domingo, 17 de abril de 2011

DILMA VISITA À CHINA

Visita de Dilma à China amplia importância do Brasil no mundo
A presidenta Dilma Rousseff inicia nesta terça-feira (12) sua agenda oficial na China, onde deverá assinar cerca de 20 acordos comerciais nas áreas de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comércio. Terceira agenda internacional da presidenta, a passagem de Dilma pelas cidades de Pequim, Sanya, Boao e Xian demonstram o interesse brasileiro em aumentar as relações comerciais e política com os chineses. Dilma já chegou ao Japão, mas terá agenda livre nesta segunda.

A viagem, na avaliação do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, é importante, especialmente no sentido de ampliar as exportações brasileiras para a China. “A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. Qualquer país do mundo tem que ter acordo com a China. Não só no sentido de desenvolvimento, mas também de disciplina comercial”, disse Rosinha, ressaltando os baixos preços praticados pelo país asiático no mercado internacional, o que tem causado prejuízo aos mercados comerciais de vários países.

Outro fator importante da visita, explicou Rosinha, se deve à necessidade de fortalecimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Os países do Bric devem ter um relacionamento não só comercial, mas de cooperação mútua. São países com potencial de juntos desenvolverem um bom parque industrial”, afirmou. Na cidade chinesa de Sanya, Dilma participa da 3ª Cúpula do Brics, onde estarão presentes o presidente da China, Hu Jintao, da Rússia, Dmitri Medvedev, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Para o deputado Décio Lima (PT-SC), também membro da comissão de Relações Exteriores, a visita da presidenta brasileira à China caminha no sentido do aprofundamento da “revolução” da política externa iniciada no governo do ex- presidente Lula. Assim como o Brasil, explicou o parlamentar, a China vem rompendo barreiras e se consolidando como umas das principais economias mundiais.

“Essa viagem é um processo de consolidação do papel que o Brasil assumiu nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, nossas relações comerciais se concentravam apenas no âmbito da América Latina. Graças à política externa do presidente Lula, o Brasil vive uma verdadeira revolução em suas relações comerciais e, neste sentido, a China é sem dúvida um dos seus mais importantes parceiros”, ressaltou.

Embraer - Entre os acordos que serão assinados com a China está um que prevê a venda de aeronaves da empresa brasileira Embraer para companhias aéreas chinesas. Os aviões farão voos regionais no país asiático. Outros acordos que serão assinados estabelecem a instalação de um centro de pesquisa conjunta em nanotecnologia. Há também parcerias em pesquisa e inovação em agricultura, defesa, biocombustíveis, eletricidade e prospecção de petróleo.

Serão oficializadas também parcerias entre a Petrobras e as empresas chinesas Sinochem e Sinopec para o desenvolvimento de tecnologias de prospecção e troca de experiências em pesquisas geológicas. Outro acordo prevê parcerias no desenvolvimento de energia através de biocombustíveis. Uma das possibilidades estudadas na China é produzir biocombustível a partir de algas

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também serão temas do encontro de Dilma com o presidente chinês, Hu Jintao. O Brasil quer utilizar os jogos internacionais para captar investimentos.

Blog Marcelo Sereno
Visita de Dilma à China amplia importância do Brasil no mundo
Por Redação ⋅ abril 11, 2011 ⋅ Mande por e-mail ⋅ Imprima essa postagem ⋅ Poste um comentário
Arquivado em Brasil, China, Dilma Rousseff, Pequim
http://www.blogdosereno.com.br/blog/2011/04/visita-de-dilma-a-china-amplia-importancia-do-brasil-no-mundo/
Fonte: PT na Câmara

153 comentários:

  1. Breno Machado Vasconcelos Alves Nº4
    Geo Sul 2ºANO E Manhã

    Eu achei que a visita de Dilma à China serviu para melhorar as nossas relações de exportação com o exterior, não apenas de matéria-prima, mas também de produtos mais elaborados, como aviões, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Laylla M. O. Fernandes N° 30
    Um dos motivos da viagem de Dilma até a China, foi estabelecer relações comerciais com ela. Outro motivo foi estabelecer um maior fortalecimento dos Brics (onde Brasil e china são membros). O fato de ir em busca de novas e melhores relações comerciais, faz do Brasil uma importante economia mundial.
    Um dos acordos entre os países foi em relação a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016), pois o Brasil quer captar investimentos utilizados pelos jogos internacionais.

    ResponderExcluir
  3. Laylla M. O. Fernandes
    Geo sul 2° D /\

    ResponderExcluir
  4. Anatil Maux n°4; Geo Sul; 2°B Manhã

    A visita a China feita por nossa presidente,
    mostra que o governo que ela quer adotar nos próximos 4 anos é um governo aberto ao comércio externo. Mostra também, o avanço que o Brasil deu nos últimos anos, tendo condições de estabelecer comércio não só com os países da América Latina, mas também com a China ampliando a importância do Brasil para o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Thiago Yann Fernandes Ferreira; Serie:2ºD ensino médio; Turno: Manha; sede: Geo sul.

    Eu entendi que as relações que o brasil desenvolve com a China,facilitará o desenvolvimento no Brasil, também com intuito de fortalecer a Brics ( Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); Podemos contribuir também com o desenvolvimento da China, podemos exportar alimentos a preços mais baratos, fazendo com que haja uma relação comercial de socios

    ResponderExcluir
  6. Débora Andrade nº17 Geo Sul 2ºD Manhã

    Essa visita da presidente Dilma é importante porque mostra o interesse do Brasil na ampliação das relações comerciais com China e isso é muito bom para o nosso país, pois antes as relações só acontecia na América Latina. A viagem é importante também para o fortalecimento dos países do Bric.

    ResponderExcluir
  7. Aluno: Gabriel Wilson
    Número: 14
    Turma: Segundo ano E
    Turno: Manha
    Geo Sul

    Primeiro ponto:

    As relaçoes comerciais entre Brasil e China pode favorecer em vários aspectos a economia brasileira, entre esses aspectos está o de gerar mais de 2 mil empregos para a nossa populaçao desencadeando um maior desenvolvimento economico para o Brasil

    Segundo ponto:

    Podemos associar a visita de Dilma a China com a visita do presidente Obama ao Brasil, visto que o Brasil está a ponto de estabelecer mais relaçoes economicas com o governo chines do que com o governo americano, o que pode desencadear problemas para a economia americana.

    Terceiro ponto:

    As relaçoes comerciais da China com o Brasil trazem mais benefícios para o a nossa naçao do que as efetuadas entre o governo americano com o brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. Gabriel Guilherme de França Carneiro Diniz
    2º ano E - Manhã - Geo Sul

    A visita de Dilma à China foi bastante importante para o desenvolvimento das relações entre as duas potências, reforçando as exportações e importações, outro objeitvo foi fortalecer um emergente grupo - BRIC - e discutir a entrada da África do Sul, passando a se chamar BRICs

    ResponderExcluir
  9. Gabriel Guilherme de França Carneiro Diniz
    2º ano E - Manhã - Geo Sul - Número 13

    A visita de Dilma à China foi bastante importante para o desenvolvimento das relações entre as duas potências, reforçando as exportações e importações, outro objeitvo foi fortalecer um emergente grupo - BRIC - e discutir a entrada da África do Sul, passando a se chamar BRICs

    ResponderExcluir
  10. Rhayane Aires de Queiroz Lima; 2ºE manhã; nº50; Geo Sul.

    A visita de Dilma a China tem o propósito de aumentar e melhorar as relações comerciais e consequentemente o desenvolvimento econômico do país durante esses 4 anos de mandato. Além disso ela está a procura de fortalecer ainda mais os países dos BRICS.

    ResponderExcluir
  11. Horlando de Jesus Monteiro
    2ºano D - Manhã - Geo Sul - Nº 27

    Essa visita foi importante para tornar sólida uma relação promissora entra o Brasil e a China, onde a China, atualmente, passou dos EUA nas relações comerciais no Brasil. A dircussão também girou em torno dos BRICS, um grupo de países emergentes poderosos, onde Brasil e China participam e discutem a entrada da África do Sul

    ResponderExcluir
  12. Danilo Henrique Medeiros de Oliveira; N°:12; 2°Ano-B; Manhã; Geo Sul;

    A visita da presidenta do Brasil à China é muito importante para o desenvolvimento econômico brasileiro ( já que as exportações para a China, que varia desde produtos primários, como a carne suína, até produtos elaborados, como aviões, será ampliado ), além da importância política dessa viagem ( já que a China é um parceiro importante para qualquer país do mundo).

    ResponderExcluir
  13. Lucas Lopes Fernandes
    2° ano E-Manhã-Geo Sul-n°38

    É essencial uma forte relação comercial com a China, assim como parcerias com alguns países emergentes, que pode impulsionar nossa economia para descentralizar a dependência de potências, que nos subordina a ser meros ouvintes em relações internacionais.

    ResponderExcluir
  14. Beatriz de Carvalho Bessa nº8
    2º D Manhã - Geo Sul

    O Brasil e a China são considerados hoje países emergentes, ou seja, países subdesenvolvidos que estão crescendo socio e/ou economicamente. O objetivo da presidenta Dilma é manter relações com tais países, principalmente os do Brics, para que juntos fortaleçam e tenham um papel mais ativo na situação global atual. Esta parceria traria melhoramento nas indústrias, qualidade de vida, e principalmente a indepedência tecnológica e econômica dos países que subjugaram por tanto tempo o Brasil e a China.

    ResponderExcluir
  15. Aluno: Natanael Batista Pereira Alves
    Número: 45
    Turma: Segundo ano E
    Turno: Manha
    Sede: Geo Sul

    A visita de Dilma a china é importante para demonstrar os nossos interesses com as relações comercias com a china, com a intenssão de melhorias na indústria, na qualidade de vida dos brasileiros e chinesses e etc. A visita também tem grande influência no BRIC(grupo de paises emergentes), pois teve discursões sobre a posição da Africa do sul, que complementerá esse grupo de paizes, fornando o BRICS.

    ResponderExcluir
  16. Thaís F. de Almeida A. Tavares
    2ºano E - Manhã - Geo Sul - Nº 52

    A visita de Dilma à China foi bastante interessante para o progresso das interações entre as duas potências, fortalecendo as relações de comércio entre esses dois países. Outro ponto que Dilma abordou foi a possível entrada da África do Sul ao Bric, que por sua vez se chamaria Brics, com o intuito de fortalecer as relações econômicas, tecnológicas e financeira dos países membros desse grupo.

    ResponderExcluir
  17. Walleska S. Braga N° 57
    2° ano - E. Manhã. Geo Sul.

    A visita da presidente à China favoreceu ao Brasil expansão nas relações comerciais e aperfeiçoamento da tecnologia, usada principalmente no comércio, agricultura, dentre outras áreas; aumentando assim a relação entre os dois países. Vale ressaltar, como um dos resultados, o fortalecimento dos Brics.

    ResponderExcluir
  18. Italo Giovanni Nº16
    2°ano F Tarde Geo Sul

    A visita da presidente Dilma foi a prova concreta de que o Brasil hoje é um pais que pode sim,através de suas relações exteriores,ampliar sua capacidade política e comercial graças as suas novas medidas relacionadas a política externa.

    ResponderExcluir
  19. Geo Sul, José Alves, nº19, 2ºf, tarde
    Esta viagem da Dilma à China foi uma maneira de fortalecer os dois países (e o BRICS) a nível global e, implicitamente, diminuir a dependência da economia brasileira em relação à economia norte-americana e ainda aumentar a exportação de bens manufaturados cm tecnologia agregada, como por exemplo:aviões.

    ResponderExcluir
  20. Geo Sul, Brenda Spinelly, nº5,2ºf, tarde
    A viagem da Dilma à China tem uma grande importância, principalmente comercial, pois fortalecerá os laços industriais entre esses dois países e também entre o BRICS. Também servirá para melhorar cada vez mais a economia brasileira e suas relações exteriores.

    ResponderExcluir
  21. Larissa Silva de Siqueira nº30
    Geo sul;2°B manhã
    A viagem de Dilma representa um passo importante na política externa do país,provando que o Brasil é capaz de formar relações comerciais com outros países além dos da América Latina,essa viagem contribui para o aumento do nosso campo comercial,o que favorece o nosso crescimento e nos fornece uma ideia de como vai ser o governo de Dilma nos próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
  22. Nome:Francisco G. dos S. Neto
    nº:24,Serie:2D,turno:Manha
    Geo Sul

    O Brasil e China sendo emergentes estam se estabelecendo ainda mais no comercio. Dilma desenbarca com o intuito de melhorar a relação Brasil e China, o ponto é que as relações fiquem mais fortes principalmente com a BRICS o outro ponto é que o Brasil faça mais exportações com a China.

    ResponderExcluir
  23. Aluna:Raquel Rodrigues do Nascimento Menezes
    GEO Sul 2°ano D Turno:Manhã

    O maior objetivo de Dilma nesta visita à CHINA, é o desenvolvimento ecoonômico de ambos países, que são hoje, considerados emergantes.
    Para tanto suas principais atitudes foram estabelecr acordos de comércio, e desenvolvimentos de pesquisas, inclusive na área da nanotecnologia, que faz perte da terceira revolução industrial, dando maior independência tecnológica a esses países.
    outro fator importante dessa visita é o fortalecimento dos BRICS, considerados hoje países emergentes, ou seja em desenvolvimento tanto economico, quanto socialmente.Isso mantém o Brasil em diretas relações com países importantes no cenário mundial, e nos leva cada vez mais ao desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Raquel Rodrigues do Nascimento Menezes
    N°: 47
    Série: 2°ano D
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  25. NOME: Amanda Leite Pedrosa.
    TURMA: 2º ano "B"
    TURNO: Manhã
    SEDE: Sul


    Foi um encontro fundamental de Dilma com a China, onde o Brasil estabelece relações comercias com o país asiático. Aonde aumentará a nossa situação industrial, melhorando e investindo mais em tecnologias. Dilma deverá assinar 20 acordos comerciais em várias áreas, que esses acordos iram abrir o mercado chinês para as exportações, de carne de porco e de aviões que iram gerar milhões para o Brasil, entre outros benefícios que esses acordos iram gerar para nós. Isso só nos mostra como irá ser o governo de nossa presidente.

    ResponderExcluir
  26. GEO Sul
    Nayra Luíza Vilarim Pereira / N°42
    2° ano B - Manhã

    A china é a economia que mais se destaca no mundo, sendo apenas desbancada pelos Estados Unidos. É também a maior parceira do Brasil em suas relações comerciais. Para tanto, é de extrema importância essa visita da Presidenta Dilma Roussef, visto que ambos os países são subdesenvolvidos, semi-periféricos com uma grande capacidade de juntos, num futuro não muito distante, se tornarem uma grande potência econômico-industrial (BRIC). O objetivo dessa visita consiste em diversificar as nossas exportações, isto é, tornar o governo chinês mais flexível às importações de produtos brasileiros, como a carne suína por exemplo. Além disso, servirá também para estreitar os laços entre as duas nações, garantindo assim uma boa posição do Brasil no cenário internacional.

    ResponderExcluir
  27. Aluno:Harlan Jeferson S. Rodrigues
    Número:20
    Turma:2ºano E
    Turno:manhã
    Geo sul
    A visita de Dilma à China favorece uma grande relação comercial entre a China e o Brasil,com objetivo maior de ampliar as exportações brasileiras para a China e também o fortalecimento de crescentes acordos Socioeconômicas e de ampliação maior na participação internacional, como por exemplo o fortalecimento dos BRICS.

    ResponderExcluir
  28. GEO Sul
    Rebecca Elen Azevedo de Moraes / Nº47
    2º ano B - Manhã
    O objetivo da Presidente Dilma ao ir à China para continuar mantendo relações internacionais com ela, é manter essas duas potências unidas, para que juntas no futuro, possam ter mais influência do que já têm, no mercado externo.

    ResponderExcluir
  29. GEO Sul
    Jéssyca Marques Toscano de Brito / Nº28
    2º ano B - Manhã
    A visita da nossa presidente, Dilma Roussef, à China é de extrema importância para o Brasil pois esta tem se tornado maior economicamente cada vez mais, e o nosso país, mantendo relações com uma das maiores potências mundiais, vai crescer muito internacionalmente.

    ResponderExcluir
  30. Colégio GEO Sul
    2º ano B - manhã
    Aluna: Erika Dias Pinto Bombinho; nº 17
    A recente visita à China, que, atualmente, tem seu mercado altamente disputado por outras nações do globo, é imprescindível no fortalecimento das relações entre os países que compõem o BRIC, o que é um grande passo para um maior desenvolvimento econômico e para destacar o Brasil no setor internacional. A presidenta adota uma posição estratégica para estreitar as relações e segue os passos do ex-presidente Lula. As relações estabelecidas a partir deste encontro podem gerar grandes lucros para o país, que tem promovido uma descentralização comercial até então focada nas negociações com o mercado latino, como cita Décio Lima.

    ResponderExcluir
  31. Aluno: Anderson de Almeida Pinheiro
    Série: 2º ano B
    N° 5
    Turno: Manhã
    Geo Sul
    Foi de muita importância a visita da nossa Presidende à China, pois isso não só aumentará nossas relações comerciais com o país asiático, como também irá fortalecer o Brasil em vários setores.

    ResponderExcluir
  32. Aluno: Anderson de Almeida Pinheiro
    Série: 2º ano B
    N° 5
    Turno: Manhã
    Geo Sul
    Foi de muita importância a visita da nossa Presidente à China, pois isso não só aumentará nossas relações comerciais com o país asiático, como também irá fortalecer o Brasil em vários setores.

    ResponderExcluir
  33. GEO sul
    Matheus Dionisio Madruga/n°42
    2°anoC manhã
    A visita de Dilma à china é importante para fortalecer as relações com o brics, não só econômicas mais amigáveis. A china que é um país emergente assim como o brasil, são consideradas as potências do futuro, e de ante mão uma parceria entre esses dois países é bom para as duas partes e dá moral ao Brasil no cenário mundial. E foi até bom para os brasileiros saberem que a política da ''boa vizinhança'' que o ex-presidente Lula adotou vai continuar sendo adotada pela Dilma.

    ResponderExcluir
  34. Ítalo Ferreira de Lima
    Geo Sul, nº 27, 2º ano B, Manhã

    A visita de Dilma à China,tem como objetivo ampliar as relações comerciais,buscando benefícios para ambos os países.Essa visita será de grande importância para o Brasil, já que a China é uma potência econômica,tendo grande influência no mundo.Fazendo com que o Brasil fique mais valorizado,já que nossas relações eram restritas a América Latina.

    ResponderExcluir
  35. Sarah Duarte Gomes/50
    Geo Sul/2°Ano "B",Manhã

    A visita de Dilma a China foi aumentar as relações comerciais e política com os chineses.O fator maior da visita,explicou o fortalecimento dos Brics,destacando o Brasil para o setor internacional.A exportação de carne suína,aviões seram ampliadas cada vez mas.

    ResponderExcluir
  36. Bruna Rabêlo Carvalho
    Geo Sul, nº8, 2º ano B, manhã.


    A visita da Dilma a China é de grande importância para a relação de comércio externo do Brasil. Além dela ser uma grande potência econômica, nesses últimos anos vem exercendo grande influência em relação a outros países. Com essa relação, o Brasil sairá beneficiado, e passará a comercializar com outros países e não se limitar a América Latina e gerar uma independência econômica. Foi importante também para o BRIC, que beneficiará países emergentes.

    ResponderExcluir
  37. Maria Teresa P. Marques Araújo - nº 34
    2º ano B- manhã; Geo Sul

    A visita de Dilma à China é extremamente importante para o fortalecimento entre os países do Brics, para obter um bom desenvolvimento econômico. Dilma concorda no total interesse nas relações internacionais com a China, por ser uma das nossas maiores parcerias, e pretende se aliar também nos setores de agricultura, como também biocombustíveis, ajudando no fortacelecimento do Brasil.

    ResponderExcluir
  38. Angelica Palitot
    Geo Sul,nº6,2ºanoB,Manhã

    O encontro de nossa presidente com a China tem o objetivo de ampliar as exportações brasileiras mostrando que o Brasil não se limita apenas a America Latina.Essa união ampliara nossa economia,que se destacará ainda mais no mercado internacional,assim nos ajudando a se torna um pais desenvolvido.

    ResponderExcluir
  39. Daniel Barros Pinheiro/nº10/2ºB/manhã

    É fundamental do ponto de vista econômico e comercial, que o Brasil tenha relações de exportação com a China, pois ela é a economia que vem mais se destacando nos últimos anos e é isso o objetivo da visita da presidenta Dilma Rousseff ao país asiático. Uma das propostas é negociar parcerias para ampliar as exportações causando um aumento positivo em setores econômicos brasileiros.

    ResponderExcluir
  40. Josenildo Carlos L. Junior
    Geo Sul,n°29,2°anoB,Manhã

    A visita da nossa presidente a china é de grande importancia,pois ela ira beneficiar em varios pontos o brasil,como as exportações que tem o objetivo de ajudar a destacar o brasil no mercado internacional e fortalecer a nossa economia (as exportações varia,desde produtos primários, até produtos elaborados) ,fortalecimento das relações entre os brics,descentralização comercial pois o foco era a américa latina,todo esses pontos com um objetivo em comum que é ajudar o brasil a se transformar em um país desenvolvido.

    ResponderExcluir
  41. Geo Sul-2ªD nª13 Cinthia Costa Maciel Lima

    Por um lado é muito bom fortalecer as relações com o exterior, principalmente com a China,o que está beneficiando e destacando o Brasil no mundo.Porém tem que se ter um cuidado, pois corre-se um grande risco de dependência, como ocorreu com os E.U.A.

    ResponderExcluir
  42. Nome: Eduardo de Almeida Tenório
    Série: 2° ano E Manhã
    Número: 11
    Sede: Sul

    Eu acho que o encontro de Dilma com o presidente da China fortaleceu a aliança do Brasil com a China,melhorando as exportações,melhorando assim a economia Brasileira.

    ResponderExcluir
  43. NOME:Rogério Alves Teodosio
    SERIE:2ano F
    NÚMERO:29
    GEO SUL
    TURNO:Tarde



    A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, porém, principalmente diante da política de preços adotados pelos chineses, cabe ao Brasil a adoção de medidas que visem a proteção da sua indústria. Há a necessidade do fortalecimento econômico dos BRIC, enquanto conjunto, para que tenham juntos maior poder de decisão no âmbito internacional. Porém nada impede que esses países adotem também programas de proteção dos direitos fundamentais. Sabemos que a China é um grande violador dos direitos humanos, por meio de um governo tirano e autoritário submete a nação a uma condição de quase escravidão para fomentar a demanda industrial. Não cabe aos BRIC ,apenas, crescer sua economia. É preciso crescer com sustentabilidade e respeito ao homem.

    ResponderExcluir
  44. Melissa Machado Lima; nº 39; Geo Sul; 2ºB; Manhã
    Nosso país vivencia uma fase de grande desenvolvimento econômico e comercial. Nesse contexto, é interessante ter como seu maior parceiro um país como a China que além de desenvolvido, possui uma grande disciplina comercial.
    Por fazer parte de um mundo globalizado, o Brasil não mais comercializa apenas com países da América Latina, faz parte de um grupo de países com potencial, os Brics. Estes países possuem não só uma relação comercial, mas também de cooperação, sendo assim, podemos atribuir mais esse fato a visita da nossa presidenta a China, já que há uma visão do fortalecimento dessas relações.
    Em suma, a visita teve como principal objetivo a oficialização de acordos e parcerias importantes que cada vez mais integra o desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  45. Nome: Manoel Pio Chaves Neto
    Série: 2° ano D turno: Manhã
    Número: 34
    Sede: Sul

    A viajem da presidente Dilma significa sem dúvida alguma o aumento das relações comerciais entre Brasil e China. Ter a China como principal parceiro levará nao só ao crescimento desses dois países, mas também à prosperação do BRICS(Brasil, Rússia, Indonésia, China e África do Sul) que é o bloco dos países eemergentes.

    ResponderExcluir
  46. Geo Sul, Camila Gomes Barbosa, 2º ano B, Manhã.

    A China é um país emergente muito influente mundialmente e faz parte dos BRICs. A ida da presidenta Dilma Rousseff a esse país foi de extrema importância, pois ampliou a relação brasileira com nações que não são latino-americanos, dando, assim, continuidade à política adotada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; além dessa aproximação, foram feitos acordos abrangentes economicamente e benéficos para ambas as partes.

    ResponderExcluir
  47. GEO SUL
    NOME: Amanda Paiva Costa
    Número:02
    Série: 2°
    Turma: F

    A visita da Presidete Dilma a china, foi de grande importância para o nosso Brasil.
    Essa viagem significou um grande processo de consolidação do papel que o Brasil assumiu nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, nossas relações comerciais se concentravam apenas no âmbito da América Latina. Graças à política externa do presidente Lula, o Brasil vive uma verdadeira revolução em suas relações comerciais e, neste sentido, a China é sem dúvida um dos seus mais importantes parceiros.
    O desafio de Dilma e da equipe brasileira na viagem é conseguir diversificar as exportações brasileiras.

    ResponderExcluir
  48. Sede: Sul
    Turno: Manhã
    Turma: 2º ano B
    Nome: Fernanda Rodrigues Paulo
    Número: 20

    A visita de Dilma a China nos mostra sua seriedade e responsabilidade diante do mercado internacional, com acordos com a China que beneficiaram bastante a economia brasileira, além de participar de reuniões com os representantes da Bric. É a comprovação de que seu governo, assim com o de Lula, será voltado para um mercado diversificado, com diferentes tipos de produtos voltados a exportação.

    ResponderExcluir
  49. Geo sul
    Aluno: Lucas Nascimento Navarro de Souza
    Série: 2ano
    Turma: C

    A presidente Dilma não foi a China ao acaso, e sim porque é um país que se destaca totalmente no cenário internacional, com o objetivo de estreitar os laços com a nação que mais cresce no mundo,sendo portanto um país emergente.Esses dois países mantendo relações internacionais tendem a fortalecer os seus capitais e ao mesmo tempo, impulsiona a diplomacia sino-brasileira.A China e o Brasil foram dois países que nao sofreram com a crise financeira de 2008 e 2009 o que fortaleceu muito a economia das duas,então não podemos ficar de braços cruzados, temos que ser parceiros e mostrar que se precisamos deles para importação de produtos, eles precisam de nós para a importação de alimentos, matérias - primas etc.

    ResponderExcluir
  50. Geo sul Aluno: Danrley Santos Felix
    2º ano "E" Tarde
    Número: 10


    A China e o Brasil são dois países de economia correspondentes,ou seja, dois países emergentes.
    A visita de Dilma à China será um marco entre as relações comerciais dos dois países,mostrando que o Brasil está afim de ampliar a sua economia e interesses a relações comerciais externas, mantendo sua fama de Global Trader, e que a China é um excelente parceiro comercial e o Brasil deve mais se comercializar com a China.

    ResponderExcluir
  51. Alysson Dos Santos Onofre-n:1-2f-tarde


    A visita de nossa presidenta Dilma Roussef a China proporcionou, para ambos os países, a possibilidade de comercialização no sentido de exportação.Para o Brasil, surge um leque de possibilidades com relação a o fortalecimento das relações com os países membro dos BRICS, pois os mesmos devem agir conjuntamente em busca de seus ideais como exemplo da 'INDUSTRIALIZAÇÃO"

    ResponderExcluir
  52. Aluno:Hygor César S. Rodrigues
    Número:21
    Turma:2ºano E
    Turno:manhã
    Geo sul
    Na viagem para a China, a presidenta Dilma fortacele acordos econômicos de ampliações nas exportações do Brasil para a China e também favorencia a uma maior politica externa, com a necessidade de fortalecimento dos BRICS, que possibilita um grande salto no senario mundial, o que prevale grandes blocos na nova ordem multipolar.

    ResponderExcluir
  53. Bruna Lívia Lima de Almeida
    2º ano "D"- Manhã
    Nº11

    A visita da presidenta Dilma a China foi de suma importância para a economia de ambos os países,servindo para destravar disputas comerciais antigas, mantendo assim maiores suas relações, já que possuem fatores contribuintes para serem países emergentes análogos, demonstrando deste modo uma interdependência. Podemos observar ainda um marco na ampliação dos campos em tecnologia, nanotecnologia e a produção de biocombustíveis, sendo este o que favorece melhorias no setor ambiental, aumentando a pauta de exportações de produtos diversos tanto para a China como ao Brasil. A visita da Dilma pôs em foco um destacável fortalecimento entre os países que compõem os BRICS, mostrando uma relação comercial mais que mútua, persistindo a ideia de desenvolvimento e industrialização.

    ResponderExcluir
  54. Aluno: Rayan Kleber Pessoa Firmino
    Número: 28
    Série e turma:2°ano F
    Turno: Tarde
    Geo Sul

    Com essa visita da Dilma eu acho que o Brasil acabou concretizar sua aliança com a China e até com os países restantes da bric, com isso o Brasil ganhou vários novos parceiros econômicos com boas expectativas de relações comerciais.

    ResponderExcluir
  55. Gersica maria Gomes Almeida
    2ºano B - sede: Sul n-21

    Visto que o Brasil agora adota uma política de comécio não só com a américa Latina, mas procura agora estabelecer relações com todo o mundo a nossa presidenta Dilma foi na China, tanto aumentar como firmar relações no país, vender, por exemplo, aviões e estabelecer parcerias entre a Petrobrás e algumas empresas de lá. Por agora estamos num período em que "domina" não mais um país e sim blocos, é muito importante também o fortalecimento da Bric onde os países devem aumentar suas relações e juntos desenvolverão um bom parque industrial.

    ResponderExcluir
  56. Mariana Pereira Dantas nº45
    2ºano 'B'-Geo Sul

    A ida de Dilma a China, foi de suma importância, alem de estabelecer acordos nas áreas de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comercia,ressaltou a necessidade de fortalecimento dos Brics. E acredito profundamente que com esses novos acordos ira melhor muito a situação do Brasil, principalmente economicamente afinal ele ira vender aviões, por exemplo, e também desenvolver tecnologias em geral. E finalizando faço minhas as palavras do deputado Décio Lima: “o Brasil vive uma verdadeira revolução em suas relações comerciais”

    ResponderExcluir
  57. Nossa presidente Dilma visitar a China mostra que ela quer desenvolver mais o país se aproximando com países mais desenvolvidos, aumentar as áreas de importações e exportações. Quer aumentar também a importância do Brasil na BRICS, desenvolver tanto econômicamente como socialmente, ajudando os outros países.

    Amanda Gonsalves, n°1, Geo Sul, 2°B Manhã

    ResponderExcluir
  58. Jordana Palitot 2º F tarde (Sul)
    Brasil em buca do Desenvolvimento.
    O governo de Luis Inácio Lula da Silva (Lula) e suas relaçoes comercias, o Brasil se tornou bem mais desenvolvido economicamente, economia essa que Dilma da continuidade com um acordo entre o Brasil e a China o nosso país vai ter grandes chances de se desenvolver bem mais. O ideal seria termos projetos para infro-estrututa do pais e de capitalismo social.

    ResponderExcluir
  59. Victor Dhaamon Maia Pessoa
    2 ano B; Geo Sul; numero: 55

    A visita do governo brasileiro à China foi de suma importância para aumentar as relações comerciais e políticas com os chineses e fortalecer a ideia de ajuda mútua entre os BRICS.Houve também discurção de temas como ampliação da exportação, com a venda de aeronaves, parceria em diversos setores (agricultura, biocombustíveis, defesa, eletricidade e prospecção de petróleo) e obtenção de investimentos com a copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016.

    ResponderExcluir
  60. Armstrong n°03 (sul ) 2°ano f ( tarde).
    A visita de Dilma a China , ressalta interesse brasileiro em aumentar as relações com os chineses na area de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comércio.

    ResponderExcluir
  61. Nº 06 André Victor Carneiro Pereira
    2º D Manhã Geo Sul
    A ida da presidenta Dilma a China foi uma ótima maneira de trazer várias positividades para os dois países. Alem de aumentar o entrosamento entre nossos países, fortaleceu ainda mais as duas economias. Não podemos esquecer de que com essa visita, não foram só duas economias que se fortaleceram, pois o bloco dos países emergentes (Brics) representa muitas outras nações que estão ganhando forças para começar a se erguer. Como a antiga potencia USAva esses países mais pobres para se sustentar no poder está fraca, essa seria uma boa chance do Brasil tomar as rédeas.

    ResponderExcluir
  62. Rohan Braz de Melo Laudelino
    2 ano b;numero:49; geo sul


    A visita de Dilma à China é de extrema importância para o Brasil,pois a china além de ser um dos maiores parceiros comerciais é também uma ´´vitrine´´ mundial para o desenvolvimento de qualquer país que tem parceria com ela.
    O Brasil esta sendo muito beneficiado com essa parceria,pois está fortalecendo suas relações políticas e comerciais.

    ResponderExcluir
  63. Heloisa Dantas Fernandes N°23 - 2° ano B Geo Sul(Manhã)

    A visita de Dilma a China é de suma importância para a economia e para a política de ambos os paises, exapandindo as fronteiras e as relações comerciais entre eles. Mostra também o quanto estas duas potências emergentes, junto com as outras que fazem parte do BRICS, vem adiquirindo espaço no mercado mundial externo.

    ResponderExcluir
  64. Aluno:Gabriela Maia Leite Pinangé
    Série: 2º ano f
    N°14
    Turno: tarde
    Geo Sul

    A visita da presidenta Dilma a China,teve um grande interesse de estabelecer laços entre o Brasil e a China, com isso eu acho que o Brasil ganhou varias parcerias economicas e entre outros,mas tem que ter o cuidado, do Brasil ficar dependente da china como ja ficou com os E.U.A.

    ResponderExcluir
  65. Larissa Dantas - Nº 22 - 2º ano F Geo Sul (tarde)

    A visita de Dilma a China, facilitará o desenvolvimento do Brasil, com o intuito de fortalecer a Brics. Podemos contribuir também com o desenvolvimento da China, através da exportação. Isso mostra que o governo de Dilma está aberto ao comércio externo. Assim China e Brasil se tornam parceiros econômicos.

    ResponderExcluir
  66. Maria Emília Chaves Tenório Nº40
    2ºE MANHÃ GEO SUL

    Dilma foi à China com o mesmo objetivo que Barack Obama veio ao Brasil: estabelecer relações comerciais para proporcionar o maior desenvolvimento do país. Em outras palavras nossa presidenta foi "vender o Brasil", claro que no bom sentido. Estabelecer acordos para vendas de aviões brasileiros, como a postagem cita e também acordos para comprar os produtos chineses a baixo preço. Além de confirmar a crescente importância não só econômica mas também geopolítica dos BRICs que em 2050 pode ultrapassar os EUA e a União Européia e o Brasil se tornar a 4º potência mundial e a China a 1º. Concluindo, “o Brasil foi fazer o futuro”

    ResponderExcluir
  67. Rafaela Menezes de Paiva N° 46, 2° ano B Geo Sul
    Dando continuidade a política adotada pelo ex presidente Lula, essa visita foi de extrema importância para o Brasil pois além de aumentar suas relações comerciais externas também contribui para o desenvolvimento de varios outros setores econômicos brasileiros.Contribui também para o destaque do Brasil no âmbito internacional.

    ResponderExcluir
  68. Stéfanny de Queiroga T. Souza - Geo Sul - N° 32 - 2° F - Tarde
    A visita da Dilma à China serviu para aprofundar nossas relações comercias internacionais, principalmente exportação, também serviu para mostrar aos outros países que o Brasil está aberto para novas relações comerciais.

    ResponderExcluir
  69. Augustto Pinheiro de Menezes
    Geo Sul - 2ºAno C - nº8

    A China vem crescendo bastante no cenário econômico mundial, com tecnologias altamente avançadas, com uma econômia ascendendo e com inúmeras parcerias. Brasil não poderia ficar de fora dessa, já que é, como a própia China, um país emergente, precisando de apoio para se consolidar. Essa parceria vai ser muito benéfica para a economia do Brasil, nos ajudando a cada vez mais se descatar nesse ponto.

    ResponderExcluir
  70. Geo Sul
    Eluiziane Hévelly Borges Gomes
    Nº: 12
    2º ano F

    Com a visita de Dilma a China, podemos observar seus interesses em fazer relações cormeciais externas. Especificadamente com a China, pois esta desenvolvendo-se bastante economicamente, podendo importar ainda mais produtos brasileiros.

    ResponderExcluir
  71. aluno:Jose Saulo S.de Lira
    serie:2°ano E Turno: Manhã
    numero:28
    Geo Sul

    Dilma viajou para a China com os objetivos de fortalecer a BRICS que sao paises emergentes, e de almentar o desenvolvimento do Brasil assim sua viajem proporcionou uma melhor relação comercial entre o Brasil e a China

    ResponderExcluir
  72. Geo sul.2° ano B
    Maynara Macelli Pessoa de Castro. N° 38.

    A visita da presidenta Dilma à China, mostra ao mundo como o interesse do nosso atual governo em estabelecer uma bastante promissora ligação "não só comercial mas de cooperação mútua", como disse o deputado Rosinha, com a China, que é juntamente com o Brasil um país emergente que também possui o maior mercado consumidor.
    Essa visita mostra também o progresso no qual o nosso país está inserido, mostrando ao mundo que deve ser respeitado e tratado como um "adulto"(como disse LuLa em uma de suas entrevistas), não mais dependendo inteiramente dos EUA. Com ações como esse o "novo" governo vem conquistando uma boa posição para o nosso país no cenário internacional.

    ResponderExcluir
  73. (comentário final)
    Geo sul.2° ano B
    Maynara Macelli Pessoa de Castro. N° 38.

    A visita da presidenta Dilma à China, mostra ao mundo o interesse do nosso atual governo em estabelecer uma bastante promissora ligação "não só comercial mas de cooperação mútua", como disse o deputado Rosinha, com a China, que é juntamente com o Brasil um país emergente e que além disso possui o maior mercado consumidor do globo.
    Essa visita mostra também o progresso no qual o nosso país está inserido, mostrando ao mundo que deve ser respeitado e tratado como um "adulto"(como disse LuLa em uma de suas entrevistas), não mais dependendo inteiramente dos EUA. Com ações como essa, o "novo" governo vem conquistando uma boa posição para o nosso país no cenário internacional.

    ResponderExcluir
  74. Geo Sul
    Artur Silva Fernandes
    n°4
    1°F

    A visita de Dilma a China, tem como principal objetivo de proporcionar uma melhor relação do Brasil com a Brics, tendo assim uma melhor relação com a política externa do país, podendo facilitar a comunicação com os outros países.

    ResponderExcluir
  75. Larissa Kelly B. de Melo
    Geo Sul
    nº32
    2º E

    A visita á China feita por Dilma tem uma grande importancia para desenvolvimento do nosso pais,sendo assim uma grande iniciativa para a melhoria no setor da educação,esporte entre outras,tomando como base a China que é um pais de grande potencial.Alem de favorecer as relações comercias,ajudou também no fortalecimento dos paises do BRICS.

    ResponderExcluir
  76. Hemmily Ferreira Da Silva Melo - 2º ano D, GEO Sul - manhã
    A visita da presidenta Dilma á China tem uma grande importância para o desenvolvimento econômico do país e também para o fortalecimento das relações com o Brics.Isso faz do Brasil um país importante na economia mundial.

    ResponderExcluir
  77. Geo SUL - 2°ANO D - MANHÃ
    aluna: Taís Carpintero Barroso de Moras N°49


    A visita de Dilma a China aumentou ainda mais o processo de desenvolvimento do Brasil, e mostro o interesse que nossa nova presidenta Dilma tem de ampliar o comercio externo e não depender apenas dos países da America latina. Com está visita de qualquer forma irá ajudar a economia brasileira e também obter uma boa posição no cenário internacional, uma das coisas que são fundamentais para o Brasil se torna um pais desenvolvido.

    ResponderExcluir
  78. aluno:Douglas Ruan Correia da sliva geo Sul
    2 ano B,N 14
    A viagem foi proveitosa para abrir mais as tortas da China e consegindo exportar mais e a dimiunhido os impostos e tabem importamos mais mercodoria mais barato e tambem para reunião do BRICS podendo ter mais aliados fora da america latina e na aliança da a Petrobra com as empresas chilena, para podemos melhora a nossa. nossa tecnologia e extorta mais

    ResponderExcluir
  79. Geo Sul
    Fabiano Jorge Galvão de Sousa.
    Nº 18
    2ºB

    Bem, a visita de nossa presidenta Dilma à China, visa estreitar as relações comerciais com os chineses, grandes parceiros comerciais do Brasil. Foram assinados acordos para as áreas: tecnologia, agricultura, esporte, educação e cultura que, darão uma guinada na economia tanto do Brasil como da China. Outro fator importante da visita, à necessidade de fortalecimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A relação Brasil/China tem tudo para dar certo, ambos os países em seu pico econômico e em sincronia.

    ResponderExcluir
  80. A viagem da Presidenta Dilma Rousseff à China, foi sem dúvida, imprescindível para , principalmente, estreitar as relações comerciais entre Brasil e China. Dentre outros fatores, a visita promoveu também, a discussão para o fortalecimento dos BRICS e também sobre a copa do mundo e os jogos olímpicos, 2014 e 2016 respectivamente, em que o Brasil quer lucrar. Porém como falei anteriomente, o principal motivo foi a relação de comércio, pois a China sendo exemplo de disciplina em tal área, serão acordos proveitosos para ambos os países.

    Fernanda Clara, n° 19
    2° B - Geo sul

    ResponderExcluir
  81. Juan Carlos De Almeida Silva
    Geo Sul - 2ºano C - Nº:29

    A visita da presidenta Dilma a China foi importante para o crescimeto econômico do Brasil no cenário mundial, pois antigamente o país tinha relações enconômicas apenas com países da américa latina e com a USA e esses acordos econômicos com a China faz com o Brasil tenha um maior campo exportador e importe produtos mais baratos.Outro fator importante da visita foi a reunião dos países emergentes chamado de Bric e do qual o Brasil faz parte. Essa reunião fortaleceu uma cooperação mútua entre os países do Bric.

    ResponderExcluir
  82. Tainá B. Fernandes - nº 51- 2º B - Geo sul.
    A visita da presidenta Dilma Russeff a China, tem a finalidade de manter relações comercias entre a China e o Brasil , não apenas comercial, mas relações de tecnologia, esporte, educação, onde tem o objetivo de ampliar as exportações brasileiras para a China, fazendo com que o Brasil se desenvolva mais rapidamente, além de manter relações comercias com a América Latina. A China é o principal parceiro do Brasil, além de ser o seu maior parceiro, a China e o Brasil fazem parte de um grupo, o Brics, onde a relação entre esses países é se torna mais fortalecido.

    ResponderExcluir
  83. Aluno: Ana Flora Rocha
    Número: 07
    Turma: 2º C
    Turno: Manhã/Geo Sul

    A visita de Dilma à China foi importante para a ampliação da ação econômica do Brasil no mundo. Como foi citado no texto, o crescimento da China é notável e é importante que o país o tenha como aliado político e econômico. Isso sem falar que um acordo facilitaria a importação de produtos mais baratos.

    ResponderExcluir
  84. Aluno: Rafaela Alves Dantas
    Número: 45
    Turma: 2° ano B
    Manhã, Geo Sul

    A visita de Dilma à China mostra como o Brasil está evoluindo como exportador,antes as exportações envolviam apenas a América Latina e agora isso está se expandindo; mostra também o interesse do Brasil em aumentar as relações comerciais com a China que é um importante parceiro comercial. Outro importante fator da visita foi o fortalecimento das relações entre os paises da Brics.

    ResponderExcluir
  85. Aluno:Yan Winkeler
    Número:34
    Turma:2°ano F
    tarde,Geo Sul

    Essa visita foi importante para consolidiar uma promissora relação entre o Brasil e a China.Onde a China que tem a maior relação de comercio com O Basil superando o EUA.Também foi abordada a BRICS, e a ideia de aceitar a entrada da Africa do Sul nela.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Ingrid Lelis Ricarte Cavalcanti - n 24, 2°ano C, manhã, Geo Sul

    Muitas vezes os políticos que acabam de assumir os governos não dão continuidade ao trabalho que o candidato anterior começou, para nao mostrar que ele fez ou não boas obras e acordos no seu governo. Porém, no governo de Dilma isso tem sido diferente, ela vem dando continuidade aos acordos que Lula começou e essa visita a China é um exemplo dessa continuidade, pois ela vem ampliando essa relação de interesses mútuos que existe entre os dois países, como o interesse com o aumento da exportação brasileira para a China, da criação de centros de pesquisas para a nanotecnologia e outros.

    ResponderExcluir
  88. Foi uma visa importante, pois apartir dessas trocas de informações, está fortalecendo mais a união de comercio Brasil/China , tornando a comercialização mais importe do que com os EUA. E também querendo admitir a Africa do sul na BRICS.
    Jônatas oliveira
    n°17,2° ano F(tarde).
    GEO SUL

    ResponderExcluir
  89. Philipe Cardoso, n°44, 2°anoD.
    Geo sul

    Ao visitar a China à presidenta Dilma cada vez mais demonstra o fortalecimento do Brasil no contexto mundial, através dos blocos econômicos como o Brics, demonstrando assim a força que cada dia mais o Brasil adquire no mundo. Os acordos firmados com a China são de extrema importância para o crescimento brasileiro nas próximas décadas, que nos proporcionarão novas oportunidades de fortalecimento.

    ResponderExcluir
  90. Mylena Rocha da Silva Nº44 .
    2ºano E Manhã Geo Sul
    A Visita da Dilma á China deve melhorar a exportação, demonstra o interesse econômico do Brasil, pois o beneficiará inclusive, na venda de aviões, a copa de 2014 também será tema desse encontro, o fortalecimento do BRICS .

    ResponderExcluir
  91. Elina Alice Alves de Lima Pereira
    GEO SUL - 2º ano D - Manhã - nº 21

    A visita da presidente Dilma a China, foi de relevante importância, pois, tais medidas tentam aproximar os países emergentes, para um comércio mais pleno, baseado em relações de "companheirismo" apesar dos intereses serem em grande parte comerciais, pórem, também são sociais, buscam situações melhores de vida não só para os dois países, mas também para os ligados diretamente nessa relação. O objetivo dos países se unirem no grupo BRICS (Brasil, Rússia, India, China, Africa do Sul) está diretamente ligado ao desenvolvimento socioeconomico, ou seja, a busca de preços mais baixos, e também, acordos para o desenvolvimento social. Esse grupo no contexto mundial já se apresenta com enorme poder, podendo ser comparado mesmo que de longe aos EUA, a tendência é que essas relações se fortaleçam cada vez mais.

    ResponderExcluir
  92. Cícero Hermínio do Nascimento Júnior
    Geo Sul - 2º ano D - Manhã - N° 12

    A Dilma está certa em fazer acordos com o comercio exterior, mas, esse acordo só deve ser feito quando necessário. O Brasil está precisando de uma nacionalização, e se preocupar mais no porque de estarmos precisando das exportações de países externos se em alguns casos temos condições de sermos “independentes”.
    A situação é outra com a China. Pelo fato do Brasil e China participarem de um mesmo bloco econômico, os dois são beneficiados em vários meios: seja na importação/exportação, ou na economia. Mas a situação que o Rosinha fala é de aproveitamento. A consequência de, se todos os países fizessem um acordo econômico com a China, seria: ela estar acabada, sem algum recurso para exportação.
    Portanto, se o Brasil e a China estão de bem com o acordo comercial, eles devem continuar assim, pois então, um pode beneficiar o outro, firmando as economias e atraindo mais olhares para o bloco econômico, tornando-se mais popular por essa fidelidade de trocas comerciais.

    ResponderExcluir
  93. Eduarda Marjorie - 2º ano F - tarde - Geo Sul

    A viagem da presidenta Dilma á China concretizou a aliança entre os dois países, fortaleceu as relações tambem com os outros países do Bric e mostrou o interesse do Brasil em novas relações comerciais.

    ResponderExcluir
  94. Larissa Gomes - nº:23 - 2º ano F - geo sul

    A ida da presidenta Dilma á China fortaleceu as relações dos Brics, mostrou que o Brasil está aberto a novas relações comerciais, mostrando assim, a independencia comercial em relação aos norte-americanos, e a alinça concretizada com a China.

    ResponderExcluir
  95. Amanda de Oliveira Arújo - nº04 - 2ºano D - geo sul

    Uma das importâncias dessa parceria com a China, é que o Brasil irá ampliar as suas exportações, já que antes, as relações comerciais se concentravam apenas na América Latina.Outro fator de grande importância é o fortalecimento da Brics (grupo político de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

    ResponderExcluir
  96. Breno Ferreira Da Silva Simão - nº 10 -2 ano D Sul

    A visita da Dilma a China foi muito positiva para o Brasil ,pois, além de aumentar o número de exportações fortaleceu a Brics , e mostrou que o Brasil não só pode , como deve ter relações com vários países e não só com os que te USAm.

    Professor desculpa mandar depois de encerrado mas eu achava que era até hoje.
    Espero que o senhor aceite.

    ResponderExcluir
  97. José Marcelo Honorio Ferreira Barros - nº 21 - 2º ano F Sul


    O Brasil e a China são países semi-periféricos que fazem parte do BRICs, um grupo de países que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento, com o intuito de estreitar ainda mais as relações com a China, o Brasil está assinando acordos comerciais nas áreas de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comércio, aumentando as exportações com a China que é hoje o principal parceiro comercial do Brasil.

    Professor desculpa mandar depois do prazo determinado, foi porque não estava presente na sala quando o senhor avisou sobre o blog e comentário.

    ResponderExcluir
  98. Geo Sul
    Nayara Louise Floriano dos Santos- nº 43
    2º ano D

    A ida da presidenta a China foi marcada essencialmente por se tratar de negócios; e com resultados imediatos, que negociações como estas costumam acontecer de médio a longo prazo. No caso de venda de aeronaves da empresa Embraer para a China, tal empresa já estava fechando as portas por escassez de comércio no Brasil. Além de se esperar um melhor equilíbrio de comércio nesses países. No Brasil, apesar de exportar mais que importar, ainda concentra sua exportação para o pais asiático em produtos básicos, matéria prima. Ao contrário da China, que vende principalmente produtos manufaturados para o Brasil. Além desses, a viagem também procura a maior união dos países do BRICS, que além de acordos comerciais, discutiram também sobre a reforma da ONU(Organização das Nações Unidas). A viagem da Dilma à China teve enorme importância para ambos países, onde a China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil.

    ResponderExcluir
  99. Geo Sul
    Gabriela Marques Vieira- n° 16
    2° ano E

    A visita da Dilma à China tem como objetivo estreitar os laços comerciais e políticos entre o Brasil e a China. Fechar acordos que irão favorecer o Brasil no mercado mundial e debater questões relacionadas ao BRICs, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

    Professor desculpa não mandar no prazo, mas não pude entrar na internet antes porque ela estava com problema.
    Espero que o senhor aceite.

    ResponderExcluir
  100. Cícero Matheus Linhares de Lucena, 2º ano E geo sul, nº 09, manhã22 de abril de 2011 às 18:05

    BRICS - Brasil, Russia, India, China e África do Sul - São conhecidos por serem as principais economias emergentes do mundo, dentre esses a China por ser um paraíso industrial e o Brasil por ter uma economia forte e voltada para o mercado interno e externo, se destacaram e assumem a 2ª e 8ª economia mundial, respectivamente, essa viajem de Dilma à China servirá para firmar os acordos já existentes entre esses países ( a China é o maior parceiro comercial do Brasil), e talvez criar outros que podem gerar lucro para ambos.

    Desculpe-me por não ter enviado o trabalho no prazo, pois eu estava sem acesso à internet.

    ResponderExcluir
  101. Encerramento dos comentários, exceto para o 2ºano A.

    ResponderExcluir
  102. SEDE:SUL
    ALUNO:JOSÉ LUISMAR LEMOS GUEDES
    NÚMERO:27
    TURNO:MANHÃ
    TURMA:2°E
    A Visita de Dilma á China é boa para as duas econômias pois assinaram 20 acordos comerciais nas áreas de tecnologia,agricultura,esporte,educação e comércio,demonstra que Dilma se interessa em aumentar as relações comerciais e política com os Chineses.A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil,então seria interessante ampliar as exportações brasileiras para a China.Essa viagem é boa á necessidade de fortalecimento dos BRICS.





    PROFESSOR EU TAVA SEM INTERNET,POR ISSO A POSTAGEM FORA DO TEMPO,ESPERO QUE ACEITE,NEM QUE SEJA PELA METADE DA PONTUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  103. Aluno:Jonas Alexandre dos Santos
    Turma: 2º ano C
    turno: Manhâ
    nº: 28
    Geo Sul
    Na minha opinião essa visita da Dilma à China será de grande importância para o Brasil não só por favorecer seu desenvolvimento em termos tecnológicos e\ou financeiros , mas também para um início de atividades comerciais na região asiática que nessas últimas décadas seus países vem apresentando um grande desenvolvimento não só na questão econômica ou social, mas também com uma crescente influência sobre o globo.
    PS.: Professor aceita ai tava sem net. Por favor

    ResponderExcluir
  104. Lidie Anne Diniz Viégas
    n°31, 2° ano, Geo Sul

    A visita de Dilma à China visa a expansão das relações de comércio do Brasil, focando em uma área além da América Latina e ampliando a importância do Brasil no mundo.

    ps.: professor, desculpe a postagem fora do prazo, mas estava num lugar que não tinha internet

    ResponderExcluir
  105. Bianca Araújo do Nascimento 2ºano C manhã Geo Sul nº10

    A visita da Presidente tem vários fatores de importância. Todo o mundo ver a China como um país de muita influência, que tem poder no comércio e o Brasil é um país que está em ascensão no pódio mundial. Essas relações, que os dois países estão se envolvendo, tem como principal objetivo a exportação e importação de mercado, favorecendo ambos os países, contribuindo para o seu desenvolvimento (econômico, tecnológico, etc), não se restringindo ao Brasil e a China, mas favorecendo todo o mundo.

    ResponderExcluir
  106. Thiago Henrique Menêses Bezerra - 2 ano A - N° 46

    Estabelecer acordos com a China é uma vitória para a "independência" financeira brasileria, outrora mantida por discretos monopólios estadunidense. Mas tudo isso tem de se levar a questão de: "Nós, a população, seremos realmente beneficiados com esse acordo? Ou será mais outro grande avanço apenas presente no papel?".

    ResponderExcluir
  107. Dandara Souza Silva, 14 - 2° A - Geo Sul - manhã

    Bom, a viagem de Dilma serviu como uma forma de expandir o comércio brasileiro com o exterior, comércio esse dos mais variados tipos de produtos. Com essa ativa relação comercial com a China, tanto esta quando o Brasil serão beneficiados, visto que ambos tem características em comum, como a participação no Brics, e como o fato de ambos estarem superando barreiras a fim de se consolidar como umas das principais economias mundiais.
    Espera-se assim, que Dilma, como presidente, dê continuidade ao trabalho já iniciado por Lula.

    ResponderExcluir
  108. Aluno: David Brandon de Sousa Tertuliano.
    Série: 2ºano "A"

    Cometário:
    A visita da presidenta a China é de grande importância para o Brasil, isso valoriza a nossa nação com relação ao mundo. O nosso país ainda tem muitos problemas, mas quando observamos uma notícia dessa, vemos que o Brasil vem almentando as suas relações exteriores. Os arcodos estabelecidos entre Brasil e China tem como objetivo fortaleçer vários setores,(econômico, tecnológico, etc) favoreçendo os dois países.

    ResponderExcluir
  109. Aluno: Ytalo Elson Araújo de Sousa
    Série: 2ºano "A"

    Uma visita de caráter econômico, no que diz respeito a expansão e intensificação de relações entre Brasil e o asiático. Tendo em vista que participam do BRIC (países que tendem e cresceram de maneira acelerada), essa maior aproximação é de grande importância para ambos em busca da consolidação como líderes econômicos mundiais.

    ResponderExcluir
  110. Camilla Carvalho Ribeiro - 2 ano A - n:09

    A visita de nossa presidenta Dilma a China é muito importante para o fortalecimento das relações comerciais assim como também é importante para estabelecimento de um acordo de cooperação mútua para que juntos desenvolvam um bom parque industrial. Dentre os acordos que serão assinados há o acordo de venda de aviões da empresa brasileira Embraer para empresas chinesas e além disso, a instalação de centros de nanotecnologia.

    ResponderExcluir
  111. Aluna:Ana Beatriz Maciel Marinho nº06 geo sul
    Série:2ºano c
    A visita da presidenta Dilma Roussef a China foi muito importante,com o objetivo de obter maior fortalecimento no pais.Tendo o propósito de ampliar e melhorar as relações entre o Brasil e a China considerados emergentes.Por tanto o principal é incrementar as relações comerciais entre brasileiros e chineses.O Brasil não só participa de países da América latina mas faz parte de um enorme grupo chamado (brincs).

    ResponderExcluir
  112. Fernanda Lima - 2 ano A - n 21

    Acredito q a visita da Dilma a China é de grande importância para o Brasil, pois ela intensifica sua relação com a China, além dos outros países da Bric. A preseidente também fará novos acordos de exportação e parceria com a Petrobras, isso ajudará muito o nosso páis, pois antes nossos acordos eram só concentrados na América Latina.

    ResponderExcluir
  113. Natália Dantas - 2 ano A - n 39

    O governo de Dilma, como apoiado pelo ex-governo Lula, visa ampliar as relações do Brasil, desde sociais à comerciais. Esse, é um fato que justifica sua visita à China, caracterizada por ter um grande parque econômico e desenvolvimentista. E o Brasil, com essa "amizade" intencional, aumentaria seu desenvolvimento interno, através de feitos externos, como a participação na Bric, Embraer, e abertura da Petrobrás para sociedade com as empresas chinesas.

    ResponderExcluir
  114. Aluno: Matheus Souza Cordeiro Série:2º ano Turma:A
    -Dilma visita à China:
    Comentário:
    A viagem de Dilma a China, busca uma ampliação das relações comerciais entre o Brasil e a China, onde deverá assinar 20 acordos em diversas áreas. Dilma buscará acordos que visem ampliar as exportações brasileiras para a China, e também oficializar parcerias entre empresas brasileiras com as chinesas, com o objetivo de desenvolvimento de novas tecnologias e troca de experiências. Um fator importante para o encontro é a necessidade de fortalecimento do Brics. É importante ressaltar o papel do Brasil que caminha para um aprofundamento da “revolução” da política externa iniciada no governo anterior.

    ResponderExcluir
  115. Ana Luíza Cardoso - nº3 - 2ºano A

    A China quando abriu suas portas para negociar com outros países, os Estados Unidos eram os privilegiados, no entanto ha poucos anos para ca, a China e o Brasil sentiram o interesse em comum de manterem um intercambio comercial, político, etc. Foi no governo de Lula, que a barreira foi rompida e este governo elasteceu as negociações externas do Brasil com relação ao mundo, indo até ao extremo oriente. O Brics, que quer dizer a parceria de uma forma mais profunda, não só comercial, mas com outros interesses de cinco países, que são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estarão presentes na terceira cúpula, onde os representantes de cada um desses países comparecerão, esse também é um dos motivos que faz Dilma Rousseff ir a China. No Brasil, é a China quem comanda a maioria dos produtos de exportação, ela já está adentrando o Brasil de várias formas, na medicina, na culinária, etc. Pelo texto lido, podemos perceber que o Brasil e a China só têm a ganhar, por exemplo, estes acordos com a Embraer, sabemos que nossos aviões são exportados, no entanto não são aviões de luxos, são aeronaves mais simples e a China aceitando esse comércio com o Brasil, de comprar seus aviões, com certeza só vai fazer com que nosso país seja mais conhecido no mundo inteiro, isto é, só para falar da Embraer, sem contar com outros programas que estão na agenda da presidenta para serem negociados ou apresentados a China. Isto é bom para os países que formam o Brics.

    ResponderExcluir
  116. Raickson Silva - 2º ano A Geo sul - Nº42

    Bom, muitos sabem que a China com o passar do tempo ganhou grande destaque no cenário mundial e com isso a Presidente Dilma, assim como muitos outros, está tentando firmar uma certa relação com a China, o que seria muito bom para o Brasil, aonde só sairiam benefícios nessa relação pois o Brasil está crescendo e está cada vez mais ganhando destaque mundo á fora e ampliando suas relações, além disso devido as relações com alguns blocos, como é o caso do "Brincs", isso só irá ajudar para que todos cresçam.

    ResponderExcluir
  117. Núbia Abdallah, 2º ano B, nº 43 GEO SUL

    A visita da presidente Dilma à China é de grande importância para o Brasil, pois abrange nossas relações comerciais, da América Latina para o mundo; fortalece a Bric, ajudando a construirem juntos um bom parque industrial. O que resulta em muitos pontos positivos para o desenvolvimento do nosso país.

    ResponderExcluir
  118. Aluna: Gabriela Ochotorena, nº 23.
    Série: 2º ano A, Geo Sul.

    A visita da presidente Dilma à China fortalece as relações comerciais do Brasil com os outros países. Ela está dando continuidade ao que Lula começou. O Brasil ainda está em processo de desenvolvimento, e é desse modo que poderemos avançar nesse processo. A ligação do Brasil com outros países do mundo, como a China, nos possibilitará uma vida melhor. O Brasil só tem a ganhar com isso, assim como seus aliados.

    ResponderExcluir
  119. Taisa Del Pino Lino Bertholi
    2º ano A
    nº: 45
    Geo Sul

    A presidenta Dilma Rousseff, ao visitar a China, conta pontos positivos para o Brasil, pois além de fortalecer a BRICS, aumentou a relação comercial com a China, transformou-a em principal parceiro comercial do nosso país. Isso nos mostra o quão importante é essas relações para o Brasil, e por que não dizer, para o resto dos outros países ?

    ResponderExcluir
  120. Eu acredito que a visita da Presidenta Dilma á China venha gerar muito progresso ao Brasil, principalmente na área tecnológica e comercial. A política externa adotada por Dilma, dando prosseguimento a que foi adotada por Lula, vai abrir muitas portas para o nosso país não somente com a China ou o BRICS, mas com todo o mundo, com o que cada país tem para dar como contribuição para o crescimento do Brasil.
    Dilma está usando os mesmo meios que Lula utilizou para ampliar a influencia do Brasil sobre os diversos Blocos Econômicos, desde o MERCOSUL até o atual BRICS. O Brasil, uma economia emergente, vem crescendo a cada dia com a ajuda de acordos como os que Dilma irá fazer durante esta semana, os quais não se limitam apenas a venda e compra de mercadorias, mas também a parceria tecnológica e a inovação na agricultura e extração de petróleo, além de pesquisas para produção de Biocombustíveis produzidos a partir de algas.
    O destaque do Brasil pelo seu rápido desenvolvimento, só é possível graças à visão futurista e inovadora de presidentes como Dilma, que estão adotando medidas que propiciam ao país alianças que vão garantir um lugar expressivo ao Brasil no cenário mundial, contribuindo para que á ele seja atribuído o título de país desenvolvido ou central.


    Colégio GEO Sul
    Aluna:Isabelle Batista Nº.:27
    Série/Turma:2ºano "A"

    ResponderExcluir
  121. Aluno: Luiz Eduardo Pita Mercês Almeida, nº 32
    Série: 2º ano A
    Geo Sul

    O texto em questão retrata a nova situação econômica que vem emergindo nos últimos anos com os países de chamado BRIC. O fortalecimendo das relações Brasil e China contribui para o crescimento de ambas as nações.De forma que ambas as nações vem se tornando grandes potências economicas na escala global.Somente unidos Brasil, China e os demais paises do Bric poderão romper barreiras e se tornarem as maiores potências econômicas e os maiores centros comercias do mundo.

    ResponderExcluir
  122. David Jader Rodrigues , n° 16
    Série:2° ano D

    Dentre tantos objetivos da visita de Dilma na china, a maior objetivo foi incrementar as relações comerciais entre brasil e china. E terminou tendo um bom efeito póis a china anuncio a abertura do seu mercado de carne suina para o Brasil.

    ResponderExcluir
  123. Aluno: Giuseppe Filho,n° 25
    Séria:2° ano A

    A diplomacia como forma de firmar acordos econômicos e políticos é algo muito importante para a política externa dos países. Buscando aumentar a sua área de influência, o Brasil vem firmando acordos importantes não só com países de alta industrialização, mas também com países que compõem o grupo dos subdesenvolvidos, nesse caso a China. Essa nova forma de fazer diplomacia, que começou no governo Lula, está sendo reforçada com a nova presidenta Dilma e é uma das soluções encontradas para fazer com que o Brasil se desenvolva mais. Novos parceiros, novos caminhos

    ResponderExcluir
  124. Rafaela Moura, n° 48, 2ºano C - Manhã, Geo Sul

    A visita de Dilma à China foi um benefício, à ambos, para o relacionamento no setor econômico-comercial com o objetivo de melhorá-lo e se transformarem em uma grande potência econômica.

    ResponderExcluir
  125. Aluno:Higor Ernesto Geo SUl
    Turma:2 ano A
    Número:26
    A viajem de Dilma á china é uma viagem voltada para negócios,e sem dúvida é muito importante essa relação entre Brasil e China,pois esta é uma das maiores potências mundiais.E além de trazer benefícios á economia Brasileira,irá também melhorar suas relações exteriores.Fortalecendo também os Brics(Brasil,Rússia,Índia,China
    e África do Sul)

    ResponderExcluir
  126. Daniela Maria Fernandes Tavares, n°15 , 2° ano A- Manhã Geo Sul .

    A visita da presidente Dilma a China, foi de extrema importância para ampliar as relações exteriores do Brasil com essa grande potencia, relações econômicas e sociais que são de ambos interesse.Também rever alguns pontos com os BRICS e fortalecer ainda mais o qe Lula fez , que foi a ampliação das relações exteriores que eram restritas a América latina .E para a cooperação entre os dois paises tecnologicamente , e no ramo da agricultura .

    ResponderExcluir
  127. Caio Chaplin n° 6, 2ºano F-tarde

    A visita da presidenta Dilma a China serve para o Brasil aumentar suas relações comerciais e políticas com o país asiático,tendo em vista o aumento do poderil econômico das duas nações,outra importancia da visita da presidenta é o fortalecimento da BRIC que são os países que nos ultimos anos vêm crescendo suas econômias,outro fator importante é a venda de aeronaves da empresa brasileira EMBRAER e a visita serve tambem para ser discutida a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016 já que a China cediou as últimas olimpíadas

    ResponderExcluir
  128. Danyllo A. Medeiros. 1ºB-Manhã,Geo Sul

    Para o Brasil, a visita de Dilma, foi importante. Acordos comerciais com paises como a China,além de trazer benefícios no que diz respeito a tecnologias, a China, também irá nos trazer melhorias fazendo investimento no petróleo distribuido pela petrobras e melhorar a economia do nosso país.

    ResponderExcluir
  129. llarena eu sou da turma A mais meu nome esta na turma F por isso fiz a postagem nesse prazo

    Caio Chaplin /\

    ResponderExcluir
  130. Matheus Roque,nº 36, 2º ano A- Manhã, Geo Sul

    Com a visita da nossa presidenta à China ocorrerá um aumento e uma melhora das relações comerciais e políticas entre os nossos países, dando assim um impulso ao desenvolvimento das nosssas nações, tanto tecnologicamente como comercialmente. Mas esse desenvolvimento não virá apenas para o Brasil, mas também para os demais países pertencentes ao BRICS, nos levando rumo à autonomia economica em relação aos EUA.

    ResponderExcluir
  131. Órion Winter de Lima/nº 44/ 2º ano B - Manhã

    A presidenta Dilma Rousseff teve objetivo de expandir as relações economicas do Brasil com a China, pois esta é a nação que mais esta se destacando em seu desenvolvimento, também parcerias entre impresas brasileiras e chinesas para melhor desenvolvimento de ambas, alem de melhorar a união dos países em desenvolvimento economico (BRIC) e captar investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

    ResponderExcluir
  132. Daniella Santana Nº 11
    2ºano B - Manhã
    Geo Sul

    A visita da presidenta Dilma à China, que é hoje um dos grandes parceiros do Brasil, está ligada, em resumo, ao ampliamento e fortalecimento do nosso comércio externo, que consequentemente, também ajudará no crescimento positivo do nosso desenvolvimento que tanto cobiçamos.

    ResponderExcluir
  133. Joycianne Oliveira Celeste , 2º ano A- manhã, Geo Sul.

    Com a visita da presidenta Dilma na China o Brasil ampliará suas relações externas e trará mais investimentos em diversas áreas para o nosso país.A visita de Dilma é fundamental para que o nosso país não se prenda apenas aos países da América Latina e possa crescer juntamente com os países que fazem parte do BRICS.

    ResponderExcluir
  134. Aluna: Giulianni Nóbrega Coutinho.n° 24.
    Geo Sul 2°ano A

    Através dessa visita, a presidenta Dilma Roussef planeja aumentar as relações políticas e comerciais entre Brasil e China. Principalmente porque a China vem rompendo barreiras e se tornando umas das principais economias mundiais. Esses acordos, trarão muitas vantagens para o Brasil,que está em uma nova fase, a fase de desenvolvimento econômico. Inclusive a ampliação do comércio para fora da America Latina.

    ResponderExcluir
  135. A visita de Dilma a China veio para consolidar o que já começou no governo do Ex-Presidente Lula que implantou uma política externa quem vem ampliando as relações comerciais do Brasil,sendo a China e os outros países do Bric os principais aliados,além disse se deve ter uma relação para gerar novos investimentos não só no comercio mais em outras áreas como a tecnologia.

    Aluna:Beatriz Linhares do Egito Andrade
    2 ano "A" ,n°:5 ,manhã,Geo Sul

    ResponderExcluir
  136. Carlos Humberto 2º ano ‘A’. Manha

    A nossa presidente mostrou responsabilidade ao visitar a China para assinar acordos comerciais nas áreas de tecnologia, agricultura, esporte, educação e comércio. Serviu também para o melhoramento da parceria Brasil-China, aumentando assim as relações entre essas duas grandes nações. Isso tudo foi possível através do governo Lula, que o Brasil teve a oportunidade de aumentar o horizonte comercial externo. A visita de Dilma não foi para tratar de negócios só com a China, mas foi também para negociar com demais países da Bric.

    ResponderExcluir
  137. A visita da presidente Dilma Rousseff a China é muito importante tanto pelo lado comercial dando ao nosso país a chance de crescer e se desenvolver mais rapidamente em várias áreas, e também pelo lado social fortalecendo o laço entre Brasil e China, e ampliando assim as parcerias e alianças necessárias para um melhor crescimento do mercado e consequentemente do país.

    Aluna: Natasha Rosana
    Geo Sul 2 ano "A"
    Número: 40

    ResponderExcluir
  138. Christianne E.A.P.Brilhante, n° 13, 2° ano A - Manha, Geo Sul

    É possível ver que essa viagem feita pela presidenta Dilma mostra como as relações brasileiras com o exterior tem se consolidado, favorecendo ambos países, que tem muito mais a oferecer e compartilhar em parceria.
    A visita a China atuou como um exemplo público e prático dessas parcerias. Dentre os motivos da Dilma para tal visita foi firmar as relações comerciais, exercer influência e atividade presente para com esses interesses e por fim dar um maior fortalecimento aos Brics.

    ResponderExcluir
  139. Aluno:Jean Claude Geo SUl
    Turma:2 ano A
    Número:28

    Dilma foi a china para assuntos comerciais nas áreas de tecnologia,
    agricultura, esporte, educação e comércio.
    A china foi escolhida porque ela é hoje o principal parceiro comercial do Brasil,
    todos os paises do mundo tem que tem um acordo com a china.
    Como diz no texto "Serão oficializadas também parcerias entre a Petrobras e as empresas chinesas
    Sinochem e Sinopec para o desenvolvimento de tecnologias
    de prospecção e troca de experiências em pesquisas geológicas." Que terá efeitos significativos para o brasil.

    ResponderExcluir
  140. Williamma Kycia. nº 53. 2º A

    Além da melhoria com as relações internacionais esse acontecimento ajuda na mão de obra brasileira, pois no que importamos mais o trabalho também aumenta.

    ResponderExcluir
  141. A visita da presidente pelo país asiático é fundamental do ponto de vista econômico e comercial, que terá uma grande relevância na agenda externa da Dilma. Na parte comercial, por exemplo, um dos acordos que foram feitos tratavam-se da aprovação das indústrias de suínos do Brasil, que é muito importante para o comércio de carnes suínas. Na parte econômica, a companhia de telefonia chinesa vai doar US$ 50 milhões para compra de equipamentos de computação para universidades brasileiras. Essa serviu para criar uma aliança entre esses dois países.

    Aluna: Thamires Rabelo
    Sede: Sul
    Turma: 2° ano C, Manhã.
    Número: 54

    ResponderExcluir
  142. Alícia Coeli
    Nº 4
    Turno: Manhã
    Série : 2 º ano
    Turma :C
    Sede:Geo Sul

    O texto trata basicamente de como o Brasil busca com essa nova proposta de ''expansão'' do comércio com outros países acordos e formas de adquirir o conhecimento técnico deles, no caso a China, que está em ascensão.Mostra também como o BRICS estão interligados e dispostos a se ajudarem e a tomarem uma atitude de indepência com o ''todo poderoso'' Estados Unidos.Com acordos de pesquisa, de comércio,e de experiências afinal, a China mostrou que é capaz de organizar grandes eventos, o que no Brasil infelizmente está sendo mais trabalhoso (Copa,olímpiadas...);Enfim,o Brasil tenta e quer um espaço de destaque no mundo como aquele que se relaciona com todos.

    ResponderExcluir
  143. Como o Brasil está se projetando cada vez mais no cenário mundial, esses possíveis acordos que estão sendo feitos com a China é de muita importância. Só vêm a trazer benefícios para o nosso país. Ainda mais, que vamos nos expor de uma forma grandiosa, diante da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
    Camila Neves Meireles Costa
    1º ano A, n° 8
    Geo Sul

    Precisamos, notoriamente, de vários investimentos para que possamos realizar esses eventos com a magnitude de um país de 1° mundo, mas também, sem esquecermos tantos outros problemas pelos quais estamos passando e que com essa relação muitos deles, como a miséria, falta de estrutura na educação e na saúde e a fome, poderão ser minimizados e estimulados a serem derrotados.

    ResponderExcluir
  144. Camila Neves Meireles Costa
    1º ano A, n° 8
    Geo Sul

    Como o Brasil está se projetando cada vez mais no cenário mundial, esses possíveis acordos que estão sendo feitos com a China é de muita importância. Só vêm a trazer benefícios para o nosso país. Ainda mais, que vamos nos expor de uma forma grandiosa, diante da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Precisamos, notoriamente, de vários investimentos para que possamos realizar esses eventos com a magnitude de um país de 1° mundo, mas também, sem esquecermos tantos outros problemas pelos quais estamos passando e que com essa relação muitos deles, como a miséria, falta de estrutura na educação e na saúde e a fome, poderão ser minimizados e estimulados a serem derrotados.

    ResponderExcluir
  145. A visita é muito importante porque abre outros mercados, podendo o Brasil comercializar com outras economias em desenvolvimento. É uma "ajuda mútua", pois o Brasil tem várias opções de parceiros comerciais, o que o fortalece diante de uma crise, já que não comercializa só com os desenvolvidos. Assim, fortalece também a balança comercial, fazendo com que a mesma aumente o superávit comercial mundialmente e em relação à própria China, visto que em relação a mesma já somos superavitários (vendemos mais do que compramos).

    Emanuella de Lacerda Vieira
    2° ano B, n° 16
    Geo Sul

    ResponderExcluir
  146. A visita da Dilma á China foi importante para o desenvolvimento e expansão das relações comerciais do Brasil. Pois através dessas relações exteriores, o Brasil poderá impulsionar a nossa economia e descentralizar a dependência de potências.

    Carla Pereira 2ºano A Geo Sul

    ResponderExcluir
  147. Maria Gabriella Maciel
    N°40
    Turno: Manhã
    Série : 2 º ano
    Turma :C
    Sede:Geo Sul

    A visita de Dilma a China foi extremamente importante, a presidente buscou com essa viagem aumentar as relações comerciais e política com os chineses, além de ter favorecido a ampliação da exportação brasileira para o China. Outros fatores da visita foi o fortalecimento do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), oficialização de parcerias entre empresas chinesas e a Petrobras.

    ResponderExcluir
  148. Janine Haiala nº25 2ºE
    GEO SUL

    A visita de nossa presidenta Dilma Roussef à China é de grande importância para o Brasil, que tem como objetivo estreitar as relações comerciais entre Brasil e a China desencadeando um maior desenvolvimento econômico para o Brasil, discutir o fortalecimento dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), fechar acordos no mercado mundial, Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

    ResponderExcluir
  149. lizandra paula 2ºA geo sul

    A visita da presidenta dilma é muito importante para a economia brasileira firmando as relaçoes comerciais e politicas,nas areas da agricultura, tecnologia e esporte. fotalecendo também o BRICs que sao paises que nos ultimos anos vem crecendo sua economia.

    ResponderExcluir
  150. Robéria Viana 2ª ano A

    A visita da nossa presidenta Dilma Rousseff à China, foi de grande importância para o Brasil,não apenas de um ponto de vista econômico mas também de outros ângulos. Essa visita pode assim estabelecer relações importantíssimas com a China o que é muito importante na atualidade, aumentando a atuação de nosso país no cenário mundial. Espero que surjam cada vez mais oportunidades como essas para que possamos mostrar que nós brasileiros somo capazes.

    PS: Professor me desculpe a demora, pois eu estou sem internet, mesmo assim tentei comentar várias vezes mas estava dando erro. Agradeço a sua compreensão.

    ResponderExcluir