenas no RN,como do nosso país retratando a eduacação destes.
    No Brasil,nunca priorizaram a educação brasileira e isso é uma verdade vista para todos,porém agida por quase nenhuma autoridade política.
    Em parte das escolas possuem uma escassez muito grande de uma boa qualidade de ensino,estruturas adequadas aos alunos ou pouco lucro aos professores que realizam essa atividade tão importante para criar um verdadeiro cidadão.
    Para inverter essa situação crítica,basta apenas os polítos à terem atenção à nossa formação ou nossa educação para que nosso país se desenvolva.

    ResponderExcluir
  107. Danilo Nobrega Araujo de Souza,n°09
    1°A-Geo Sul

    Apesar de tudo que a midia disse o acontecimento em Realengo não foi um caso a parte.Na verdade isso ja vem acontecendo a muito tempo e não so nos paises subdesenvolvidos uma prova disso foi o massacre nos EUA.Uma coisa que todos os criminosos tinham em comum foi que todos sofreram algum tipo de bullying na escola que nos permite explicar mas nao justificar o ato de Wellinton.E esse bullying é fruto do mal investimento na educação que as professoras Amanda Gurgel e Rosa Godoy criticam.Elas foram heroins,pois elas tiveram a coragem de mostrar a verdadeira face da nossa educação.

    ResponderExcluir
  108. Geo Sul
    Aluna: Jessyca Marques Toscano de Brito
    2° ano B
    N°: 29

    Todas as três fontes possuem o mesmo tema: a educação. No vídeo, assunto do artigo do jornalista da Tribuna do Norte, Wodem Madruga, o real estado em que se encontra a educação brasileira é mostrado brilhantemente pela professora Amanda Gurgel que com muita naturalidade e bravura relata o caos que está a educação brasileira e as péssimas condições de trabalho dos professores.Já Rosa Godoy, em seu texto, fala do triste fato que ocorreu em Realengo, no Rio de Janeiro, nos fazendo lembrar que a violência está presente diariamente em todas as escolas do nosso país.

    ResponderExcluir
  109. Geo Sul
    Nome - Rayanni Karla Andrade
    nº : 59
    1º ano A

    Só após o depoimento da professora Amanda Gurgel o país se mostrou preocupado com a situação da educação. A professora mostra a realidade de milhares de professores brasileiros que sofrem com os baixos salarios recebidos, com as pessimas condições de locomoção para ida ao trabalho,a pessimas estrutura das escolas. Ela reinvidinca sobre tudo isso, e quer apenas que os politicos coloquem em prioridade a educação. Esse fato não ocorre apenas no estado do Rio grande do norte não e sim em boa parte do Brasil.

    ResponderExcluir
  110. Geo Sul
    Tayná Santos de Miranda 1ºano A nº54

    A professora Amanda Gurgel estava reivindicando seus direitos de professora, agora considerado um trabalho de risco pela violência, acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil. Começa mostrando seu contracheque de valor de R$ 930,00 e fala as condições totalmente prearias da educação. Pedido ao os políticos uma educação prioritária e que as condições de trabalho de um professo seja digna de respeito.

    ResponderExcluir
  111. Aluna: Elina Alice A. de L. Pereira
    2º ano D - manhã - nº 21

    As fontes que foram direcionadas, falam em suma, da realidade de como encontra-se a educação no Brasil, Amanda Gurgel e Rosa Godoy, tentam cada uma, demonstrar seus sentimentos como professoras, que passam por essas realidades todos os dias, arriscando a própria vida, sem condições precárias, em busca de uma coisa só: Um respeito maior vindo das autoridades.

    ResponderExcluir
  112. Geo Sul
    Nome: Fernanda Rodrigues Paulo
    Nº:20
    Turma: 2º ano B

    A educação nunca foi uma prioridade nesse país, infelizmente. As três declarações retratam bem isso. A professora Amanda Gurgel faz um discurso fenomenal sobre a situação da educação no estado do Rio Grande do Norte e esta se espelha na situação do Brasil, como um todo. Não há valorização do ensino, das escolas. Além de todos esses problemas, ainda existe a violência que está se tornando pior a cada dia. A tragédia em Realengo, no Rio de Janeiro, mostra bem isso. E, como fala a professora Rosa Godoy, só houve um comentário do Ministro porque a situação foi até a mídia, inclusive global, e com a Copa do Mundo chegando, a imagem do Brasil tem que estar "limpa". Os três retraram bem toda a indignação do povo brasileiro em relação a precária educação nesse país.

    ResponderExcluir
  113. Aluna: Eduarda Di Carli Cabral Santos
    Série: 2º ano D / Nº:20 / Turno: Manhã

    (Comentário dos dois artigos e do vídeo)

    Os artigos falam sobre a educação,principalmente a pública. Todos os dois artigos criticam a educação brasileira. O discurso da Amanda Gurgel fala praticamente toda precáriedade que temos nas escolas,tanto em relação aos alunos por não terem muita base para crescimento intelectual,tanto aos professores que não tem muitos recursos para se locomoverem de suas casas para o trabalho,até a própria alimentação.
    E o artigo da Rosa Godoy fala mais sobre a falta das seguranças nas escolas de todo o país que por sua vez também é muito precária,a maioria dos governantes estão mascarando a realidade da educação brasileira tanto pública como privada.
    Depois de tantos comentários e questionamentos,basta apenas o governo começar a agir,o que já deveriam ter feito há muito tempo.

    ResponderExcluir
  114. Aluna: Gabriela Ochotorena, nº 23.
    Série: 2º ano A, manhã.

    Os três materiais apresentados têm como base principal a educação do nosso país. O material que mais me chamou atenção foi o vídeo da professora Amanda Gurgel, onde ela reivindica em uma assembléia, melhores condições de vida para os professores, que possuem salários insuficientes para a qualidade real de seu trabalho. Ela pede que valorizem mais a educação precária, fazendo assim com que o Brasil cresça. Pede para que tenham uma visão mais ampla e cuidadosa com a educação do nosso país. Acrescendo a essa colocação extraordinária da professora, temos ainda o material da professora Rosa Godoy, que faz margem a um acontecimento recente que chocou o país. Ela mostra em seu texto, que a violência estava presente nas escolas do Brasil muito antes da tragédia. Fala também que a educação do Brasil já estava de luto a muito tempo, e não apenas pela violência ou pelo fato ocorrido, mas estava de luto pela própria educação, que é precária. Juntando os três excelentes materiais aqui apresentados, temos uma ampla visão sobre a real situação da educação no Brasil, e nos mostra o quanto é séria essa realidade.

    ResponderExcluir
  115. Matheus Roque
    2º ano A
    Nº 36
    (Só pude postar hoje, pois meu provedor de internet ficou fora do ar a semana inteira.)

    Os três materiais retratam quase que perfeitamente a educação no Brasil. Particularmente gostei bastante do texto da Rosa Godoy, pois ela conseguiu mostrar a muitas pessoas que o que acontenceu no Rio de Janeiro não é um problema daquela região, mas de todo o Brasil e do mundo, pois todos nós fazemos parte da mesma sociedade e todos temos responsabilidade do que acontece em todos os lugares do planeta. Não adiante "tirar o corpo fora" das consequencias dos atos da humanidade, uma hora alguém vai ter que tomar uma iniciativa, alguém vai ter que reunir um grupo e tentar mudar o mundo, mas na atual situação da sociedade quem tem coragem para isso?

    ResponderExcluir
  116. Geo Sul
    Milena V Soares – 44
    1 ano A

    As duas professoras falam sobre a péssima situação da educação brasileira. Amanda Gurgel, critica o baixo salário e Rosa Godoy comenta um fato que ocorreu em Realengo, no RJ, onde 10 crianças foram assassinadas dentro de sua própria escola, lugar que até então era considerado “seguro” por todos.Indignada pela falta de segurança escreveu uma carta e a enviou ao Ministro da Educação e a Presidência da República

    ResponderExcluir
  117. Geo Sul-
    Manuella Rocha |Moury Fernandes Barros e Silva, 31
    1°F-Tarde

    As professoras falam do descaso das autoridades em relação à educação. A professora Amanda Gurgel fez um discurso pedindo que melhorem a situação das escolas públicas, que é precária, e fala sobre o salário do professor, que deveria ser mais bem remunerado, já que sem eles não há o desenvolvimento do país, a educação deveria ser prioridade no Brasil.
    A professora Rosa Godoy também fala que a educação brasileira está entregue ao abandono, ela fala em relação à violência nas escolas, que não é de hoje, vem de bem mais tempo antes da tragédia do RJ, também fala que os professores deveriam ter um salario mais justo.
    Se as autoridades não tomarem iniciativas JÁ, a péssima situação da educação brasileira pode se agravar.

    ResponderExcluir
  118. Geo-Sul
    Micael Barbosa Bezerra Vieira n°35 1 ano D
    A professora Rosa Godoy com um texto nao muito diferente do vídeo referente a Pfa Amanda Gurgel,coloca como foco a educação, que encontra-se em estado deplorável em diversos sentidos.Principalmente em relação ao abandono que foi dado a educação e seus valores.A violencia que a cada dia vem crescendo nas escolas só tende a aumentar porque nao é tomada nem uma atitude em relaçao a esse assunto justamente por causa do abandono em que se encontra a educação do País.Grande parte dessa "culpa" também é devido a má remuneração dos professores que não sentem vontade de ensinar e de darem seu melhor em sala de aula.
    Não muito diferente a professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel coloca como foco a má remuneração da classe dos professores onde para poderem pagar suas contas precisam trabalhar em mais de uma escola por tres turnos e acabam nao dando seu melhor nas escolas em que lecionam, "Serei a redentora do País?" com essa pergunta a professora Amanda mostra que apenas ela com um giz na sala de aula não obrará milagres, apenas com a ajuda do governo apoiando a classe dos professores tornará essa melhora possível.Colocando no país a educação como prioridade.

    ResponderExcluir
  119. Professor me desculpe ter lhe mandado atrasada a avaliação ocorreu um problema em minha casa e tive que viajar na quarta feira 22/06 só retonando no domingo 26/06 lhe peço por favor que aceite meu apelo e considere meu trabalho não foi por descuido e sim por necessidade , muito Obrigado Atenciosamente Micael Barbosa 1 ano D
    aluno do comentario acima.

    ResponderExcluir
  120. Roberto Lucas F.F. Campos
    1o ano C, Geo Sul, Manhã.
    OBS: Professor pesso perdoe meu trabalho atrasado, pois fiquei com dengue durante as provas globais(Meu atestados médico esta com Edinalda) e mesmo assim fiz as provas, e logo em seguida tive de viajar para Campina Grande com meus pais, onde eu nao dispunha de acesso a internet. Cheguei apenas hoje em casa e imploro que reconsidere.

    Atividade: As Professoras Amanda Gurgel e Rosa Godoy marcaram nossa sociedade com seus textos sobre educação e violência, Rosa defende a idéia de que a violência é proveniente da má educação dada pelas escolas, e que a educação é precária por que ela nunca foi realmente valorizada por nossos governantes. Já Amanda diz que o professor merece ser melhor remunerado, pois assim ele pode ter uma real valorização, e se decicar mais a sua profissão fazendo uma especialização ou até mesmo mestrados, e deste modo aumentando a qualidade do ensino nas escolas públicas. Se o Brasil realmente valorizar seus professores e a educação de modo verdadeiro, ele pode melhorar e assim provar que com giz e dedicação o mundo pode aos poucos melhorar.

    ResponderExcluir
  121. Ana Beatriz Sá N°2 1 ano A, Geo sul
    A educação no Brasil é tratada com desprezo . E todos os casos de violencia , decadecia das escolas , baixo salario é tratado como um caso a isolado , quando na verdade esta presente diariamente no cotidiano escolar .Na verdade greves ou ataque a realengo só é uma amostra do que está acontecendo. O que me alegra é que ainda existem pessoas capazes de fazer comentarios racionais e não apenas emocional da realidade .
    Ps. Não foi avisado na minha sala , e viajei desde o ultimo dia de prova e chegei ontem .

    ResponderExcluir