Publicação: 22 de Maio de 2011 às 00:00
O Rio Grande do Norte tem uma nova estrela e o seu nome brilha na mídia impulsionado por essa força extraordinária das ditas redes sociais. Falo, claro, da professora Amanda Gurgel. O seu pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, num audiência pública sobre os problemas da Educação no Estado, foi (continua) mostrado num vídeo difundido no Youtube e no Twitter e, por sua vez reproduzido, milhares de vezes, em saites, blogues e coisas que tais, do país inteiro. Com o mesmo destaque vemos em chamadas de capa em todas as edições onlaine dos principais jornais do país.
Eu mesmo já ouvi a fala de Amanda Gurgel várias vezes. Em todas elas a emoção transborda em mim. Só na noite de quarta-feira foram cinco vezes rodando o vídeo. Na manhã de quinta, mais três, duas delas na companhia de Julinha, a neta de quatro anos vidrada em computador. Sentada na cadeira ao lado, Julinha batia palmas todas às vezes que ouvia e via a pequena plateia aplaudir as palavras da professora Amanda. A emoção do avô foi do mesmo tamanho da emoção do cidadão, no caso mais forte do que a da repórter, comedida. Não me lembro, nestes meus quase 60 anos de jomalismo ter anotado no recinto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um discurso tão carregado de verdade e de coragem cívica quanto este da professora Amanda.
Poucos neste país retrataram com tanto realismo o descaso com que o Governo (seja federal, estadual ou municipal) trata o problema da Educação. Impressionante a coragem e a naturalidade - a espontaneidade - de Amanda diante de alguns deputados presentes e da secretária de Educação do Estado. Falou de improviso, fez a sua denúncia e exibiu para todos o contra-cheque de 930 reais, o seu salário mensal. Olhando nos olhos dos senhores deputados, disse: “Com esse salário, os senhores não conseguiriam nem pagar a indumentária que usam para estar aqui”. Silêncio, no semblante de cada um dos representantes do povo um traço de constrangimento. “Eu sou realmente uma professora que pega três ônibus todos os dias para ir ao trabalho e não acho isso bonito. Eu não acho isso interessante. Eu acho que essa é uma situação de opressão”, disse Amanda ao repórter Isaac Lira, da Tribuna do Norte, para uma entrevista que foi publicada quinta-feira, 19, nove dias depois de seu pronunciamento na Assembleia Legislativa.
Outra coisa que chama atenção nessa história da professora Amanda Gurgel. A sua participação da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa não mereceu nenhum registro na imprensa local. Nem nos jornais impressos, nem nas colunas políticas, nem na televisão, nem nos blogues. Nem nos rilizes oficiais da própria Assembleia, promotora do debate. A notícia só chegou às redações locais, oito dias depois por conta da explosão provocada pela divulgação do vídeo no Youtube. A imprensa local ficou engolindo mosca esse tempo todo. Não procurou ouvir sequer a opinião dos deputados sobre a denúncia grave da professora.
Tem outro detalhe que “descobri” vendo o rosto jovem e bonito da professora Amanda, sua voz firme, corajosa, clara, fazendo didaticamente uma denúncia grave, o brilho de seus olhos, os cabelos cacheados caindo pelos ombros. Vi e revi essa imagem várias vezes nas repetições do vídeo, conferi na reportagem da Tribuna do Norte e na entrevista que ela deu para TV Cabugi. Vi no rosto da professora Amanda Gurgel semelhança forte com o rosto de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Mais nitidamente forte ainda na comparação dos cachos, no jeito dos cabelos. Nisia Floresta, nascida Dionísia Gonçalves Pinto, naqueles tabuleiros de Papari, a poeta, a escritora, a feminista, a educadora, a rebelde, a revolucionária de A lágrima de um Caeté.
Liguei para um velho amigo, poeta, kardecista de muita fé, e também catequista que às vezes usa do púlpito para socorrer amigos sonâmbulos de crenças. Disse-Ihe dessa minha imaginação entre a professora Amanda Gurgel e a escritora Nísia Floresta, ambas educadoras, a semelhança física entre as duas que eu constatara comparando suas fotografias, os mesmos cabelos cacheados das duas mulheres rebeldes, corajosas, o jeito que elas usaram - Nísia no seu tempo, há 150 anos, e Amanda, agora, no tempo presente - para defender a causa da Educação. O amigo riu, o riso tranquilo dos que sabem das coisas, mesmo no trato com incréus, uns tantos e outros meio ‘ímpios, e disse: “Nós todos somos encarnações e reencarnações. Nísia pode ter voltado”. E antes de desligar o telefone, perguntou sobre a sangria do Açude Gargalheira e recomendou que eu relesse Opúsculo Humanitário.
Trata-se de um livro de Nísia Floresta, cuja segunda edição (a primeira é de 1853, Rio de Janeiro, Typographia de M.A.Silvia Lima) foi publicada em 1989 pela Fundação José Augusto, quando eu andei por lá, numa parceria com a Cortez Editora, de São Paulo. O livro reúne artigos que Nísia publicou em jornais do Rio de Janeiro. A edição tem uma introdução e notas de Peggy Sharpe-Valadares, professora e escritora norte-americana, com posfácio de Constância Lima Duarte, escritora e professora mineira, a mais importante biógrafa de Nísia Floresta:
- As mulheres romanas assinalaram-se por heróicas virtudes, de que as mulheres modernas não têm dado ainda, como elas, exemplos. Porém, déspotas tais como os romanos não podiam compreender e ministrar à mulher a educação que convém. Os déspotas querem escravos que se submetam humilde e cegamente à execução de suas vontades, e não a inteligência que se opunham a elas e ensinem aos povos a sacudir o seu jogo. Fácil Ihes foi, pois, deixaram na ignorância essa parte da humanidade a quem Deus sem sua paternal previdência aquinhoou de maior porção de bondade doçura
- Quanto mais ignorante é um povo tanto mais fácil é a um governo absoluto exercer sobre ele o se ilimitado poder. É partindo deste principio, tão contrário à marcha progressiva da civilização, que a maior parte dos homens se opõe a que se facilite à mulher os meios de cultivar o seu espírito. Porém, é este um erro que foi e será sempre funesto à prosperidade das nações, como à ventura doméstica do homem.
- A falta de uma boa educação é a causa capital que contribui para que a mulher, no meio da corrupção da sociedade, perca esse norte, o qual não é outro mais que a moral.
No último relatório do ministro do Império, dando conta, ‘à Assembleia Geral, da comissão de que fora encarregado às províncias do Norte o nosso distinto poeta Gonçalves Dias, achamos uma prova do que acabamos de expender: “A desarmonia em que se acham as disposições legislativas de cada província, relativas a tão importantíssimo objeto, a deficiência do método de ensino das matérias, a multiplicidade e má escolha de livros para uso das escolas, o programa de estudos nos estabelecimentos literários, a insuficiente inspecção em alguns lugares e a quase nenhuma em outros, e, finalmente, a pouca frequência e assiduidade dos alunos, são outras tantas causas desse estado tão pouco próspero (...). De tudo isso resulta a necessidade de uma reforma radical na instrução pública, dando-lhe um centro de unidade e de ação que a torne uniforme por toda a parte, e vá gradualmente extirpando os vícios e defeitos que têm até obstado ao seu progresso e desenvolvimento”.
Amanda Gurgel repete Nísia Floresta que repetiu Gonçalves Dias. Me chega Carlos Drummond de Andrade e sussurra pelo corredor: “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.”
Artigo de Wodem Madruga, jornalista da Tribuna do Norte em Natal
Jônatas Oliveira 2° anoF
ResponderExcluirGEO SUL
A professora amanda gurgel,elabora,um tpitulo,expressando números,para mostrar o salário que ganha,assism,mostrando aos deputados,que eles,não conseguiriam se manter com um salário daquele,assim,fazendo crpiticas,sobre a educação, e expressando seus pensamentos,cujos,estão corretos,e ela,pela sua cinceridade,conseguiu calar os deputados,assim,mostrando a verdadeira face do governo brasileiro,não se preocupando com educação.
Jully Karinne de França Freitas 1°F
ResponderExcluirGEO SUL
A professora Amanda Gurgel fez o que nenhum brasileiro teve coragem de fazer:falar em público e colocar os deputados e outras autoridades do Brasil "contra-parede",relatando que o ensino brasileiro precisa de reajustes desde uma sala organizada com carteiras novas até o salário dos professores que segundo ela é inadimicível.
Hemmily Ferreira da Silva Melo 2ºD
ResponderExcluirGEO SUL
A professora Amanda Gurgel, foi de uma coragem imensa ao chegar e falar as deficiências da educação no país, mostrando que precisa de melhorias desde o salário dos professores até as condições de ensino.
GEO Sul
ResponderExcluirAnatil Meaux n°4
2°B- Manhã
O Jornalista Wodem Madruga faz uma crítica a Amanda Gurgel por tamanha sua coragem a apresentar sua intenção de melhorias nas redes públicas.
Órion Winter de Lima - nº 43 - 2º B
ResponderExcluirGEO SUL
A jornalista compara Amanda Gurgel com Nísia Floresta, tanto na aparencia como na atitude, pois ambas tiveram coragem para criticar as calúnias que acontecem na sociedade de forma única.
João Vítor
ResponderExcluir1ºE Geo Sul - Manhã
Nº:14
Amanda Gurgel demonstrou para a secretaria da educação e para os deputados ali presentes, que com o salário o qual recebe não daria para pagar nem o vestuário de cada um dos comparecentes. O discurso de Amanda serviu para mostrar o baixo salário da maioria dos brasileiros.
Geo Sul
ResponderExcluirDébora Andrade nº: 17
2ºD Manhã
Wodem Madruga, jornalista da Tribuna do Norte em Natal, fez este artigo para elogiar a boa postura da professora Amanda Gurgel diante dos deputados na Assembléia.
Geo sul
ResponderExcluirDaniela Paixão n: 12
2ºF tarde
A professora amanda gurgel está de parabéns por ter tido a coragem de ir ao tribunal e falar sobre a precariedade da educação brasileira que é realmente de dar vergonha,e que os deputados não fiquem esperando que com aquele salario ela salve o país e isso tem que mudar .
Danilo Silva n:13
ResponderExcluir2anoF Turno:Tarde
A Professora Amanda Gurgel,e mas uma como exemplo para nos brasileiro,ela foi muito corajoza a fala da precarida das escolas publica,ela colocou os deputados contra-paredé e agora eu quero ver o que eles vão fazer.Parabéns Professora Amanda Gurgel.
Tainá Fernandes - nº: 50
ResponderExcluir2º ano B
Amanda Gurgel não é apenas uma professora, com também uma mulher guerreira, que luta para ver a melhoria na educação do nosso país, que não tem medo de falar o que pensa, mesmo sabendo que o que fala é a verdade. A analogia de Amanda com Nísia Floresta é interessante, ambas com semelhança física, mulheres rebeldes, corajosas, que defendem a educação. Os políticos brasileiros só pensam em si, e melhorias pro povo, nada. Me orgulho dessa mulher, a nordestina que foi capaz de transmitir sua revolta com tanta ,naturalidade, espontaneidade, educadamente, transmitindo para todos a realidade do professor do Brasil, que com a apenas 930 reais, se orgulha de ser professora, além de ser um salário lamentável, mas ainda tem a esperança de que essa realidade mude e pra melhor.
Bianca Araújo do Nascimento Nº10
ResponderExcluir2ºano C GEO SUL
A professora, Amanda Gurgel, mostrou para os ministros ali presentes, que existem pessoas insatisfeitas com os pedidos de espera para solucionar problemas da educação, mas, que como ela, vai à busca dos 'responsáveis', ou até mesmo 'irresponsáveis', por este caos na educação.
Armstron Pereira n ° 5 , 2 ano f , tarde
ResponderExcluirAmanda Gurgel mostrou a incompetência dos órgãos públicos em relação aos educadores , que curiosamente foi abafada por alguns meios de imprensa onde só eclodiu quando fora divulgada no youtube .
Rafael Figueirêdo de Medeiros Nº 34
ResponderExcluir1º ano E GEO SUL
A educadora Amanda Gurgel deu um show diante de políticos que se calaram e aplaudiram o discurso da mesma apesar das criticas que ela faz em relação a educação.Amanda simplesmente resumiu o que significa um professor hoje no Brasil,pouca valorização das pessoas e principalmente dos órgãos públicos.
Beatriz de C. Bessa nº8
ResponderExcluir2ºD-manhã Geo Sul
O jornalista Madruga ressalta a coragem da professora Amanda Gurgel em se pronunciar aos deputados sobre a precária educação, assim como outra professora que também lutou por uma melhor educação: Nísia Floresta Brasileira Augusta; sendo que Nísia esteve nessa luta há 150 anos, e ainda é necessário alguém para revelar o que os estudantes e professores de escola pública passam.
William Guedes
ResponderExcluirnúmero:43
Turma:2 Ano F
Turno:Tarde
Colégio:Geo sul
A professora Amanda Gurgel,calou a boca de todos os políticos que estavam la na hora do discurso dela,reivindicando a falta de educação,também falando dos salários que é uma baixaria,e que so prometem que vão fazer alguma coisa e não fazem nada,achei muito bom o discurso para todos eles se tocarem.
Pedro Aquino de Alcântara.
ResponderExcluirNúmero: 38.
Turma: 1°ano C.
Turno: Manhã.
GEO Sul.
A questão tomada pela professora Amanda Gurgel , é um tema bastante argumentado hoje em dia. O professor hoje é a terceira profissão mais estressante, mas apesar disso o governo não toma nenhuma iniciativa para tentar melhorar não só o rendimento escolar dos alunos, mas também as condições de trabalho dos professores. Como diz a professora "... em nosso país... a educação nunca foi prioridade", e é por isso que acontecem tragédias como a tragédia acontecida na escola do Realengo no Rio de Janeiro.
Se continuar desse jeito a educação do Brasil nunca irá crescer.
Lucas José Macêdo Freire
ResponderExcluirNúmero: 34
1 ano A
Geo Sul
A Amanda merece o nosso parabéns por tocar nesse assunto tão importante.Ela comentou sobre a realidade de alguns professores do Brasil e fez o que os demais professores não tiveram coragem de fazer.Esse comentário foi bom para alertar o governo sobre as condições de trabalho dos professores brasileiros.Você leitor acha que nossos mestres estão sendo valorizados como merecem em nosso país? Pense sobre isso.
Isabelle F. Cavalcanti
ResponderExcluir1ºano D
GEO SUL
A professora Amanda Gurgel tocou em um assunto muito importante e polêmico no Brasil,pois a situação em que se encontra as escolas brasileiras é um absurdo,e só escultamos"já estamos resolvendo..".Se não for tomada logo uma atitude veremos mais e mais acontecimentos com o da tragedia em Realengo.
Isadora Túlia Nóbrega de Sá Rocha
ResponderExcluirn°20 1 ano D Geo Sul
Sinceramente a Amanda tentou e mostrou a realidade da educação brasileira. Mas será que ainda teremos chances de que a educação melhore no Brasil? Wodem Madruga falou muito bem dizendo que isso não é a primeira vez que acontece no Brasil, às pessoas a procura de melhorar a qualidade de ensino no Brasil.
Geo Sul
ResponderExcluir1°E - Manhã
Aluno: Lemuel Lopes - N°:21
O jornalista Wodem Madruga elogia a coragem e ousadia mostradas pela professora Amanda Gurgel em seu discurso. Ele faz também uma comparação entre ela e Nísia Floresta, ambas mulheres revolucionárias.
Geo Sul
ResponderExcluirThalita Raquel Lisboa de Mesquita
1ºano A - manhã - 56
A corajosa professora da rede publica merece todo respeito, porque foi ela que se preocupou com a educação de quem não tem como pagar colégio particular ou melhor não tem condições de botar em colégio bom, ela merece os parabéns de todos e pedimos para que os deputados que estavam naquela audiência estejam do lado dela, nessa ajuda para melhorar a educação de quem precisa.
Rafaela Sales Pereira Roxo - n° 48
ResponderExcluir1° ano A - manhã - Geo Sul
O jornalista Wodem Madruga enfatiza a coragem que a professora Amanda Gurgel teve quando foi a Assembleia falar dos problemas enfrentados por grande maioria os professores da reda publica de ensino. A professora ainda consegui silenciar dos deputados mostrando o valor de seu salário e as dificuldades que tem para chegar ao destino de trabalho. Essa revolta só mostra que o Brasil tem condições de ensino muito precárias.
Tatyane Targino Morais, n° 53
ResponderExcluir1° ano A, Geo sul
Concordo com a professora.Ela realmente conseguiu demonstrar a situação pela qual os educadores brasileiros estão passando, um salário baixíssimo e a insatisfação da maioria dos educadores brasileiros. Ela quis mostrar às pessoas que a educação precisa de mudanças urgentes, que não podemos esperar.A cada governo que passa, continua a mesma situação, sem melhoras e isso precisa mudar. Enfim, ela esteve ali representando muitos brasileiros que não têm a mesma coragem que ela teve, de enfrentar as autoridades e impor o que pensa.
Guilherme Costa
ResponderExcluirNúmero: 19
Turma : E
Amanda Gurgel é uma mulher muito corajosa e muito inteligente e determinada que soube se impor na tribuna ,e falo a realidade da educação brasileira e também a desvalorização do governo aos professores , pois os professores q formam o futuro do país , e não recebem seu devido valor. Ele destcada também a possibilidade de amanda gurgel ser um reencarnação de Nísi e Ele destcada também a possibilidade de amanda gurgel ser um reencarnação de Nísia pelo fato de ter características físicas e morais parecidas com amanda.
Thayse Targino Morais
ResponderExcluir1° ano A - Manhã - geo sul
A professora Amanda Gurgel teve coragem de fazer uma coisa que muitas pessoas nao iam ter coragem de fazer, em que a situaçao está mesmo precaria e eles só dizem que estão resolvendo e se continuar desse jeito só vai piorar.
Aluno: Breno Ferreira Da S. Simão
ResponderExcluirSérie: 2º - ano D Geo Sul Nº: 10
A comparação que ele faz da Amanda Gurgel foi muito interessante ,pois, como a Nísia Floresta , ela briga pelas mesmas causas e expressa sem medo algum as suas opiniões , demonstrando que ela realmente é a nova estrela da educação.
Ana Paula de Miranda Lopes
ResponderExcluir1º ano D/ Geo Sul/ Manhã/ Número: 2
Como a Wodem Madruga mesma citou, o Rio Grande do Norte tem uma estrela que é a Amanda Gurgel. Mas o Brasil também ganhou essa estrela, esse exemplo. A Amanda foi lá, na Assembléia Legislativa, e falou todas as verdades, o que o brasileiro deveria tomar como exemplo e reivindicar aquilo que achar necessário para seu próprio bem. A própria empresa local não sabia do que ela tinha feito só veio ter o conhecimento oito dias depois, quando ela “explodiu” no Youtube.
GEO SUL
ResponderExcluirAluna: Marina Freire Araújo
N°: 36 1° ano B manhã
Assim como outras importantes pessoas em nosso passado, a professora Amanda Gurgel veio à mídia expor uma situação de calamidade, a meu ver sobre o mais importante setor publica a educação. Sendo esse desmerecido pelas autoridades, só com pessoas como a professora Amanda, que vive a realidade, reivindicando essa situação pode ser alterada, mesmo que gradativamente.
GEO SUL:
ResponderExcluirMarcelo Sousa Reis
Serie/Turma: 1º ano D
A jornalista Wodem Madruga, mostra sua opinião, satisfação e admiração com a professora Amanda Gurgel, que teve grande coragem de fazer reclamações diante de deputados na Assembléia Legislativa. Amanda não se intimidou e falou todas as verdades sobre a educação brasileira, fez reinvidicações para melhoria no piso salarial dos professores brasileiros, que é precário. Wodem diz que virou mais um fã de Amanda, como eu e várias outras pessoas neste país.
Geo Sul
ResponderExcluirDanilo Henrique Medeiros de Oliveira; N°:12
2°Ano-B Turno: Manhã;
A professora Amanda Gurgel expos uma serie de problemas enfrentados pelos educadores do país. O que chama atenção no discurso dela é o fato de os políticos ali presentes terem aplaudido-a, mostrando assim que concordavam com ela.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMário César Soares
ResponderExcluir1º Ano A - Nº 38 - Manhã
A professora Amanda Gurgel fez o que poucas pessoas tem coragem de faser, ela colocou seu emprego em risco, afim de lutar por um direito que não é so dos professores, mas de toda uma sociedade que é reprimida pelos governantes.
GEO SUL
ResponderExcluirAdemim Almeida Rodrigues Júnior Nº1
1ºano "B" Turno: Manhã
Bem, Amanda Gurgel mostrou bravura diante das autoridades, onde não teve medo de expor a realidade na qual a educação do nosso país esta passando
Geo Sul
ResponderExcluirEverton Felipe nº 10
1º ano D Turno: Manhã
O jornalista Wodem Madruga expõe, nitidamente, a nostalgia de ver e ouvir o discurso de Amanda Gurgel, e a compara com outras duas figuras, que se destacaram por sua bravura em lutar por seus direitos,quebrando dogmas, e seguindo uma ideologia ética.
Geo Sul
ResponderExcluirDouglas Ruan C. da Silva
2 ano B n: 14
E a comparação de Amanda com Nisi, não teve medo de ficar calada disse a verdade que os governantes que sempre empura com a bariga, não enchergando a realidade da nossa educação e dos educadores
Geo Sul
ResponderExcluirLais Fernanda,n°26
1°'D',Manhã
Amanda Gurgel por ser uma pessoa tam simples se mostrou prioridade em frente de tanta gente na assembleia e falou não so do salario baixissimo e sim da educação que o Brasil esta infrentando.
Geo Sul
ResponderExcluirDriely Biase, nº 19
2ºD, Manhã
O Jornalista, da Tribuna do Norte em Natal, em seu artigo faz elogios a professora Amanda Gurgel por ela ter tido uma postura exemplar, falando as verdades dos Insitutos públicos do Brasil, calando todos na Assembléia.
Geo Sul
ResponderExcluirAmanda Araújo, nº4
2ºD, Manhã
A professora Amanda Gurgel recebeu elogios pela sua atitude a respeito da realidade enfrentada pelos professores da Instituição Pública, silenciando todos na Assembléia.
A Amanda Gurgel mesmo sem ser do mesmo potencial que os outros mostrou tamanho interesse demonstrando varios pontos de extrema importancia para melhorias!
ResponderExcluirRonaldo Cardoso
Geo Sul
1ºano C nº44
Rebeca Xavier
ResponderExcluir1°D
Geo sul
N° 41
O autor critica de forma positiva, a atitude corajosa da professora Amanda Gurgel, que de forma clara e direta resumiu a situação das escolas em nosso país. E a comparou com Nísia Floresta grande educadora e revolucionária.
Victor de Medeiros.1° DGeo Sul - n° 47O jornalista Wodem Madruga, mostra claramente que é grande fã e admirador de Amanda Gurgel,e ele não é o único. Com toda sua simplicidade e ao mesmo tempo conhecimento que ela tem, a firmeza nas palavras que diz, o domínio de argumentos, Amanda conseguiu tirar as palavras da boca de muita gente, que não teve a coragem que ela teve de por a ''boca no trombone'' e dizer tudo que é preciso ser feito, para não acontecer nenhuma outra tragédia e os brasileiros ficarem chorando pelo leito derramado.
ResponderExcluirAntonio Ricardo C. Filho,1ºC GEO SUL-nº02
ResponderExcluirA coragem da professora Amanda Gurgel é louvável e foi comentada de forma positiva pelo repórter,ela tinha domínio de conteúdo e conseguio de forma didática criticar a educação e as condições de trabalho dos professores.
Lucas Werner, 1 ano F, Número 30, /Comparação
ResponderExcluirOs políticos desse país tentam esconder a precariedade da educação no Brasil, o que prejudica até mesmo a eles, e todo o país também fica mal falado lá fora, duas professoras relatam bem este problema que atinge as pessoas, com isso os professores estão ficando menos interessados em dar aula, e os alunos sem educação, que futuro teremos desse jeito?, devemos dar condições de trabalho melhores para o professor ensinar com prazer em educar ao próximo, a educação pública está um desastre e as professoras não estão erradas em dizer com o que estão convivendo.
Tatiana M B de Morais - 1º ano E - num. 43
ResponderExcluirA professora Amanda Gurgel falou o que, durante muito tempo, todos sabiam, mas ninguém tinha coragem de falar. Esta mulher veio para revolucionar e abrir os olhos das pessoas que por algum motivo imaginam que a educação, assim como em qualquer setor do país, pensam que tudo anda a mil maravilhas. E o jornalista ressalta a força e a garra desta mulher brasileira.
Caio Lüders de Araújo , 10
ResponderExcluirColegio Geo Sul
23/06/11
Eu concordo em alguns ponto com o Wodem Madruga , no começo do texto ele faz
varios elogios a professora Amanda Gurgel , mas depois de algumas linhas de
texto ele acaba ficando só nos elogios , beirando o radicalismo ( apesar de ser uma
palavra dura , não encontro outra para me expressar ) , apartir do 4º paragrafo ele
começa a fazer uma analogia com a poeta Nísia Floresta ( grande feminista do
seu tempo ) , mesmo eu não acreditando em reencarnação creio que a semelhança fisica
não importe muito , o texto acaba fugindo um pouco do seu tema central ficando um pouco
chato ,mas é uma boa leitura.
GEO SUL
ResponderExcluirOTTO VICTOR FERREIRA DA CRUZ BATISTA
1ºANO-C Nº37
O jornalista Wodem Madruga ressalta em seu artigo a postura, coragem e ousadia da Professora Amanda Gurgel ao denunciar com precisão e veracidade, o desprezo com que os governantes tratam a educação, demonstrando a “insatisfação” e “luta” da sua categoria por melhorias na educação pública. Além disso, ele ainda faz uma comparação entre Amanda Gurgel e Nísia Floresta, ambas educadoras, que lutam pelo mesmo ideal: a educação.
Rafael Frankin
ResponderExcluir1° D - Geo Sul
N° 40
Wodem Madruga relata no seu texto a coragem e a certeza com que Amanda Gurgel fala o que ela acha, o que está incomodando ela, sem se importar com a opinião alheia, ela realmente coloca para fora o que acha que está de errado e o jornalista demonstra bastante admiração em relação a essa atitude tomada pela professora.
Geo sul
ResponderExcluirAluna: Natasha Rosana
Número: 40
Série: 2 ano A
A professora Amanda está de parabéns fez o que muitas pessoas não tem coragem, foi atrás e criticou atitudes e medidas adotadas pelo governo de forma esplendida, fez valer seus direitos de liberdade de expressão para conseguir seus direito.
Heitor Cavalcante
ResponderExcluir1° D - Geo Sul
N° 15
Ao ler o texto de Wodem Madruga, percebi que o jornalista ficou bastante impressionado com o discursso de Amanda Gurgel, ele falou da ousadia dela com um jeito de que realmente estava a admirando verdadeiramente, chegou até a compará - la com a educadora Nísia Floresta.
GEO SUL
ResponderExcluirStéfanny de Queiroga
2° ano - turma: F
Wondem Madruga elogia a professora Amanda Gurgel pela sua coragem de trazer à tona a verdadeira situação das escolas, pricipalmente as publicas, brasileiras. Ao mesmo tempo que elogia ele também critica a imprensa por não divulgar esse grande ato de coragem da professora.
thales luan bezerra formiga 1anoB geo-sul n:48
ResponderExcluircomentário(1):A nova estrela da educaçao.
A bese de todo texto se refere a um jornalista que opina e caracteriza o "grande" trabalho da prafessora,e com grande verdade, pois o poder de
discursao dela referente a seu objeto de estudo
(educaçao)demonstra o interesse de melhoria ao referente assunto.
O texto retrata o ponto de vista de um jornalista diante das críticas de uma professora, Amanda Gurgel, diante da precariedade e descaso que está ocorrendo em todo o país com a educação, sendo este fato não recente e sim datado de longos períodos. Também é citada a revolucionária feminista e escritora Nísia Floresta, com quem a professora do Rio Grande do Norte apresenta não só semelhanças ideológicas, como também semelhanças físicas, ambas lutando por uma educação de qualidade.
ResponderExcluirAluna:Isabelle Batista Evangelista
Série/Turma:2º ano A
Thainá Nunes - n° 49
ResponderExcluir1° ano - C
Ao escrever esse texto Wodem Madruga destaca a simplicidade e a coragem da professora Amanda Gurgel , coragem essa que fez muitos deputados ficarem "sem reação" , destacando em seu discurso temas importantíssimos como o fato educação não ter destaque entre os assuntos debatidos entre os deputados , e com mais ênfase fala da ministra da educação que pede apenas paciência e nenhuma medida é tomada para a melhor qualificação da educação brasileira .
A analogia entre Amanda Gurgel e Nísia Floresta é um fato curioso , e muito bem observado pelo jornalista .
Luana de Souza Menezes – 1º c (nº26)
ResponderExcluirEu sou, por incrível que pareça, uma admiradora da professora Amanda Gurgel. Esta que teve uma coragem de se expor dessa maneira, ela falou nada mais que a pura verdade, a educação não tem sido alvo de prioridade do nosso pais.E si que para muitos esse relato , não serviu de nada ,e outros foi se sentiu satisfeito por terem sido representados
Flávia Kelly - N° 11
ResponderExcluir1° ano "D" - Geo Sul
O jornalista Wondem Madruga,faz elogios e comparações a Professora Amanda Gurgel,pela sua simplicidade e coragem mostrados no vídeo.
O mesmo demostra-se admirado e emocionado a cada vez que assiste o védeo, e isso não só acontece com o jornalista Wondem Madruga, mais acontece com todas as pessoas que assistem esse vídeo que repercutiu nacionalmente.
GEO SUL
ResponderExcluirYasmin Carvalho Diniz
1° ano "E" - vespertino
O jornalista Wodem Madruga mostra em sua crítica a coragem de Amanda Gurgel, digna de um revolucionário, que se compara à escritora de forte influência ideológica Nísia Floresta. Apesar de o redator fazer elogios e até comparações honrosas à pessoas de fibra, acaba preocupando-se com muitos pormenores, como os cachos que nos remetem à feminista Nísia Floresta, um tanto ou quanto idílicos. É claro, este recurso deixa ainda mais explícita a sua admiração pela ousada e espontânea Amanda,que, em seu discurso, conseguiu arrepiar,conscientizado, até os mais gélidos e passivos cidadãos sobre a causa dos professores de ensino público, tal que deveria ser motivo de vergonha para os representantes.
Geo sul
ResponderExcluirAmanda de Andrade, 1°ano C
A professora Amanda Gurgel teve a coragem e simplicidade que ninguém até hoje teve, falar em publico sobre os problemas que hoje temos em nosso pais, sobre a educação. Por isso emociona tanto, ela está ali falando sobre a nossa vida, mostrando o que deveria ser diferente.
A professora Amanda Gurgel continua uma luta que muitas pessoas(como as citadas no texto) buscam a séculos: Deixar a Educação brasileira com alguma dignidade. Os protestos dessas pessoas são direcionados a nossos governantes, que veem um caos na educação e não buscam alternativas. E não é de hoje, desde de tempos antigos que isso acontece. Mas não devemos esperar que pessoas apareçam de vez em quando. A sociedade deve protestar, assim como conseguimos colocar fim a ditadura militar, porquê que não podemos "fazer" com que os governos olhem para o futuro e vejam que mesmo que eles deixem o país no seu auge econômico, se não tivermos educação hoje, quem comandará e manterá o país neste auge, sem estudos. Por isso o investimento em professores, não só em ter professores, mas possibilitar que esses tenham condições de trabalho e formem bons cidadãos para o futuro.
ResponderExcluirLuis Ernesto Clementino Roldão, 1º Ano E, nº 25, GEO Sul
Geo Sul
ResponderExcluirAluna: Rayana de Lima Almeida - nº46
2° ano C - Manhã
Tenho uma grande admiração pela a professora Amanda Gurgel. E depois de ler esse texto, também tenho uma grande admiração pela Nísia Floresta Brasileira Augusta. As duas tiveram uma imensa coragem pra enfrentar todos para que os seus direitos sejam cumpridos, sem temer nada, isso me deixa feliz por saber que ainda existe pessoa com essa coragem no Brasil.
Geo Sul
ResponderExcluirBreno Feitosa da Silva
1 ano A
O que a professora Amanda Gurgel falou não foi nada além da verdade como a parte que ela diz que a educação no Brasil nunca foi prioridade. Me admiro numa mulher com coragem de enfrentar todas aquelas pessoas só com o poder da lábia
GEO SUL
ResponderExcluirNúbia Abdallah de Sá Mendes, nº 42
2º ano B, manhã
O jornalista faz uma comparação entre a polêmica professora Amanda Gurgel e Nísia Floresta, por conta de seus cabelos cacheados, coragem e sinceridade. Apoiando-as, o mesmo tempo, em suas críticas à educação no Brasil, cujo os principais responsáveis são os políticos que fingem não ver a situação deplorável que se encontra a maioria dos professores de escolas do governo em nossos país.
Geo Sul
ResponderExcluirAluna: Erika Dias Pinto Bombinho
Número: 17
2º ano B
A comparação de Wogen Madruga foi perfeitamente cabível. Amanda foi seguiu o legado de Nísia Floresta, defendendo a causa da Educação, e expressou sua opinião com garra. A humanidade necessita que mais mulheres tenham a coragem da professora Gurgel.
Geo Sul
ResponderExcluirLaylla M. O. Fernandes - n. 30 - 2D - manhã
O artigo do jornalista Wodem Madruga fala sobre o discurso de Amanda Gurgel, descrevendo-a com voz firme, corajosa e clara. Comparou a com Nisi Floresta B. Augusta, escritora, devido aos cabelos e o sentimento de revolta. Como a maioria dos que viram o video Wodem Madruga ficou impressionado e admirado com as palavras.
Geo Sul
ResponderExcluirAluno Matheus Monteiro Firmino
1 ano G
Wogen Madruga fez uma comparação entre Amanda Gurgel e Nísia Floresta que foram professoras que tiveram garra e coragem para falar o que pensam sobre a edução e os educadores
Geo Sul
ResponderExcluirAluno: Juan Carlos De Almeida Silva
Nº: 26
2ª ano C
O artigo de Wogen Madruga mostra como a sociedade reagiu ao ver o vídeo de Amanda Gurgel. MOstrando que mulheres lutam a mais de 150 anos por uma melhor educação no Brasil, que esse nunca foi proridade e sofre com o desprezo dos governates do país.
Larissa Silva de Siqueira Figueiredo(nº30)
ResponderExcluirGeo Sul
2°ano B
A situação educacional do país é preocupante por diversos motivos,uma série de falhas escanteadas pelo nosso governo,uma dessas falhas é a questão salarial dos professores da rede pública,principalmente,então Wodem Madruga tem toda razão em elogiar a professora Amanda Gurgel.
Geo Sul
ResponderExcluirAluna: Kamila Lopes Da Silva
Nº: 27
2ª ano F
No texto acima Wogen Madruga, mostra o sofrimento de mulheres e homens a mais de 150 anos para melhor a esducação brasileira, além disso ele fala que no Brasil a educação nunca foi a principal forma de maior desenvolvimento da nação.
Geo Sul
ResponderExcluirAluno:Julio Augusto
Número:29
2° ano D
Analizamos nesse artigo feito por Wogen Madruga as consequências da luta da mulher por uma melhor educação neste país mas mesmo depois de muitas lutas, o governo ainda deixa de lado a educação pública desse país, mas graças a essa mulhere de fibra que teve a coragem de falar o que pensa sobre os problemas da educação enfrentado nesse país para as autoridades, que os problemas começarão a ser resolvidos.
GEO Sul
ResponderExcluirAluna: Jhaynne Farias nº: 14
1º Ano G
O Wogen Madruga elogia a coragem e responsabilidade da professora Amanda Gurgel, em representar a sua profissão que deixa de ser reconhecida por muitos políticos do Brasil. Compara a nova estrela do Rio Grande do Norte com Nísia, que fez o mesmo há 150 anos. Wogen também está de parabéns ao escrever esse artigo, se inspirou nessas mulheres guerreiras e mostrou seu ponto de vista, defendendo-as.
Júlia Gomes de Andrade, nº30, 1º ano A, Geo Sul.
ResponderExcluirA educadora Amanda Gurgel foi uma das poucas pessoas que tiveram coragem de por em risco o pouco salário que ganha para reivindicar a qualidade de vida dela e de seus colegas. A professora merece o respeito de todas as pessoas, pois não se calou diante da pressão imposta pelos governantes.
Aluno:Ademberg Arleff nº02
ResponderExcluir2ºanoC GEO SUL
O texto acima mostra a precariedade da educação, e quem teve coragem de expor essa precariedade foi a professora Amanda Gurgel, e ela não mostrou nada além da verdade, que a nossa educação pública está passando por necessidade.
PAULO JOSÉ LEANDRO DE OLIVEIRA
ResponderExcluirNÚMERO 39
GEO SUL
1° ANO D
Amanda Gurgel concerteza firmou seu nome nos pilares da educação brasileira. Ela não é estrela só no Rio Grande do Norte, ela é uma estrela em todo o Brasil.
Wodem Madruga expressa muito bem o pensamento de cada brasileiro em relação a Amanda.
Uma mulher simples, trabalhadora, de fibra, tipicamente nordestina, que diga-se de passagem é tão descriminado nas demais regiões do Brasil.
Com serenidade e respeito incomparáveis e um domínio da lingua que impressiona, Amanda resume com muita inteligência em poucos minutos o quadro educacional do Brasil... Uma verdadeiro descaso, tanto com os alunos, quanto com os "professores que comem o cuscuz alegado", como bem disse Amanda.
Será que o professor pode ser o redentor do Brasil com as condições de trabalho que lhe é oferecido? Pergunta retórica essa...!
São poucos aqueles que apresentam a coragem dessa professora, que em frente as figuras mais importantes do seu estado, os fez se calarem e repensarem as atitudes tomadas por eles em prol da educação, que devem ter sido pouquíssimas ou até mesmo nenhuma, pelo o que vemos no dia a dia.
A comparação de Amanda com Nise Floresta é realmente magistral, não só pelas características físicas, mas também pelo simbolo de luta e cidadania dessas guerreiras que lutaram e lutam por um Brasil melhor, que leve a sério a educação e que valorize os profissionais responsáveis pelo ensinamento dela. Registro aqui meus Parabéns a Amanda Gurgel, que sem dúvida já é uma das pessonalidades mais influentes no quadro da educação brasileira.
Geo Sul
ResponderExcluirLidie Anne Diniz Viégas
n° 31
2°ano B
O jornalista Wodem Madruga faz um elogio a Amanda Gurgel por tamanha coragem de ir à frente de deputados e mostrar com seriedade e naturalidade a situação enfrentada pela educação no Brasil.
GEO SUL
ResponderExcluiraluna: Taís Carpintero Barroso de Morais n°49
2° ano D
Amanda Gurgel foi reconhecida pela sua coragem de falar diante de todos na Assembleia a realidade que encontra a Educação brasileira.
Jordy Allyson | 1ºG | Nº16 | Geo Sul
ResponderExcluirAdmirando a posição da professora Amanda Gurgel, podemos ver que assim como a maioria da população brasileira não estamos conformados com a situação não apenas da educação mas também da saúde, da política quem sabe até da ética de muitos que se vê perdida, o que a Ela fez não deve apenas ficar na história do Brasil devemos colocar isso na prática tomando a nossa posição contra essas "mazelas" que governam o nosso país assim como Elas temos que fazer revoluções contra o estado precário da nossa saúde e de outros vários fatores e não apenas admirar e ficar de braços cruzados admirando o que os outros fazem.
ALUNA: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES. N°:47; GEO SUL; 2° ANO D
ResponderExcluirO jornalista Wodem Madruga, faz uma grande referencia à coragem da professora Amanda Gurjel ao falar sobre os diversos problemas da educação no Brasil; e que esse vídeo ganhou repercussão em todo território nacional, onde nesta mesma audiência a professora mostra o seu contra-cheque e faz um comentário dizendo que o dinheiro que ela recebe não daria para os deputados sequer pagarem a indumentária usadas por eles para trabalhar.
A professora é comparada a outra educadora de tempos atrás, tanto pela sua aparência física quanto pela sua coragem, e o escritor compara Amanda como sendo reencarnação de Nísia, mostrando assim que não é de hoje que as mulheres têm a coragem de mostrar a sociedade os seus diversos problemas, principalmente quando se trata da educação.
ALUNA: RAQUEL RODRIGUES DO NASCIMENTO MENEZES. N°:47; GEO SUL; 2° ANO D
ResponderExcluirPROFESSOR POR FAVOR DESCONSIDERE A MINHA POSTAGEM ANTERIOR POIS CONTÉM MAIS DE 200 CARACTERES.
O texto faz referência à coragem da professora Amanda, ao mostrar em uma audiência o seu contracheque, e fazer diversas críticas as autoridades, quanto ao desprezo dado a educação. O autor a compara à outra professora, diz ser até a sua reencarnação, mas ressalta principalmente a coragem de ambas por fazer valer seus direitos.
Ítalo Ferreira de Lima,nº 27,2º ano B,Geo Sul
ResponderExcluirO jornalista Wodem Madruga elogia a professora Amanda Gurgel pela sua coragem e determinação,ao mostrar a real situação da situação brasileira.
Lizandra Paula
ResponderExcluirN°30
2°A
Geo sul
O jornalista, Wodem Madruga, elogia a posição da professora Amanda Gurgel a respeito da educação brasileira, e também a compara com Nísia Floresta, que como ela foi uma professora feminista que lutou para melhorar a educação.
Geo Sul
ResponderExcluir1º ano C - Manhã
Maria Eduarda Cavalcanti de Araújo - nº: 29
O jornalista Wodem Madruga comenta e se demonstra admirado pela coragem demonstrada pela professora Amanda Gurgel ao relatar diante dos deputados de nosso país e de sua cidade (Natal- RN) o problema que enfrentamos em nossa educação pública, estadual e municipal.
Harlan Jeferson S. Rodrigues, Nº20,2º ano E,manhã. Geo Sul.
ResponderExcluirNo artigo exposto acima do jornalista Wogen Madruga foi citado e comento sobre a excelente participação de Amanda Gurgel, principalmente por ser mulher, no auxilio para melhoras na educação do seu estado, que serve de reflexão para o nosso pais.
Hygor César S. Rodrigues, Nº20, 2ºano E,Manhã, Geo sul
ResponderExcluirNo texto acima o jornalista Wodem Madruga comenta e elogia o discurso da professora Amanda Gurgel, que como mulher teve uma excelente coragem e determinação,ao mostrar a real situação da situação brasileira.
GEO Sul -1º AnoA (Manhã) Manuele tavares de Azevedo Melo- nº35
ResponderExcluirO jornalista, faz um grande destaque a professora Amanda Gurgel e sua coragem de relatar os verdadeiros fatos na frente de milhares de deputados, e de todo o país. No vídeo a professora bate de frente com os obstáculos que os professores sofrem para poder trabalhar e passar uma educação de qualidade para os seus alunos, e com os baixos salários que ganham
LAYLA SERRANO DE LACERDA
ResponderExcluir1 ANO G GEO SUL
A professora Amanda Gurgel é uma grande mulher,além de ser corajosa,decidida e lutar pelo que quer,ela é muito sincera e realista.
Vivemos hoje num país onde existem péssimas condiçoes de trabalho e principalmente de educação.As escolas estão em decadência,pois não há respeito dos alunos pelos professores,não existem condiçoes adequadas de trabalho e muito menos interesse do governo em mudar essa situação.
Eu concordo plenamente com o ponto de vista e a reivindicação que Amanda Gurgel colocou.E tenho certeza que se todos os professores da rede pública e/ou estadual tomassem a mesma atitude que ela tomou a educação poderia ter um pouco mais de atenção das pessoas,e,até quem sabe dos próprios governantes em geral.Se todos cooperassem por uma educação melhor o país poderia de fato mudar.
Giuseppe Filho
ResponderExcluir2°A Número-25 Geo Sul
Amanda Gurgel faz uma critica a situaçao da educação brasileira de maneira objetiva, pois ela como educadora sabe dos problemas de nossa educação que vão do sucateamento de escolas até o total abandono. Nísia Floresta e Amanda Gurgel são citadas pelo jornalista Wogen Madruga não só por serem parecidas na aparência, mas pelo engajamento das duas na tentativa de fazer com que as pessoas PENSEM.
Maria Izabel M. D. Pimentel
ResponderExcluir2°A - Número 33 Geo Sul
É de se admirar a postura e a crítica da professora Amanda Gurgel,que na verdade é um relato da situação em que a educação do nosso país se encontra,ela que atua nessa área, tem plena certeza dos seus argumentos.A comparação entre Nísia Floresta e Amanda Gurgel, feita pelo jornalista Wogen Madruga,além de ter fundamentos na aparência, mostra principalmente o quanto elas são parecidas em suas idéias e pensamentos expostos para mudar a realidade do país.
Geo Sul
ResponderExcluirAluna: Ingrid Lira Leal de Oliveira - nº 13
1º anos E - manhã
Wodem Madruga demostra abertamente sua admiração pela professora Amanda Gurgel e diz que ela se parece muito com uma revolucionária Nísia Floresta, por terem características muito fortes e parecidas. Ele nos mostra que a vontade de melhorar a nossa educação não é de agora e sim que isso acontece a muitos anos. Ambas tiveram coragem de falarem e lutarem pelo seus direitos de terem um educação de qualidade.
Aluna:Ana Beatriz Maciel Marinho
ResponderExcluir2ºano c nº06 geo sul
A jornalista Wodem Madruga relata que a educação brasileira deveria ser bem melhor.Mas que elogia a coragem que a AMANDA GURGEL obteve em relatar esses fatos,e que o video ganhou no ibope por conta que a AMANDA conta a realidade do nosso pais.A falta de uma boa educação no pais é uma grande causa para quem especificamente precisa de uma boa educaçao e não contém.Se os professores da rede publica tomassem uma coragem de relatar os fatos como amanda gurgel a grande parte da educação iria melhorar.
Aluna: Bruna Rabêlo Carvalho
ResponderExcluir2º ano B, nº 8
A professora Amanda Gurgel foi reconhecida pela sua coragem de expor na Assembléia a verdadeira realidade da educação brasileira, que se encontra em estado crítico.
Alexandre cavalcante diniz júnior
ResponderExcluir2 sno d
manhã
número 02
isso que ela fala é uma pura realidade, do aluno do colégio que matou muita gente, que devemos nos precaver desde pequenos no colégio para que não ocorra mais e mais tragédias com essa
Geo sulAluno:Lucas Nascimento Navarro de Souza 2°ano c/manha
ResponderExcluirAmanda Gurgel pedindo mais respeitos aos professores, rebateu discursos das autoridades como secretária de educacao local,onde pediu paciência aos servidores.Ela lembrou a situação de muitos colegas que trabalham há muitos anos sem oportunidades de subir na carreira.
Aluno: Anderson de Almeida Pinheiro
ResponderExcluirNº 05
2º ano B
Tarde
Wodem Madruga se refere no texto a Amanda Gurgel, que fez o que a maioria de nós tem vontade e por alguma razão deixa para lá. Seria bom que os brasileiros passassem a ter essa consciência crítica, pois isso mudaria os rumos do nosso país.
matheus felipe nº40 1ºA
ResponderExcluirGEO SUL
Amanda gurgel defende o direito dos professores e diz que os politicos dizem pra eles terem pasciencia e nao ajuda em nada
Aluno: Victor Dhaamon Maia Pessoa
ResponderExcluir2 ano B
n° 54
Nesse artigo, o jornalista Wodem Madruga faz referencia a um discurso feito por uma professora chamada Amanda Gurgel em plena Assembléia, falando da verdadeira situação da educação brasileira. O discurso é carregado de verdade e de coragem cívica da qual a professora tem de sobra, se todos os cidadãos tivessem essa coragem a educação e diversos outros setores sociais do Brasil seriam bem mais qualificados e valorizados.
O Jornalista admira a professora Amanda Gurgel por sua coragem de expressar-se à frente das autoridades, coragem a qual outros profissionais públicos, não só os educadores, não teriam de fazê-la, que ao contrario da Amanda, ficam a se lamentar em casa, sem a mínima iniciativa de tomar tal atitude, a qual se uma pequena parte dos educadores tivessem a bravura de exercê-la, nossas autoridades já teriam tomado as providências.
ResponderExcluirCrislayne Kaline Alves de Oliveira
ResponderExcluir2º ano D - manhã - nº: 14 - Geo sul
O jornalista Wodem Madruga fala do pronunciamento da professora Amanda Gurgel sobre o precário sistema de educação brasileiro, citando admirado o realismo e toda a coragem colocado nas falas de Amanda.
Aluno: Victor Dhaamon Maia Pessoa
ResponderExcluir2 ano B
n° 54
Geo Sul
Nesse artigo, o jornalista Wodem Madruga faz referencia a um discurso feito por uma professora chamada Amanda Gurgel em plena Assembléia, falando da verdadeira situação da educação brasileira. O discurso é carregado de verdade e de coragem cívica da qual a professora tem de sobra, se todos os cidadãos tivessem essa coragem a educação e diversos outros setores sociais do Brasil seriam bem mais qualificados e valorizados.
José Marcelo Honorio Ferreira Barros
ResponderExcluirSegundo ano F
NÚMERO; 26
O texto retrata uma audiência na Assembléia Legislativa do RN, onde a professora Amanda Gurgel relatou a realidade da educação pública do RN e de todo Brasil, em seu discurso ela fala mais diretamente do salário que o professor público recebe no RN (930 reais), uma vergonha para o estado, que não paga o que os professores realmente merecem.
Um fato estranho foi que a audiência só foi noticiada na mídia local após oito dias do ocorrido, devido à grande exposição do vídeo na internet.
Isabella Brito n° 26
ResponderExcluir2° ano B - Manhã
Geo Sul
O texto do jornalista Wodem Madruga cita a professora Amanda Gurgel em seu pronunciamento feito na Assembléia Legislativa, comparando tanto a aparência quanto a atitude corajosa e revolucionária da professora com a escritora Nísia Floresta
Matheus Alves Gomes Nº20
ResponderExcluir1ºanoG tarde Geo sul
Foi plausível o pronunciamento feito pela profª Amanda Gurgel,a educação no Brasil,foi vítima de várias críticas,deixando contra a parede a promotoria e o ministério da educação,esta,segundo a profª,não teria sido a primissa de investimentos do governo não tendo a educação brasileira como prioridade,esta realidade,vem se repetindo e se agravando cada vez mais.
Hugo de Moura Costa
ResponderExcluirNº 25
2º B
Wogen Madruga relata como a sociedade reagiu ao ver a declaração de Amanda Gurgel, onde aborda uma luta de mais de 150 anos por uma melhora na educação do Brasil, embora nunca tivesse sido proridade e sofre com o desprezo do governo do país.
Wodem Madruga compara a professora Amanda Gurgel em seu pronunciamento feito na Assembléia Legislativa, com sua atitude corajosa e revolucionária da professora com a escritora Nísia Floresta.
Pode-se concluir que nosso páis necessita de mais pessoas iguais a Amanda Gurgel lutando pela educação na Assembléia Legislativa.
MATHEUS Alves:este comentário é inválido...
ResponderExcluirsem querer inverti,a ordem de comentários,peço que desconsidere este e aceite este:
Matheus Alves Gomes N°20
1ºanoG tarde Geo Sul
O texto põe em ênfase um dos acontecimentos mais marcantes do Ano,o pronununciamento da profª Amanda Gurgel.É com um grande orgulho que escreve o jornalista Wodem Madruga,a respeito do tal estraordinário feito,constituído e articulado de improviso,mas retratando com propriedade a ralidade da educação no Brasil.
David Lucas Amorim Lopes, 1°ano A, n°: 11
ResponderExcluir1) Eu concordo com Wodem Madruga, sobre o pronunciamento de Amanda Gurgel.Ela teve a coragem que poucos tem,mostrou a realidade da educação no nosso país.Ela pressiona os deputados quando fala do seu salário e diz que eles não conseguirão pagar as roupas que eles usam para estar aqui.Mostrou também que tem que melhorar o salário dos professores e a situação das escolas.
VICTOR WAGNER MEIROA E MELLO Nº52
ResponderExcluir1ºANO B GEO SUL
A jornalista Wodem Maduga admirou a atitude da professora de falar para os deputados na assembléia legislativa tudo o que estava na boca de todos os professores,mas que não tinha tanta coragem como ela teve.
Geo Sul 2° ano 'F'
ResponderExcluirNatalícya Braga n°35
Nesse artigo, o jornalista Wodem Madruga retrata uma audiência na Assembléia Legislativa do RN, onde Amanda Gurgel silencia Deputados quando fala toda a verdade sobre a educação do país e o baixo salário que os professores recebem. O jornalista também compara Amanda Gurgel com Nísia Floresta, tanto na aparência como na coragem.
Geo Sul
ResponderExcluirNome: Fernanda Rodrigues Paulo
Nº: 20
Turma: 2º ano B
O jornalista Wodem Madruga da sua opinião sobre o belíssimo depoimento da professora Amanda Gurgel, falando sobre como emocionante ele é e chegando a compará-la a outra esplêndida mulher, Nísia Floresta.
Geo Sul
ResponderExcluirAluna:Gabriela Almeida
1° ano A
Concordo plenamente com a Professora Amanda Gurgel, como os nossos gorvenates querem um Brasil diferente e melhor se nao há atençao para o futuro as crianças para uma boa educaçao que hoje nem se compara a uma educaçao privada.Mas para que essa educaçao possa melhorar e preciso investir naquele que esta na sala todo dia, que nao é repeitado como se fosse uma professao qualquer mas que devemos notar que pra haver um medico um engenheiro um adevogado, foi preciso de um professor que ensine o que ele sabe hoje. E como o Brasil que forma-los. Minha mae é uma grande professora e eu adimito muito a sua profissao mas pra isso ela se divide em muitos turnos para poder sobreviver da uma educaçao a suas filhas cria uma familia.Tudo isso cada dia o governo tenta esconde- lo que fatos ocorridos como o massacre na escola do Rio de janeiro, tudo mundo para por tempo mas depois é esquecido.Porriso deve-se olhar melhor da valor ao futuro aquele que forma o berço se uma naçao para que nao tenha diferença .
Geo Sul
ResponderExcluirMaynara Castro n°: 38/ 2° ano B
O jornalista Wodem Madruga colocou em seu texto o sentimento que tenho certeza que é geral: admiração. Admiração por essa mulher que teve a coragem de fazer aquilo que muitos não conseguem e que sofrem calados, a mulher que deu voz a toda uma classe de trabalhadores.
Aluna: Bruna Lívia Lima de Almeida.
ResponderExcluirTurma: 2ºD Manhã Nº 11
No seguinte artigo, Wodem Madruga, jornalista da tribuna do Norte em Natal ressalta de modo esclarecedor a forma como a professora Amanda Gurgel comportou-se no seu discurso diante dos deputados no ocorrido da Assembléia, reivindicando seus próprios direitos de forma corajosa e pertinente, além da enfática da enfática comparação feita com a escritora Nésia Floresta, adicionando-lhes adjetivos análogos uma a outra.
Matheus Jerfferson de Lima
ResponderExcluirturma: 1º ano "A"
número: 41
O jornalista Wodem Madruga, nos conta a respeito da ocasião, em que Amanda Gurgel fez algo que a maioria dos brasileiros não teve coragem de fazer, pôs os deputados em cheque ao retratar, em público, a realidade da desmoralização que há com a educação no Brasil.
Tomando por base o comentário de Wodem, podemos deduzir que a apresentação à improviso de Amanda Gurgel, foi algo memorável, que deveria entrar para história como simbolo de coragem.
Geo Sul
ResponderExcluirJosenildo Carlos L. Júnior;nº:29
2° ano B
Amanda Gurgel luta para ver as melhoras na educação do Brasil, a sua comparação com Nísia Floresta é extramamente interessante,ambas são mulheres corajosas e estão sempre ao lado da educação,o jornalista Wodem Madruga fala sobre a coragem dessas mulheres quem fazem o que muitos politicos juntos não conseguem.
Geo Sul
ResponderExcluirAluna: Rafaela Alves Dantas
N°: 44
2° B
O jornalista Wodem Madruga fala sobre a coragem da professora Amanda Gurgel para denunciar as péssimas condições em que se encontra a educação. E faz uma comparação de Amanda com Nísia Floresta, na aparência e na atitude.
Geo sul
ResponderExcluirAndré Victor 2º D
Tanto na aparencia como na atitude,A jornalista compara Amanda Gurgel com Nísia Floresta,pois ambas tiveram coragem para criticar as mentiras que acontecem na sociedade de forma única.
Aluna: Elina Alice A. de L. Pereira
ResponderExcluir2º ano D - manhã - nº 21
O jornalista Wodem Madruga, tenta demonstrar e contagiar a todos que leem com seu sentimento de respeito, e admiração que a professora Amanda Gurgel adquiriu após enfrentar todos os deputados; e também sobre a maneira pela qual as duas (Amanda Gurgel e Nísia Floresta) conseguiram expressar-se.
MANUELA MARIA PATRÍCIO CUNHA
ResponderExcluir2º D nº35
O Jornalista Wodem Madruga compara a professora Amanda Gurgel com Nísia Floresta, descrita pelo autor como “a educadora (...) a revolucionária”, tendo em comum o objetivo de melhorar a educação, cujo foco principal é o estado do Rio Grande do Norte. Os artigos e o vídeo tem o objetivo de despertar as autoridades do país para agir em benefício da educação, da qualidade de vida dos brasileiros, que depende, também, da ação da união dos governos – municipal, estadual e federal.
Davi Cavalcanti Luna
ResponderExcluir1ºano A Geo Sul
O texto fala da coragem e audácia da professora Amanda Gurgel em ir diretamente aos governantes falar sobre suas denuncias e reivindicações que os deixou sem palavras de tão bem que falou dos problemas do ensino público.
Aluno: Gabriel Andrade
ResponderExcluirSérie: 1ºano A N: 17
Esse texto conta a histórica entrevista da professora Amanda Gurgel, uma professora que sofre para sobreviver com 930 reais, pega três ônibus. Uma realidade que vários estudantes realizam todos os dias, a culpa é do GOVERNO que continua a não investir na educação brasileira.
Larissa Villar Silva
ResponderExcluir1º ano D manhã
nº28
Amanda Gurgel e Nísia Floresta, comparadas em inteligência e beleza, são duas mulheres de muita coragem, que lutaram pela educação de nosso país, defenderam a sua profissão e umas das poucas em nossa sociedade que realmente se preocupam com o futuro, com os futuros profissionais. Não há como não concordar com tudo o que foi dito e feito pelas ações de Amanda, enfrentar o governo, dizer tudo aquilo que muitos desejam talvez. O próprio governo, com medo, não se importa em expor tais atitudes para a população, mas a verdade não pôde ser omitida, por meio do vídeo divulgado. Todos deveriam apoiar cada vez mais pessoas assim.
Beatriz Linhares do E. Andrade ,2°ano "A",n°:5
ResponderExcluirNo texto do jornalista Wodem Madruga mostra que Amanda Gurgel está revolucionarizando a educação brasileira como Nísia Floresta que na sua época lutou pelos seus direitos,elas mostraram que a educação deve ser respeitada principalmente por nossos represnetantes que são responsaveis por tomar decisões por nós.
Geo Sul
ResponderExcluirAngélica Palitot nº6 2ºB
Foi muito claro o posicionamento da professora Amanda Gurgel, a respeito da situação dos educadores em todo o Brasil.Na sua fala resumiu de forma clara os problemas relacionados a situação financeira e de trabalho dos educadores, já que na maioria das escolas publicas do país o único recurso dos professores para ministrarem suas aulas é cuspe e giz.
Daniela Maria Fernandes Tavares 2°ano "A",n°:15
ResponderExcluirO jornalista Wodem Madruga fala de como a mídia do Rio Grande do Norte não deu importancia ao que Amanda Gurgel falou e o seu vídeo só teve repercurção por causa da internet,ele também a compara com a Nísia Floresta tanto no aspecto mental quanto físico.
GEO Sul
ResponderExcluirLetícia Ferrer - nº 35
2º ano E
Título mais que merecido para a professora Amanda Gurgel. Pois ela teve coragem de expor seu salário, sua vida, e também expor os problemas e dificuldades que ela e muitos outros professores enfrentam.
Se todos os profissionais, que passassem pelas mesmas dificuldades que a Amanda apresentou no seu discurso. O governo teria que melhorar as condições imediatamente. Pois, com isso o governo veria que a população brasileira não está acomodada com o modo de vida em que vivem, afinal, para o governo, nós somos apenas fantoches, que servem para manter a vida que eles tem.
Por isso devemos fazer que nem a Professora Amanda Gurgel, ir atrás de nossos direitos, reivindicar de forma civilizada melhorias para nossa vida e da população.
Gabriela Dantas Medeiros
ResponderExcluir1º ano B
Nº 17
Wodem Madruga vê uma certa semelhança entre a Professora Amanda Gurgel e Nísia Floresta Brasileira Augusta. O Brasil precisa de pessoas com a coragem e com essa visão da professora Amanda Gurgel. Ela fez o que muitos queriam fazer e não tiveram coragem!
Fabiano Jorge
ResponderExcluir2º ano B
N° 18
(Desculpas pelo atraso mas, a hora do blog esta errada.)
Bom, pode-se dizer que a professora Amanda Gurgel falou em poucas e boas palavras o que toda sociedade brasileira debate à anos, ela conseguiu impressionar a todos com sua coragem e ousadia. Wodem Madruga demonstrou-se bastante
impressionado com o discurso de Amanda. Ressaltando pontos fortes na mesma.
Heloísa Dantas Fernandes- 2 ano B
ResponderExcluir(Desculpa o atraso mas no blog estava dissendo dia 25)
O jornalista resalta a força da professora Amanda Gurgel ao enfretar os ministros cara à cara e mostrar para eles todo o problema da edução do nosso país, o que poucas pessoas teriam coragem de dizer.
Matheus Roque
ResponderExcluir2º ano A
Nº 36
(Só pude postar hoje, pois meu provedor de internet ficou fora do ar a semana inteira.)
O jornalista reafirma o que a professora Amanda Gurgel disse quando mostrou ao Brasil e ao mundo a situação da nossa educação, ao mostrar o quanto necesitados estamos de uma boa reforma nessa área.
Geo sul
ResponderExcluirDavid Jader
2° ano A
n° 55
A professora Amanda Gurgel sempre foi uma lutadora por aquilo que queria e que achava certo.
Nosso pais não tem a minima importancia com a educação e por isso acaba prejudicando as pessoas que nao tem nada a ver com isso.Por as escolas não terem igualdades umas pelas outras em algumas escolas que os alunos pensam nao ter futuro eles acabam tratando mal seus proprios professores.
Eu concordo plenamente com o ponto de vista e a reivindicação que Amanda Gurgel colocou.Se todos tratacem as escolas particulares ou publicas da mesma maneira as coisas poderiam ser melhores.
Robéria Viana, 2 ano A, Geo Sul
ResponderExcluirEm seu texto o jornalista Wogen Madruga, relata trechos do depoimento da professora Amanda Gurgel, onde ele da ênfase a força, coragem e perseverança desta mulher, onde fala de sua aparência com Nísia, onde podemos entender uma semelhança não só de perfil físico, mas também, de caráter!
GEO SUL
ResponderExcluirALUNA: RÍZIA CÂNDIDO PAZ TRAJANO DE ARAÚJO
SÉRIE: 1º ANO E Nº 40
A realidade com que retrata a vida profissional, social, emocional de um professor, relatada pela experiência de Amanda Gurgel é totalmente a decadência e falência da palavra respeito pelo mais honrado cargo existente neste país. A clareza a destemidas palavras ditas publicamente, declarando revoltas expostas, com desespero de que alguém tome alguma atitute. É um ato de pedir socorro aos representates do país.
Gabriel Wilson
ResponderExcluirSegundo Ano E
Geo Sul
A professora Amanda Gurgel relsalta de forma bastante explicita a forma como é vista e educaçao brasileira pelos nossos governantes, e mostra de forma bem direta como a educaçao no Brasil não é tida como prioridade.
Larissa Monteiro
ResponderExcluir1ºF
Geo Sul
A professora Amanda Gurgel teve coragem para dizer o que muitos queriam, que os governantes não se importam com a educação, as campanhas estão aí, mas a eficácia é mínima, principalmente a curto prazo. É necessário que outras pessoas se prontifiquem a ecoar a voz da professora, como já está ocorrendo.
------------------------------------------------Desculpe a demora, estava viajando.